Rumor: Microsoft com suporte a apps Android no Windows 10
Onde há fumo há fogo, e segundo alguns rumores, a Microsoft deverá anunciar finalmente o suporte nos smartphones, tablets e PCs a apps Android na próximo build do Windows 10.
O anúncio, dizem, será na conferência de Build 2015 developer a realizar esta semana em San Francisco.
Esta informação já não é de agora, o jornalista para assuntos Microsoft, Paul Thurrott, que tem certamente fontes sólidas dentro da empresa, já a avançou há algum tempo. A Microsoft aparentemente terá considerado adicionar o suporte para aplicações Android no Windows 10 já há algum tempo, mas parece que chegou a hora de puxar o gatilho e fazer disparar este trunfo!
Assumindo que a informação está correcta, existem ainda muitas questões para serem respondidas sobre como irá o Windows 10 dar suporte às aplicações desenvolvidas para Android. Uma ideia que resulta desta nova funcionalidade é a Microsoft desenvolver uma nova loja só para aplicações Android no Windows 10 e, até quem sabe mesmo, dar suporte a lojas de terceiros, como as da Amazon.
Esta funcionalidade irá permitir que os utilizadores do Windows 10 tenham acesso e beneficiem de milhares de aplicações que podem trazer uma vantagem acrescida ao novo sistema operativo da empresa norte americana, é sem dúvida um tiro no alvo. Contudo, fica por perceber o efeito que esta decisão terá no seu próprio ecossistema de aplicações nativas para Windows, o que acontecerá aos programadores que facilmente serão relegados a um plano secundário.
Nos próximos dias já teremos mais novidades, enquanto isso, podemos imaginar o que será o maior sistema operativo da história a usar a maior plataforma de aplicações da actualidade. Fantástico, verdade?
Este artigo tem mais de um ano
Se o ecossistema de aplicações do Windows Phone é uma bela porcaria, imagina o que acontecerá se for possível a instalação de app para Android, loja da amazon e afins…
Podias desenvolver o comentário? É que dizer apenas que isto ou aquilo é uma porcaria…é muito pouco “criativo”!! Ainda por cima de algo que ainda ninguém conhece…nem tu próprio!!
Tu que pensas. Já passei pelo WP 8, 8.1 em um Lumia 720 e em um Lumia 925.
Foi bom por conhecer outro sistema, mas o mesmo conseguia ser pior que o iOS antigamente. Voltei pro android e cá continuo.
Nem por isso. o ecossistema de aplicações do windows em geral não é ma. otima framework e boa VM.
Aptoide no WP
todos criticam o android, mas precisam sempre dele
Só das apps, o resto é naquela
as apps sao o que faz o android!
“Contudo, fica por perceber o efeito que esta decisão terá no seu próprio ecossistema de aplicações nativas para Windows, o que acontecerá aos programadores que facilmente serão relegados a um plano secundário.”
Uma forma de resolver isso é, as apps que só existirem em Android, se quiserem entrar na loja do Windows, tem de pagar mais. Mas se os programadores também fizerem apps directamente para o Windows, pagam menos para adicionar apps nas lojas.
Se este rumor se tornar realidade, acaba por fazer sentido.
O Windows sempre foi conhecido por ser capaz de suportar todo o tipo de software, mesmo aquele desenhado para outras plataformas. Ao desenvolver uma forma de apps desenhadas para Android, também correr correctamente no Windows, a Microsoft dá mais sentido a esta grande capacidade do Windows.
Maior jogada ainda era anunciarem que o mesmo seria capaz para apps iOS.
Maior jogada de todas era apostarem nas tais apps universais, que correriam em qualquer device com Windows 10, como forma de atrair o interesse dos developers para desenvolver apps nativas para Windows. Pelo menos era essa uma das grandes vantagens do Windows 10, certo? CERTO? Enfim… Parece que fomos enganados, nós os utilizadores leais do Windows Phone.
Mas essas apps universais já são um facto praticamente garantido.
Tirando algumas limitações por motivos de hardware entre PC/Smartphone, todas as apps que forem desenhadas para o Win10, funcionaram em todos os equipamentos com Win10.
As apps que a Microsoft esta a preparar, já tem essa capacidade.
As aplicações para tudo e mais alguma coisa como nascem para o Android, também começam a enjoar.. O pessoal instala as apps já por vicio.. mas penso que isso tende a equilibrar mais tarde ou mais cedo, e o pessoal começar a ter só o que sente necessário.. e nisso ao WP pouco falta na verdade.. Por isso se vêm cada vez mais users Android a migrar ou a pensar migrar para WP.
O que realmente dizes é verdade, o pessoal fala todo na “falta de apps” para WP, mas desde que mudei de Android para WP não me falta app nenhuma.
Nem mais! +640
Mais um rumor daqueles!
LOL!
Isso vai contra a direcção da Microsoft, por exemplo, com a aquisição da Xamarin. Que foi uma bela aquisição…
Se for verdade, é um grande erro!!!
Infelizmente António, concordo consigo. Comecei por utilizar Windows Phone por ser fã incondicional da Nokia e achei a linha Lumia uma “gema”, considerando a qualidade do hardware, a relação qualidade/preço e a elegância + fluidez do Windows Phone. Mas com a Microsoft ao leme o galo já canta de outra forma. O que interessa agora são os $$$$$…
A Microsoft sempre esteve ao leme do WP. Não compreendo onde quer chegar…
A Nokia poderia ter enveredado pelo Android, mas deixou-se ficar exclusivamente com Windows Phone. Se a Nokia tivesse tido mais olhos do que barriga, como é o caso agora da Microsoft, teria enveredado por Android também desde o início, mas em vez disso decidiu apostar em algo diferenciador do que já existia no mercado na sua linha de smartphones.
Que eu saiba a Nokia só apostou no WP depois da compra por parte da Microsoft…
Estou em vias de trocar de telemóvel e talvez de sistema operativo, interessei-me pelo windows mas depois de ver que muitas das aplicações não estavam disponíveis desinteressei-me ( saiba-se que eu sou mais jovem por issso algumas daquelas aplicações como Instagram são fundamentais). Por isso ao ver esta noticias fiquei mais contente, mas vejo aqui pessoas a dizer que é um grande erro, podem-me explicar porque?
Ps: não leiam o comentário como se houvesse arrogancia da minha parte porque eu percebo (ainda) pouco desta matéria
Caso isto se confirme, a razão para o descontentamento com esta decisão prende-se sobretudo com a ideia de um reconhecimento oficial do fracasso e subjugação da plataforma por parte da Microsoft ao duo Android/iOS. Este descontentamento vem sobretudo de quem já é utilizador e fã leal Windows Phone há algum tempo, como eu, mas compreendo que pessoas recém-chegadas à plataforma achem que é uma boa ideia e até uma razão para migrar.
No fundo, ao permitir a compatibilidade com aplicações Android significa transmitir aos developers a ideia de que podem esquecer permanentemente qualquer tratamento prioritário ao Windows Phone, que assim passam a ter toda a legitimidade para não se sentirem na obrigação de desenvolver aplicações nativas, apesar de todo o interesse dos utilizadores leais em que isso aconteça. Pior, a própria Microsoft tem tido o hábito de lançar versões das suas aplicações mais bem desenvolvidas e com mais funcionalidades em primeiro lugar no Android/iOS e só depois no seu próprio Windows Phone. Se até a Microsoft dá prioridade ao Android, porque não haveriam os developers de o fazer? E assim o Windows Phone terá para sempre um tratamento de cidadão de terceira classe.
Obviamente quem escolheu Windows Phone no presente ou no passado, não o fez pela abundância de apps mas sim por outros aspectos que tornam, em meu entender, o Windows Phone um sistema operativo superior ao Android. Permitir a instalação de apps Android é dar um sinal de fracasso e falta de vontade para inverter a dominância de mercado dos concorrentes. Não sabemos de que forma é que este suporte a aplicações Android será levada a cabo, mas tudo indica que alguns dos princípios estéticos e funcionais do Windows Phone, que foram uma das grandes razões para a migração de clientes do Android, serão alterados para acomodar o design geral do Android e das suas aplicações. Isto já é visível na Technical Preview do Windows 10 para phones, em que foram implementados “hamburguer menus” albergando as opções das aplicações, algo que antes era feito através de uma barra inferior, muito mais acessível aos polegares.
Não vejo as coisas nesse ponto.
A Microsoft não tem feito versões para os outros SOs e esquecendo o seu próprio SO. Nesse ponto, temos que ver que essas apps que desenvolveu para outros SO, eram apps que não existam nesses SOs e que existam no WP. Logicamente a ao serem apps novas, deviam já vir preparadas com as novas funcionalidades e características que a Microsoft esta a implementar. Por outro lado, as novas versões dessas apps para WP, serão lançadas com o lançamento do novo Win10. Versões essas superiores as que foram agora lançadas para outros SOs.
Em relação ao facto de que os programadores vão deixar de ter interesse em fazer apps directamente para Windows, acho que será mais ao contrario. Primeiro, porque certamente as apps Android não irão ter o mesmo desempenho e capacidades que as apps nativas. Depois, isso até poderá motivar os programadores a repensarem em fazer apps directamente para Windows, se as versões Android com as respectivas limitações tiverem saída. Motivando assim a criação de versões para Win, para serem capazes de aproveitar as capacidades do Win10.
Alem disso, esta medida (a confirmar-se) não irá um assumir de um fracasso do WP por parte da Microsoft, mas sim mostrar que o Windows continua a ser aquela plataforma onde tudo é possível em comparação as grandes limitações que as outras plataformas apresentam (ao nível de compatibilidades).
O instagram já existe para WP.
O problema desta medida é a Microsoft estar a dizer aos programadores que afinal não vale a pena fazerem apps para WP já que ele poderá correr apps Android.
É que em procurei num site que agora nao me recordo qual que tinha as aplicações que o windows tem em que não me aparecia aplicações como o instagram, snapchat ou Clash of Clans ( um jogo) . Saber de algum sitio em que digas as aplicações existente na windows phone atualmente?
Aqui: https://www.windowsphone.com/pt-pt/store
E mesmo que não tenha algumas apps que existem noutras plataformas, quase de certeza existem alternativas praticamente ao mesmo nível.
Não propriamente. Até porque as apps Android certamente não terão o mesmo desempenho ou as mesmas capacidades (de uma forma geral) que uma app genuinamente Windows.
Assim como as empresas não deixam de fazer jogos para PC, sobre o mote de se poder utilizar emuladores de consolas.
O mesmo acontecera para programas ou apps do Android.
Alias esta solução ate poderá fazer com que os programadores repensem em desenhar as suas apps nativamente para Windows.
Se estás a falar da aplicação 6Tag, ela existe para WP, e está muito boa na minha opinião 😉
A 6tag é a nao oficial. Mas existe mesmo a oficial do instagram, é só procurar.
“Bejamos”. O Blackberry também permite a instalação de apps para Android, mas não as do Google Play – permite às da Amazon (para Kindle Fire). Não sei se permite de outras lojas.
Quando se está a falar em correr apps para Android no WP está-se a falar da mesma coisa, não é de apps do Google Play.
Não existe uma app do Google Play. Existe uma app registada no repositório de apps/loja Google Play. Qualquer programador/empresa pode submeter a sua app em qualquer repositório/loja e aliás é uma prática comum no universo android uma app estar disponível em várias lojas.
A ser verdade que o Windows vai suportar aplicações android significa que vão implementar ou portar uma máquina virtual que corra dalvik/art, ou seja, qualquer APK poderá, à partida, correr no Windows. Qualquer empresa que tenha uma app em exclusivo na Play Store, pode em 5 minutos colocá-la também em qualquer outra loja, ou passar a disponibilizar o apk no site por exemplo. E mesmo que não o façam haverá sempre quem o fará.
Esta é a loja de apps para Android da Amazon. Muitas apps também têm versões para iOS. E?
Limitei-me a dizer que o tema do post não é inédito, a BlackBerry já faz isso, para não desaparecer completamente. O WP também está longe do crescimento desejado segundo a própria Microsoft. Se permitir a instalação de apps para Android, será a partir de outras lojas e não no Google Play.
http://www.amazon.com/mobile-apps/b?node=2350149011
iOS o binario é totalmente diferente. APK tem o bytecode para o dalvik/art (Java VM para android com alterações). Imagina portares essa VM para windows, corres qualquer APK.
O iOS é diferente porque é mesmo código nativo. se não tou erro obviamente é nativo ou a correr numa máquina virtual de baixo nivel chamado LLVM. é por isso que iOS é exelente por esta ferramenta !
Naturalmente que não vais ter nenhum frontend para a Play Store no Windows, a não ser que a MS faça um contrato com a Google, o que é pouco provável.
O que ainda não percebeste é que isso é irrelevante pois a partir do momento em que o Windows suportar APK’s nativamente posso ir buscar as apps da PS a qualquer outro sitio.
E que diferença é que faz? Já agora até podiam dar suporte oficial às aplicações da Google e assim dar o tiro final nos pés. Numa altura que se falava em apps universais, vir com histórias de suporte a aplicações Android é enganar quem se manteve fiel ao Windows Phone durante os últimos anos e esperava que a Microsoft se esforçasse mais para tornar o Windows atractivo.
Uma coisa é a Microsoft desenvolver um emulador que corra apps Adroid outra é dar suporte a elas.
Alem disso, a questão das apps universais não esta posta em causa, até porque já se sabe que todas (salvo questões técnicas) apps que forem desenvolvidas para Win10 serão possíveis de utilizar em todos os dispositivos.
Estou fora, só aquela interface UI já mete um pouco de nojo e sem design nenhum a meu ver.
É a confirmar-se esta informação e eu no minuto a seguir digo adeus ao Windows Phone.
Não quero apps Android a correr no meu Windows Phone, para isso compro um smartphone do boneco verde (isso nunca vai acontecer).
Já estive mais longe de abandonar o Windows Phone, aliás, desfiz-me do meu Lumia 830 e ando com um modesto Lumia 435 que acompanha os meus iPhones para todo o lado, portanto não vai ser dificil encostar o meu Lumia low cost.
A Apple sempre teve identidade, sempre teve um rumo, a Microsoft anda a ver o que é que dá!
Ainda nem o Windows 10 foi lançado para o público geral e já andam a meter-se nestes caminhos, sem esperar para ver se a situação das apps muda.
Se os devs já tinham pouco interesse em desenvolver para Windows Phone com isto dos apps Android ainda pior!
Sou utilizador Apple há anos e todos os meus gadgets são da marca, desde os smartphones até à Apple TV, passando pelos iPods, iPad, iMac e futuramente o Apple Watch, eu acho o Windows Phone um sistema operativo muito interessante e estava a gostar do rumo que está a seguir, o Wondows 10 é um conceito muito bom, a forma como aproxima smartphones, PCs e tablets, mas ao perder a identidade desta forma, a usar apps de outros sistemas operativos, parece um acto de desespero! O meu Lumia com Windows Phone é a único gadget não Apple que tenho e sinceramente vai passar a deixar de ser, assim não dá para te defender, Microsoft!
Exacto. A ideia que vai passar é que se trata de uma medida de desespero. Agora só falta permitir a instalação de extensões do Chrome no Spartan para o fracasso total. E andei eu a recomendar e justificar a compra dos meus Lumias a toda a gente à minha volta que só vê Android à frente para isto…
E isto são só rumores…
Nem mais, um rumor!
Talvez lançado de propósito, com o objectivo de ver a reacção da comunidade.