Samsung prepara-se para se dividir em 2 empresas
A Samsung é hoje em dia uma das maiores empresas tecnológicas que existem. A sua tentacularidade é de tal forma grande que consegue abranger as mais diversas áreas do mercado.
Mas a empresa pode estar a acusar o peso da dimensão e, por isso, pode estar a preparar para breve uma divisão, separando-se e formando duas empresas, com propósitos distintos.
Ainda não existe qualquer certeza de que este processo irá realmente avançar, mas a Reuters está a avançar que a Samsung poderá estar a preparar-se para se dividir em duas empresas. Este não é um processo anormal nas empresas de elevada dimensão, como é o caso da Samsung, e já muitas outras o fizeram. A Google é o mais recente caso conhecido.
Do que se sabe, este processo de divisão está a ser pedido por alguns dos accionistas da Samsung, que esperam assim conseguir trazer de volta à empresa alguma estabilidade e um maior controlo nas áreas chave de inovação.
Mesmo sendo apenas uma ideia, a Samsung admitiu já a sua possibilidade e tem agendada para hoje uma reunião de accionistas para discutirem esta ideia e para tomarem uma decisão final. A ideia passa por criar uma primeira empresa dedicada às questões de operação e criação de novos equipamentos e uma segunda que seria apenas uma holding.
Com esta divisão a Samsung conseguirá aligeirar a sua estrutura e dar à empresa de operações a capacidade de criar novos produtos e de inovar, tornado-a mais ágil e dedicada.
Para autorizarem esta mudança estrutural da Samsung, os investidores da empresa querem receber um prémio especial no valor de 26 mil milhões de dólares.
Esta medida vem numa altura em que o problema relacionado com o Note7 começa a ter impacto nas contas da empresa, o que terá um custo de 6 mil milhões de dólares, e também numa fase em que está em curso uma investigação que coloca a empresa no centro de um escândalo que envolve o presidente sul-coreano.
Este artigo tem mais de um ano
faz sentido
Isto é quase de certeza mais para assegurar o controlo da família fundadora e dar-lhes mais dinheiro para os gastos na futura transição de líder da família.
2 empresas? O grupo Samsung tem uma série de empresas que nunca mais acaba…
Por isso faz dela uma Holding, querem criar uma empresa ao lado aka spin-off.
Só devem fazer isto depois de vender a divisão de laptops à Lenovo.
??? O grupo Samsung não está organizado como uma holding. O que está a ser proposto é criar uma holding para controlar as várias empresas do grupo, que actualmente têm uma relação accionista extremamente complexa e opaca entre elas.
Coincidência ou não isto surge após o desastre do Note, mas como diz na noticia pode estar relacionado com a investigação do individuo.
Isto seria é um reorganização ao nível accionista das várias empresas do grupo. Bem mais importante no meio disto tudo é o controlo da família numa altura em que o presidente/patriarca tem saúde muito debilitada.
E não será também para um banqueiro qualquer quer fazer uns trocos com isto?
Tendo em conta que é a família que detém a maioria do poder accionista nas empresas a razão principal virá da família.
SAM e SUNG…
Empresa 1 não explode
Empresa 2 explode
Está explicado
Tinha de aparecer o engraçadinho da praxe. O problema é que de tão gasta estar a piada, que já ninguém te acha graça. Que ta um pouco de imaginação?
Lol, uma de minas, outra de granadas