O Facebook está a deixar de ser cada vez mais uma rede social onde se encontram velhos amigos, partilham fotografias, pensamentos ou opiniões, para ser uma verdadeira plataforma de publicidade.
Não há marca que se preze que não tenha uma página de fãs nesta rede social. Mas será que esta é uma forma eficaz para chegar até ao consumidor?
O Facebook é uma das plataformas de media social mais popular entre as empresas e este é um facto transversal a todo o mundo. Contudo, parece que os profissionais que trabalham na área, que investem recursos nesta rede social para chegar aos consumidores, têm dúvidas quanto à eficácia deste método.
A Social Media Examiner divulgou um relatório, baseado em inquéritos a 2800 marketers, que comprova a importância da Internet e das redes sociais na vida de uma empresa. Dos inquiridos, quase 100% utiliza o Facebook para acções de marketing dirigidas ao consumidor (B2C) mas não só, esta rede é também utilizada para comunicarem com outras empresas (B2B).
Não é só o Facebook que é utilizado para este fim. Também o Twitter, LinkedIn, YouTube e Google Plus são mais algumas das ferramentas utilizadas por estes profissionais.
Apesar destes números, que parecem revelar grande confiança neste meio de comunicação, na verdade 57% dos inquiridos revelou não conhecer ou ter a certeza da influência que as publicações tinham sobre os consumidores.
Esta conclusão parece vir descredibilizar os profissionais que trabalham nesta área e em quem as empresas investem cada vez mais.
Enquanto consumidor e utilizador das redes sociais, sente-se influenciado por este tipo de publicidade?
Via: Mashable