SIBS: Erro informático “retira” milhares de euros a restaurantes
O momento é crítico para muitos segmentos de negócio e nada parece ajudar. De acordo com informações, um erro informático levou a que fossem retirados milhares de euros a restaurantes. A SIBS, rede que gere o multibanco, já admitiu que ficou indevidamente com dinheiro das refeições pagas pelos clientes.
Com a pandemia, cada vez há mais pagamentos por esta via, supostamente é um método mais seguro, higiénico e mais rápido.
Erro informático nos TPAs dos restaurantes
De acordo com o Jornal I, a Rede SIBS fez "evaporar dinheiro" das contas bancárias de comerciantes. A entidade que gere a rede multibanco já veio admitir o problema, mas há quem ainda desespere pelos montantes que não recebeu. O jornal i sabe que esta situação terá afetado várias empresas, que, neste período, viram desaparecer das suas contas bancárias milhares de euros.
Há ainda informações, por parte dos comerciantes, que o dinheiro ainda não foi devolvido.
A SIBS referiu que ocorrência após ter procedido “nos passados dias 28 e 29 de outubro, a uma intervenção técnica programada, que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos na rede multibanco, originou um constrangimento inesperado nos fechos contabilísticos de TPA (terminal de pagamento automático) multibanco em alguns comerciantes".
Por outro lado, a SIBS, garante que “a regularização dos montantes em causa foi efetuada, na esmagadora maioria dos casos, nos dias seguintes”. Além disso, é importante referir que a SIBS não faz qualquer tipo de movimento das contas bancárias dos utilizadores da rede.
Nota de esclarecimento enviada ao Pplware
Na sequência das notícias sobre um constrangimento em terminais de pagamento e o seu impacto num número limitado de comerciantes a SIBS vem esclarecer:
1) A SIBS procedeu, no passado dia 28, a uma intervenção técnica programada, que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos, originou um constrangimento inesperado em alguns fechos contabilísticos de TPA (Terminal de Pagamento Automático) que tenham sido realizados nos dias 28 e 29.
2) Foram efetuadas todas as ações necessárias, em conjunto com as instituições bancárias, para ultrapassar os constrangimentos e, à data de hoje, não é do conhecimento da SIBS que existam situações por regularizar.
Lamentamos o sucedido, e asseguramos que estamos focados em resolver esta situação fortalecendo os elevados níveis de qualidade e fiabilidade que caracteriza os nossos serviços.
Este artigo tem mais de um ano
Engraçado este dinheiro electrónico que pode simplesmente “sumir”
Coitados era mesmo isto que estavam a precisar, bolas é preciso ter azar!! GGRRR#$%&/
Desde fevereiro que não entro num restaurante.
Por pessoas como tu é que quando voltarmos à normalidade não vais ter restaurantes abertos para voltar.
Eu tento ir todos os dias a um restaurante e apoiar aqueles que não quero que fechem porque gosto de frequentar, inclusive tenho sido mais generoso nas gorjetas.
Não existe risco de contágio nos restaurantes, o risco está associado às pessoas com quem almoças/jantas.
Faz muito bem vai tudo a bancarroa. Xulos que nao passam factura e nao tem multibanco – FORA DE FUNCIONAMENTO OU AVARIADO
Factura é obrigatório, se não querem passar chama a polícia. Quanto ao multibanco é facultativo ou têm de ter tudo o que queres?
Quando tiveres um estabelecimento e tiveres que pagar taxas de tudo e mais alguma coisa.. É clie tens a dizerem que és caro.. Depois falamos
Em que ramo trabalhas? Será que indiretamente os restaurantes (e similiares) irem todos a bancarrota, não te vai afetar também a ti? Tens de tirar as palas de burro e aprender a olhar para o que te rodeia em vez de veres só o que te parece que está à tua frente. Ja diz o ditado… Nem tudo o que reluz, é ouro!
Houve um gajo na minha terra que foi aquele programa da tvi, e era só lixo e porcaria na cozinha, numca mais entrei nessas cenas…
Lamento informar-te mas os restaurantes fazem rios de dinheiro com o take-away. Não precisam de limpar o restaurante a cada pouco, não têm clientes a sujar-lhe a louça nem nada desses inconvenientes. E os cafés quando reabrem após confinamento ficam apinhados. Nenhum deles tem sequer um cêntimo de prejuízo. Por isso abre os olhos. Os únicos que fecham são so que têm “brunos de carvalho” ou “donalds trump” na sua gerência.
Não sabes mesmo as margens da restauranção muito menos os encargos.
Não frequento nenhum restaurante que tenha take away, nem acho que isso qualifica como restaurante.
E a grande maioria dos restaurantes têm o seu ganha pão com sexta à noite, sábado e domingo, tiras a possibilidade de fazerem dinheiro nestes periodos, associas ao facto de já estarem muito vazios e muitos não têm como manter portas abertas e vão ter de pagar as rendas e fornecedores mais tarde.
Não sei onde foi buscar esta informação, mas digo-lhe o que sei em primeira mão, o que pode não ser o caso para todos, mas tem havido uma redução de pedidos, mesmo em take-away, no entanto, as rendas mantêm-se, os ordenados também, electricidade, gás, wifi, telefone, licenças dos direitos dos autores, e uma carrada de outras despesas também. Estou a falar principalmente de restaurantes em pequenas cidades, que pertencem a famílias com filhos a estudar, a pagar propinas e rendas daqueles que tiveram que estudar para mais longe. Não há “rios de dinheiro”, o pouco que entra, sai quase de seguida.
Bem, pelo comentario, presumo que tenhas um restaurante e estejas a rebentar pelas costuras com tanto dinheiro que ganhas…
Desculpa?
Quantas vezes andam a cozinhar sem máscara?
O empregado que leva à mesa até pode ter cuidado, mas alguém que está a trabalhar numa cozinha, quente, a transpirar, a correr de um lado para o outro, e nunca tira a máscara?? alguns nem a usam…
Eu deixei de ir aos restaurantes porque eu vi isso acontecer.
E como estamos em fase de poupança pois o meu salário foi reduzido, mais uma razão para não ir a restaurantes.
Não tens medo de apanhar o bicho? Força… vai também por mim.
José,
Felizmente, já fui algumas vezes a um restaurante. Mas muito menos do que antes da pandemia. Na verdade, até que perdi esse hábito, por duas razões: porque o ambiente já não é o mesmo (falo por mim, enquanto consumidor) e porque toda esta pandemia veio alterar os meus hábitos… e também os meus rendimentos (que não esticam tanto).
Sinto muito o que está a acontecer com a restauração e, principalmente, a falta de senbilidade do governo para gerir esta situação.
Agora, o José não tem o direito de culpar quem quer que seja por não querer ir a um restaurante. Se eu tivesse a sua carteira, talvez fosse também todos os dias comer a um restaurante. Só porque sim…
+1
Porque não trabalhas.. Ou podes trabalhar em casa e almocar aí ou tens possibilidade de almoçar no local de trabalho.. Mas mesmo assim já fui algumas vezes aos restaurantes.. Não estavam cheios tinha lugar bem distante de outros…
.. ..em Fevereiro comia só em esplanadas desertas ..agora nem em esplanadas….As refeições em restaurantes ,implicam estar sem máscara junto de outras pessoas , são riscos desnecessários …..também até há pouco tempo , tiveram lucros fabulosos com os estrangeiros…..os negócios são assim , umas vezes dão lucro outras vezes não….se tiverem que fechar , que fechem , não lhes vou sentir a falta
Sabes que nem todos vivem do turismo no centro de Lisboa, Porto ou mais uma ou duas cidades do género… Presumo que tenhas o mesmo sentimento em relação aos MacDonalds e Telepizzas deste mundo…
A SIBS está na m$?%a Acreditem, sei do que falo, já teve melhores dias. Parece incrível que uma empresa que lida com “money” esteja a ficar na #¿$?%!¡, mas está mesmo. E depois, um “erro” destes vem mesmo a calhar. É que enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.
Agora apressem-se é a devolver o guito, senão passa a crime…com juros.
Cambada.
Para além desse erro informático ainda vem outro que é o apoio à restauração pela média de faturação… suspeito que alguns vou torcer a orelha por faturam pela porta de trás.
Não se pode ter tudo. Conheço muitos que declaram o ordenado mínimo e têm belas vidas. Em tempos de crise não se podem queixar dos reduzidos apoios nem um dia de reformas baixas. Lamento.
Não percebi:
“neste período, viram desaparecer das suas contas bancárias milhares de euros.”
“Além disso, é importante referir que a SIBS não faz qualquer tipo de movimento das contas bancárias dos utilizadores da rede.”
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