Pplware

Simplex: Já vai poder pagar os seus impostos por débito direto

As medidas inseridas no programa Simplex, têm tornado todos aqueles serviços, que são necessários mas mais burocráticos, em serviços que podem ser facilmente tratados online.

A mais recente novidade é que vai ser possível pagar os seus impostos através de um simples débito direto.

Apesar dos entraves do ano passado, esta medida deverá agora entrar em vigor já este ano de 2017. Através desta medida, o cidadão poderá fazer o pagamento dos seus impostos como IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) ou Imposto de Circulação através do débito direto.

O pagamento dos impostos, por débito direto, é uma medida inserida no programa Simplex e que já deveria ter entrado em vigor no quatro trimestre do ano passado. No entanto, segundo Fernando Rocha Andrade, Secretário de estado dos Assuntos Fiscais, conta ao DN e ao JN, a medida não avançou na altura devido a questões tecnológicas.

O principal objetivo desta medida é prevenir as situações em que os contribuintes deixam passar o prazo de pagamento dos seus impostos pagando, assim, coimas.

Para esta medida estar ao dispor dos cidadão ainda são necessários alguns procedimentos.

Para já, será necessário lançar um concurso público onde se irá escolher o banco responsável pela recolha destes montantes para depois serem entregues ao Estado.

Na opinião do Governo, o IUC – Imposto Único de Circulação, ou antigo ‘selo do carro’, será aquele em que mais contribuintes irão optar pelo pagamento por débito direto, uma vez que é dos que mais se esquecem de pagar.

Recorde-se que este imposto deve ser pago no mês da matrícula do carro, sendo que, quando há atrasos, as multas ficam muitas vezes mais caras que o próprio imposto… por isso não convém ser esquecido o seu pagamento.

No geral, a medida parece agradar aos cidadãos e, segundo Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Impostos, esta medida poderá facilitar a vida aos contribuintes, evitando assim as coimas, custas e juros de mora.

Pode pesquisar todas as medidas do Simplex aqui.


Outras medidas Simplex já divulgadas

Exit mobile version