Será a Huawei a produzir o próximo Nexus 5 da Google
Os equipamentos Android estão em constante melhorias e na optimização do hardware que os compõem. Esta é uma vantagem desta plataforma estar distribuída em diversos fabricantes.
A linha Nexus é uma montra do que a Google entende ser os equipamentos padrão para o seu sistema operativo, sendo estes os primeiros a receber as novas versões.
Alguns rumores que têm estado a ser lançados dão conta de que a Google se prepara para trazer o Nexus 5 de volta, desta vez construído em parceria com a Huawei.
O último Nexus a ser lançado foi o 6, mas esta máquina, apesar de ser excelente, ficou inacessível, em grande parte devido ao seu preço. É por isso expectável que a Google lance uma nova versão, trazendo de volta o 5 e todas as suas qualidades.
A falta de um equipamento mais acessível e com dimensões menos generosas tem sido reportada por muitos utilizadores, que querem, basicamente, a volta do Nexus 5.
Atenta a esses pedidos a Google deverá estar a preparar o seu regresso, mas desta vez com um novo parceiro. Contrariamente ao que seria esperado a Google não se vai aliar à Motorola ou à LG para criar o novo Nexus 5.
Desta vez a Google escolheu um novo parceiro, que tudo aponta ser a Huawei. Este pode ser um prémio, merecido, para esta marca chinesa, que teve um ano de 2014 de investimento na área do Android e onde apresentou dispositivos de topo e com características muito distintas e de realce.
A presença da Huawei no universo Nexus vem já a ser falada há algum tempo, mas sem qualquer confirmação ou certeza. Os primeiro rumores apontavam para a atribuição a esta marca a construção do próximo tablet da linha Nexus, mas aparentemente será mesmo no smartphone que irá trabalhar.
Esta informação está a ser avançada pelo site Gizmochina, que dá conta da informação avançada por Kevin Young, o director de pesquisa da iSuppli na China. A iSuppli é uma das principais empresa de pesquisas de mercado.
Para além de ser a recompensa pelos excelentes resultados no ano de 2014, a escolha da Huawei está também relacionada com a vontade da Google de lançar um Nexus que compita directamente com os equipamentos da Xiaomi. Ambas as mercas estão bem posicionadas, mas a Huawei acabou por ter melhor desempenho a nível global.
Resta apenas a dúvida sobre o processador que será usado neste novo Nexus. Sendo a Huawei fabricante dos seus próprios processadores, existe a incerteza se o novo Nexus 5 virá equipado com o processador Kirin, da Huawei, ou se vão optar pelo tradicionalemte usado Snapdragon, da Qualcomm.
O regresso do Nexus 5 vai com certeza ser do agrado de muitos utilizadores, que não receberam de forma muito entusiástica a versão de 6 polegadas deste novo smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
o nexus 5? oi? ja vamos no 6…de qq forma o nexus 6 foi o ultimo nexus segundo a google
João sabes que o número é referente às polegadas do ecrã e não a versão do Smartphone?
+1
eu não sabia, thanks pela partilha 😀
+1
e ja viste algum telemovel recuar nas polegadas numa versao posterior? eu nao
nao vao recuar em versão posterior. vão relançar a versão 2015(6) de 5 polegadas. Diferente..
Não agora o que vai acontecer é continuar a aumentar dos 6 as 17 , depois tens e de andar de mochila as costas , realmente tu as vezes vais buscar com cada uma, o nexus 6 foi lançado como um phablet e como em tudo agradou alguns e outros não , é completamente normal voltarem a lançar outro modelo de 5 ou 5.5 polegadas.
LG G Flex (5.5′ pa 5)
Nexus 10 -> Nexus 9
tens de explorar mais o mundo
@Joao
Por acaso já vi, tens mais recentemente o LG flex que passou de 6 polegadas para 5.5 no LG flex
+1
Por isso é que existe o nexus 7 2012 e o nexus 7 2013, neste caso devem estar a falar sobre o nexus 5 2015, o outro foi 2013 salvo erro… Em relação à linha nexus acabar, houve uns rumores sobre Android silver mas nunca mais li nada por parte da Google a pronunciar-se sobre isso ultimamente…
Espero que não! A google quer ser esperta, vender dispositivo mais caro com pecas e material mais barato! Olhemos para o Nexus 6 comparado com o nexus 5 digo no preço. Sim o nexus 6 é maior e talz, mas a maioria comprava Nexus porque são atualizados e nem eram caros…
O nexus 6 tem tudo menos de material barato, foi o modelo da linha nexus com os melhores materiais e specs, podemos dizer que foi uma versão premium dos nexus, o preço aumentou por isso mesmo.
A julgar pelo teu comentário claramente leva-me a concluir que claramente desconheces a qualidade dos equipamentos topo de gama da Huawei (que já agora não são nada baratos). A Huawei é actualmente um dos melhores OEM de Smartphones Android.
Isso não é verdade. De vender a ser um dos melhores vai muito.
Não actualizam a tempo e horas os aparelhos de topo (aliás até lhes cortam o suporte sem sequer receber uma actualização em condições), são péssimos a dar deface no Android AOSP, os aparelhos não são nada de especial quer em termos de design quer em termos de specs, etc. Mas claramente deves ser alguém que comprou um P qualquer coisa e tem que vir defender a sua dama, lamento mas compraste banha da cobra. Por esse preço compravas um N5, Moto X, Moto G, OPO, etc e ficavas muito mais bem servido quer em specs quer em termos de actualizações.
A Huawei não é um dos melhores OEM, nem tão pouco está lá em cima. Acima dela andam a Motorola, a Sony, a Samsung, a LG, etc. Quer se queira quer não até estes dois últimos fazem um trabalho muito melhor que a Huawei em termos de actualizar os seus aparelhos a tempo e horas.
A Huawei só parece boa porque vende, e porque vende low end barato, os high end deles não vendem. Mas o barato deles não presta. Usar SoCs manhosos da Mediatek e/ou lançar porcaria barata para não actualizar todos podem fazer.
What??? E a samasung actualiza dispositivos?? Essa foi de rir!
Ainda vão lançar o S6 e o S5 ainda nem cheirou uma actualização!
Desculpa, mas negar que a Huawei não é um dos maiores fabricantes OEM é ser ignorante no mínimo.
Onde estava a Huawei há 2 anos atrás? 😉
Sony já foi muito melhor.
Motorola é bom, mas em termos de “saúde” do utilizador são dos piores.
Samasunga vai de mal a pior, só esta cópia do Iphone 6 demonstra o desespero…
LG está nas do topo, isso concordo.
Claro, usou Mediatek em alguns dispositivos para uma boa relação preço/desempenho.
Tens também Huaweis com Snapdragons! E Snapdragon não tem nada de manhoso…
O mais barato não presta… Essa foi a melhor.
Diz-me em que é que um Samsung Star é melhor que um Ascend Y300 e ainda é mais caro que este último?
E mais, o Y300 ainda há cerca de 4 meses recebeu uma actualização e é Low-end.
Falas de fanboy, mas nem sabes o que dizes no teu excelente texto…
E sim, sei do que falo, o meu irmão tem um Y300 e o meu pai tem um Star.
Se fosse Sony comprava logo 😉
hahahaha, lá se vai o argumentos de muitos contra as marcas chinesas… ups.
Tudo menos Huawei… Omg.
É à custa de pessoas como tu que o nosso país está como está. Só iPhones e Samsungs que eu vejo por aí.
Eu confio na marca. Já vou no meu 3º (desde 2010) e posso-te dizer que este último (G620S) vale os 150€ que paguei por ele. Se tivesse um 1+1 ainda valia mais o preço pago. Recomendei a um amigo e está contente. Muitas provas de um bom Smartphone pela net fora. Nem é necessário pesquisar muito.
Dizer que não compra por ser Chinês ou não gostar da marca são sempre comentários sem sentido.
Tive há cerca de 3 anos um G6600 e foi o primeiro Huawei que vi/tive (o famoso QWERTY).
Após esse , só tenho visto a Huawei a crescer!
Ainda tenho o velhinho Y300.
Foi uma vez para a garantia, teve um problema no touch em que algumas teclas deixaram de funcionar devido a uma queda ou não.
Ficou com uma marca na borda exterior.
Foi para a garantia, esteve lá 12 dias. Veio como novo, interior e exteriormente.
Já tenho a Huawei em grande consideração.
As pessoas deviam de parar de defender marcas que estão completamente a borrifar-se para eles quando chega o momento da verdade.
Mas enfim, há “cegos” para tudo…
Também foi o meu primeiro Huawei. De seguida fui para um Ascend G300 (1º Android). Muuuuito lento. Garantia por humidade aceite (estavam no direito deles caso não aceitassem, pois comprei em exposição).
Foi a partir daqui que confiei seriamente na marca. Humidade no ecrã era assunto para reclamar com a loja (não mandar para a garantia).
porquê? tens melhor?
É por causa de pessoas com esse tipo de comentários que Portugal está como está. Muitos iPhones e Samsungs nas mãos de qualquer um. Haja dinheiro!
Existem Smartphones bem melhores e mais em conta que estas 2 marcas, que se divertem a mover multidões.
Exemplos (testados):
Nexus 6
LG G3
1+1
Isto só prova que a indústria Chinesa está a evoluir a grande velocidade. O ser Chinês deixou de ter essa “designação”. Exemplos como o 1+1, Xiaomi, entre outros.
Ainda havemos de chegar ao dia em que em alguma cultura mundial dirá: Que Americanice!
Qualquer dia ainda mandam fazer um nexus à Apple 😉
O teu comentário mostra bem o teu desconhecimento pela linha nexus, e digo-te mais se houvesse um nexus construído pela Apple e tivesse Android porque é o que gosto mais pessoalmente, não hesitava a comprar dada a qualidade de construção dos iPhones. Seria bem interessante até, duas grandes empresas a trabalhar em conjunto aposto que o produto final iria ser brilhante.
Concordo com o que disseste mas como que é que o meu comentário significa que não tenho conhecimento da linha nexus?
Pelo a forma como disseste “qualquer dia mandam fazer um nexus a Apple” desta frase retiro uma critica por a google mudar sucessivamente de marca para fabricar os nexus, quando o objectivo da linha nexus é esse mesmo , dar oportunidade a varias marcas para mostrar a sua qualidade , e para a google tentar mostrar a sua ideia de como deve ser um aparelho a correr Android , ou seja o Android mais “limpo” possivel, se este rumor for verdade só mostra que a google esta atenta ao mercado e a aposta num nexus feito pela huawei não me parece assim tao louca como muitos dizem.
Acredito em um dispositivo melhorado no desempenho e qualidade e com um preço bom . essa é e sempre será a filosofia do Google, agora provavelmente este dispositivo chegara so no fim do ano com o novo SO da Google .
Por que vão fazer uma nova versão do Nexus 5, se já existe o Nexus 6?