Samsung preparada para disponibilizar serviço 5G em 2020
Apesar de apenas agora a tecnologia 4G estar a ser implementada no nosso país e no resto da europa, já se trabalha no que será o futuro desta tecnologia e da transmissão de dados nos dispositivos móveis.
A Samsung, que pretende ser pioneira nesta tecnologia, está já a desenvolver os equipamentos e as ferramentas necessárias para a sua implementação. Como resultado disso apresentou já resultados impressionantes ao conseguir velocidades de transmissões de dados de 1Gbps em testes recentes.
Com estes desenvolvimentos a Samsung espera lançar em 2020 esta tecnologia e tê-la disponível com serviços de alta velocidade.
Com o novo serviço 5G (rede móvel de quinta geração), a Samsung espera atingir velocidades em dispositivos móveis dezenas de gigabits por segundo, substancialmente superiores às velocidades que a rede de quarta geração (4G) disponibiliza, rondando os 75 megabits por segundo.
Os testes realizados e anunciados pela Samsung conseguiram comprovar o novo serviço 5G. Com o recurso à utilização de uma largura de banda na frequência dos 28 gigahertz nos seus equipamentos, foi conseguido transmitir dados a velocidades de 1 gigabit por segundo.
Estas velocidades eram até à pouco tempo uma miragem e um desejo por todas as empresas que desenvolvem estas tecnologias.
Para estes testes foram usados até 64 elementos de antena, e a Samsung conseguiu que o existissem trocas de sinais em tempo real na sua nova plataforma 5G. Este avanço permite calcular que o lançamento deste serviço possa ser feito a partir de 2020.
De acordo com este anuncio e com os resultados destes primeiros testes, a Samsung coloca-se numa posição privilegiada para os desenvolvimentos necessários com vista à sua comercialização e, principalmente, na sua padronização.
Existem muitos países onde a tecnologia 4G está agora a ser implementada e que estudam a viabilidade destas novas redes. Por outro lado a China e a União Europeia estão a investir largas somas de dinheiro no desenvolvimento destas novas tecnologias.
Homepage: Samsung
Este artigo tem mais de um ano
com a limitação a 15gb, podemos com esta boa tecnologia, ter cerca de 15 minutos de net…lol coisas da anacon
Com o atual 4G à velocidade máxima de 300Mb/s esgota-se os 15GB em 6.7 minutos.
Ou seja a partir do sétimo minuto reduzem-nos a velocidade de tal forma que nem dá para abrir paginas web. Aqueles supostos 128KB/s nem sempre é bem assim.
E isto tudo por apenas €44.99, viva a liberalização.
Viva a ANACOM e as suas políticas que servem os grandes!
Infelizmente não é só a anacom ou só em Portugal que isso acontece 🙁
O problema é que cada gigabyte fica a 2€ para as empressas, se fizerem as aquilo que pagamos da para pouco mais que 15gb… toda a gente fala em velocidades mas ninguem fala em custos.
E sejamos sinceros qual foi a ultima vez que sacaram um filme a 20mbps????
*** se fizerem as contas, aquilo que pagamos…
sorry o erro
Para nós não serve de nada… Com os limites de tráfego que temos na Internet móvel, o 4G serve perfeitamente.
O 3g chega e sobra uso HSPA+ e nao vejo qualquer motivo para saltar para a 4g. Só se for louco?
E achas mesmo que em 2020 os limites vão ser os mesmos? 🙂
Não sei se o meu cérebro vai aguentar ser atravessado por Gb’s de dados via rádio por segundo..
Ainda há o 4G LTE Advance que chega aos 300 Mb/s
Diz-se por aí que o LTE Advanced chega ao mercado em finais de 2013.
O post é sobre 5G para 2020. Até lá muita “trapalhada” vai haver.
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO152852.html
Ainda nem temos capacidade para ter LTE no seu máximo, quanto mais 5G… as operadoras vendem 150mbps e por vezes nem a 50mbps chegam, o que é mesmo estúpido visto que só estamos a pagar pela velocidade ao adquirir um tarifário de 100 ou 150mbps -_-‘
Qualquer dia haverá mais capacidade de download que a capacidade que o computador tem de gravar os dados no disco 😉
Não vai acontecer. Pois aquelas velocidades tens de dividir por 8 para dar a que recebes que é a mesma que os discos escrevem.
Se tivesses uma net de 1GB isso a dividir por 8 dá a receberes 125MB/s.
Isso até discos mecânicos aguentam, quanto mais que tens SSDs que dão mais de 500MB/s
Com “qualquer dia” acho que ainda é um período de tempo muito abrangente… acredito que vai acontecer, mais tarde ou mais cedo, afinal de contas ainda temos tanto tempo para viver… e mesmo assim, mesmo depois de já nem estarmos aqui a humanidade continua por muitos mais anos. Vai chegar o dia… e quem sabe até haverá de chegar um dia em que viagens inter-galácticas serão mesmo possíveis! Não tenhas assim tantas certezas, Alex, muita gente boa também pensava que muita coisa nunca ia acontecer e acabou por acontecer mesmo, ao longo de toda a história 😉
estão se a esquecer que os discos até lá também evoluem… -_-
Grande parte do territorio nacional nem tem cobertura 3G quanto mais chegar aos 5G. Toquem-se antes de lançarem noticias destas ca para fora
lol tu e algumas pessoas aqui precisam de se informar melhor,
é que esta história do 5g não é só para internete sem fios como o que vocês chamam de 4g ou 3g este 5g é uma NORMA DE COMUNICAÇÂO SEM FIOS, note-se o enfase nas letras isto tanto serve para comunições móveis (tlm’s/tablets sem ser por wifi, como por wifi)
Mais informações em http://en.wikipedia.org/wiki/5G
Trocaste o fio à meada.
5G não é ainda uma norma (um standard) de comunicação ao contrário das que referiste. Depois do 4G e do 4G Advance, se não aparecer mais nada, a próxima geração de redes móveis há-de ser a 5G.
A questão do Wi-Fi é distinta. Se procurares por 4G LTE também hás-de encontrar gente a dizer que é Wi-Fi, por se tratar de comunicações de redes móveis (ou seja, comunicações de dados usando ondas de rádio). Mas Wi-Fi usa-se habitualmente para comunicações, sem fios, em redes – locais – usando protocolos de comunicações que estão definidos: IEEE 802.11 b/g/n, ou outros que apareçam. Ou seja, Wi-Fi não se refere a redes móveis em geral mas a redes móveis locais. Por isso dizer que a rede móvel 5G substitui as redes móveis locais por Wi-Fi está errado – são coisas distintas. Para que é que eu vou pagar uma factura de comunicações 5G (4G, 3G ou outra) se não pago nada nas comunicações numa rede Wi-Fi ?
Gostei da imagem usada. Adequada ao tema do artigo…
O normal portanto 🙂
Nem poderia ser outra!!! 😉
Venha la isso entao… A ver o que sai
Ainda nem temos tarifarios decentes para o 3G já se fala no 5G?! Serei só eu a pensar nisto?
faltam 7 anos…e falam duma tecnologia que está a ser desenvolvida….
claro q faz todo o sentido falar disto. é quebrar barreiras!!
ou querias q apenas qd uam tecnologia atingisse o estado de maturidade é q se arrancava para a proxima? se assim fosse ainda nem tinhamos telemoveis…
Concordo, mas se não fosse a politica do limite de 15Gb da ANACOM, já teríamos tarifários de 3G muito competitivos quando comparados com a miséria dos tarifários ADSL que andam por aí em Portugal.
o novo tarifário de internet da optimus (wÖw) não tem esse limite dos 15gb já uso à algum tempo e não tenho qualquer problema, aliás tenho velocidade acima da contratada… espero que se mantenha assim.
só digo isto: enquanto houver a restrição de netmovel, nem quero pensar em ter mais de 3g, pois sempre tenho 15 dias de net…lol
Eles que se preocupem com o presente 4G… Isso sim!
Então o serviço LTE da Optimus é do pior…resolver os problemas dos clientes então….são péssimos!
É por causa dessas e outras que ha que utilize isto
https://pplware.sapo.pt/pessoal/internet-pombos-correio-mais-rapidos-do-que-banda-larga/
Um iPhone como fundo de uma notícia da Samsung… que bem…
Hehe
5G é um termo sem qualquer significado uma vez que nenhuma organização de standarts internacional o definiu, portanto não sabe o que é nem que velocidade irá ter.
Boas.
Só para dar uma informaação que penso pertinente..
O tarifário 4G ilimitado da Optimus ao que parece é o unico que não tem tráfego limitado aos 15GB. É mesmo ilimitado. Isto dito pela própria Optimus.
Isso é quase verdade, tenho 4G 50Mb Corporate e se for directos, ou seja, não cortar a ligação existente consigo fazer quantos gigas quiser mas mal desligue a ligação e volte a ligar, a seguir já não consigo atingir velocidades que atingia antes. Isto com tráfego gasto por mês a volta dos 80Gb.
PS: Passo mais tempo fora de casa do que em casa por isso é onde saco os torrents e outros downloads.
Confirmo! tenho esse tarifário e não tenho problemas (velocidade acima do contratado :D)
Não percebo é porque comparam a situação em Portugal (tarifários e afins) com o desenvolvimento do 5G pela Samsung..
O que tem a ver o cu com as calças?
todos os desenvolvimentos são sempre bem vindos, mas o anúncio é exemplo de verdadeira hipérbole! Para além do facto de não haver standard definido, necessitar de nova infra-estrutura para que faça sequer sentido ter um telemóvel com essa tecnologia (coisa que demorará anos após a definição do standard), há tb o pequeno pormenor de que muito provavelmente esta tecnologia nunca será usada!
Porquê? porque usa frequências que tornam praticamente impossível o seu uso dentro de edifícios
http://www.theregister.co.uk/2013/05/14/samsung_5g/
Boas,
Fui só eu que reparei na frequência utilizada? 28 GHz nunca será para uma rede WAN tipo o UMTS ou o LTE devido ao alcance que deve rondar os metros… Nem mesmo concorrente para o IEEE 802.11, quando muito concorrente para o UWB, comunicação sem fios de banda larga, mas de muito curto alcance.
Acho que referir isto como 5G é puro sensacionalismo e nessa banda de frequência nunca será utilizado para redes móveis.