Pplware

Samsung contra-ataca a Apple na Austrália…

… e surgem suspeitas que haverá denúncia de patentes existentes no iPhone 5, na Coreia do Sul, aquando do seu lançamento.

A luta continua e nenhuma das gigantes tecnológicas dá tréguas. Foi na Austrália que surgiu a primeira acção judicial contra o mais recente tablet da Samsung. Desta feita, a Samsung continua a não aceitar de bom grado as denúncias feitas pela Apple e todo prejuízo inerente nas vendas em diversos países e ataca judicialmente, mais uma vez, a empresa da maçã.

Tal como já é sabido, a acção judicial da Apple contra a Samsung, na Austrália, teve como consequência a suspensão da venda da versão americana do Galaxy Tab 10.1″ na Austrália bem como a sua publicidade nesse país, pelo menos até que o caso fosse resolvido.

Segundo a Reuters, a mais recente reclamação da Samsung refere que a Apple violou sete patentes australianas detidas pela Samsung que dizem respeito a standards de comunicações sem fios existentes nos iPhones 3G, 3GS e 4, bem como no iPad 2.

É ainda referido que as patentes reclamadas pela Apple relativamente ao Galaxy Tab 10.1 (GT-P7500) são inválidas e devem ser revogadas pelo mesmo tribunal.

Este tipo de resposta por parte da Samsung já não é novo, uma vez que já se sucedeu na Coreia do Sul, Japão e Alemanha, mas ainda assim não deixa de ser relevante pois foi o caso da Austrália que mais se destacou nas patentes de design do tablet reclamadas pela Apple. Surgiu também informação, no caso da Alemanha, que as provas da Apple para apontar semelhanças do tablet Samsung com o iPad foram deturpadas, tendo sido distorcidas várias imagens do Galaxy Tab de modo a assemelharem-se mais com o iPad, proporcionalmente, em termos de design.

Paralelamente a este caso, de acordo com o Korea Times, a Samsung planeia impedir as vendas da próxima geração do iPhone na Coreia do Sul, o iPhone 5, devido à violação das patentes já referidas no caso anterior.

As operadoras Sul Coreanas venderam já mais de 3 milhões de iPhones o que, caso a acção judicial prometida pela Samsung se torne efectiva, a proibição das vendas do iPhone 5 nesse local poderá incomodar a marca da maçã.

Uma citação curiosa de uma fonte da Samsung diz que:

“Enquanto a Apple não libertar as suas funcionalidades de comunicações móveis, será impossível para ela vender os seus iDevices sem usar as nossas patentes. Iremos ter uma posição forte contra a Apple nestas lutas judiciais.”

A batalha entre estas duas empresas não pára e está cada vez mais séria. Recentemente, na IFA, a Apple obrigou a Samsung a retirar “da montra” dessa feira o Galaxy Tab de 7.7″ que prometia características interessantes e ainda pouco exploradas nesse tamanho. É ainda sabido que estão pendentes, pelo menos, 23 acções judiciais entre a Apple e a Samsung em países como os EUA (em vários estados), Japão, França, Alemanha e Coreia.

 

Esta nova ofensiva da Samsung poderá atrasar o lançamento do iPhone 5?

 

Artigos relacionados:
Exit mobile version