Quantcast
PplWare Mobile

Saiba como consignar o seu IRS quando entregar a sua declaração

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Jonny says:

    Quem garante que esse valor vai mesmo para a instituição? E quem garante que vai ser aplicado para quem realmente precisa e não para o presidente/diretor?

    • TUGA says:

      Certo, eu nunca enviei para ninguém.

      Falta de transparência dá nisto, porque teria todo o gosto em ajudar, ajudar pessoas que precisam mesmo, não os lordes.

    • João says:

      É uma questão de se informar sobre as associações na sua zona e sobre a obra que realizam. Não é difícil, basta querer.

    • na says:

      Posso estar a falar sem saber, mas este tipo de instituições deveriam partilhar reports mensais a mostrar onde são aplicados estes dinheiros e coisas assim. Não diria fazer full disclosure, mas de forma resumida, seria porreiro para transmitia alguma confiança.
      Volto a repetir, nao é algo que esteja informado, posso estar a falar sem saber.

      • AS says:

        Estas instituições quando têm respostas que são apoiadas pela segurança social são obrigadas a divulgar contas publicamente.
        Reports mensais nem as multinacionais apresentam, nem faz sentido numa instituição.

        • José Fonseca Amadeu says:

          Valeu de muito na Rarissimas.
          Quantas Rarissimas não tens aí e não sabes?

          • AS says:

            Talvez se não reportassem nem tivessem mais gente nos corpos sociais aindanhoje não soubesses do que lá se passava. Já pensaste nessa possibilidade?

          • José Fonseca Amadeu says:

            Foi uma auditoria às contas que colocou tudo a descoberto, mesmo depois disso foi preciso haver denuncia interna.
            Quantas instituições/associações não fazem isso de forma reiterada?
            Então almoços e férias milionários é o que tem mais, já para não falar em carros de luxo, tudo suportado pela bondande dos portugueses.

      • Joao says:

        Eu consignei para o infantario do meu filho que pertence a uma ordem religiosa. Numa das reunioes de pais que tivemos foi apresentado o relatorio de contas anuais, que julgo que também foi afixado no infantario. Os membros da direcao, não recebem qualquer remuneracao, e eu acredito nisto porque um deles é meu conhecido pessoal. Se há abusos nalgumas instituições, há outras que fazem excelente trabalho, muitas vezes com poucos meios, e nao custa nada ajudar. Para que fique claro, e porque pelos comentarios que li julgo que há alguma confusao, nao deixamos de receber mais reembolso de irs se consignarmos, recebemos exatamente a mesma coisa. Cumprimentos

    • AS says:

      Este dinheiro é aplicado da mesma forma que todos os dinheiros que são recebidos pela instituição. Não há um presidente/diretor responsável pelo dinheiro das instituições, mas sim corpos sociais das instituições, que são normalmente compostos por cerca de 10 pessoas. Nas quais existem escrutínio das contas, nomeadamente pelo conselho fiscal. Se há casos de abuso em instituições que são tornados públicos, isso deve-se exatamente a existir escrutínio. Se acreditas nas causas e nas pessoas que estão à frente de uma instituição não percebo porque não atribuir este benefício.

  2. Euéquesei says:

    Eu já desconto muito para a instituição estado.

    • João says:

      Não vais descontar mais nem menos se consignares os 0.5%… O estado vai receber 99.5% do valor liquidado sendo que os restantes 0.5% irão para a entidade que escolheste.

    • AS says:

      Exatamente por essa razão que deverias considerar esta opção. Assim descontavas menos 0,5% para o estado do muito que já descontas

  3. Shout says:

    E a instituição não fica assim a saber quanto é o valor do nosso IRS?….isso em terras pequenas pode ser complicado 😉

  4. Gondzilla says:

    Julgo que seria necessário alguém da AT explicar como funciona na prática, mas tanto quanto sei a instituição que recebe o valor não sabe de quem vem. Os valores consignados são colocados num “bolo” e depois distribuídos pelas instituições como um todo, com a parte que cabe a cada uma.
    Agora, se o valor cai na conta do presidente da instituição ou se é enviado cheque, ou se é usado para acerto de impostos da instituição com a AT, não me compete a mim verificar. Faço a minha parte e o que está ao meu alcance, e dentro que consigo controlar.

    • AS says:

      O valor cai na conta que está definida no portal da AT da instituição, que como . Os corpos gerentes das instituições são compostas sempre por mais que uma só pessoa. Normalmente uma direção com 4 pessoas, uma mesas de assembleia com 3 pessoas e um conselho fiscal com outras 3 pessoas. Não quer dizer que não possam existir trafulhices.
      Infelizmente as notícias que aparecem de instituições que fazem trafulhices moldam muito a opinião pública e isso prejudica a causa social.

  5. Elektro says:

    Portuguesas e Portugueses, relembro que “supostamente” Portugal é um país de inclusão, sendo um país de inclusão não deverá ser necessário qualquer consignação do IRS do contribuinte comum para se fazerem boas ações como ajudar uma instituição.

    Deixem-se ficar quietos com essa opção e contribuam sendo mais samaritanos uns com os outros, não desvalorizando a opinião de outros só por que sim, sempre puxando o autoclismo e limpando a sanita depois de usar, não impor uma opinião própria como uma lei, não tornando qualquer assunto como meio de indignação para conseguir mais likes, etc…

    Um abraço a todos companheiros desta luta 🙂

  6. aT says:

    A Pplware podia dar exemplo, coloquem os printscreen como submetidos e não pre-prenchidos.

  7. David Guerreiro says:

    Eu sei é que vejo publicidade do RAP nas ruas, a pedir que se consigne o IRS a um qualquer ISS. Quando há uma campanha publicitária, vê-se logo como as coisas são.

  8. Paulo Pereira says:

    este ano consignei o meu IRS para a Fundação Salvador

    • José Fonseca Amadeu says:

      Porque é uma fundação com poucos recursos financeiros, liderada por um menino pobre e sem uma boa base de contactos.
      :clapclap:
      Parabéns pela escolha bem informada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.