Satya Nadella é o CEO mais bem pago dos EUA
A informação de quanto recebem os gestores das maiores empresas do mundo não é uma algo que seja normalmente do conhecimento público. São valores elevados e que espelham a responsabilidades que cada um tem na gestão destas grandes empresas.
Uma lista produzida vem agora comparar e mostrar quanto ganham os CEOs das maiores empresas norte americanas e a lista é encabeçada por Satya Nadella, o mais recente CEO da Microsoft.
Os valores que são pagos a estes gestores de topo estão sempre associados às responsabilidades que têm, à forma como essas empresas se comportam no mercado e aos lucros que conseguem obter.
No mercado altamente competitivo como o norte americano esses gestores são normalmente pagos a peso de ouro e as suas remunerações são elevadissimas.
Uma lista criada pelo The New York Times vem colocar lado a lado as fortunas que os CEOs norte americanos recebem anualmente e revelar quem são os que mais ganham.
O topo da lista é encabeçado por Satya Nadella, CEO da Microsoft, que anualmente consegue arrecadar 84.308.755 dólares.
Em segundo lugar está o CEO da Oracle, Lawrence J. Ellison, que tem um prémio anual mais baixo, de 67.261.251 dólares. Lawrence Ellison teve uma redução de ordenado de 14% face ao ano anterior.
A fechar o top 3 está o CEO da Qualcomm, Steven M. Mollenkopf, que levou para casa 60.740.592 dólares.
A lista continua depois a apresentar os restantes CEO norte americanos e os valores que auferem, sempre com números extremamente elevados e com aumentos que chegam a rondar os 30 e os 60% face ao ano anterior.
É curioso reparar que a lista é encabeçada por CEOs de três empresas ligadas às áreas das tecnologias e que, surpreendentemente, o CEO da Apple, Tim Cook não consta dos 10 primeiros lugares desta lista.
Um outro facto curioso é ver que o ordenado base do CEO da Oracle é de apenas um dólar e que todo o resto dos seus rendimentos advêm de prémios de bons resultados e de outras compensações.
Consideram estes valores elevados demais ou ajustam-se à responsabilidade que cada um destes CEOs têm nas suas empresas?
Este artigo tem mais de um ano
Teve que despedir 12.000 Empregados para conseguir o aumento para ele…
Depois de estar um mes em funcoes, o Satya despediu 12.000 desempregados, a maioria eram da recente comprada Nokia, mas mesmo assim foi cerca de 10% da empresa.
Isso que iria haver despedimentos / reestruturação já se sabia ainda antes de ele entrar.
Andas um pouco mal informado,ou dizes mal apenas por dizer! O despedimento desses funcionários ficou “acertado” a quando da compra da Nokia pela Microsoft.Desempenhavam funções que se sobrepunham às que já existiam na Microsoft.E quem negociou a compra da Nokia não foi o atual CEO,Satya Nadella…foi ainda no “consulado” do Steve Ballmer!! E as multinacionais não são geridas com o coração…se em vez de 12.000 fosse necessário “dispensar” 120.000 ele teria de o fazer na mesma!!
“… despediu 12.000 desempregados??”
Bom português não diria.
um lapso, mas comecei por escrever correctamente
Thank your Captain
o Nutella tem feito um bom trabalho na microsoft, o WP10 sera o game changer nos tlms/tablets/pcs
Podiam muito bem reduzir o salário anual dos “altos” cargos, por exemplo, 1.200.000€ por ano para o CEO e usarem o restante para aumentarem os salários dos restantes trabalhadores da empresa. Principalmente aqueles com os ordenados mais baixos.
Malta bem paga mas que gera milhões também!
Os trabalham também geram milhões , mas ganham um ordenado mino .
o tom cook tam em k lugar?
elevados demais
É mais importante as pessoas que varrem as ruas e fazem a recolha do lixo , que esses CEO , que nada fazem nem sabem o que é o cheiro do trabalho .
a! já me esquecia , zeinal bava alguém se lembra desse grande CEO .
Um dos melhores Gestores do Mundo, ao nível do também excepcional Ricardo Salgado e de um dos melhores Presidentes da nossa (cof cof) Republica o Exmo Sr.Dr.Professor Cavaco Silva.
Não há qualquer tipo de justificação para a discrepância profundamente imoral de rendimentos destes senhores face ao resto dos trabalhadores de todo o mundo. Isto é péssimo para a economia e extremamente injusto. A mesma qualidade seria conseguida com menos de 10% destas compensações, o restante é simplesmente imoral.
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-04-17/tim-cook-s-65-million-pay-is-best-deal-among-top-paid-u-s-ceos
Vocês são uns amadores a comentar estas noticias lol, tão um tipo com os conhecimentos dentro daquela empresa e no cargo que está tem de ser bem pago e a peso de ouro e justifico, o tipo que aperta o parafuso pode ir apertar o parafuso para outra empresa qualquer que não causa dano a nenhuma das partes, agora estes que sabem como funciona a maquina e os segredos da empresa, não pode ganhar menos com o perigo de passar para o lado do inimigo se é que me entendem “concorrência”, por isso o silencio/gestão tem de ser bem pago.
Já alguém dizia: se não pagarem bem a quem tem cargos de responsabilidade, um dia serão geridos por quem faz lucrar tanto quanto ganha. É pensar!
Eu tb concordo que se deva ser bem pago, mas tb sei o que são lobbies. E sabemos que os ricos (con)vivem com ricos, portanto… é só entrar no “ninho”.