PplWare Mobile

Alerta – Phishing. O que é?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. VDIAS says:

    Esse já é velhinho… já rodou umas 2 ou 3 vezes os mails tugas…

    Não consigo imaginar como pode alguem cair nisso… Não consigo mesmo…

  2. ozie says:

    olá a todos

    nem o firefox nem o internet explorer o detectam como phishing, será que os browsers são seguros?

    ou será que a melhor segurança é o nosso bom senso

    abraços

  3. peopleware says:

    @VDIAS
    Pensa lá um pouco, imagina que é um utilizador, de 40 anos. Pouca experiência, dominas mal os conceitos informáticos, como antivírus, firewall, phishing etc… Mas tens necessidades profissionais que te obrigam a usar o PC. Aliado a isto o teu banco oferece-te umas cenas e diz que podes consultar via Internet a tua conta, pedir cheques e fazer pagamentos sem sair de casa. Ora começas a entender a utilidade. De vez em quando o teu banco manda para o teu e-mail umas promoções e umas newsletters, como é normal acontecer.

    Se tens o Internet Explorer, um antivírus raquítico, recebes este e-mail e pensas que é mais um do teu banco, mas agora para actualizar os dados. Pensa comigo, com o desconhecimento deste tipo de ataque (phishing), pois uma pessoas com uma certa idade não anda por aqui pela net a estudar estas coisa certo, não achas que cairia com facilidade?

  4. Manel says:

    lá tas tu com a mania da perseguição ao internet explorer…….

    daaaaaa, a firewall tb não detecta… é preciso colar-t isso na cabeça?????

    bem, ah gajos que só sabem msm ver linux e firefox à frente…………

  5. Fica aqui a sugestão de uma Toolbar para IE e\ou Firefox que avisa quando entras em sites que tentam fazer phishing, ou podes usar o senso comum esta barra indica-te o pais onde esta alojado o site, e concerteza que o site de um banco Portugues nao esta alojado na Uniao Sovietica.Netcraft Toolbar eu tambem ja recebi este mail algumas vezes e o browser (IE) pura e simplesmente fecha-se quando tento abrir estes links….

  6. Nelson says:

    É evidente que todo o cuidado é pouco.
    eu já disse aqui que já utilizei durante algum tem o FF até ao dia
    em que deixou passar uma página falsa do banco. Apercebi-me disso, porque o link mandou-me logo para a página dos mvts.
    Nao sei se já foi corrigido, mas o FF deixa muito a desejar quando a password é intruduzida pelo teclado. ainda outra: eu sempre lhe disse para não memorizar a password e ele memorizava. daí para cá já teve muitas actualizações é provável que esteja melhor.
    Não quero dizer que o IE não tenha falhas, mas este IE7 parece-me seguro.

  7. Manuel says:

    Viva

    Eu já recebi 2 desses mails.
    O primeiro era muito mal feito mas o 2º confesso que era totalmente credível. E se eu não caí na armadilha, acredito que os meus pais caissem facilmente.

    Abraços,
    Manuel

  8. A.C. says:

    Pelos comentários, que aqui estou a ler, só é atacado quem tiver para cima de quarenta anos…será…HAJA LUZ…

  9. VDIAS says:

    Não passa com desconhecimento informático ou idade… ou lá o k keiram chamar…

    Se responde a estes mails, é idiota o sufeciente para responder às mesmas perguntas via telefone… ou até mesmo à porta de sua casa…

    Já me tou a imaginar a bater à porta das pessoas a pedir numero de visa… codigo de segurança e assinatura…

    “Sou da CGD e estou a verificar pessoalmente os seus dados pois houve uma avaria nos serviços e não confiamos na internet. E de forma a evitar que tenha que se dirigir ao banco, cá estou eu…”

    ROTFL!!!

  10. verbal says:

    Eu tb já recebi disso e o mais caricato da situação foi quando tentei renviar o email para a CGD, para que tomassem e conhecimento e procedessem às devidas investigações para agir em conformidade, não só para segurança dos seus clientes mas também para salvaguardar a integridade dos seus sistemas, não consegui encontra qualquer endereço electrónico.

    No contacto telefónico, informaram-me que não era necessário o reenvio do email, porque tinham conhecimento da situação. Aconselharam-em a apaga-lo. Agrdeci e desliguei!

  11. CNeto says:

    O melhor mesmo é fazer um perimetro de segurança de 250 metros à volta do computador e chamar os GOE`s e a tropa toda…

  12. peopleware says:

    @A.C.
    Não nada disso, então!!!
    O exemplo que dei foi meramente académico, sem efeitos vinculativos. O que queria eu dizer, era que uma população com menos tempo, com menos atenção à evolução deste fenómeno que dá pelo nome de Internet, pode cair nestas armadilhas, embora, outra faixa etária perigosa á a dos pré – adolescente, pois a curiosidade ultrapassa o bom senso. Acho que desfiz o mal entendido certo A.C.?

  13. Pirotas says:

    Realmente é preciso ser muito anjinho para cair numa dessas mas só está livre quem não usa um pc ligado à net e o seguro morreu de velho.
    É certo que a notícia já é velhinha mas avisar não custa.

  14. Gyg@s says:

    @A.C.
    Gostei…
    Agora não é para o “pplware”, é mesmo para o…
    @Vitor
    Então essa é a idade limite para o conhecimento !? Será que o normal dum “enta” (*), seria olhar para o post da pen e dizer : “Ah!!… e afinal não é ali que se liga…” (p.ex.)
    Não é uma opinião isolada, a tua, (contráriamente ao resto da Europa) é a ideia geral
    dum país, que procura sempre um jovem de 20 e poucos, mas com 15 de estudos e 20 de experiência. Acho pouco provavell de encontrar.
    (*)40enta, 50enta, 60enta….
    Um abraço (msm a quem n for “enta”)

  15. peopleware says:

    @Gyg@s
    Não vamos julgar uma parte pelo todo, desculpa mas o que eu disse não está relacionado com a idade pela idade em si. Está relacionado com uma adaptação às novas tecnologias noutro contexto. Acho que o exemplo está fácil de perceber. Não complicar sff.

  16. VDIAS says:

    Chega de falar em idades… nada tem a ver com idades… dou formações quase diariamente de informática e já vi de tudo…

    Desde jovens a velhos… de tudo…
    Isto nada tem a ver com informática, mas sim com inocência… O que se faz na Internet, faz-se na “vida real”…

  17. Y2K says:

    Alguém chamou a tropa?! Pois cá estou.
    A quem usa o netbanking da CGD, não sei se já reparou no aviso que eles têm na pagina principal. https://caixadirecta.cgd.pt. https://caixadirecta.cgd.pt Verifiquem, pois parece que a CDG avisa os seus clientes, como eu.
    Bem hajam.

  18. Anibal Ferreira says:

    Isto está a tornar-se perigoso para pessoas menos experientes, porque estes tipos já se estão a esmerar, aqui á tempos aquilo era abrasileirado (sem ofensa) e agora já é bastante credível, em Português correcto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.