Revista PROGRAMAR Edição 37 – Outubro de 2012
Já se encontra nas “bancas” virtuais a mais recente edição da Revista PROGRAMAR, a 37ª de produção nacional. Assim nesta edição chega até nós, como especial destaque de capa, um artigo sobre Makefiles para conhecer melhor esta poderosa ferramenta. stão contudo outros temas de igual importância incluídos nesta edição.
O que existe do lado de lá da montanha ? É a pergunta que muitas vezes nos fazemos, referindo-nos “à montanha de trabalho que temos para fazer”, ao “montanhoso problema que não se quer resolver”, ao “íngreme bug, que teima em não identificar onde se encontra”, “à barreira e velocidade imposta pelo hardware”, etc…
O que existe do lado de lá dessa montanha, é simples de saber, basta “escalá-la” para descobrir! Sem nunca desistir! Recordo-me com nostalgia do tempo em que se dizia que a “mítica barreira” dos 100mhz não iria ser ultrapassada! Mas foi! Recordo-me como muitos de vós recordarão das promessas e especulações em torno da tecnologia MMX, que acabaram revelando-se na sua maioria infundadas, e infrutíferas, pois a “montanha” parecia ser muito alta, mas na realidade pouco mais era que um “montinho”.
Hoje em dia ao ler código, ao ler um qualquer artigo, ao programar, penso, “quantas linhas teria eu escrito em C ou Assembly para conseguir fazer algo como isto… E quantas linhas escrevi agora! A “montanha” deixou de ser “inescalável”.
Ainda agora por vezes me deparo, como certamente a maioria dos leitores se depara com “aquele problema chato” que não parece ter solução, ou aquele erro, que já me fez olhar para o código “duzentas vezes” sem ver onde estará ele… Para agora descobrir que afinal é uma vírgula ou uma aspa que me esqueci. Esse “detalhe” que quase nos faz desesperar, que nos leva a pensar em desistir, e que no fim, depois de o resolvermos, descobrimos a alegria de o ter superado! Essa superação será para os programadores “o outro lado da montanha”.
É esse alento, essa determinação de “superar mais uma montanha” que move muitos dos programadores, se não “a maioria”. Essa vontade de “vencer” que começa a crescer e nos ajuda a fazer “dos grandes problemas” pequenos problemas, da grande complexidade, pequenos “detalhes” e no fim da “jornada”, nos faz acreditar que todo o esforço, feito, valeu a pena, pois se não o fizéssemos, nunca saberíamos o que existe “para lá da montanha”.
Na Revista, edição após edição uma “nova montanha” se ergue, e edição após edição descobrimos, com a preciosa ajuda dos nossos leitores, o que existe “do lado de lá da montanha”.
E agora que lançamos esta edição, preparamo-nos para vencer “a montanha que se segue”, como equipa, todos juntos, de nós, para vós! Na certeza que que daremos o nosso melhor por uma edição ainda melhor! De nós, para vós! Por todos nós!
Até lá!
António Santos
Coordenador da revista Portugal-a-Programar
Nesta 37ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:
- Interface Gráfica - Termometro Usando Arduino e LM335A (Nuno Santos)
- Algoritmos de Path Find : Princípios e Teorias (João Ferreira)
- SEO: Search Engine Optimization - Introdução Parte III (Miguel Lobato)
- Profilers Usar ou não usar… Os 5 minutos que mudam a experiência! (António Cunha Santos)
- CodeDump -Core Dump [8] - Fora de Horas (Fernando Martins)
- Kernel Panic A importância da formação no ensino superior numa carreira dentro da área de segurança informática (Tiago Henriques)
- Enigmas do C#: Async/Await e Threads (Paulo Morgado)
- Organismos! Do zero ao mercado (1 de 2) Sérgio Ribeiro)
- Review do livro HTML5 2ª Edição (Marco Amado)
- Review do livro Sistemas Operativos (Fábio Domingos)
- Review do livro Desenvolvimento em iOS iPhone, iPad, iPod Touch (Sara Santos)
- Análise: O que faz de nós um bom programador? (Rita Peres)
- Falácias da Computação na Nuvem (Edgar Santos)
- As reais ameaças de segurança não são os APT (David Sopas)
- Entrevista - João Barreto
- Projeto em Destaque na Comunidade Portugal-a-Programar: NotíciasPT
Este artigo tem mais de um ano
Excelente edição … parabéns!
Excelente edição … parabéns!
Excelente edição …
Nuca pensei que 1 4 core tivesse tal performance no crak . de passes…w . pc de casa.
Md5 no eu pentium era impensável como forca bruta. Hoje ……… WOw.
gostei da edição
É possível ser assinante desta revista? fui ao site e não encontrei nada.
Cumprimentos
Exelente