PplWare Mobile

Reutilização de manuais do 1.º ciclo vai acabar (mas há mais novidades)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. J.Palma says:

    E porque é que a taxa de reutilização dos manuais foi baixa? Os alunos danificavam os manuais ao ponto de não serem reutilizáveis? Ou é a mania de querer tudo novinho em folha?

    • Ricardo says:

      Não. Experimenta depois apagar tudo o que está escrito por crianças de 1º, 2º, 3º e 4º ano.
      São crianças estão a aprender a escrever e acabam por escrever um pouco com mais força por exemplo. Por muito que apagues… está la tudo escrito.
      Depois, como não deves ainda ter visto bem os livros, tens exercicios a cores, coisas para destacar etc…. é justo para a criança que leva o livro usado ? não.
      Se eu podia ter comprado os livros para o meu filho? Sim com esforço podia. Mas há quem não tenha e acaba por levar livros que já tem … as soluções escritas á vista….
      Imagina fazer palavras cruzadas, com as soluções ao lado. nem puxas pelos neurónios.

      • Manu says:

        Isso seria um problema fácil de resolver. Exercícios devem ser feitos no caderno/em folhas. Na Alemanha é normal reutilizar livros que passam de aluno para aluno pelo menos uns 5 anos até ser substituido. Portanto essa desculpa de ter que fazer os exercicios no livro nao cola. Existe é má vontade politica e sobretudo das editoras.

  2. Ricardo says:

    Uma autentica palhaçada é o que é o negócio dos manuais escolares.
    Para o meu filho, 1º ciclo, comprei os seus primeiros manuais escolares. Fui aconselhado para o segundo usar os vouchers. Seriam novos…e não eram para devolver. Ok, até aqui muito bem.
    3º Ano (ano passado) temos de entregar os livros, informação no fim do ano (contrária ao dada no inicio do ano. Foram deixados na escola… foram reatribuidos agora a outros alunos do 3.º.
    Novos vouchers este ano, para o 4º ano. Livros novos. Mas sao para devolver no fim do ano.
    Resultado, comprar para quem pode. os outros ficam sem livros. Quem receber os usados, vai ter as soluções feitas nos livros porque mesmo apagado…consegue-se perceber o que está escrito

  3. abelmartins says:

    pais rico

  4. Tiago says:

    Menos manuais digitais e regresso aos livros em papel. Suécia vai dar um passo atrás no sistema educativo – https ://magg.sapo.pt/atualidade/artigos/menos-manuais-digitais-e-regresso-aos-livros-em-papel-suecia-vai-dar-um-passo-atras-no-sistema-educativo

    Peço desculpa pelo link da “concorrência”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.