Robôs assassinos? Portugal fora da lista de países que querem proibir…
Já ouviu falar em robôs assassinos? Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que querem proibir.
A revelação foi feita recentemente pela Human Rights Watch (HRW).
“Stop Killer Robots: Country Positions on Banning Fully Autonomous Weapons and Reing Human Control”, é o nome de um estudo de 55 páginas divulgado pela HRW. A HRW refere que os 97 países participaram todos nas oito reuniões da Convenção sobre Armas Convencionais (CAC) sobre sistemas de armas autónomos letais de 2014 a 2019, com a Áustria, Brasil e Chile a proporem negociações sobre um instrumento juridicamente vinculativo para garantir um controlo humano significativo sobre as funções críticas dos sistemas de armamento.
Relativamente a Portugal, que, a par do Brasil, são os dois únicos países lusófonos analisados no relatório, é referido que, em 2014, na Assembleia Geral da ONU, Lisboa apoiou a ideia de se continuarem as negociações sobre a regulação dos sistemas de armas autónomas.
A HRW afirma que Portugal, que participou em todas as reuniões da CAC, “não apoiou as propostas para a proibição total do armamento autónomo” e que, em vez disso, sugeriu em março de 2019 que os países devem focar-se na análise à forma como a lei internacional de pode aplicar a tais armas.
Na globalidade, o relatório da HRW é referido que um número crescente de países reconhece o dever de salvar a humanidade de armas totalmente autónomas, uma vez que os sistemas de armamento que selecionam e atacam alvos sem controlo humano significativo são “inaceitáveis e devem ser evitados”.
Para a HRW, há um apoio “crescente” a uma “proibição de preocupações partilhadas”, em que o desejo de controlo humano “deve impulsionar a regulação” do setor.
A grande maioria dos Estados, lê-se no documento, considera o controlo humano e a tomada de decisões “cruciais para a aceitabilidade e legalidade dos sistemas de armas”.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lusa
Neste artigo: Portugal, Robôs assassinos
Claro… Depois como é que comprava estes robôs e os guardava em armazéns junto dos drones?
Tudo bem , que há evolução, mas existem princípios que deviriam ser respeitados.
Entretanto, não sabemos se estamos na realidade ou num episódio de black mirror .
Asimov escrevia Ficção mas tinha regras definidas para os robots.
Primeira Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal.
Segunda Lei: Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos excepto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
Terceira Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal protecção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.
Concordo na integra!
Mas repare…
As três leis “criadas” pelo homem para a existência do robô nem para ele próprio as respeita!!!
Vai ter tudo para correr mal.
isso é muito filme….
Habituem-se, por mais pedidos que façam, por mais petições que criem. Por mais que sejam contra.
A próxima Guerra ou conflito caso houver, será de Drones, Robots e tudo a base de misseis e tecnologia. Esqueçam la isso das espadas no tempo dos Vikings, mano a mano. Agora é tudo por tecnologia e assim irá ser.
Muitos riem-se, outros ignoram, outros pensam que é mentira. Estão a ver aqueles filmes onde há guerra e aparece robots? drones? moscas com chips? entre outros insectos? É isso que vai acontecer daqui a alguns anos.
Não será mais fição, será a realidade. Habituem-se, não há como fugir. A unica forma de fugir é impedir que exista fabricação de robots, drones e isso é uma missão praticamente impossível.
Até carros do Tesla super inteligentes irão ser utilizados para a Guerra, quem diz Tesla diz marcas semelhantes que utilizem muita tecnologia e estejam sempre um passo a frente, no desenvolvimento de ações automáticas feitas pelo computador.
É a dura realidade, filmes a mais? Também diziam isso antes quando a condução era automática, agora já se provou que é possível, mas nos tempos antigos onde apareciam carros a andar sozinho e alguem dizia “isso é o futuro”
E alguns diziam “Epah, mas tu estas louco ou quê? Achas que alguma vez na vida? Deixa de ver filmes! Andas a ver muitos pelos vistos” e é aqui que se apercebe muita gente o quão o mundo da voltas, o que não existia antigamente, hoje existe ou provou-se que é possível fazer.
E é isto.
Diria mais que a próxima guerra será por causa da água
Eu diria que será por causa da estupidez humana.
Seja como for, o que interessa é que morram alguns Biliões.
Mais vale usar logo nukes que é mais rápido
Por mim a guerra era resolvida ao soco! Nem atirar pedras valia…
Mas o mundo não ia acabar à cornada?
Onde posso encomendar? Queria uns 5.
Sinceramente acho que a tecnologia deve ser desenvolvida mas numa perspectiva de exploração espacial…
Criação de habitats e infraestruturas para depois serem utilizadas por humanos.
Eu acho que um dia em que as máquinas tenham capacidade para perceber que estamos constantemente a tentar extinguir-nos a nós próprios, vão rapidamente fazer-nos a vontade.