Saúde & Informática
Hoje em dia há que ter em conta vários fenómenos na vida de um informático. Falo principalmente da sua ferramenta de trabalho, a mais valiosa!
Muitos de vós estão já a pensar no desenho de uma página em PHP, scrits em AJAX... não nada disso, estou a falar dos OLHOS, sim a vossa/nossa principal ferramenta!
Tradicionalmente não prestamos muita atenção a esta parte do corpo; lavamos os dentes, pomos cremes, gel/laca no cabelo etc. E nos olhos? Simplesmente damos uma breve lavagem.
Bom precisamos deles todos os dias, trabalham quase involuntariamente, não precisamos de grande esforço para os pôr a mexer, mas... eles também precisam de mimos e cuidados:
- Interromper o trabalho a cada 1 ou 2 h. para desviar o olhar do ecrã - Nos intervalos é importante focar algo a mais de 2 ou 3 mt de distância - Ter um hobbie que não seja através do PC - Quando já está cansado Não Esfregar os Olhos, levante-se da cadeira e faça outras tarefas
Outros conselhos muito importantes: - Boa alimentação rica em vitaminas e minerais - Uso de óculos (sempre que necessário) para "vista cansada" ou graduados mas sempre Anti-Reflexo - Boa postura na cadeira (não é só bom para a coluna) - Ajustar a posição do monitor em relação à janela devido à claridade ou falta dela - Ajustar a posição em relação à lâmpada de tecto. As luzes não devem reflectir-se na superfície do monitor - A distância entre o monitor e os olhos deve ser de 50 cm a 90 cm - Ao olhar para o monitor, o utilizador deve manter o olhar um pouco para baixo - Claridade e contraste - A claridade e o contraste do ecrã deve ser ajustado de maneira que os caracteres representados no monitor possam ser lidos com nitidez
Além do exame aos olhos, o seu oftalmologista poderá diagnosticar se o desconforto que sofre na utilização do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas agregados), ou se outras doenças estão presentes.
Kit Básico: Óculos Anti-Reflexo Colírio com indicação médica (existe mais do que 1 tipo) Anti-Oxidantes Oculares
Curiosidades: Óculos Perfurados - o objectivo é aumentar o exercício de focagem, permite aos olhos descansarem após o exercício e melhora de facto a capacidade visual atenuando também o cansaço. Podem ser utilizados para trabalhar no PC, ver TV, ler; mas nunca em movimento como andar ou conduzir. Inicialmente só vemos furinhos e logo de seguida passamos a ler e muito bem, deixando de ver os furinhos (é mesmo verdade, fizemos a experiência!).
Com a colaboração da Irina Silva - Homeopata do site www.sounatural.com
Este artigo tem mais de um ano
está muito bom, mas falta outra coisa também muito importante:
manter a taxa de actualização acima dos 75 hertz.
o meu está a 85 e quando vou para algum pc abaixo disso noto logo uma grande diferença.
Caro Demon:
Eu antes tinha um CRT que também estava acima dos 75hz. Alias, estava sempre a 100hz e era realmente fantástico. Estranhamente quando comprei o meu LCD wide de 20″ sempre k volto po monitor a 100hz faz m impressao… o lcd ta sempre a 60, mas muita gente diz k para os olhos os LCD sao sem dúvida melhores.
Hoje em dia ainda vejo muita gente que nem imagina o que é a taxa de refrescamento do monitor e andam sempre com isso a 60hz e ja vi casos a 50hz. Claro k s keixam k n conseguem estar no computador muito tempo.
Eu tenho sérios problemas de olhos e sigo muitas destas regras, e acreditem que ajuda MT mesmo. Quem usa lentes de contacto, convem andar com um frasquinho de soro fisiológico sempre em mãos, porque sem darmos por isso quando estamos à frente do PC, pestanejamos sempre muito menos do que em situações normais do dia a dia.
Gostei muito deste post. Desenvolvam a parte da ergonomia computacional. Muita gente precisa de saber como se deve sentar, posicionar se no teclado e no rato para evitar tendinites e por ai fora.
Cumprimentos a todos
Para ser sincero eu desconhecia que a frequência do monitor fosse importante para a vista. Infelizmente a minha está a 60hz por causa da resolução, o máximo do monitor é de 1024×768 mas ele actualmente está a 1280×960, daí ter que diminuir a frequência para o monitor dar. É que com a resolução mais pequena não me cabe tudo no monitor, ocupa-me isto tudo. Mas também, no meu monitor, tenho uma coisa (não sei o nome) “pendurada” em frente dele para proteger a vista, e o certo é que eu já experimentei estar no computador sem isto e não aguento mais que uma hora, com isto nunca tive problemas do tipo arder os olhos ou coisas do género. Claro que isto não é perfeito, mas ajuda e muito. 🙂
Abraços..
já faço muito exercicio ocular e uso umas gotas quando sinto os olhos cansados 😉
Subscrevo o pedido que o Suicide_Squad fez acerca do desenvolvimento do tema da ergonomia computacional.
Tão importante nos dias de hoje e muito poucas pessoas fazem ideia do que isso significa e da importância que tem.
Cumps
Parabéns pelo post…
Como complemento, visto que há muita gente que desconheça, podiam falar mais sobre os monitores.
Eu, ainda continuo o preferir estar no meu CRT de 19″ a 1600×1400 a 85Hz, que no LCD do portatil de 15.1″ a 1400×1050 (e até é um bom monitor)
O CRT para mim tem um maior contraste e definição das cores, o que é muito bom para melhor distinção das letras e para se trabalhar em imagens.
Tenho de experimentar um bom LCD para desktop… De todos os que já vi, continuo a preferir um bom CRT.
Por isto é que aquando do lançamento do novo modelo de apresentação do PPLWARE eu sugeri que o fundo das mensagens devia ser doutra cor mais suave e não tão “ofuscante” como é…Já agora se fôr permitido alterar essa mesma cor , agradecia instrução.Obrigado pelo aviso…
mt bom o artigo, parabéns.
Carlos Oliveira
Caro @Suicide-Squad e @AIR
o vosso pedido são ordens para nós 🙂
Assim fica aqui a promessa, o próximo será sobre info-ergonomia 🙂
Sempre com a preciosa ajuda da Irina Silva
———————–
http://www.SouNatural.com
Bom artigo!
Já agora, mais ou menos relacionado com o assunto, alguém sabe onde se poderá arranjar, em Portugal, um filtro para um monitor LCD 15’4 de portátil, com o intuito de melhorar o contraste do dito cujo!
E só uma pequena correcção:
“Hoje em dia há que ter em conta…” (do verbo haver)
Tenho já seguído algumas recomendações. Bem que preciso!!!
Num blog de informática, é triste ver coisas «marteladas», ou ditas só por dizer.
Nem o PHP se compila, nem se escrevem scripts em Java.
Pior que taxas de refrescamento e resoluções mal configuradas, é gastar os olhinhos a ler e escrever coisas erradas num blog…
Melhor ainda, sugeria ao pplware a criação de uma pasta no directório para este tipo de post.
Continuação de bom trabalho.