Simplex+2018: Robô Lola está a chegar às lojas do cidadão
É já hoje que serão apresentadas as novas medidas que farão parte do programa de simplificação administrativa deste ano, o Simplex+2018. A apresentação oficial só acontecerá no início da tarde, mas as principais medidas já são conhecidas.
A assistente da Loja do Cidadão, a Robô Lola, e as faturas sem papel são algumas das novidades.
O Simplex nasceu em 2006 como um programa nacional para a simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos. Em 11 anos de Simplex foram concretizadas mais de 1 200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública.
Simplex+2018
O Governo vai apresentar hoje, quarta-feira, as medidas que fazem parte do Simplex+2018. O mágico Luís de Matos é o convidado para falar em nome de todas as pessoas que construíram o Simplex ao longo dos últimos 11 anos e, em seu nome, recordar que serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte não aparecem por magia, são Simplex.
Ao todo serão 8 as novas medidas que serão apresentadas. Primeiro a Robô Lola, uma assistente para a Loja do Cidadão, que, numa primeira fase, apenas estará apenas disponível no Porto. Esta robô irá ajudar nas tarefas básicas, como por exemplo, indicar qual o tipo de senha que deve tirar.
A outra novidade já conhecida são as faturas sem papel, sendo que esta medida visa o envio de um comprovativo apenas pela via eletrónica. Segundo o que foi já revelado, estas faturas terão um QRCode.
Além destas medidas haverá também um Cartão para estrangeiros que irá permitir associar ao processo de autorização de residência de estrangeiros a atribuição dos números de identificação fiscal, de segurança social e de serviço nacional de saúde.
Qual@Escola é outra das medidas que irá disponibilizar aos cidadãos uma plataforma de informação georreferenciada permitindo aos pais ter acesso a informação sobre as escolas públicas da zona em função das ofertas. A Parentalidade e abono de família automáticos serão agora mais simples de obter, sendo que a comunicação entre os cidadãos e a Segurança Social será mais simples.
O Governo vai também criar uma plataforma digital que permitirá às empresas exporem os seus produtos online. A Contratação + simples será também uma das medidas da nova versão do Simplex, devendo ser criado um novo enquadramento legal. Por fim a Central de marcações que visa simplificar todo o processo de marcações online de serviços públicos.
Este artigo tem mais de um ano
Quanto tempo até substituir os governantes por robôs?
Programados com os seguintes parâmetros:
== Início de Programação ==
– Está sempre tudo bem (mesmo que tenha ardido o país quase todo, como de costume, e morrido várias pessoas);
– Uma vez dentro de períodos de 4 anos fazem de conta que baixam um imposto e aumentam outros dois para compensar;
– Aumentam os salários de 4 em 4 anos, e dizem que foi o possível.
– Se detectarem uma greve com impacto económico ou social demasiado grave, concedem 1/100 do que foi pedido para acabar com a mesma.
== Fim de programação ==
Esse código pode ser melhorado com uns quantos if else while
xD
Do género: “Agora não temos tempo, mas se quiser, dou-lhe a Lola e é num instantinho…”!
LOL(a)
+5
else{
break;
}
Pessoas, o Simplex foi das melhores reformas dos últimos anos que este País teve e ainda como se vê está muito activo , melhorando e implementando e alargando todo o âmbito deste programa, ou foi ironia , ou então não perceberam para que era o robot, ele vai servir só para ajudar os utentes a saberem qual a senha que irão escolher.
Existem imensas coisas com as quais não nos devemos sentir satisfeitos , mas o Simplex é um caso de sucesso , só quem é muito novo e não se lembra do que era o calvário de recorrer aos serviços públicos, já para não falar em muitas outras coisas que agora estão implementadas e que as pessoas parece não darem importunância como as recitas electrónicas , os diversos portais dos diversos ministérios , o podermos controlar a nossa reforma , o termos o IRS automático etc, etc , etc .
Podem querer que estamos nesta área a frente de muitos, mas mesmos muitos Países Europeus .
um exemplo de um país europeu menos evoluído? nunca visitei nenhum, estou curioso…
A nível de cobrança de impostos, vários. Tudo resto, poucos.
Às vezes é preciso viajar um bocadinho para perceber onde estamos metidos.
Vais a Madrid (aqui ao lado) e pede uma fatura do bocadillo que comeste e vê o papel que te dão para a mão. Grande parte do comércio espanhol ainda não tem faturas electrónicas, escrevem num papelito à mão com letra ilegível. Em pleno Madrid!, não precisa ser numa aldeia.
Vai a NY e pede uma fatura ao taxista e vê o papel que ele te dá para a mão. Para preencheres tu com o valor que quiseres! Em NY, que não haja confusão.
Nesse âmbito estamos muito à frente, para o bem e para o mal…
Subscrevo mas temos de ser exigentes e pedir mais 🙂
Tudo o que é online para mim é melhor que horas em filas de espera.
De simplex nao tem nada apenas o nome
Estou para renovar o cartão é necessário perder um dia de trabalho !!!!
Tenho de renovar a Carta de Condução e não vou precisar de ir para fila nenhuma…
Porque não fazes marcação online e perdes apenas 15 minutos quando lá chegares. Foi assim que fiz e funciona perfeitamente.
Se não souberes usar a plataforma online podes sempre marcar por telefone.
É o tipico.. fala mal só por falar e nem se apercebe que se calhar o problema é ele e não os outros
Marcação online só para Julho
Falas à toa …
Ainda existem desempregados em Portugal que isto,gozar com as pessoas ou pura proganda,mas acho que vão ver que as pessoas do norte não gostam de ser gozadas.
Desempregados? Isso é que é desconversar!
O desemprego é um instrumento económico, não foi o simplex que o provocou.
A realidade é que estes robôs vão ocupar todos os postos de trabalho e deixar toda a humanidade sem emprego. Abram os olhos enquanto é tempo, se é que ainda há tempo. Na China já há robôs a passarem receitas médicas . 🙂