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Saiba já se o seu Volkswagen tem software fraudulento

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Sergio J says:

    Quando os donos dos carros fazem tuning, para dar mais uns cavalitos, será que não aumenta também as emissões?

    • DanielC says:

      Claro que aumenta, e isso é ilegal, tal como comprares um carro que vêm preparado para enganar testes os testes de inspeção… É muito grave e é concorrência desleal contra as outras marcas que são obrigadas a ter outros custos para conseguir baixas emissões poluentes…

      • JAPN says:

        Quais outras marcas? Diz lá uma sem ser chinesa ou russa que não esteja envolvida e retirando a Porsche, a Maybach e a Ferrari? Conta-nos lá que a gente quer saber qual é a virgem.

    • RenatoNismo says:

      aqueles repros.. para deitarem um nuvem negro como se fosse um tractor.

      não falta aí Seat na lista ? esta também usa TDI.

      • Realista says:

        O meu Opel Corsa deita uma núvem preta sempre que se carrega no pedal (não sei se foi repo ou não, já o comprei assim usado) e ainda ontem fui à inspecção com ele e cumpria as normas de emissão de gases…

        Portanto, fumo preto não significa que seja poluente deita é mais fuminho – que é útil quando vejo ciclistas a andar na estrada em vez das ciclovias.

        • jorge santos says:

          Os ciclistas podem andar nas estradas que não sejam ciclovias.
          Não sejas mau!

          Podias ter reclamado quando andam em dupla fila, gozando literalmente com os outros utentes da via ai ocuparem toda a estrada.

        • Francisco Gomes says:

          Também seria úitil os carros não estacionarem em cima dos passeios (que é o local próprio para os peões circularem); não estracionarem em cima das passadeiras (que é o local próprio para os peões atrravessarem a rua, além de lhes retirar visibilidade); não estacionarem nas paragens dos transportes públicos (que são o local onde os passageiros sobem e descem dos e para os seus destinos); não estacionarem em cima dos passeios e em frente às portas dos prédios em simultâneo (que pode atrasar uma evacuação para um hospital ou de uma emergência), dado que são infracções aos artºs. 48º. e 49º. do Código da Estrada. Mas pronto, os ciclistas é que são uns malandros…

          • José Miguel says:

            Caro Francisco Gomes, a sua perspectiva está muito certa…. mas olhe que se vê bem mais ciclistas nas zonas destinadas a peões do que pode querer fazer perceber no seu comentário…. e digo-lhe isto por experiência própria, ou se conhecer e fizer ou perguntar a quem diariamente como eu faça a pé o trajecto entre a saída dos barcos no terreiro do paço (estação sul e sueste) até ao cais do sodré… fazendo a rua da ribeira das naus…. ou no sentido de santa Apolónia nos passeios da av. infante d. Henrique…. é um ziguezaguear constante….. e os srs… ciclistas que eu respeito, ainda acham que estão certos…. “lutaram” para serem considerados utilitários das estradas, então andem na estrada e deixem os passeios para quem anda a pé, respeitosamente. José Miguel

    • rui says:

      possivelmente, daí ser ilegal qualquer modificação no veículo que não seja inspecionada e averbada

    • Pedro Madeira says:

      Problema deles quando foram á IPO seguinte, não é?

      • Ruben O. says:

        Sim, é um grande problema… LOL Conheço quem lá vá com repro e nem fumo manda. Isso do fumo preto é para quem não sabe fazer as coisas. Se são apanhados no IPO? Claro que não. Nem a própria marca consegue saber quanto mais. E falo por mim, mais cedo ou mais tarde o meu 2.0 TDI CR 140cv vai levar repro. Tem FAP, não manda fumo nenhum. Ainda fica a gastar menos que com o mapa de origem, se a carga do acelerador for até 50%. A partir daí gasta mais, bem mais. Mas também anda muito mais. São só gajos politicamente corretos aqui, ambientalistas e engenheiros ambientais. Já fui aos 220 e não dei mais porque infelizmente está limitado, senão só parava nos 240. Com repro, 260… E a fazer consumos de 3,5l/100km em AE a 90. Mal posso esperar. E a VW no meu não toca. Reduzir prestações e consumir mais combustível? Never. Ou já se esqueceram do que aconteceu aos 1.4 TSI 160cv com as actualizações de software?

        • Marcelo says:

          Lol ainda acreditas em fadas.

          Achas mesmo que uma répro dá te mais potência e menos consumo xD
          Deves pensar que os engenheiros das marcas são ignorantes como esses gaijos.
          Se queres mais performance compravas logo um carro mais potente.

          • João MS says:

            Marcelo, com todo o respeito, não sabes do que falas. Estas “repros” ” reduzem o consumo sim, sempre e quando nao se passe uma determinada carga do acelerador. Desvantagens: desgaste do motor e outros componentes, como por exemplo embraiagem. Ha modelos de automóveis que sao vendidos com várias potências mas o motor, fisicamente, é exactamente igual, apenas mudam os mapas e por isto pagas uns milhares. Se fizeres uma “repro” carregando os mapas do modelo mais potente, ficas com um carro igual.

          • Ruben O. says:

            Qual foi a parte do, “se a carga do acelerador for até 50%” que não percebeste? Conheço quem tenha um carro igual ao meu a fazer consumos de 3,5l/100km em AE a 90km/h. O meu anda ali nos 4,2/4,5l… Já andei em muito carro, uns reprogramados, outros não. Ando nisto há muitos anos. Não acredito em fadas, tenho mesmo experiência de causa amigo.

          • Silva says:

            Levam uma lavagem cerebral que depois acreditam mesmo no que dizem, efeito bola de neve que nunca mais acaba.

  2. Xico Fininho says:

    Diria que boa parte das pessoas se está a borrifar para as emissões que o seu carro emite, desde que isso não lhes toque no bolso. Basta ir ao forum do autohoje e vão ver a quantidade de pessoas que fala em remover o filtro de particulas do carro para deixar de ter esse custo, avultado diga-se, para perceberem o que é verdade. Claro que agora quem tem um VW dessa lista vai querer tirar proveito disso, e têm esse direito, só que na verdade é mais uma situação de oportunismo do que sentimento de ter sido lesado

    • Darkvoid says:

      Para além de montes de pessoas que removem os filtros e aqueles que aumentam a potência ilegalmente causando aquelas nuvens de fumo preto há ainda tipos que falam que andam a + de 180km/h. Vi nesse forum que referes um tipo que tinha comprado uma skoda octavia nova e fez Lisboa Algarve com o cruise control ligado a 200km/h e todos os outros estavam a dizer que bom e a incentivar esse comportamento triste.
      Cada vez mais vejo que as pessoas são completamente irresponsáveis e não têm o mínimo de respeito pelos outros.

      • Pereira says:

        Concordo consigo, essa pessoa que diz que fez Lisboa/Algarve com o cruise control ligado a 200km/h deveria ser preso por ser um perigo para os outros.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Na minha escala de perigo – é mais perigoso quem, numa auto-estrada com três vias no mesmo sentido, vai a 120km/h na do meio, quilómetros e quilómetros, com a da direita completamente livre.

          • N.Silva says:

            …e os que gostam de andar colados a traseira dos outros, os que teem comportamentos iguais quer faça chuva faça sol, podia continuar por mais 20 linhas… (ainda ontem passei na A1 Porto-Lisboa, a chover torrencialmente, ia a 80, não via mais de 10 metros a frente, nem pelos espelhos via nada dada a intensidade da chuva, passavam por mim clios, ibizas, meganes…até me abanavam… um senhor ou senhora com um megane preto, quando me estava a ultrapassar apanhou um lençol de agua e o carro fugiu para cima do meu, se eu não fosse atento o porcaria que ele ia a fazer tinha provocado um acidente, esse condutor abriu os olhos depois disso? tão não… siga pa bingo, que por esta já passei… )

            honestamente… se as condições atmosféricas, das vias, e do carro o permitirem não vejo qual é o problema de fazer autoestradas a 180, 200km/h.
            O problema é a mentalidade das pessoas, em Portugal se não houvesse limite de velocidade as pessoas quer tivessem um Fiat Uno, ou um 550m , era andar até partir… (neste caso especifico seria mais perigoso andar a 100 no Fiat que a 200 no BMW)

          • Xico Fininho says:

            Não vamos exagerar, mesmo em bons carros 200 é uma velocidade excessiva. mas concordo que 160 em autoestrada quase às moscas, com boa visibilidade e com carros que façam essa velocidade sem ser em esforço não tem grande gravidade. Já atravessei o país quase de uma ponta à outra 2 vezes por semana durante meses e seria hipocrisia da minha parte se dissesse que devemos respeitar os 120, se assim fosse devia-se retirar a 6ª mudança dos carros

          • jorge santos says:

            Quantas vezes verifico isso também. Para mim acaba por ser bom porque circulo pela direita e passo por todos que circulam na esquerda e meio.

            Mas isso está a tornar-se regra, pois como nas rotundas também já é norma circular pela esquerda, torna-se fávil andar SEMPRE pela esquerda.

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Não ultrapasses pela direita. Também já fiz isso – aos que vão quilómetros e quilómetros na via do meio, para ver se ganhavam juízo, com um a ultrapassá-los pela esquerda e outro pela direita ao mesmo tempo – mas passou-me porque é extremamente perigoso.

        • jorge santos says:

          Ele deveria ser preso por desrespeitar a LEI. Ser um perigo para os outros não me parece. Os perigosos são aqueles que conduzem de boné, não sabem usar os piscas, só usam os retrovisores para se pentearem e entram em contramão em ruas de sentido único…

          Se andar a 200KM/h matasse os outros, todos os pilotos de F1 estariam mortos…

      • jorge santos says:

        Andar a 200Km/h não é mais perigoso do que mudar de via de circulação sem ligar os piscas.

        A velocidade, por si, não causa acidentes. Na Alemanha, as autobahns, provam que a inexistência de limites de velocidade NÃO CAUSA acidentes. E ainda ajuda à fluidez do trânsito.
        Os limites de velocidades nas auto-estradas têm a ver com razões políticas e económicas (ajudar a reduzir consumo de combustíveis e cobrança de multas). É claro que nem todos podemos conduzir um veículo em segurança acima dos 120Km/h. O veículo é importante assim como a aptidão do condutor… há pessoas que mesmo a 90Km/h são um perigo rolante (mudam de via sem pisca, entram em contramão, não usam os retrovisores, etc).

        Mas no final é mais fácil dizer simplesmente: “foi excesso de velocidade”… quando deveria ter sido uma “mudança não sinalizada de via”, por exemplo.

  3. Henrique Martins says:

    Essa ferramenta também serve para verificar os da Skoda e Audi? Ou é só mesmo para os VW?

  4. jedi says:

    Obrigado pplware por indicarem o endereço correcto, vistos que os websites dos jornais só indicam o website da VW ou SIVA em geral.

  5. Pedro N says:

    Este site não funciona com os Skoda.

    Alguém sabe qual é o site que tem a informação da Skoda.

  6. André says:

    Eu a pensar que me safava e tinha que me calhar logo a mim. Tenho uma passat 2.0 de 2009.
    Que treta. Penso eu que isto só se resolve se cortarem a potência do carro para não emitir tanto Nox.

  7. Luis Rocha says:

    Ainda bem que tenho o meu Ford 🙂

  8. Tiago says:

    Cá em casa tenho dois carros afetados, mas sinceramente não irei aceitar opções como reduzir a potência do carro, pois um deles é um mero 1.2 TDI… mais fraco ainda vai consumir mais. Uma opção nada barata para a VAG mas seria a mais justa, era a troca de motores.

  9. Benchmark do iPhone 6 says:

    N.B. Só vale a pena fazer o teste se o VW for a gasóleo.

  10. Fernando says:

    O que tenho a dizer sobre isto das emissões é que querem meter a lei a apertar os calos aos carros antigos… E depois vem-se a saber estes escandalos! Deixem o pessoal em paz, ninguém tem de ter dinheiro pra trocar de carro só porque tem um antigo. Se houver manutenção e respeito pelo Código da Estrada, os antigos são o menor dos problemas.

  11. Joaquim ribeiro says:

    e para a audi, já ha alguma pagina identica?

  12. Nuno says:

    Amiguinhos, se preferirem podem ir aos dados do motor na documentação do carro, se aparecerem as letras CAYC… é um desses! :-p

  13. Carlos says:

    Sou um dos felizes contemplados hurray!

  14. R!cardo says:

    Ora o meu carro está na lista negra :\

  15. tiago says:

    É só carros a partir de 2009 até aos dias de hoje com os motores 1.2 TDi, 1.6 TDi e 2.0 TDi

  16. spirit says:

    Ó FRANCISCO GOMES você que defende os senhores da bicicletas porque não diz que estes senhores que andam de bicicleta não aceitam que lhes seja imputado um seguro de responsabilidade quando os donos dos carros são obrigados a ter um seguro obrigatório?
    quem paga os estragos dos carros quando os responsáveis são os senhores de bicicletas?
    quando estes mesmos senhores ocupam a faixa e andam devagar e a conversar uns com os outros e os condutores que trabalham têm que andar devagar por causa destes senhores

    • bat_old says:

      Caro spirit, não se esqueça que os ciclistas também são trabalhadores, e em relação a seguro não ser obrigatório, já existem muitos ciclistas que o adquirem, porque se tiverem um acidente e não tiverem seguro pagam tudo do bolso deles. E quanto a andarem a circular paralelamente o Artº 90º nº 2 e 3 é suficientemente explicativo dessa situação. Já agora em relação aos condutores de veículos automóveis uma coisa que se esquecem é o mencionado no Artº 38º nº 2 alínea e) distância lateral minima de 1,5m e abrandar a velocidade a quando ultrapassagem.

  17. sergio says:

    Pois, também sou dono de um 2009 , 2.0tdi e tambem estou na lista negra, tenho o carro há 2 anos (sou o segundo proprietário)gosto muito do carro e estou satisfeito com os 110cv que ele tem. (S A T I S F E I T O), mas menos do que 110cv, NÃO !!!!!!

  18. Pedro says:

    Pois muito bem: tenho um Seat Altea Xl, de 2010 1.6 Tdi Ecomotive (Nome a indicar que polui menos :)) e estou muito satisfeito também ! Tem 5 anos e ao 4 foi ao IPO e tem 0 problemas!!! Deita NOx a mais? O problema não é meu é da VW! Eu acho que o ideal era a VW pagar uma multa e TODOS os motores ficarem com estão. Quem sai prejudicado são os estados e os benefícios que deram! Que culpa tenho eu? Para mim está tudo bem. O ambiente sai prejudicado, isso sim. Mas também estamos a falar de carros com já “alguns” anos… Os novos está tudo bem! Mexer no passado, para mudar o futuro? Lol Venha lá a multa à VW, que a Alemanha agradece… 🙂

  19. JAPN says:

    Pelo que li mundo fora, todas as marcas ocidentais aldrabam ou aldrabaram os testes, menos a Ferrari, Porsche e Maybach, até as marmitas de arroz japónicas o fizeram. Até agora ainda não encontrei suspeitas sobre as marcas chinesas e russas. Seria até divertido saber que essas eram as únicas a cumprirem. Logo nós que pensamos ser um poço de virtudes ficaríamos na trampa.

  20. Pedro says:

    Tambem fui contemplado com uma Skoda Octavia com software fraudulento.
    O que eu gostava de saber é se esse proprio software não é a razão de tantos erros de EGR e FAP que eu tive, assim como soube de pessoas que tiveram problemas de EGR/FAP/ e TURBO.
    Há por aqui mais alguem que esteja na lista e que tenha tido problemas nestas peças????

  21. Carlos Manuel Rosa da Costa says:

    Dizem por ai que se deve mudar o softwer dos volkswagens 1.6 tdi no entanto eu tenho uma de 2011 que fez recentemente a inspecção e esta em devidas condições cumpre as normas de poluição porque senão não passava na inspecção . Depois tambem li e vi recentemente na televisão que as mudanças de softwer dão maus resultados inclusive problemas no motor tais como perda de potência valvula Gsr e outros mais graves a volkswagen diz que não se responsabiliza que ai o problema já e do proprietário no entanto eu acho que eles devem de ter responsabilidade a cem por cento dos danos que esse tal softwer pode causar no veículo caso contrário não ponho o meu carro nas maos deles tendo em conta que isto tudo cheira-me a esturro .

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