Reutilização de manuais do 1.º ciclo vai acabar (mas há mais novidades)
Nos últimos tempos muito se tem falado sobre os manuais dos alunos, em especial o uso de manuais digitais. Como referimos, a Suécia está a abandonar os manuais digitais, e de acordo com as últimas informações, em Portugal também vai haver mudanças.
Governo vai travar a adoção dos manuais digitais
Segundo refere a Visão, o Governo vai travar a adoção de manuais digitais, limitando-se mais uma vez ao projeto-piloto. Em entrevista à VISÃO, o ministro João Costa revela por que motivo decidiu não avançar com a introdução imediata de manuais escolares em vários níveis de ensino, mantendo-se, no entanto, o projeto-piloto que, em 2023, já abrangerá 21 mil alunos.
Segundo o que foi revelado pelo Governante, "estamos a ir com muitas cautelas nessa medida”. João Costa refere que o projeto-piloto vai permitir identificar os vários pontos críticos (de que o primeiro ciclo é o melhor exemplo). “É importante não haver precipitações”.
Refere ainda o canal de comunicação, que o governante garante ainda que a reutilização dos manuais escolares do primeiro ciclo — aquele que segundo o ministro levanta mais preocupações relativamente à introdução dos manuais digitais — vai terminar já no ano letivo de 2024/2025, uma vez que as taxas de reutilização são “baixíssimas”.
Avaliámos as taxas de reutilização desses manuais e vimos que não valia a pena, que esses anos tinham taxas de reutilização baixíssimas. Portanto, no próximo ano letivo, já não será preciso entregar estes manuais
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) será para dotar as escolas de instrumentos e meios de modernização tecnológica. Pretende-se promover as competências digitais de alunos e professores.
Este artigo tem mais de um ano
E porque é que a taxa de reutilização dos manuais foi baixa? Os alunos danificavam os manuais ao ponto de não serem reutilizáveis? Ou é a mania de querer tudo novinho em folha?
Não. Experimenta depois apagar tudo o que está escrito por crianças de 1º, 2º, 3º e 4º ano.
São crianças estão a aprender a escrever e acabam por escrever um pouco com mais força por exemplo. Por muito que apagues… está la tudo escrito.
Depois, como não deves ainda ter visto bem os livros, tens exercicios a cores, coisas para destacar etc…. é justo para a criança que leva o livro usado ? não.
Se eu podia ter comprado os livros para o meu filho? Sim com esforço podia. Mas há quem não tenha e acaba por levar livros que já tem … as soluções escritas á vista….
Imagina fazer palavras cruzadas, com as soluções ao lado. nem puxas pelos neurónios.
Isso seria um problema fácil de resolver. Exercícios devem ser feitos no caderno/em folhas. Na Alemanha é normal reutilizar livros que passam de aluno para aluno pelo menos uns 5 anos até ser substituido. Portanto essa desculpa de ter que fazer os exercicios no livro nao cola. Existe é má vontade politica e sobretudo das editoras.
Uma autentica palhaçada é o que é o negócio dos manuais escolares.
Para o meu filho, 1º ciclo, comprei os seus primeiros manuais escolares. Fui aconselhado para o segundo usar os vouchers. Seriam novos…e não eram para devolver. Ok, até aqui muito bem.
3º Ano (ano passado) temos de entregar os livros, informação no fim do ano (contrária ao dada no inicio do ano. Foram deixados na escola… foram reatribuidos agora a outros alunos do 3.º.
Novos vouchers este ano, para o 4º ano. Livros novos. Mas sao para devolver no fim do ano.
Resultado, comprar para quem pode. os outros ficam sem livros. Quem receber os usados, vai ter as soluções feitas nos livros porque mesmo apagado…consegue-se perceber o que está escrito
pais rico
Menos manuais digitais e regresso aos livros em papel. Suécia vai dar um passo atrás no sistema educativo – https ://magg.sapo.pt/atualidade/artigos/menos-manuais-digitais-e-regresso-aos-livros-em-papel-suecia-vai-dar-um-passo-atras-no-sistema-educativo
Peço desculpa pelo link da “concorrência”
Esqueci-me de dizer que sou adepto de tecnologia e até para ler prefiro o digital, mas mais do que seguir outros devemos ver o fruto das decisões de outros e aprender com eles 🙂
Quem modera isto pode apagar tudo, achei a noticia no vosso site – https://pplware.sapo.pt/informacao/suecia-esta-a-abandonar-os-manuais-digitais-e-em-portugal/