Quantcast
PplWare Mobile

SAPO impulsiona programação Web

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo Ferreira says:

    Não conhecia. Muito bom

  2. JJ says:

    É realmente um bom projecto e útil para todos os webdesigner para a melhoria dos seus sites.

    Só critico uma coisa: o projecto esta todo em Inglês. O problema não é esta em estar em Inglês, compreendo perfeitamentamente essa situação e acho bem para a divulgação do mesmo no panorama internacional. Mas, visto ser um projecto português, julgo que ficava bem poder também haver uma versão em Português.

    Depois, a malta queixa-se que só existe material em PT-BR… poderá, os que fazem os projectos portugueses não usam a sua língua mãe…

    • Manuel Gamelas says:

      Ia colocar a mesma questão, só Inglês onde está o Portugês de Camões? Não é que tenha problemas com o Inglês, mas …
      Concordo plenamente com o JJ material e traduções em pt-BR existw a rodos.
      Senhores da PT, Sapo e Companhia toca lá a colocar a ferramentes e respectivo site em PT de PT.

    • JoseM says:

      Concordo plenamente!

    • Olá JJ, e obrigado pelo teu comentário.

      Optámos por ter a documentação apenas em inglês por uma questão de coerência com o próprio idioma da web que é o inglês e assim sendo pareceu-nos um esforço desnecessário de escrever e manter documentação em duas línguas.

      • JJ says:

        “um esforço desnecessário”!? Não concordo de todo!

        Os nossos “irmãos” brasileiros, nestes casos põem tudo em português. E acho que não vale a pena mencionar sites nesse sentido.

        O material em Português tornaria o projecto mais aliciante para os Portugueses e Brasileiros.

        Alem do mais projectos como WordPress (sistema que é usado pela pplware) tem documentação em português… deve ser porque “próprio idioma da web que é o inglês”…

        Mas o INK que é muito mais importante do que um básico wordpress não pode ter documentação em Português, porque é “um esforço desnecessário”…

        Triste este pensamento.

    • João Pereira says:

      Concordo. Tudo bem que a língua Inglesa é universal mas, como referiu o JJ, é um projeto português!

  3. Cristiano Alves says:

    Já usei e posso dizer que é muito bom

  4. Pedro says:

    Pelo que percebi é uma espécie de bootstrap português.

    Tenho de testar…

  5. db says:

    É free a ferramenta?

  6. César Miguel says:

    Sapo de parabéns, apesar de ser parecido com o bootstrap (http://twitter.github.io/bootstrap/index.html)é uma excelente iniciativa, que tira bastantes dores de cabeça!Para quem desenvolve na web aconselho vivamente 🙂

  7. Carlos says:

    O que eu não entendo é uma coisa, se é um projeto PT porquê está em ING? e sim é o foundation/bootstrap em “PT”.

    • Claudio Duarte says:

      ora, para facil globalizacao. ninguem de outros paises vai usar a ferramenta sendo ela em portugues. e mais, se a programacao e os seus termos sao baseados no ingles, porque colocar uma mistura confusa de interface em portugues e programacao em ingles. de qq maneira ninguem que nao saiba portugues nao iria usar isto se estivesse em portugues.

      • JJ says:

        Os portugueses que não sabem Inglês, vão usar?

        E não vale a pena dizer que a programação e os termos são ingleses, porque isso não é justificativa. É para isso que existe a possibilidade de fazer um glossário a explicar os termos a inglês.

        Porque material deste em Inglês existe quase aos ponta-pés…

        Não é que eu tenha problemas com isso, e nem digo para não estar em inglês.

        A questão é se o projecto é Português tem de ter o material em português.

        Alem disso pergunto, o que este projecto tem que outros semelhantes não tem? Vão dizer que é feito portugueses… e depois toda a informação esta em Inglês… em suma não vejo grandes diferenças em usar estou ou outros.

        Sinceramente, já tive para usar este projecto… mas o simples facto de não ter o mesmo em PT, acabou por fazer-me continuar a usar sistemas semelhantes que já usava.

        • A principal diferença é que o sistema de layout do Ink é completamente fluido (como o foundation) e se baseia numa lógica que nos parece um pouco mais natural.

          As nossas grelhas são feitas e usam-se numa lógica de percentagem, portanto ao contrário do bootstrap e foundation onde a grelha é dividida em 12 colunas, por exemplo, para dividires um elemento ao meio tens que usar uma classe como .span6 ou .six, no Ink “dizes” que queres 50%.

          Outra grande diferença é que podes declarar que um elemento em ecrãs grandes tem 33% de largura, em ecrãs médios tem 50% e em pequenos 100%.

          Além disso apesar de termos como default css para 3 tamanhos de ecrã, o Ink deixa-te adicionar ou remover os breakpoints (@media queries) que necessitares.

          Ainda há mais coisas mas estas parecem-me ser das mais importantes.

        • Claudio Duarte says:

          diz-me tudo mas nao me digas que uma pessoa que programa software nao sabe ingles hoje em dia, por favor.

          • Claudio Duarte says:

            software e web*

          • JJ says:

            Não é uma questão de saber ou não saber Inglês! Nem estou aqui a debater o nível de conhecimento de inglês que se ter para programar…

            Mas lá esta. Se empresas como Microsoft e outras, disponibilizam informação sobre programação em Português, porque raio é que uma empresa Portuguesa não apresenta documentação em Português para o seu sistema?

            Dizer que a programação web é em inglês… não é justificativa. Franceses, Italianos, Alemães, Russos, Chineses, Indianos, Espanhóis e afins… estes projectos estão na sua língua materna e poderão ter em ENG. Mas nós não podemos fazer em Português… porque quem sabe programar tem de saber inglês… grande lógica!

            As outras empresas, para atrair mercado português, põem os projectos em português… os Portugueses burrificavam-se nisso e pronto. Assim o país não avança.

            Lamentável…

          • JJ says:

            PS.: não me digas que uma pessoa que saber programar um site precisa disto para o fazer!? Por-favor.

    • JJ says:

      Nem mais… Podia estar em ENG, mas também em PT.

    • Redin says:

      Estou completamente de acordo.
      Se este produto fosse um produto físico que se vendesse (embora não seja o caso) numa loja, seria obrigatório por lei haver um manual em Português e não seria sequer dada autorização para venda no nosso mercado. Daí a consequência do layout do produto ter também essa alternativa.
      O produto padrão podia sair em inglês, mas permitir uma escolha por parte dos utilizadores seria uma mais-valia.

  8. Abel Figueiredo says:

    É free e é uma espécie de bootstrap baseado numa biblioteca de JS deles.

  9. Finalmente a v2 está cá fora, só falta a versão em SASS/SCSS 😉

  10. Diogo Lavareda says:

    Saíu mesmo a tempo, ia começar um projeto hoje com o bootstrap.

  11. Melo says:

    Pena a equipa do SAPO não conseguir tornar a APP Comboio da Brincadeira compatível com o Nexus 7. Mais uma vez obrigado ao Ppware pela ajuda.

  12. says:

    Bela cópia do bootstrap e companhia…

  13. Rui Cardoso says:

    Nós e a nossa mania da globalização. Como já foi referido entendo e aceito o facto de estar em inglês, mas se é feito em terras lusas deveria ter as duas opções. Penso que, mesmo querendo que seja internacional, não nos devemos de promover o que fazemos na nossa língua. Por exemplo as etiquetas, rótulos e instruções dos vários produtos que consumimos/utilizamos diariamente devem ser em português, até mesmo os de informática, porque não pensar nisso também na informática?
    Acho que nisso os brasileiros divulgam mais a língua portuguesa que nós próprios e se olharmos para a vizinha Espanha então nem se fala no que diz respeito ao espanhol, claro.

  14. Luis Gomes says:

    Parece porreiro. Não percebo é a falta da nossa língua portuguesa

  15. Luís Miguel says:

    Não conhecia parece porreiro, mas concordo com a opinião de muitos um projecto português e não tem a língua portuguesa? é nestas pequenas coisas que temos de melhorar ainda mais, tudo bem que inglês é o universal, mas temos de conservar o que é nosso também.

  16. Emannxx says:

    Estive a experimentar e está relativamente bom. A documentação é fantástica, e a meu ver superior ao Bootstrap.

    Tenho de o experimentar em produção 🙂

  17. jedi says:

    bem quem programa, ou é programador web, em html5, css e javascipt deve conhecer o twitter bootstrap, por isso é mais do mesmo. Tem algumas, mas poucas, engraçadas.

    deviam ter disponibilizado layout exemplos, como faz o Bootstrap. 😉

    Por isso acho um exagero dizer, como está no titulo, que a sapo impulsiona programação web, quando já existem 2 ou 3 projetos do mesmo tipo, onde o mais conhecido mencionei aqui assim como outras pessoas ja escreveram tambem. 😉

    • Francisco Vieira says:

      Quanto aos layouts, eles estão lá, como diz a seguinte frase tirada da secção Getting Started.

      “In the ./cookbook/ folder you’ll also find some HTML files with common layout solutions. Take a look at those to get familiar with the way Ink works. Or even use them to start your project.”

      Tens é que fazer download do Ink para veres os layouts, talvez fosse boa ideia eles estarem disponíveis para visualização online…

    • sus says:

      Se fizeres download do zip lá dentro encontras até mais do que um exemplo de layout.

  18. Nuno says:

    É de dar os parabéns a este projeto, embora eu concorde plenamente.
    Sendo uma projeto português deveria ter a documentação na sua língua. E posteriormente poderia ter o Inglês como língua secundária.
    Já conhecia desde o lançamento da plataforma MEO, pois foi usado nessa aplicação. Já tentei testar, mas optei pelo Bootstrap porque achei mais simples e mais organizado, para além de já existir várias variações.
    Deixo alguns links: http://fortawesome.github.io/Font-Awesome/ , http://ckrack.github.io/fbootstrapp/ e http://foundation.zurb.com/.
    Basta pesquisarem no google que encontram-se algumas interessantes 😀 .

  19. RJ45 says:

    A PT já nos tinha brindado com um plágio numa campanha anterior em vídeo e aqui está mais um, mas agora em web, pelo menos assumam… será este o futuro da PT de plágio em plágio.

  20. Carlos says:

    Bootstrap ripoff

  21. Mr. Antunes says:

    A PT devia mudar o seu nome para EN! É uma empresa, logo o que interessa são os resultados no fim do ano, o facto de ter começado como uma empresa portuguesa e estar “sediada” em Portugal…

    Não culpem os coitadinhos por falta de vontade (tempo é dinheiro) de fazer uma versão portuguesa (o Bootstrap implica o pagamento de licenças se for usado por empresas?)

  22. JJ says:

    Uma coisa é certa… um projecto destes português, sem documentação em português… infelizmente não vou usar! Não apoio este tipo de projectos que dão mais valor aos estrangeiros que aos nacionais!

    Quanto tiver a documentação em PT… começo a usar.

  23. renato says:

    Gostaria de saber mais sobre o Ink, conhecem por ai algum tutorial/guia ou algo parecido para iniciar a sua utilização?

    Obrigado

  24. João Dias says:

    O ink é uma ferramenta bastante útil para layouts rápidos.
    Contudo, acho que falta nesta versão 2 o que existia na versão 1: a possibilidade de se construir a própria versão do ink, utilizando um formulário para se personalizarem áreas com número de colunas, cores, etc.

    Eu não tenho rigorosamente nada contra o LESS (tanto que o utilizo), mas acho que é um esforço extra ter que se configurar a versão através do LESS, até porque acaba por ser um pouco confuso saber o que se importa ou não para a versão personalizada final se não houver uma boa explicação antes.

    Assim, talvez uma secção com vídeos e um exemplo da criação de um projecto base poderiam ajudar muito. A questão do português ajuda, mas não penso que seja essencial.

  25. Jaime Silva says:

    Gostei… Parabéns pelo projecto.
    Estar em inglês não me parece mal se querem atingir a comunidade internacional. Também percebo a razão de pedirem uma versão pt-PT… afinal é assim que alguns responsáveis do projecto respondem aos comentários…
    e forum? já existe?

  26. edizzz says:

    Muito bom o trabalho, estou baixando, e queria saber so um problema com o nav, para dexar ele fixo no top?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.