PplWare Mobile

Salário mínimo nacional sobe este ano! Saiba quanto

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Sérgio V. says:

    Devia era baixar e não subir

  2. Zé Fonseca A. says:

    E o salário médio?

    • David Guerreiro says:

      Ninguém vive de salário médio. Quem não estiver contente com o que ganha, tem bom remédio, arranja outro emprego que pague mais, emigre, etc.

      • Zé Fonseca A. says:

        lógico, mas o salario minimo está a canibalizar o salario medico, de tal forma que já não falta muito para metade do povo ficar todo nivelado pelo minimo

  3. irlm says:

    já posso almoçar marisco com €50 a mais no bolso

  4. há cada gajo says:

    Acho bem. Acabem com a classe média. Quando acordarem vai ser tarde …

  5. Croft Lara says:

    Portanto, muito preocupados com o salário mínimo (o que concordo) mas totalmente despreocupados com o salário médio e perda brutal de poder de compra na última década!!!

    Tenho amigos que vieram neste Natal e vivem noutros países europeus, nomeadamente em cidades como Madrid, Barcelona, Frankfurt, etc.. e ficaram abismados como é que os salários são tão baixos, pagamos imensos impostos (quem ganha mais que o salário mínimo) e os preços são tão ou mais elevados que nas cidades deles!

    Como eles, ganham o dobro ou mais líquido e o aluguer por metro quadrado em zonas comparáveis é o mesmo!!! Os combustíveis e supermercado mais baratos assim como o IVA em todo mais baixo! (Se não me engano Espanha é de 21% e Alemanha 19%).

    Portanto, muito preocupados com o salário mínimo (mas estes recebem abono, internet social, na escola tudo grátis, etc) e os outros pedantes andam aqui a trabalhar para pagar ajudas e impostos!!!

    • Naodou says:

      Pois mas a Espanha, França e Alemanha estao em problemas, é muito provável que o preço do combustível na Espanha vá aumentar tal como o IVA. Os alemães também já se queixam de perda de poder de compra.
      Espanha também não há casas tal como em Portugal.
      É mais difícil arrendar uma casa nos países baixos do que em Portugal.
      A vida lá fora não está assim tão boa.

    • David Guerreiro says:

      Não, quem ganha salário mínimo não tem internet social, nem tudo grátis na escola. É preciso rendimentos bem mais baixos para ter isso. Aliás, para o estado quem recebe o salário mínimo é considerado abastado, nem tem direito por exemplo a um imóvel municipal com renda acessível.

  6. Person says:

    O salário mínimo não paga IRS, está isento da taxa moderadora do SNS, etc.
    Cada vez temos mais pessoas a ganhar o salário mínimo, que até ganhavam ligeiramente mais, e agora foram absorvidos. Isto significa mais pessoas a perder poder de compra (porque os produtos sobem de preço) e menos IRS entra nos cofres do estado.
    Sou de acordo que o salário mínimo era demasiado baixo, mas não se resolvem estes problemas apenas continuando a subir o SMN porque sim.
    O estado necessita de arrecadar dinheiro de impostos para funcionar, e a classe média é quem paga esses impostos, para que mais apoios possam ser dados à classe mais baixa, tentando assim criar alguma justiça social.
    A classe média está a ser completamente desvalorizada, e estamos a criar um gravíssimo problema, que só nos vamos aperceber mais tarde, quando vier uma nova crise e não tivermos a quem coletar impostos.

    • IrÓcuMata says:

      Quando vier a crise o governo fica-nos de novo com metade ou agora todo o subsidio de Natal e o subsidio de férias. Eu já contribui para esse peditório querendo ou não como mandam as leis democratas.

    • Zé Fonseca A. says:

      em apenas 5 anos, com rendimentos a rondar os 10k brutos mensais vi-me absorvido pela categoria de classe média, por isso nem imagino como anda a malta na fasquia dos 3-5k, já nem devem ter possibilidade de ter uma empregada… mas os impostos esses continuam no topo

  7. Vortex says:

    Mais uma ideia controversa:
    Salário mínimo passa a descontar 2.5% de IRS.

    • Zé Fonseca A. says:

      não é verdade, mas achava muito bem, já chega de serem sempre os mesmos

      • Vortex says:

        Aquele passa devia ser passar para ser mais claro mas sim, todos deviam descontar IRS.

        Ou então tenho outra proposta controversa, acabar com o IRS, subir a % da SS de 11 para 20% e passar a ter uma taxa única de IVA de 15%.

        Ah, e o raio da idade da reforma pode muito bem voltar aos 65.

  8. FilipeC says:

    Aumentar salário para que? Para a maioria comprar um iPhone de nova geração que custa mais que o salário mínimo? Para terem mais plafond nos cartões de crédito? As maioria comprar por impulso e depois querem que os salários aumentem para comprarem mais ainda e serem os protagonistas da inflação disparar.

    Ainda para mais, se o salário não é aumentado é porque não aumenta, se é aumentado 50€ é pouco, enfim…

    Está muita coisa mal é certo mas o que está pior neste país, e o governo e as grandes superfícies não querem mudar, é a falta de literacia financeira da grande maioria das pessoas. Venham mais aumentos de salário e viva ao futebol e ao big brother !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.