Saiba os sismos que estão a ocorrer em tempo real
O sismo que se registou esta manhã em Portugal Continental (e também em Espanha) teve uma magnitude de 4.9 e epicentro em Arraiolos. Este é já considerado o sismo mais forte dos últimos 70 anos no continente. O último sismo de maior intensidade aconteceu em 1948, na zona de Barcelos e teve uma magnitude de 5.0.
Os sismos são abalos da terra, também chamados de terramotos, e resultam da libertação de energia na crosta do nosso planeta. Essa libertação de energia provoca a movimentação de zonas, fazendo com que a terra trema e, dependendo da magnitude, podem mesmo fazer destruir cidades.
Onde ter acesso à informação em tempo real sobre sismos?
Em Portugal, o portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera disponibiliza, em tempo real, toda a informação que necessita. Além da informação sobre sismos há também espaços dedicados ao tempo, mar, clima, ambiente, navios, espaços, etc.
Relativamente ao sismo de hoje, o IPMA informa que "no dia 15-01-2018 pelas 11:51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a nordeste de Arraiolos".
Sabe o que é um ShakeMap?
Um ShakeMap é uma representação do movimento do solo provocado por um sismo. A informação representada não mostra apenas características relacionadas com a fonte sísmica, como a magnitude e a localização do hipocentro, que são tipicamente os parâmetros determinados após a ocorrência de um sismo, mas está particularmente orientada para a distribuição espacial do movimento do solo. Um sismo provoca diferentes valores do movimento do solo, em diferentes locais numa determinada região.
Estes valores do movimento do solo podem variar com a distância ao epicentro, com as condições geológicas locais e com variações na propagação das ondas sísmicas devido a complexidades na estrutura da crosta da Terra. No site do IPMA pode também ver o ShakeMap do Sismo de hoje - ver aqui.
No site do IPMA é ainda possível saber sobre Escalas Sísmicas, ver a rede sísmica, quais as medidas a tomar aquando da ocorrência de um sismo, entre outra informação. Além do acesso através do site, o IPMA disponibiliza ainda uma app para iPhone e Android.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Já utilizo a app do IPMA desde que falaram aqui sobre as previsões meteriológicas. Recomendo (sismo@ipma)
Convém lembrar que a escala de Ritcher é logarítmica, pelo que um sismo com intensidade de 5 tem uma amplitude 10 vezes maior do que um com intensidade de 4.
Recordo-me de quando frequentava a escola primária, em finais dos anos 60, ter ocorrido um sismo que provocou danos em habitações com queda de chaminés e grandes rachas no solo e que na altura se falou ter a intensidade de 7,2 na escala de Richter, portanto superior aos acima mencionados. Obg.
Subscrevo.
Foi às primeiras horas da madrugada do último dia de Fevereiro de 1969 e atingiu 7,3 na escala de Richter.
Durou imenso tempo, o suficiente para muitas pessoas saírem em pânico das suas habitações.
O sismo de hoje comparado com o de 1969 foi apenas uma passo errado de dança. Naquele houve vítimas mortais directas e indirectas.
A falha “Marquês de Pombal” a oeste do Cabo de S. Vicente que originou o terramoto de 1755 e o vulcão “Cumbre Vieja” situado em Tenerife ( Canárias ) cuja esperada erupção pode, segundo vulcanólogos americanos que o estudam, originar um tsunami capaz de atingir as costas da Florida e, por maioria de razão, toda a costa que vai desde a Mauritânia até à Grã-Bretanha, incluindo pois Portugal, são as duas grandes ameaças que impendem sobre Portugal.
Inevitáveis. Só não se sabe quando.
O problema do site do IPMA é usar ainda o Adobe Flash. É tempo desta entidade investir em tecnologia mais recente na web. No entanto as apps móveis são bastante funcionais.
se vivessem nos açores nem pestanejavam por causa disto…
pois ai para esses lados deve ser tipo: ah boa mais um, agora vamos continuar a trabalhar
Lamentável a informação do IPMA não é em tempo real, tive a oportunidade de o comprovar por duas vezes em sismos sentidos no Norte. Recomendo este site com informação actualizada mais rápido que no IPMA https://www.emsc-csem.org/
Obrigado Luís.