PplWare Mobile

Samsung Pay chegou finalmente à Europa


Autor: Andreia de Almeida


  1. João Pinheiro says:

    Estou á espera 🙂

  2. Rui says:

    Trabalho na área da banca, entre bancos portugueses e espanhóis, e quanto sei, o nosso sistema bancário como tem dependência da SIBS (para pagamentos com cartões) não permite para já este tipo de tecnologias.
    Em Espanha, e noutros países, a comunicação é direta entre cartão e banco.
    O nosso sistema tem desvantagens, mas só assim é possível a existência de “Multibancos”, onde podemos fazer transações de qualquer banco em qualquer lugar.

    Penso que por cá, só iremos utilizar isso quando a SIBS quiseres. Mas penso que eles querem fazer o MBway vingar no mercado.

    • Nathan says:

      O que é triste, porque é um projeto falhado à nascença.

      Não é cómodo e rápido como o Apple Pay e clones, a App é péssima, horrível mesmo, e nem tem vantagens face a um cartão de crédito normal!

      É o país que temos…

      • Marco B. says:

        Ai é que estas enganado, o MBway da muitas vantagens, vou te dar ja um exemplo de uma vantagens em relação ao cartão de credito: ainda no outro dia mandei vir um nexus 5x da pcdiga e a única coisa que precisei de fazer para comprar o equipamento foi inserir o meu numero e logo de seguida recebi uma notificação para pagar com o mbway, bastou autenticar com fingerprint e done!
        Com o cartão de normal eu teria de criar um cartão de credito no MBnet ou mandar créditos para o paypal e só depois comprar.

        “Apple Pay e clones” de clones so tem o nome “pay” porque de funcionalidades tanto o android pay como o samsung pay funcionam de maneira bastante diferente. alias a samsung pay penso que é a melhor de todas visto que esta apta a trabalhar com muitos mais terminais bancários do que a apple pay ou o android pay.

        • Nathan says:

          Sabes como é o Apple Pay?

          É tão simples como carregar num botão e aceitar, sem introduzir número, sem introduzir moradas, nem passwords, não tem nada a ver! Só ver, é aceitar, autenticação com TouchID, claro, e quem te vende, não precisa de ficar com o teu telefone.

          É sim, são clones do Apple Pay, porque usam o mesmo sistema.

          Sim, o Samsung tem emulação de cartões de crédito “normais”, mas isso já nem se usa na Europa, é tudo de chip já há um bom tempo, e nos US, também caminham para aí…

          • Marco B. says:

            Claro que sei, eu tenho um iphone, e a unica vez que usei Apple Pay nem foi em portugal e o exemplo que dei, foi usar o MBway para pagar online.

            Nao deves saber como funciona o Samsung Pay, nao usa o mesmo sistema que o apple pay, devias te informar antes de mandar bitades.

            Espanha não faz parte da europa?

          • OConsquistadorNato says:

            Não percebeu mesmo o exemplo do Marco, fan boysismos cega-te.

            Foi uma compra online, no site da pcdiga identificou com um numero quem efectuaria o pagamento (sabes que um servidor remoto ainda não faz um feitiço que adivinha quem vai pagar), de seguida saiu a notificação no smartphone, colocou o dedo e esta pago.

            Um dia o Apple Pay vai ter isto e você vai perceber.

          • Antwin says:

            @ Marco B, o Samsung Pay usa o mesmo género de sistema de pagamentos que o Apple Pay, o que tem é a possibilidade adicional de usar terminais com leitores de banda magnética em lojas, embora isso possa não funcionar em todas.
            O Apple Pay também permite pagamentos online em aplicações, não permite ainda é o pagamento via browser, embora os rumores indiquem que isso está para breve.

        • Rui says:

          Penso que estás a confundir alguns conceitos. Sou Mobile Developer e falo com algum conhecimento técnico.

          Todos esses serviços “Pay” (Android, Apple e Samsung) funcionam de maneira semelhante. Os bancos têm de possuir compatibilidade nos serviços deles para poderem suportar o sistema de “tokenização” usado por esses serviços. Daí a existir sempre uma lista dos bancos que suportam cada uma das tecnologias. Não é algo que possa ser utilizado sem o “consentimento” deles (bancos).

          Essas tecnologias têm duas vertentes: pagamentos “físicos” e “virtuais”

          Pagamentos “físicos” é quando utilizas o NFC ou MST (Magnetic Secure Transmission) do telemóvel. Encostas o telemóvel a um terminal e é feito o pagamento.
          A este nível, a única diferença entre esses serviços, é que o Samsung Pay também funciona em máquinas de apenas leitura magnética (MST) e as lojas não precisam de adquiri equipamento especial.

          Pagamentos “virtuais” é quando fazes pagamentos em sites ou através de aplicações. Neste caso, os developers mobile/web têm de incorporar as API de cada um dos sistemas operativos para permitir isso (já existem APIs do Android Pay e da Apple Pay, mas não da Samsung). No entanto, o processo para fazeres uma compra seria semelhante ao que usaste para comprar o Nexus na PCDiga, mas seria tratado pelo próprio Android/iOS e não por uma third-party app (como o MBWay).

          Resumindo: Todos esses serviços “Pay” vão dar ao mesmo. É uma funcionalidade nativa e tanto os bancos (cartões débito ou crédito) como os comerciantes têm de adaptar os serviços para os suportar. O mesmo se passa com o MBway. Os bancos têm de adaptar os serviços deles (para suportar os cartões – apenas débito) e o comerciante também tem de possuir sistema para isso.

          O MBWay cria mais uma camada de abstração entre os cartões e os bancos, não permitindo esse tipo de implementação e criando assim um monopólio (o que não é bom).

          O que o Nathan diz é verdade. A usabilidade do MBWay é péssima e demora imenso tempo (quando estás na fila de pagamento de um café é um pouco constrangedor o comerciantes esperar que recebas o alerta para o pagamento).
          E perante esperar pela notificação, a app carregar, aceitares o pagamento e o comerciante receber a resposta, é mais fácil dar o cartão e meter o código (isto nos pagamentos “físicos”). Seria mais simples, usar apenas a “fingerprint” para pagar num café. A nível virtual, o tempo de espera e semelhante.

          Espero ter-me explicado corretamente.

          Cumprimentos

  3. Paulo says:

    Que fixe,é para pagar,mas é moderno,por isso é fixe,também quero pagar.

    • john says:

      Pois, para nos ir ao bolso, inventam tudo e mais alguma coisa. Deviam era inventar o “Samsung Instant Money”. Carregávamos num botão e chovia dinheiro do ar. Ou para os menos esotéricos, aparecia um drone com o guito. Como se pode ver, ideias não faltam. Falta é o dinheiro !

      Mas fora de brincadeiras, é a sociedade que temos e está cheia de “seguidistas”. :p

      • Serial Killer PT says:

        Se o dinheiro chovesse do céu um determinado dia, o seu valor diminuiria tanto que o sistema bancário faliria e teria que se encontrar métodos de pagamento alternativos. Pensa em realidade antes de mandares postas de pescada

  4. neok says:

    Se o MBWAY fosse da Samsung ou da Apple, era uma maravilha tecnológica, agora como é tuga já não presta. enfim,,,

    • José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto says:

      o que é nacional n e bom, prefiro dar dinheiro ao estrangeiro, eles tem estilo nos passamos a vida a invejar os outros e queixar mos nos

    • #facil says:

      se o mbway usasse a api de fingerprint login isso sim era de valor.

    • marco chapita says:

      e que nem é por isso,quem me dera a mim que Mbway fosse bom,eu uso bastante o Mbnet para gerar cartoes,agora pagamentos com o Mbway?é do mais parvo que existe,entao a utilidade dos sistemas contactless, e apple pay, samsung pay e android pay é a rapides de pagamento, nao é eu chegar a fila do jumbo e dizer na caixa ha é para pagar com o Mbway,e depois ter que dizer em voz alta o numero para depois receber uma notificacao para aceitar e depois validar,só o tempo que se perde nesta operacao toda e que toda a gente que quiser na fila fica a saber o meu numero… mas se tu achas k é optimo ainda bem,por isso é que tanta gente o utiliza …

  5. sakura says:

    devia ser Open S. mas a Apple ………….. Fk apple.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.