PplWare Mobile

Analise de performance – WD VelociRaptor 10K RPM


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. K says:

    Tenho um destes de 320Gb a correr numa maquina que precisa de performance no disco, e nota-se realmente que o disco é bastante rápido.

    Ao fim de menos de 1 ano avariou de uma forma estranha. Tudo que o computador fazia era MUITO lento. Cópia de ficheiros, arranque do pc (para cima de 10 mins), acessos de rede (serve ficheiros e base de dados para rede). Mas todos os testes ao disco reportavam que ele estava impecável em todos os sentidos e realmente não havia erros de leitura nem de qualquer outra espécie. Na suspeita, clonei-o e troquei-o por um sata normal e a maquina começou a voar outra vez.

    Mandei-o para a garantia da WD (para Espanha) e ao fim de 1 semana tinha outro. Até à data não deu mais problemas (já passou cerca de meio ano desde então).

    • Pedro Pinto says:

      Final feliz então :). De facto, pelos testes realizados, verificou-se que o disco tem uma performance excelente e que faz toda a diferença. Os números falam por si

      • Alexandre Amaral says:

        Só é pena que um disco destes faça um “escagaçal” enorme, pelo menos aquele que eu tinha…sinceramente um disco deste tipo é para um publico muito especifico.

        Na minha opinião para um utilizador comum mais vale comprar um sdd + hdd dado o preço deste disco.

  2. T. Castro says:

    E uma informação MUITO importante. How much?! =P

  3. Miguel says:

    Bom artigo. Mesmo tendo em conta as diferenças de capacidade de armazenamento, penso que teria sido interessante incluir discos SSD na comparação, ou pelo menos referi-los.

    • Serva says:

      Boa tarde comprei 1 SSD Intel que lê a 500 Mbs , estou ainda a espera que mo entreguem o primeiro que chegou a ser montado na minha maquina estava avariado , verificou-se depois que estava mesmo empenado , estou também a aguardar com muita expectativa este SSD , são é caríssimos ainda eu optei pelo de 120 GB os de 240 GB com estas características o valor dá para montar um PC já bem recheado de bom hardware se a placa gráfica não for uma prioridade .

      Cumprimentos

      Serva

      • Miguel_PDL says:

        Já agora a titulo de curiosidade e claro caso queira responder quando custa o SSD Intel que referiu?
        O meu OCZ Revodrive3 x2 de 240GB ficou por 282€ com portes incluidos. Existe outras lojas que o vendem até a 498 euros!!!

  4. Miguel_PDL says:

    Encomendei um OCZ Revodrive 3 de 240 GB pci-e 4X, estou impaciente para o testar já li reviews que me criaram imensas expectativas.

  5. Serginho M says:

    Deixei de usar discos mecânicos para o sistema operativo faz tempo. Tenho um ssd Kingston de 128gb e um wd de 1tb só para dados. O PC tem um desempenho invejável. Fica caro é certo, mas é só uma vez! E o que ganhamos em desempenho e segurança, poupamos na paciência… 🙂

  6. Tiago Martins says:

    resumindo .. raptor ou sdd ?

    • João Reis says:

      SSD para o Sistema Operativo e Aplicações e 1 ou 2 jogos. Basta um de 120GB.

      Instalar outro disco, velocidade normal e barato mas com capacidade como secundário para todos os grandes downloads. Ler post abaixo a explicar.

      Melhor compra nem hesites SSD. Este velociraptor uso o a 3 anos e transitei a pouco tempo, melhor compra.

  7. João Reis says:

    Tive durante 3 anos um disco destes, 120Gb que é suficiente para mim, é bastante rápido até que a coisa de 1 mês fiz a melhor transição de sempre, pelo menos com os melhores resultados: SSD

    SSD 120GB por 90€

    Sandisk SSD 120GB
    SDSSDX120GBG25

    Melhor dinheiro gasto, este ou qualquer outro, nem é dos mais rápidos mas o meu setup ainda está com SATA2 portanto é mais que suficiente, quem já estiver com Boards SATA3 existem outro pouco mais caros.

    Posso garantir quem tiver a pensar comprar uma coisa destas, se for apenas para 1 posto e apenas 1 disco compensa comprar SSD, nem hesitem, podem até gastar um pouco mais mas ficam logo rendidos, a diferença é enorme.

    Exige outros cuidados e novos hábitos. No disco SSD apenas instalem as apps e o jogo que mais jogarem, tudo o que for downloads instalem o disco actual como secundário a fazer backup. Isto porque os SSD quanto mais acessos (quanto mais trabalhar) mais depressa se “gasta” embora só notem passado anos mas se adoptarem novos habitos, que basicamente se prende por colocar directamente os download num disco destes de plate como disco BACKUP.

    Posso garantir que vão achar que ainda estavam no sec passado ao começar a usar SSD. É uma diferença incrivel mesmo em portateis ou PC´s com alguns anos.
    Dinheiro mais bem gasto

  8. Adelino says:

    E porque não comparar com discos híbridos? Ainda se fala pouco mas são uma solução muito boa para quem quer grandes capacidades e ao mesmo tempo velocidade entre os discos normais e o SSD. Uma vantagem é que o custo fica muito a baixo de uma solução SSD + HDD ou de um disco destes. Claro que não tem esta velocidade com ficheiros pesados de Video etc que penso ser a finalidade destes discos de 10k rpm. Mas para o utilizador comum são muito mais rápidos e interessantes porque eliminam os tempos de espera a arrancar e a executar programas pesados frequentemente usados

  9. Carlos says:

    Boa tarde, eu tenho um disco destes igual de 150gb de 10 mil rpm, comprei um de 10 mil rotaçoes porque diziam que era o mais rapido e fiável mas acontece que o disco é muito pequeno, nao coube no meu desktop. Nao existe discos de 10 mil rotaçoes dos normas para caber no meu desktop? Sóexiste mesmo para pcs notebook? Todos de 10 mil sao assim pequenos? Eu nem tenho esse suporte de refrigeraçao e secalhar até vai queimar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.