Série N da Nokia, passará a usar MeeGo
Reparou no sistema operativo do Nokia N8 que está na figura? Sim, falamos da principal jóia da coroa da Nokia nos últimos tempos. Repare bem para esta nova iteração do Symbian, porque será a última vez que a irá ver num Smartphone da Nokia.
Dowg Dawson relações públicas da Nokia, anunciou que a partir de agora todos os modelos série N irão utilizar o MeeGo a nova plataforma móvel baseada em Linux, desenvolvida pela Nokia e a Intel.
Mas será que esta decisão é inesperada?
É um passo natural, na evolução da Nokia no mercado de smartphones.
Ao Symbian apesar do seu aspecto “lavado” nesta última versão, ressentiu-se nos últimos tempos de uma maior comunidade e flexibilidade comparado com os seus rivais. Pelo menos até há alguns anos programar para esta plataforma era um autêntico pesadelo para os autores de aplicações.
O facto de a Nokia recentemente proceder ao “re-desenho” do Symbian e o ter tornado open source foi também uma estratégia que pecou por tardia, já que outras plataformas como o Android e o iPhone estavam a ganhar tracção e cada vez maior número de programadores.
Meego em Acção
A juntar a isto e depois das críticas positivas do N900 e do seu sistema operativo Maemo e da evolução incremental que apresentava e potencial, quando comparado com o Symbian, todos saberíamos que seria uma questão de tempo, até este último ter os dias contados no mercado de Smartphones.
De facto, a concorrência apertada fez que a Nokia fosse obrigada a ganhar tracção o mais rapidamente possível. E a nosso ver, terá sido uma decisão correcta (e provavelmente a única viável nesta altura) descontinuar o Symbian na série topo de gama da Nokia, já que a empresa finlandesa possui um parceiro de peso como a Intel no desenvolvimento do MeeGo.
Neste campo a Intel poderá ajudar bastante na experiência com o utilizador, já que não deixamos de fazer alusões ao interface bastante intuitivo e inovador estreado no defunto projecto Moblin (que aliás foi aproveitado para a nova iteração do MeeGo para Netbooks) e o esforço conjunto que já mostra imenso potencial no primeiro vídeo do MeeGo OS para Tablets.
Salientamos que o Symbian não irá desaparecer como plataforma, é esperado que continue a ser utilizado nos telemóveis de baixa / média gama, quer pela Nokia como por outros fabricantes como a Sony Erickson e a Samsung. Mas pensamos que este anúncio, poderá à partida prejudicar as vendas do N8 para os mais informados, que não ficarão nada entusiasmados em adquirir um smartphone cujo sistema operativo, terá os dias contados neste segmento de dispositivos.
A tendência será agora de esperar a geração seguinte de modo a ver a experiência que o MeeGo poderá nos reservar no Smartphones.
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
First…
Sem dúvida um enorme potencial deste sistema operativo, esperemos que o seu desenvolvimento venha a competir com outros sistemas operativos moveis.
Parece ter uma interface apelativa e de fácil utilização.
Esperemos por mais novidades….
A Sony Ericsson (e não erickson como está no texto) nunca dependeu muito do symbian – uiq -, a Samsung agora tem o Bada pelo que não me parece que queiram o Symbian para alguma coisa.
O Meego vamos lá a ver se fica por aqui, é que depois de tantas experiências, ele foi o moblin e o maemo…, a malta ja não sabe onde é que anda nem onde vai parar…
Acho que a certeza é que o futuro vai dever muito ao linux.
Finalmente vejo um concorrente à altura dos SO’s da apple. Parece muito bom, pelo menos visualmente.
O Android já era camarada.
Visualmente o android já era??? Pode ter muitas funcionalidades boas etc. mas visualmente o android fica muito atrás do iOS da apple. E do Meego claro.
qual versão vc usou? ja estamos na 2.2, a 2.1 é a q a maioria dos celulares tão saindo, nem se comparam com os antigos….
Penso k foi a 2.1 mas se saiu agora a 2.2 não se pode dizer k o andriod já era. Quanto muito o andriod já passou a ser e mesmo assim duvido muito.
boas..
ao linux ja deve, se pensarmos bem,o propio symbian o maemo,lomi,meego,sei la mais o que dependem dele.
cmps
Isto também afecta o N8? Estava considerar adquirir um, e se for Symbian não valerá muito a pena.
Suspeito que a Nokia está e hesitar muito.
Devia ter ficado pelo Maemo onde iria adicionando novas tecnologias à medida que as tivesse. E mesmo assim teria de por cá fora uma máquina com preço/qualidade excepcional para ganhar tracção.
Assim os utilizadores vão ficar confusos (e os utilizadores da gama alta OU sabem o que estão a fazer E/OU compram apple) e como ninguém quer um SO orfão…
Mesmo a Samsung tem uma máquina excepcional, mas com “oh não, mais um sistema de operação” não tem hipótese.
O pessoal que um sistema de operação tal que não tenha de estar sempre a aprender tudo de novo.
Android, Apple, Microsoft.
Não vejo que outro sistema de operação possa sobreviver, e mesmo em relação à microsoft, estou a ver a coisa tremida.
José Simões
Gostei das imagens 🙂
Vou só esclarecer que a Nokia nao vai substituir o Symbian:
– o S^3 terá uma/duas itenerações e é um SO de transição até a chegada do *verdadeiro* symbian, o S^4
– o S^4 será a revolução -segundo a Nokia- face ao Symbian a que estamos habituados: as apps/jogos vao ser em Qt (o S^3 também mas nao tao poderoso) e suporta resoluções superiores (800×480 e dizem 1024×600)
– O Symbian e o MeeGo continuarao a co-existir e o Symbian nao vai acabar.
A mim parece-me é que hoje em dia já temos mais SO que telemóveis e isso provoca uma fragmentação enorme. Se as empresas concentrassem os esforços em 2-3 SO era muito mais proveitoso. Hoje temos:
– WinMo
– iOS
– Symbian
– MeeGo
– Bada
– Android
Se nao me esqueci de nenhum já vamos em 6 *e isto sem contar com as versoes diferentes*.
Concordo plenamente!
Em relação aos SO, creio que 2 ou 3 seriam mais do que suficientes, potenciavam-se cada um e o cliente final ficaria a ganhar.
Agora vemos o caso de marcas (Nokia, Samsung, SE…) que têm 3 ou mais SO nos seus terminais, sem que nenhum esteja plenamente aproveitado. A Samsung (e falo desta porque é a que uso) “assassina” grandes telemóveis, como é o Samsung Jét, por padecer de um SO decente…
Talvez um dia chegaremos ao caso dos computadores, onde o utilizador pode instalar o seu SO preferido e personalizar como lhe convém….
Óptimo, tenho um aparelho Symbian neste momento (N73) e é bom ver que finalmente vão dar mais um passo em frente 🙂
Estive a pensar em comprar o N900, e como dizem, no futuro poderá fazer dual-boot com MeeGo (estou errado? É que se estiver, por favor corrijam-me).
Temos muitos SO em telemóveis, tal como mmick disse.
Mas tenham em conta que nem esses todos vão “sobreviver”.
Por exemplo, peço desculpa aos utilizadores de WinMo, não me parece que ele vá sobreviver assim durante mais tempo (tal como o Symbian), mas atenção, estou a falar em escala de 5 anos. A não ser que o WinMo 7 vá ter mesmo muitas modificações, pricipalmente no seu visual.
A Nokia deveria sim apostar neste Maemo ou então repensar de uma forma mais profundo o Symbian. Ou largam um de vez e o outro subsiste. Eu pessoalmente gostei imenso no Symbian. Tive vários Nokias e confesso que espero voltar a comprar material da Nokia porque o hardware é excelente… mas agora há a necessidade do software acompanhar. Não sei exactamente o que acontecerá no futuro mas espero que a Nokia repense o seu software. Se for o Maemo força porque os seus telefones precisam de um bom software. Se continuam com Symbian reforcem e revolucionem o próprio Symbian. Ando farto da luta iPride e Android.
Finalmente!
O symbian já aguentava mais essa batalha acesa contra os iOS, Android e até o Windows Mobile.
Quem sabe agora a Nokia consegue recuperar o tempo perdido.