PplWare Mobile

Samsung pede código fonte do firmware do iPhone 4S…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. ajbadboy says:

    Acho que a apple está em maus lençóis :\
    Meteu-se com quem não devia…
    Ainda vamos é ter a samsung a proibir a venda dos iphones lool

    • Lm says:

      Isso sim, seria LINDO! 😀

    • Vítor M. says:

      Sim a Apple de facto está em maus lençóis… lençóis de seda, mas maus 😉

      Vamos ver se mais esta intenção da Samsung… chega a bom porto, a última iria impedir a venda do iPhone 4 S 😉

      • nando says:

        em maos lençois o desespero da samsung e´total

        apple ja pagou FRAND

        Apple’s first defensive position is simply that Samsung is trying to double dip on licensing fees, at Apple’s expense. The argument goes something like this: the wireless baseband chips in iPads and iPhones are purchased from companies like Qualcomm and Intel, which already pay Samsung patent licensing fees for those chip components. Under the legal doctrine of patent exhaustion, you only get one bite at the apple, so to speak. Samsung can only demand one payment per use of a patented technology, and Apple says it already got paid by Qualcomm and Intel. As such, Apple’s arguing that Samsung’s enforceable patent rights relative to those components are now exhausted — all used up.

        futuramente um conselho para o pplware.sapo, procurem ler um site mais informativo http://www.theverge.com (joshua topolsky antigo editor do engadget.com estreou hoje o site novo ) em vez do 9to5mac.com que da a noticia mas nem sabe explicar o porque..

        • Vítor M. says:

          Atenção ao meu sarcasmo 😉

          Sugiro-te que leias o Foss 😉 e de fontes… graças ao Google, não me faltam 😉

          Mas lê bem o que eu digo….

          • darth says:

            podes-lhe dar a volta que queres, mas Android está cada vez mais a deixar o iphone para traz em termos de quota de mercado. tenho a certeza que ai nas “tuas fontes” tambem encontras

        • juaoh says:

          Coitadinho do nandinho que gosta muito do seu iphone’zinho…

          Então nando gostas de ser iTunes-dependente??

          Eu adorava ter um iPhone para ser um eterno pau mandado da apple e pagar por aquilo que nos outros OS é GRÁTIS!!!

          • Misterious says:

            que eu saiba, os jogos sao pagos em todos os SOs, varias aplicaçoes tambem.
            MP3 comprados legalmente tambem

          • Vítor M. says:

            juaoh, coitadinho? iTunes-dependente?

            Já não sabes o que dizes meu caro. É que um utilizador de um iDevice já não precisa do iTunes como tu estás a pensar… não meu caro, tens de perceber o que desconheces, eu ajudo:

            Hoje com o OTA… e com o iCloud, fazes backups para a cloud, instalas aplicações e actualizações sem teres de te ligar fisicamente ao iTunes, tecnologias muito importantes. Também partilhas fotos, músicas e documentos sem qualquer problema. Além de outras coisas que só aqui encontras.

            E mais… em termos de aplicações gratuitas de qualidade… a App Store dá 10 a zero a qualquer outro Market… é certo e sabido. 😉

            Os outros queriam ter um OS tão interessante, completo e abrangente como têm os utilizadores do iOS…

            Porque achas tu que se fala tanto dele?

            Porque é especial para quem o usa e um desejo para quem o ambiciona 😉 pensa nisso 😀

          • juaoh says:

            Vitor M. não sei se lês-te mas eu tenho um iPhone 4 e p’ra mim em termos práticos o android dá 10-0 ao iOS.. Só basta passar por wireless para a memoria do telemóvel e executar…

            Não disse que não havia aplicações de mais qualidade na app store mas só para te dar um exemplo o angry birds para iOS pagasse.. em android não..

            E a tendência tá a cair cada vez mais para android..

            Cada vez se vê mais pessoas com topos de gama com andorid que rondam os 600€.. Se um iPhone custa por volta de 700€ vais me dizer que essas compraram um “android” porque não tinham dinheiro suficiente para um iPhone?? Claro que compraram porque gostam mais…

            Eu comprei o Galaxy S II no dia em que saiu em Portugal e já possuía o iPhone 4 e notei logo nas pessoas que chama muito mais a atenção o S II..
            Quando comprei o iPhone a reacção do meu primo foi: “é igual ao meu iPod só que faz chamadas” e no fundo tem razão… Um iPod touch + um nokia 3310 custa 1/3 do preço de um iPhone e acaba por ser a mesma coisa…

          • Vítor M. says:

            juaoh a tendência é para Android?

            Então o iPhone bate recordes atrás de recordes, o iPhone tem apenas 3 ou 4 modelos em mercado contra 50 ou 60 com Android e estás a dizer que a tendência é para Android?

            Estás a brincar verdade?

            Mais… se juntares os iPads e iPod Touch ao grupo, verás que o iOS é o sistema mais utilizado e não Android com as suas dezenas e dezenas de modelos.

            cerca de 97% dos Android vendidos são de entrada de gama meu caro… já o iOS vende-se em máquinas acima dos 500 euros verdade?

            Mas tranquilo… cada um usa o que quer e mais… cada um acredita no que bem quiser.

            😀 eu tenho um Galaxy S II, um iPhone 3GS, um iPhone 4, um iPhone 4S… e uns Androids lá pelas gavetas ;)… mais os iPads até hoje lançados… posso sempre dizer-te o que, para o meu trabalho e para as minhas actividades, o que é melhor!

            Abraço.

          • Ppietra says:

            Angry Birds… pois… mas são as versões para iOS que permite às companhias investir nos novos jogos, pois no Android ganham pouco dinheiro – todos querem tudo de graça

          • Miguel says:

            @Vítor M.
            “um Galaxy S II, um iPhone 3GS, um iPhone 4, um iPhone 4S… e uns Androids lá pelas gavetas” ??
            tanto ‘coiso-esperto’ para um gajo só 😮

            sendo que
            seguramente
            até um desses que tens pelas gavetas é melhor que o meu v630i
            não me envias um ?
            [ qualquer que seja… ]

          • Vítor M. says:

            Miguel olha que além desses ainda está aqui o Samsung Omnia 7 e o HTC Radar 😉

            Ferramentas de trabalho… 😉

        • Pedro Coelho says:

          @nando

          O problema é que a Apple não pagou FRAND. A decisão do tribunal Holandês sobre isso é clara, a Apple recusou pagar, porque o preço pedido pela Samsung excede o acordado nos termos FRAND. Ou seja, não pagou nada porque não concorda com o preço a pagar de licenciamento. O que o tribunal decidiu foi que devem voltar à mesa das negociações e acordar o preço e que a Samsung não pode pedir a invalidade dos iPhones, nem pedir um preço excessivo pelas licenças que estão sob os termos FRAND e que a Apple terá que pagar qualquer “coisinha” pelas licenças, não pode estar estes anos a comercializar iPhones com tecnologia licenciada pela Samsung sem pagar pela mesma. Devia pelo menos ter pago o minimo estabelecido nas normas FRAND.
          Mas isso vem tudo em diversos Blogs da especialidade, chamo a atenção para o OSNews (anti-Apple) e para o ZDNet (Pró-Apple), onde aparece esta noticia nos mesmos contornos, parece que conseguem ter alguma isenção apesar das suas preferências.

          Fiquem Bem

          • Ppietra says:

            Pensa bem! Como é que a Apple podia pagar o que quer que seja se a Samsung rejeitava um valor inferior!!?
            As normas não estabelecem os valores a pagar, as partes é que tem de entrar em acordo, mas quem licencia não pode exigir mais do que exige aos outros pelas mesmas licenças, nem esse preço pode ser excessivo para que haja adopção do standard.
            A prática corrente é a outra parte acabar por pagar em função daquilo que tb já vendeu, por isso podes estar descansado que a Samsung recebe todo o dinheiro que tem direito!

    • Arcadiy Kulchinskiy says:

      Realmente, a Apple armou-me em mesquinha com patentes, agora lixa-se.

      • Vítor M. says:

        Arcadiy Kulchinskiy achas mesmo?

        Pois eu volto a repetir aquilo que tenho dito desde o início desta batalha (e que muitos criticaram e hoje estão caladinhos):

        A Apple tem um sistema de proteccionismo muito forte em redor das suas patentes. As que não controlou teve de entrar em acordos milionários com a Nokia e Kodak.

        Depois disto… estruturou de tal forma a sua sustentabilidade que levará mesmo o Android a ser banido de muitos países, por usurpação de propriedade intelectual. A Samsung além deste problema com o Android, tem também o problema de ter sido gananciosa, gulosa e roubou tecnologia à Apple que fabricava nas suas instalações, ao abrigo de parceria com a marca de Cupertino.

        Eu acho que a Samsung caiu numa armadilha e até hoje não conseguiu nada a não ser perder vendas e denegrir a sua imagem em países importantes.

        Além disso, a confirmarem-se as providências cautelares, fará jurisprudência e isso afastará outros mais pequenos construtores, principalmente asiáticos, de cometerem o mesmo crime.

        Além disso, a forte componente de sucesso da Apple, as vendas a crescer e as inovações que são cada vez mais apetecidas no mundo, estão a potenciar a marca para mercados de todos os segmentos, ameaçando de forma colossal outras marcas que sempre viveram de nichos (como a Samsung).

        Por isso e tendo em conta a qualidade do departamento jurídico da Apple… a Apple vai limpar estas acções e dar o mesmo tratamento que os outros lhe deram quando a Apple não teve razão. Chama-se a isso… justiça!

        • Marcelo Barros says:

          Eu vejo a Apple entre outras a cair, com a crise Europeia que se pode avizinhar, e que logo se arrastara pelo mundo,lol

          As vendas vão cair muito.

          • Ppietra says:

            2008-2009 A Apple foi das poucas companhias que aguentou bem a crise no mercado de computadores.
            O facto dos aparelhos da Apple terem margens maiores permite respirar com muito mais alívio e jogar muito mais com os preços caso seja necessário!

          • nando says:

            marcelo barros nao sabes o que dizes, mas eu sei , burrice pegada….. vai te informar ha quandos meses / anos a apple esta a crescer em vendas enquanto que a economia desce e a concorrencia desce no mercado.

            a apple tem neste momento 81billioes de dolares em cash, 81 BILLIONES DE DOLARES GRINGO….

            isto engatou e so para de crescer quando bater a microsoft.

        • Pedro Coelho says:

          Mesmo assim há posições parciais por a Samsung não ser uma empresa americana, senão vejamos:
          – A Samsung criou tecnologia 3G para aumento de sinal e encriptação de dados nas transmissões 3G.
          – Veio a FCC Americana e acho que a tecnologia da Samsung era um passo muito importante no desenvolvimento das comunicações móveis e pediu a sua standartização mundial, que foi aceite.
          – Uma tecnologia proprietária quando se torna um standard mundial, através da EFI e da comissão ISO, passa a ter um licenciamento para o proprietário residual, afinal é para o bem mundial, para a inovação e desenvolvimento tecnológico.
          – Já à Apple está a ser permitido que o seu design, que de um ponto de vista ergonómico e antropométrico é o ideal (e nem sequer é originário da Apple), e como tal também deveria ser submetido a standard, possa impedir e/ou pedir de licenciamento pela sua utilização quanto quer.
          – Não sei, mas aquela tua tese que os desenvolvimentos tecnológicos devem ser pagos, no caso da Samsung, são muito mal pagos.

          É uma constatação.

          Cumprimentos,
          Pedro Coelho

          • Ppietra says:

            Desde quando é que o design da Apple é o ideal do ponto de vista ergonómico, e desde quando é que se pode pensar que o design de produtos pode ser estandardizado por “comissão”!??? Há mil e um designs para se poder fazer um produto de qualidade – a Samsung é que aproveitou as escolhas da Apple para apanhar a boa imagem que a Apple conseguiu criar para um produto de sucesso!!
            Em termos ergonómicos neste momento o melhor de todos é o tablet da Sony, mas tem certos sacrifícios que podem não agradar a muita gente.

        • darth says:

          apreendo que nada te faria mais feliz que o unico smartphone do mercado fosse o iphone, o que considero triste.

  2. Diogo SG says:

    agora é moda a luta de patentes…

  3. Manuel coutinho says:

    Se a apple tiver que ceder o código fonte vai ser encontrado muito código “similar” ao android.

    Cumprimentos

    • Daniel de Melo says:

      Tendo em conta que iOS já existe há mais tempo, parece-me um pouco complicado.

      • a friend® says:

        Tendo em conta que um é baseado em Java e outro é Objective-C … não sei em que parte existirá semelhanças.

        Há… já me lembrei…nos códigos da Oracle. 🙂

      • Pedro Coelho says:

        Os dados que possuo dizem-me (e estão disponíveis até na Wikipédia) que o desenvolvimento do iOS fez-se a partir de 2003, quando a Apple adquiriu uma empresa que era proprietário de tecnologia Muti-touch. Já o Android está registado desde 2001, pelo que parece que é anterior ao iOS.
        Daí este interesse da Samsung em conhecer o código fonte do iOS.

        Fiquem bem

        • Ppietra says:

          ??? Pouca gente fora da Apple sabe quando é que começou o iOS a ser desenvolvido, por isso associar o início à aquisição duma companhia é pura especulação, e de má qualidade pois muita dessa tecnologia tb foi incorporada nos portáteis da Apple e mais recentemente nos “desktop”.
          Quanto ao Android, a companhia só surgiu em 2003 no mais absoluto segredo quanto ao que fazia, de modo que 2001 não me parece. Não lançou qualquer produto até ser adquirida pela Google, e até ao lançamento do iPhone o pouco que se viu foi um sistema que seguia a linha do BlackBerry em termos de interface e funcionalidade. De modo que me parece muito pouco provável que a Apple fosse sequer olhar para o Android (coisa que nem estava disponível).
          Em contrapartida o Android só foi lançado cerca dum ano depois do iPhone…

    • Vítor M. says:

      Impossível, pois o código do iOS é especifico para o hardware Apple. 😉

      • H says:

        A essência está na algoritmia e na dinâmica, independentemente da linguagem. Devias saber isso .

        • Vítor M. says:

          Pois, mas se reparares e por isso é que o Android está com problemas ao usurpar uma patente do Steve Jobs, existem algoritmos e dinâmicas desenhadas para aqueles equipamentos, patenteadas e registadas à medida 😉 devias saber isso.

          O meu comentário estava à espera do “teu”!

        • a friend® says:

          Com o know how que a Apple tem, porque raios ia copiar algoritmos do Android, se este ainda por cima só apareceu depois do iOS?

          O iOS é um sistema baseado no MacOSX, sendo este baseado no nEXT Step. Onde andava o Android nessas alturas…

          Ou vocês têm memoria curta quando puxam certos argumentos ou fazem de conta a ver se pega.

    • Misterious says:

      lol engraçado. que eu me lembre em nada o iphoneOS era semelhante ao android. mas isto sou eu e a minha visao que talvez precise de óculos de ver.

      • Vítor M. says:

        Na verdade o Android é que é muito igual ao iOS, tendo em conta que quando apareceu o iOS o Android era uma cópia do BB OS.

        Quem tinha uma App Store até então?

        Quem tinha uns menus e uma interactividade que hoje faz escola?

        Poucos, mas não o Android.

        • Carlos says:

          É, isso é verdade, pelo menos em parte.

          O Android é claramente copiado do iOS, só um cego é que não vê isso, mas o iOS 5 também copia montes de coisas do Android, as notificações e as atualizações OTA, por exemplo (se bem que as notificações no iOS são as melhores ideias do WM 6.5 com as do Android).

          Se a Google tiver sido esperta e tiver patenteado as atualizações OTA, a Apple com estes processos todos pode estar a arranjar lenha para se queimar.

          Por outro lado, a Google não se tem mostrado particularmente inteligente quando se trata de patentes, por isso quem sabe.

  4. a friend® says:

    Usam um SO que não é deles, um design que não é deles, e chegam mesmo a ter screenshots do iOS na página deles…

    E mesmo assim ainda não ganharam juizo. Mesmo depois do CEO deles ter admitido que errou e estava a perder a identidade.

    Já parece um disco de vinyl riscado…

    • Vítor M. says:

      Faz-me lembrar o pedido para verem os projectos do iPhone 5 e do iPad 3 😀

      • a friend® says:

        Se eles vissem os projectos dos proximos iPhones e o código fonte do iOS.. ui.. a Samsung descobria o Santo Graal.

        Lançar um iPhone, antes do próprio iPhone. Estes asiaticos sabem-na toda. 🙂

    • Carlos says:

      “Mesmo depois do CEO deles ter admitido que errou e estava a perder a identidade.”

      E ainda há quem diga que a Nokia devia ter feito o mesmo…

      Aliás, não foi *exatamente* isso que o CEO da Nokia disse quando anunciou a adoção do Windows Phone em vez do Android, que com o Android ia ser díficil manter a identidade Nokia?

      • a friend® says:

        A Nokia ao assumir o WP7 como seu SO, admitiu que falhou com o Symbian.

        Se bem me recordo a Nokia andou até às ultimas a negar o WP7 e quase que juravam não precisar dele.

        Só que, a lógica falou mais alto. Engulir esse sapo é assumir o erro.
        Eles ao adoptarem o Android iriam andar à deriva e à sombra das outras marcas, pois a competitividade ia ser ainda pior, para não falar que para irem para Android mais valia estarem com o Symbian Open-Source, sempre é deles, têm melhor controle sobre ele. Eles sabem perfeitamente que o Android de hoje, mais cedo ou mais tarde vai rebentar como aconteceu com o velho WindowsMobile e Symbian. Fragmentação e excesso de liberdade para operadoras e diferentes marcas é o grave problema que ele apontou, e com razão.

        Como disse nesse artigo e repito aqui: Android tem alto marketshare? Verdade. Mas produzir para ANDROID não é produzir para TODOS os dispositovos Android. Ou seja, quando fazem estatisticas de marketshare, deveriam mostrar essa realidade ao publico. Porque muita gente ainda não percebeu (e não tem que perceber, pois são utilizadores e não programadores) o porque de várias apps funcionarem no dipopositivo do vizinho e no meu que é recente e bom não funciona ou não está disponível…

  5. a minha opiniao says:

    É bem feita para a Apple, mas eu acho ke nao devia haver tanta guerra e as patentes deviam ter prazos mais curtos.

  6. nando says:

    quem leu a historia da source orignal sabe que :

    1- a technology wireless usada no iPhone e putros smartphone é FRAND
    2- FRAND permite que qualquer fabricante use pagando UM PREÇO IGUAL PARA TODOS OS FABRICANTES ao dono da patente (samsung )
    3- a apple pediu a samsung a autorizaçao para uso dessa technologia e por lei A SAMSUNG ERA OBRIGADA A FORNECER A AUTORIZAÇAO AO PREÇO DA CONCORRENCIA porque era FRAND
    4- o que a samsung fez foi oferecer a apple UM PREÇO 10X SUPERIOR ,O QUE E´ILEGAL.
    5-a samsung tambem nao respondeu dentro dos prazos legais ao pedido da apple o que e´outra ILEGALIDADE.
    6- um tribunal dos estados unidos ja deu razao a apple neste caso e a apple usou a mesma estrategia na europa.
    7- isto ja sao estrategias de ultimo recurso em desespero por parte da samsung.

  7. PA says:

    É a tristeza das patentes!

  8. nando says:

    e quem quizer a fonte original esta aqui

    http://www.theverge.com/2011/10/31/2522418/apple-brings-proven-defense-strategy-to-its-u-s-case-against-samsung

    e aqui em ingles para que nao quer ir ao link

    Apple’s argument on the issue of wireless standards misconduct is really all about coloring Samsung desperate. Apple is trying to convince the courts that when Samsung finally decided to retaliate against Apple, it improperly resorted to using essential patents that were, or should have been, dedicated to all players in the wireless communications industry.

    The technical details on how these industry standards (like mobile wireless standards) interact and play nice with a company’s patent portfolio is complicated, but the basic principle is not. As a trade-off for getting the industry to adopt and invest in a standard wireless technology, Samsung and others agreed to license relevant chunks of their patent portfolio to all players in the industry on fair, reasonable, and non-discriminatory (FRAND) terms. Ideally, everyone who uses the standard gives up something, gets something, and the threat of litigation is eliminated.

    That means that anyone, friend or foe, must be allowed to practice the technology after paying a reasonable fee. Apple claims that even though the iPhone was released back in 2007, it didn’t receive a licensing offer until after Samsung had already sued Apple. The exact terms of the offer have not been made public, but Apple classifies it as “manifestly not FRAND.”

    Wrap-up

    There’s no doubt that Apple’s reasoning here has some common-sense appeal, but the real drive to integrate this strategy into most (if not all) of its cases against Samsung may be more about riding a winning trend than anything else. In denying Samsung’s preliminary injunction motion back on October 14, a Dutch court ruled that Samsung is indeed obligated to offer Apple patent licensing under FRAND terms — which it hasn’t done. Apple makes frequent reference to this win in its US court filing. Apple obviously hopes that it can extend this victory to all of its cases where Samsung has put Apple on the defensive.

    Assuming the US judge permits Apple to add these defenses to its case (which is likely), it’s still not clear when we might get a definitive ruling on these issues. The US court is currently considering Apple’s preliminary injunction motion, so it may be some time before this particular sub-battle comes to a head in the case.

  9. Pedro says:

    É pena que haja pessoas como as que já aqui comentaram, que têm prazer só porque sim. Que acham lindo uma empresa ser prejudicada, só porque alegam não gostarem da mesma, no entanto, na maioria, caso tivessem oportunidade de ter um iphone a conversa mudaria radicalmente.
    Se dizem assim tanto não gostar da apple, esta deveria de passar indiferente, no entanto dão-lhe demasiada importancia para uma empresa que dizem ser tão má.
    Quanto à samsung já não há palavras, já não lhes basta a luta nas vendas, têm também que tentar arranjar processos e mais processos que atrasem as vendas e tentam ganhar vantagem de todas as maneiras possíveis e imaginárias. É pena, gosto da apple mas também gosto muito da samsung, no entanto este tipo de situação e visto já terem perdido casos anteriormente em tribunal, so vem denegrir um pouco a sua imagem competitiva.
    E acho um pouco ridículo, que peçam o código fonte de um produto concorrente, pois se mais uma vez a apple tiver razão e não tiver nada de mal, a samsung fica a conhecer algo que supostamente não era para lhes chegar às mãos. Enfim… eles que se foquem neles mesmos e tentem melhorar em vez de tentarem criar barreiras aos adversários!!!

    Cumprimentos

    • Seiffer says:

      Uau! Só tenho uma coisa a dizer, bravo pelo teu Moralismo aplicado numa “Guerra Comercial”!!

      O problema, que acho que não atingiste (desculpa-me a frontalidade)não é o facto de ditas “pessoas terem prazer…”, mas sim o facto de pessoas que aplicam moralismos e sentimentos de compaizão numa guerra empresarial que movimenta milhões e que no final acaba sempre da mesma maneira, os produtos serão vendidos com outro nome e formato mas com as mesmas funcionalidades, e atenção, vendido a preços irisórios para a qualidade de construção que apresentam e o “Zé”, ou seja nós, teremos de pagar o que eles querem para sustentar os caprichos de mais uma futura “Guerra Comercial”.
      A sério como é que há pessoas ainda tem pena de empresas que geram milhões as nossas custas em vez de lutarem pela liberdade de escolha. Damm it! The World is lost!

      E carrissimo, quanto ao teu ultimo paragrafo, é absurdo aquilo que dizes sobre o dito “código fonte” (que muitos proclamam sem saber o que é ou onde se aplica, software, hardware), como tal só tenho uma resposta…já ouviste falar em “reverse engineering”?? Algo que muitos conseguem fazer com um simples papel,caneta e paciencia, dependedo onde é aplicada!

      • Pedro C. says:

        Meu caro Seiffer,

        Em primeiro lugar, não, nunca ouvi falar em reverse engineering, até porque a área da programação não me fascina nem tão pouco me diz nada, logo é um tema sobre o qual não estou informado. No entanto, acredito que o código fonte, seja a essência de um sistema ou aparelho talvez, é segundo esse código que as aplicações terão que ser programadas, como referi anteriormente é algo que não domino minimamente. Porém, parece-me que se fosse algo que se disponibilizasse assim tão facilmente como dizes, não me parece sequer que esta noticia fizesse sentido.

        Deixa-me que te diga, em segundo lugar, que também tu, fizeste algumas afirmações um pouco absurdas e vou explicar-te o porquê:

        “…e atenção, vendido a preços irisórios para a qualidade de construção que apresentam e o “Zé”, ou seja nós, teremos de pagar o que eles querem para sustentar os caprichos de mais uma futura “Guerra Comercial”.

        Ora aqui está a tua bela afirmação, cheia de certeza e convicção, no entanto, e é esse um dos grandes problemas da mentalidade de hoje em dia, é que ninguém obriga ninguém a pagar preços irrisórios como tu dizes. Os preços estão lá, quem quer compra, quem não quer tem telemóveis mais baratos. Que eu saiba, ninguém é obrigado a “sustentar” estas “guerras comerciais”, quem tem dinheiro e gosta compra, quem não têm paciência… eu também gostava de ter um Ferrari, no entanto tem um preço irrisório, mas isso não quer dizer que não haja quem os compre.

        Se tenho moralismo ou não, gosto de acreditar que ele está cá, pelo menos a mim, faz-me confusão comentários a dizer que seria lindo que a Apple perdesse em tribunal só porque sim. Ou só porque há alguém frustrado porque não pode ter um iphone ou um galaxy S II e então decide que a culpa é da empresa porque pratica preços elevados…

        Enfim… mas cada um tem direito à sua opinião claro.

  10. nando says:

    quer precisar que eu traduza do ingles basicamente e´isto

    a samsung ja nao tem nada onde se agarrar e como perdeu nos estados unidos, tambem ira perder na europa e na australia.

    se estao recordados do caso nokia vs apple quando a nokia pediu um valor superior a apple pela licença de patentes (FRAND) a nokia tambem pediu um valor superior ao que a lei permitia.
    Embora tivessem acordassem um valor fora de portas depois de muitos meses em tribunal, as fontes dizem que no caso da nokia o valor pago foi igual ao que os outros fabricantes ja tinham pago.

  11. Ppietra says:

    Isto não passa duma derivação do mesmo de sempre, que até agora não deu qualquer resultado para a Samsung!
    Toda a questão das patentes 3G é bem conhecida – a Apple não cede à Samsung nas patentes, pois esta tem exigido coisas que vão para lá do que está determinado pelas regras de licenciamento de standards. Na grande maioria dos países os tribunais vão dizer à Samsung para ser razoável e negociar como faz com os outros – tal foi o resultado na Holanda!

  12. nando says:

    se o pplware necessita de gerar trafego eu ajudo, aonde querem que clique…
    coloquem e´todos os factos da notica.

    http://www.theverge.com/2011/10/31/2522418/apple-brings-proven-defense-strategy-to-its-u-s-case-against-samsung

    ate o vitor.m diz que a apple esta em maos lençois…. voçes devem andar todos as dormir com as fontes que andam a ler.

    aonde estao esse trolls dos androids que estao fartos da apple… venham ca…. se estao fartos da apple nao venham comentar noticias sobre a apple .

    • Vítor M. says:

      Que exagero caro amigo… que grande exagero… queres ver que tu, além de não perceberes o que eu digo, estás a dar uma de iluminado?

      Tem lá calma e comenta com moderação.

    • Hélder Ferreira says:

      Primeiro, o comentário do Vítor M. era uma ironia ou mesmo sarcasmo, deu logo para perceber só por este bocado de texto: “…lençóis de seda, mas maus…”.

      Nando, eu já era para ter comentado em cima, mas deixei, porque não valia a pena estar a gastar as letras do teclado.

      É que para além de exagerares, só criticas.

      Também para quem não consegue distinguir ironia / sarcasmo de afirmação, não se podia esperar outra coisa.

      • nando says:

        e´pa sou novo aqui e nao nasci ensinado, nao sabia que o sarcasmo se escrevia com esse bonequinho.

        para mim a abreviatura de sarcasmo e´esta /S

        nao levem a mal , para a próxima olho primeiro para o boneco..

        • Vítor M. says:

          Sim, ok mas vai com calma… já seguimos esta novela desde o tempo da Gabriela Cravo e Canela… e já desconfiamos como terminará este epílogo…. por isso…

          Mas agradeço os teus links com informação.

    • juaoh says:

      Primaço percebe uma coisa… Graças a Deus tenho possibilidades puder comprar os aparelhos de que falo e embora na perceba muito de programação e essas cenas que tu exageradamente falas tenho a te dizer que um iphone 4 é uma m**** da beira dum sgs II em termos gerais… Alias o meu telemovel é um SII mas tenho um iPhone 4 que serve como despertador porque da mais jeito encaixar numa pod dock do que ligar um auxiliar ao S II… e é isso que interessa ao publico geral…

      E vê lá se dás mais valor ao pessoal que trabalha aqui diariamente a nos informar de borla..
      Tas mal faz tu o teu site e convida os teus amigos “tolinhos dos microchips” como tu para irem lá pastar ok?
      bye

      • a friend® says:

        Aproveita o dinheiro e tira primeiro um curso de Português. Depois sim, compra o Galaxy SII… SIII… SIV… SV…

        Cultura acima de tudo rapaz.

        • Samuel Gomes says:

          Não sei do que falas, então e iPhone…iPhone 3g…3gs…4…4s… ? E todos eles com preços superiores à gama de mercado mesmo depois de meses.

          Já disse e volto a dizer, o grande trunfo da Apple foi e será a publicidade, o andar “nas bocas do mundo”. A grande maioria das pessoas nem sequer entende quais são as vantagens do iOS para o android (se é que existem?). Querem o que está na moda, o que é falado.

          • a friend® says:

            As vantagens do iOs continuam a ser muitas, e é isso que faz estar na boca do povo.

            Apps, excelentes, Qualidade do SO, excelente, Fluidez do sistema, excelente, design do sistema e fácil utilização, excelente. Updates? Excelentes e simples.

            Basta isto para manter a marca no topo. Se fosse mero Hype publicitário, oh meu amigo, a Apple já tinha ido ao ar há muito. O que alimenta a Apple é a satisfação dos clientes e eles é que fazem a publicidade toda. Se fores a ver a TV, até vês mais pub da Samsung que da Apple.

        • juaoh says:

          Se percebes tanto de Língua Portuguesa sabias que as letras separam-se da numeração romana… e se não tens nada em condições para dizer acerca do assunto então não repares se escrevi bem ou mal porque afinal não és melhor que eu..

          E já agora quando te quiseres dirigir a mim tratas-me pelo meu nick porque não sabes a minha idade para me chamares “rapaz”…

          • a friend® says:

            Não queres que te tratem por “rapaz” não te comportes como tal.

            “Primaço” “Tolinhos do Microchip” “pastar”

            Podes argumentar, dar opinião de forma educada. Isto aqui não é nenhuma pradaria para mandares alguém pastar.

          • juaoh says:

            Até parece que estava a falar para ti… mas se te serve a carapuça enfia-a…

  13. kekes says:

    Eles que se matem, eu vou fazer o jantar isso sim é importante para mim 😛

  14. luis says:

    realmente e lamentavel ler certos comentarios , que dor de cotovelo .
    a maçanzinha deixa principalmente descontente quem nunca teve o prazer de poder trabalhar com maquinas a serio .
    a inveja e coisa feia .lol

  15. TelmoB says:

    Isto não tem interesse nenhum!
    A Samsung devia era apostar forte no hardware que faz. Os últimos modelos que fabricou estão a um bom nível, assim como o iphone 4 ou 4S.
    Só estão ambas a estragar a sua imagem!
    Por isso deixem o mercado rolar e guardem o dinheiro, podia ser que ajudasse a baixar os preços dos equipamento 😀

    • Ryan says:

      Em todos os sectores de actividade há sempre uns cábulas. Já se viu muito em todo o lado. Os Asiáticos podem não ter descoberto a roda mas já deram muita coisa ao mundo. Se alguma coisa fizeram de bom foi de maximizar o que há muito já existe. Não sei qual é o stress da Apple. Se a guerra é com o Google o melhor é irem directamente ter com eles. A Apple nunca gostou do facto do Google ter entrado no mercado dos telefones mas tambem ninguém gostou de ter a Apple nos smartphones. Já viram se todos batessem o pé da mesma maneira. Esta é mais uma Americanice aguda. Mais facilmente os americanos tem um advogado de familia do que outras coisas mais importantes.

      • Vítor M. says:

        Hehe também é verdade, a Apple nunca viu com bons olhos a entrada da google nesse segmento… mais com um software “inspirado” no iPhone OS…. e por algum motivo quis a google Steve Jobs para CEO da Google 😉

        Mas a questão aqui é mesmo a propriedade intelectual e cópias descaradas nos tablets e porque a Samsung utilizou material que é nitidamente propriedade Apple… fora isso… a Apple já se habituou ao poder da Google e até ganha com esse poder, basta ver tudo o que foi feito pela Google para a Apple.

  16. Ryan says:

    Não percam o próximo episódio porque nós talvez não.

  17. Gonçalo says:

    Não creio que a Apple esteja em maus lençóis devido ao firmware, se calhar tinham mais a perder em termos de hardware e patentes, mas não estou a ver como irão justificar que algum algoritmo é “copiado” do Android, mas nesta luta já vale de tudo.

  18. serva says:

    Boa noite ,

    É simples THIS IS WAR , pois é , eu também não gosto de todas estas polémicas , mas para uma empresa que patenteia até gestos e cantos arredondados e o diabo a sete , depois tem este tipo de respostas que concordo são más , mas quem começou esta guerra não foi a Samsung , na altura da proibição do tablet da Samsung na Austrália , todos os apoiantes da Apple disseram em uníssono que era bem feito , agora querem negar a outra parte de se defender ???? ….. existe aqui muita incongruência , estavam a espera de quê de doces e caramelos .

    Em mantenho a minha posição de sempre as patentes são uma forma de proteger a propriedade intelectual , mas existem patentes registadas nos USA que não fazem nenhum sentido , sabem o que me faz lembrar , a uns anos os Americanos cheios de tédio começaram a comprar terras na Lua e em Marte , estes Americanos são loucos querem a nossa Galáxia para eles e as que estão a volta e mal de quem um dia possa cruzar a nossa via Láctea numa nave espacial toda XPO , também deve estar patenteada no registo de patentes , portanto isto é o começo de muitas outras polémicas e guerras que estarão a surgir daqui a pouco tempo .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • lmx says:

      Boas…
      issso é ouytra vai rebentar ai uma chatice por causa disso!!!Alua é o nosso satélite natural…é de todos nós, no entanto há artistas que ja começaram e ja registaram tudo porque na América, podem fazer…o que eles se esqueceram e que a Lua é pertença do mundo inteiro e não da américa…quando houver vontade de instalar bases lunares lá e apareça alguém a dizer que teem que pagar porque não alugaram aquilo a ninguém,,,vai ser bonito vai!!!
      ainda por cima ja houve artistas que pagaram balúrdios por alguns locais… 🙂
      Deixa-os poisar…

      cmps

  19. serva says:

    Errata ” queria escrever toda XPTO ”

    Cumprimentos

    Serva

  20. Jakim says:

    A partir de hoje qualquer treta chamada samsung vai ser banida de minha casa e da minha vida 😉

  21. Bravellir says:

    bolas….
    Eu quando preciso de um advogado não encontro nenhum, depois venho ao pplware ver umas coisas sobre tecnologia e ele é só advogados 😛

    • Hélder Ferreira says:

      Então não encontras xD
      Ora disponibiliza assim uns bons maços de notas ou bens, e vais ver se não arranjas logo um grande advogado… 😛

      Até aqueles que parecem não ser grande coisa, quando vêem boa remuneração fazem quase o impossível para defender o cliente.

    • nando says:

      nao sou advogado…mas falo com eles, queres um tendencioso para a apple ou para a samsung 🙂

  22. Mario Mendes says:

    Isto das Patentes é lixado, um dia destes quando em frente a um monitor me der vontade de coçar o nariz ainda arrisco que alguem grite que o gesto esta Patenteado.

  23. Valdemari says:

    AHAHAHAHAHAHAH a samsung quer a source do ios… HAHAHAAH..HAAHAHH E depois ainda leio comentários a dizer que é bem feita LOLL Até onde chega a azia… A samsung vai ver zero da source do ios, e os haters vão continuar com a azia… e o ceu vai continuar azul. A samsung devia era de voltar a copiar a Nokia, em vez da Apple. Pelo menos havia menos haters nessa altura.

    • Hélder Ferreira says:

      Valdemari, não é do iOS, é do firmware do iPhone 4S.

      Firmware =/ Software (iOS).

      O firmware, é a mesma coisa que a BIOS num PC, sem firmware, nenhum equipamento electrónico funcionava.

  24. LP says:

    A pplware e a sua mania de porem notícias a falarem mal da apple… isso não se faz seus marotos! Então não sabem que os fanboys da apple depois ficam abespinhados e vêm para aqui mandar postas? Afinal de contas ninguém pode falar mal de algo que lhes custou tanto dinheiro (i.e. a marca apple, não os produtos em si).

  25. Sca says:

    É óbvio que não vai ver a source do ios, isso é ultra secreto, ninguém pode ver senão pegavam nela e faziam algo melhor, ou pensam que é como o Android que está aberto a todos sem medo que copiem, como será certamente o caso da Apple?

    • aver says:

      Quem te contou a história de que “o Android está aberto a todos sem medo que copiem” enganou-te. Se fores developper para o Android tens exactamente as mesmas ferramentas do que para iOS ou WP e nada mais. Quanto a patentes, certamente o Android patenteia tudo.

      Já agora, o Android ser copiado do iOS em aspectos fundamentais, através de Andy Rubin, é uma história que vai ainda no princípio. Steve Jobs garantia que sim.

  26. aver says:

    Na verdade o contra-ataque da Samsung está a ser um autêntico flop.
    Nem sei para que se deram ao trabalho de tentar proibir a comercialização do iPhone com as tais patentes 3G. Só andam a apanhar bonés.

    • a friend® says:

      É natural. Sem ser a copiar vender vai ser complicado.

      Eles já tomaram o gostinho de vender muito smartphone como nunca antes fizeram na vida graças aos clones, que abrir mão disso está-lhes deixar desorientados e já não sabem o que fazem e dizem.

      Tirando componentes e TVs, dos quais são excelentes, Samsung podia ser marca de canas de pesca. 🙂

      • Samuel Gomes says:

        Algo me diz que ainda te vais arrepender do que falas. Lançaram dois modelos que foram considerados parecidos com o iPhone e já tudo o que a samsung faz é copiar ? Algo exagerado.

        Como dizes a samsung é muito mais que smartphones e samsung é qualidade em tudo o que faz. Mesmo que tivessem tirado ideias do iPhone, fizeram-no melhorado (como é tipico dos asiaticos 🙂 )

        Para já começaram por lançar um novo smartphone que vais dizer-me que a apple também já tem um com esta finalidade, o galaxy note.

        E tenho a certeza que a samsung vai continuar a inovar porque é perfeitamente capaz disso e lançar Gadgets originais e de qualidade.

        Só para me afastar da guerrinha de fanboys, sou user de nokia.

        • a friend® says:

          Meu caro, copiar não é inovar.

          A Samsung a nível de telemóveis/smartphones nunca foi inovativa. Ela pega em conceitos de outras marcas e faz. Já fez com a Nokia, já fez com outras marcas e agora faz com a Apple, pois o lema deles é copiar a marca melhor destacada no mercado.

          Depois isso de lançar melhor é outra bela tanga. Tem melhores specs no papel depois no uso é o que se vê.

          Não foi à toa que, em benchmarks o Galaxy SII ficou muito aquem do iPhone 4S, ainda por mais o 4S tem downclock de fábrica. Qualidade da camera, 8mp / 1080p, mais uma vez, em comparativos, as imagens que o iPhone obtem tem melhor nitidez, fluidez de gravação, cores, etc. Isto porque? Porque a Apple pensa mais do que as meras specs superficiais que a Samsung usa apenas para vender. Estes são os factos e basta um pouco de paciência para os procurar na web e encontrar.

          Guerra de fanboys é as pessoas apostarem em marcas que não inovam, limitam-se a copiar. Onde estava mesmo a Samsung antes do iPhone? A vender smartphones com Symbian. Pensem um pouco.

          • Samuel Gomes says:

            Exatamente, copiar não é inovar. Mas como disses-te, samsung é produtora de componentes, não faz software, neste caso deixa esse trabalho para a google. É lógico que a Apple ao fazer o iOS só para os equipamentos deles, consegue desenhar o OS especificamente para o hardware, não o caso do Android que neste caso se assemelha mais ao Windows para PC, muito mais versátil.
            Mesmo assim a Samsung tem inovado no que lhe diz respeito, ecrã Super Amoled com tecnologia GorilaGlass, processador dual-core, câmara 8MP, etc. Dos primeiros a trazer estas specs para o mercado e a fazê-lo bem. E mesmo assim tem inovado em trazer várias ferramentas no equipamento desde tools de produtividade a editores, etc.
            Não é a toa que sites como techradar consideram o GSII superior ao 4S, basta veres o top deles.
            Onde estava a google com o android quando saiu o iOS no primeiro iPhone ? Fizeram o jogo deles para ganhar mercado rapidamente.

  27. L. Mata says:

    Esta treta já cheira mal e tando a Samsung como a Apple deviam era jogar limpo e deixarem-se destas guerras das patentes. No meio disto tudo estão a prejudicar as vendas da microsoft (leia-se licenças de uso de algumas patentes, que fazem do android o sistema movel mais rentável da MS 🙂 )

  28. Hélder Ferreira says:

    Para os que estão a falar sobre o source do iOS…

    O source que a Samsung pediu, não é do iOS (Software), é do Firmware do iPhone 4S.

    O firmware, a.k.a BIOS de um PC, se não sabem o que é o firmware, no Wikipedia existe lá a explicação completa.

    Todo e qualquer dispositivo electrónico tem um firmware, sem ele o equipamento não tinha qualquer utilidade.

    Podem considerar o firmware como o software que controla e que “dá vida” a todo o hardware do equipamento.

    Espero que a confusão entre firmware e software tenha ficada esclarecida.

    • a friend® says:

      Correctissimo a explicação, mas atenção que no iOS o firmware está lá.
      Até que quando pesquisas por firmware do iOS encontras SEMPRE o iOS.

      Não sei como funciona os “níveis” do hardware, mas é vulgar assim ser quando se trata de sistemas SoC, que não é o caso dos “PCs” onde no Chip fica a Bios e o sistema do disco. 😉

      • Hélder Ferreira says:

        Bem, eu escrevi a diferença de firmware e software, contudo eu não sei como o mesmo está no iPhone…

        Mas, a Apple, pode só fazer a selecção e disponibilizar o código da parte do firmware, mesmo que o mesmo esteja integrado no iOS.

        Esse, talvez, não será o maior problema, contudo, como dizes, que o firmware está dentro do iOS, a Apple terá de confirmar que aquele código fonte, corresponde exactamente ao mesmo que está no iOS.
        Porque, a Apple pode bem alterar o firmware de forma a desacreditar a Samsung.

  29. Tiago Ferreira says:

    Melhor que os comentarios Apple-hate são os comentarios don’t-have-money-for-Apple. haha!

    Vamos a ver como se sai o ataque e a defesa, respectivamente! 😉

  30. Luis says:

    Eu não estou nem a favor nem contra nenhuma das empresas, embora prefiro os smartphones da samsung para as minhas necessidades que necessito.

    Quanto as patentes, eu sou um pouco rigoroso acerca desta questão. Acho, embora com riscos sérios, não deviam de haver códigos ou patentes de uns ou de outros, havia de ser de todos, embora acha os que criaram, porque assim não havia copias, e acho o que faz avançar as coisas é todos poderem pegar em seja o que seja e tentar melhora-la. uns podem perder outros podem ganhar se houvesse patentes abertas a todos, mas é assim, quem conseguisse fazer melhor é que se safava e prontos.
    Eu posso entrar numa loja, estou-me a burrifar se há telefones iguais aos outros, apenas irei escolher aquilo que me satisfaz as minhas necessidades.
    Na cozinha é a mesma coisa, há pratos iguais, mas há uns que fazem pelo menos algo um pouco melhor outros piores, mas serve para todos os gostos.
    para além de haver guerras nisto, os consumidores são aqueles que alimentam mais estas guerras.
    Eu prefiro manter-me afastado disso, e vou para o que é livre e aberto a todos.

    Esta é a minha opinião, sei que cada smartphone tem a sua potencialidade e fraquezas, mas não deixam de ser bons smartphones, sejam eles quais for

  31. LuiS says:

    Eu acho qu a Samsung deveria era cortar relações com a apple e deixar de vender os componentes do iphone à Apple… Assim de um dia pro outro.. Ai sim era bonito de se ver….

    • Vítor M. says:

      Sabes que a Apple é o melhor cliente Samsung?

      Quem ficaria a perder mais?

      • Samuel Gomes says:

        Penso que a Apple num futuro mais alargado, ninguem faz os mesmos componentes com a qualidade da samsung aos preços que são. Se a Apple não quer começar a receber queixas de avarias é bom que se mantenha com a samsung e se deixe de ideias.

        Claro que a samsung iria ter quebras de milhões com a saida da Apple, como já começaram a ter desde que este parte do 4s foi feito noutras fábricas.

      • a friend® says:

        Há tantas fabricas de qualidade dispostas a tirar o lugar da Samsung.

        Qualcomm, Toshiba, entre outras tantas. A própria Samsung sabe bem que precisa mais da Apple do que a Apple dela. Porque a Samsung, acima de uma marca de produtos electronicos, é um fabricantes de componentes.

        O seu maior lucro é esse.

  32. Carlos says:

    Pró pessoal que repete a conversa do FRAND, só tenho uma palavra: Nokia.

    Quando a Nokia processou a Apple, quem foi que cedeu e aceitou pagar direitos por cada telemóvel vendido?

    • aver says:

      FRAND não implica não pagar royalties pelas patentes – significa pagar o preço que todos os outros pagam. No caso a Samsung quer(ia) cobrar à Apple muito mais do que cobra aos restantes.

      Nokia versus Apple é um tanto diferente. Havia um “cruzamento” de patentes. A Nokia acusava a Apple de violar patentes suas e vice-versa. Com que critérios foi fixado, pelo tribunal, o montante a pagar pela Apple nunca se soube, nem sequer o montante (o que se fala varia entre valores fantabulásticos e nem tanto).

    • Ppietra says:

      @ Carlos
      Nenhuma das patentes de standards foi usada pela Nokia nos processos judiciais!! É essa a grande diferença…
      Já agora, nem a Nokia nem a Apple obtiveram qualquer vitória nos seus processos, e na altura do acordo a Nokia tinha acabado de ver uma decisão negativa para a sua queixa… de modo que muito provavelmente foi a Apple que tirou o melhor proveito, pagando menos do que aquilo que a Nokia pedia inicialmente – a discussão foi sempre quanto ao valor a pagar.

  33. Vasco Amaral says:

    O que eu tenho a dizer é isto:

    Em 1979 chegou aos ouvidos de Jobs que a Xerox havia desenvolvido uma máquina absurdamente inovadora. Steve fez algumas ligações e marcou de passar lá e dar uma olhada. É claro, os pesquisadores da Xerox não queriam isso, mas a antiquada diretoria da empresa não viu problema. Afinal, Jobs disse a eles que daria algumas ações da Apple em troca.

    Foi assim que a maçã copiou toda a idéia do Alto, para mais tarde lançar o revolucionário Macintosh e seu software com interface gráfica chamado Mac OS.

    Desde que isto aconteceu a Apple para mim vale 0!

    • a friend® says:

      A apple não inventou a interface gráfica, mas foi a unica a acreditar que era o futuro e arriscou em torna-lo standard. Pelos vistos funcionou, pois o Windows nasceu com essa ideia apos ver que a Apple fez um bom trabalho nessa mesma altura.

      Se não houvesse empresas como a Apple a indicarem o caminho certo, bem que andava-mos menos evoluídos. A Xerox tinha uma perola em mãos, totalmente desacreditata pelos seus superiores, no entanto basta ver que de lá nunca surgiu nada para o publico.

      Estas portanto a cuspir no prato onde comes, mesmo que não uses Apple. Smartphones idem aspas. E falo do que sei, pois antes do iPhone sem bem o que era ter que mexer em touchscreens com uma caneta, num sistema operativo semelhante ao Windows 3.11 e não evoluía muito disso, apenas uma interface engraçada mudava para parecer “diferente”.

    • Ppietra says:

      Caso não saibas, a Apple não só pagou para poder ver o que estavam a fazer, como mais tarde pagou por uma licença do software (ainda antes de sair o Macintosh).
      O GUI da Xerox serviu de inspiração, mas foi o Mac estabeleceu muitas das regras dos GUI de hoje… as diferenças face à Xerox estão muito bem documentadas, bem como os desenvolvimentos que o Mac trouxe!

  34. DaRk_f0x says:

    Bill gates shows the world the tablet PC in 2002, no one gives a shit.
    Steve jobs inserts the iPad years later and OMG an innovation…

    Passo a citar algo que realmente é verdade: “Not like Apple never ripped off Xerox and passed the UI concept off as their own innovation. Not like Apple never ripped off ideas from Windows or Unix. iCloud, Siri, and iPad were the first of their kind, right? Um, no! Guess again!

    I do give credit to Apple for making their products very appealing to non-traditional consumers. Anything else they claim as innovation is really a joke to me. Even the multi-touch interface that iPhone was hailed for already existed before with other products (like Microsoft Surface).”

    Quanto a essa guerrinha.. É apenas mais uma de muitas, boa pra observar com um grande balde de pipocas 🙂

    • DaRk_f0x says:

      E eu aqui não estou contra nem a favor de ninguém, em toda a vida sempre há quem copia daqui ou dali, é assim que se evolui.
      E o Steve é ou era, consistentemente, aquele miudo da primária que copiava do nosso teste mas tinha uma nota melhor.
      E todos sabemos como adorávamos brutalmente esse colega de carteira não é?
      No final o que conta é que ele tinha um Bom+ enquanto nós nos ficávamos apenas por um Bom ou Satisfaz, tudo porque ele pegou nas nossas respostas e acertou mais uma, e deu-se bem com isso. No fim das contas, quem vende mais é ele, que adicionou o centavo dele a ideias já existentes.

    • a friend® says:

      Tens tantas falhas nos argumentos que nem sei por onde começar.

      Conceito do Tablet de 2002 apresentado por Bill Gates é totalmente diferente do iPad, por essa razão é que um pegou, outro não.

      A Apple não copiou a Xerox, comprou o conceito, um projecto em estado Alpha. Ganhou maturidade e sentido na Apple.

      Surface nasceu no mesmo ano que o iPhone foi lançado. Um estava pronto para o publico, outro ficou-se pelo preço proibitivo e limitado a poucos clientes, e hoje em dia ninguém sabe o paradeiro dele, como acontece com todos os concepts “futuristas” da MS.

      E, antes de se falar sequer do iPhone e do Surface, deixo-te este video de 2006.
      https://www.youtube.com/watch?v=4nXHdkwgOMs

      Ps. Antes de fazeres copy/past do que alguém escreveu, certifica-te primeiro se os factos estão certos ou estando certos, se fazem sentido, como é o caso de comparar os tablets antigos ao iPad. Porque mesmo antes da MS os apresentar, a propria Apple também os tinha e nunca fizeram sucesso, pela mesma razão dos da MS.

      O primeiro prototipo da Apple é de 1983, ainda a MS andava a brincar com o DOS.
      http://liquidpubs.com/blog/2010/11/08/apple-their-tablet-computer-history/

    • a friend® says:

      E outro ponto:

      “Steve jobs inserts the iPad years later and OMG an innovation…”

      O iPad foi dos produtos mais mal aceites pelo publico geral, por pensarem ser mais um TABLET. Até que o próprio Steve Jobs após a apresentação ficou totalmente desiludido com a recepção que ele teve. Foi bombardeado por toda a gente e todas as revistas pelo mundo fora que apelidavam de “iPhone gigante” ; “Pisa papeis” ; “Moldura Digital”.

      Depois de o testarem e terem em mãos é que viram estarem errados e tornou-se o produto mais bem sucedido, porque viram que afinal era mais que um tablet, era um conceito totalmente renovado e desta vez, fazia sentido. Ao ponto que até aos dias de hoje, e já vão dois anos, ainda nenhuma marca o conseguiu apanhar. E muitos apelidados de killers, morreram pelo meio. Android ainda não definiu o conceito certo de tablet, o Windows 8 ainda está a ser cozinhado, as marcas que tinham intel já andam a mudar para ARM…é só velos desorientados sem saber como apanhar o iPad. Ainda existem dificultades em perceber porque é uma inovação?

      PS. Podemos partilhar as pipocas agora? 🙂

      • DaRk_f0x says:

        A má recepção que o iPad teve foi tanto fruto de puro fanboyismo MS como ódio irracional, e não por funcionar bem ou mal. Os produtos Apple funcionam, é certo. Eu sei que funcionam. Mas mesmo que fosse a melhor coisa que o mundo já viu, haveria sempre os super-fanboys prontos a criticar e fazer de tudo para denegrir a imagem.

        • a friend® says:

          Houve esse lado mas não foi unico. Até mesmo consumidores Apple aceitaram mal o iPad. Não todos mas houve.

          Para não falar de blogs também, que atacaram forte e feio o iPad, e muitos deles até eram “pro” Apple.

          Fizeram um julgamento forte e cerrado ao iPad antes de o testar, por pensarem que tratava-se de mais um tablet falhado.

    • Ppietra says:

      Ninguém ligou ao Tablet PC da Microsoft porque não prestava, o interface não era minimamente funcional, e o hardware mal dimensionado.
      A Apple acertou nas duas coisas e não precisou de copiar nada nesse aspecto – já tinha tido nos anos 90 o Newton (bem antes da Microsoft ter alguma coisa parecida). Microsoft surface!? Só foi mostrado depois do iPhone, e comercializado bem depois. Multi-toque já estava a ser demonstrado há alguns anos, mas foi com o iPhone que surgiu provavelmente o primeiro produto de massas com “cabeça, tronco e membros”, com interface capaz de se adaptar aos mais variados usos!!!

      • DaRk_f0x says:

        Correcto.
        Mas volto a citar, desta vez as minhas próprias palavras “No fim das contas, quem vende mais é ele, que adicionou o centavo dele a ideias já existentes.”

        Reparem que não critiquei ninguém, apenas resumi a historia. Já haviam leitores mp3, tablets, pc’s, whatever. Ele melhorou as ideias, e deu-se bem com isso.

        Se há alguma coisa que posso verdadeiramente criticar na apple, é o superpricing, e mais nada.

        Tudo o resto é apenas mais do mesmo que também se vê nas outras empresas. Tal como por acaso já tinha referido nos meus posts: “E eu aqui não estou contra nem a favor de ninguém, em toda a vida sempre há quem copia daqui ou dali, é assim que se evolui.”

        • Ppietra says:

          ?? não dá para te entender!! Enches linhas e linhas de coisas erradas e ainda achas que os teus argumentos são válidos?
          A Apple já cá está há mais de 30 anos! Já há muito que “brinca” com quase todos os conceitos actualmente em voga, por isso achar que o iPhone e o iPad foram meramente construídos sobre as ideias de outros é ridículo… ou será que vamos negar a história, negar que o Newton foi provavelmente o primeiro PDA (o Symbian na altura ainda não tinha as mesmas capacidades).

          A grande capacidade da Apple é fazer produtos simples e extremamente funcionais, ao ponto de a partir daí toda a gente achar que essa é a solução óbvia para o problema, que sendo tão simples e óbvio não dá trabalho nenhum – mas dá, de tal forma que todos os outros falharam em ver o que parece óbvio.
          Fazer um interface funcional não é nada fácil e a grande maioria das pessoas não percebe isso e não dá os devidos créditos a quem merece, e até acha que é um sacrilégio preocuparem-se em fazer algo simples para que todos possam usar.

          • a friend® says:

            Exactamente. os produtos apple não nasceram em 2 dias. têm vários anos de estudo e muitos concepts a indicar o caminho certo.

            Só o iPhone/iPad e iOS começaram a ser desenvolvidos em 2000. E antes disso a Apple tinha centenas de concepts e produtos na bagagem.

            Se a Apple fosse mostrar os vários concepts que tem e não os escondesse (como a MS o faz) então as pessoas iriam perceber melhor de onde surgem várias inovações.

            Porque vejamos, a Microsoft sempre viveu da aparencia mostrando concepts. Não é à toa que recentemente voltaram a fazer um video de projecção de futuro. Eles passam a vida a mostar produtos que nunca vão lançar. Dizia-se que o Surface iria dar num projecto para o publico…onde está ele? Dizia-se que o Courier é que era..onde está ele?

            Uma marca leva créditos pelos concepts, outra leva por os pôr em publico e em funcionamento, “hoje”.

  35. Evandro Angeloni says:

    eu axo é pouco pra Apple!!

  36. Wesley says:

    A Samsung não quer mais se dar ao trabalho de implementar um recurso idêntico ao iOS – quer dar CTRL + C e CTRL + V no código.

  37. alex says:

    Guerras à parte, tribunais e patentes a parte…para os fanboys e para todos os outros que discutem a qualidade ou a cópia de uns ou de outros.

    A Samsung perto da Apple é um GIGANTE, a Nokia falhou e Sony idem…

    Agora uma coisa é certa and is plain to see.

    A Apple vende conceitos, vende um modo de vida, vende promessas.

    Os outros vendem electronica…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.