PplWare Mobile

Menu Iniciar só regressa ao Windows em 2015 com o Threshold

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Bob says:

    E continuo a usar o “Classic shell”.

    É o suficiente para combater a estupidez brutal que a microsoft se lembrou…. não falando do windows server 2012….

    Por mim, não comprava nenhum. Mas prontos, lá falham umas coisas. Esperemos que o 9 venha direito.

  2. Guilherme says:

    Não percebo o porque de ficarem tão agarrados ao menu Iniciar. Há alguns meses que mudei para Windows 8 e até hoje não senti a mínima falta dele, mas isso talvez seja só eu.

    • Marisa Pinto says:

      Acho que isso depende de pessoa para pessoa, nem todos utilizamos o pc da mesma forma. Eu, por exemplo, uso o W8 no trabalho e sinto falta do menu iniciar, é um acesso mais funcional.
      Assim como também senti a falta das barras de scroll no Chrome, e tive que colocar um plug-in, isto porque, para quem utiliza rato físico, não tem essa necessidade pois tem o scroll do próprio rato. Mas eu utilizo apenas o rato do pc, portanto, mais uma vez, tem a ver com o aspecto funcional.

      🙂

      • JJ says:

        Por isso mesmo existem programas para personalizar o SO e outros softwares. Para se fazer adaptações conforme as necessidades.

        Isso não quer dizer que os SOs/Softwares estão mal feitos ou foram mal pensados, simplesmente cada um tem as suas próprias necessidades de utilização do PC e adaptação ao que esta feito ou utiliza auxiliares para o efeito pretendido.

      • Hapéle says:

        OK 60% tem essa “desculpa”, acredito que pontualmente se possa sentir falta de algumas funcionalidade, mas há sempre forma de resolver.

        Os restantes 40% são comodistas e acham que que o mundo gira em torno deles…

    • Paulo Brinca says:

      Para além da resposta dada pela Marisa Pinto, acrescento ainda o facto de achar que é incomodativo o facto de quando pretendo aceder às “funções do menu iniciar” no windows 8/8.1 ter que o fazer no ecrã inteiro.

      Desta forma fico impossibilitado de consultar qualquer informação necessária que tivesse numa qualquer janela do meu desktop.

      Outro exemplo, para fazer ping a um IP para além de “abrir o menu iniciar”, tenho que abrir a aplicação de pesquisa e depois é que ela associa à linha de comandos para fazer o ping.

      Se tiver um ip numa imagem fico sem a possibilidade de ver qual o ip que pretendia utilizar na pesquisa, sendo que tenho que abrir a linha de comandos e depois fazer o ping, tendo perdido o “atalho” directo.

    • Imparcial says:

      É (quase) infinitamente maior o número de utilizadores do Windows que usa o Menu Iniciar e considera-o obrigatório no Windows do que o contrário. Facto.

      A Microsoft habituou os utilizadores do Windows a ter um Menu Iniciar que, ao longo do tempo, foi evoluindo e, na minha opinião, após ter chegado na sua melhor versão, no Windows 7, foi simplesmente removido no Windows 8.

      O Windows 8 altera radicalmente a noção do Windows de tal forma que muitos, eu incluído, tiveram de reaprender a fazer coisas tão simples como “encerrar o Windows”. Facto.

      Um utilizador que apenas conhece o Windows 95, de forma intuitiva, sabe como chegar ao Menu Iniciar no Windows 7 mas não consegue descobrir o Start Screen no Windows 8 porque não é intuitivo. Facto.

      O Menu Iniciar é prático e intuitivo. O Start Screen não é prático e não é intuitivo. Facto.

      No que toca ao Windows, de todos os “patinhos feios” o Windows 8 consegue ser “o patinho mais feio”.

      O Modern UI, vendo bem, até é um conceito espectacular mas foi muito mal implementado. Combinado, de forma inteligante, com o Menu Iniciar e com o design decente com linhas e cores suaves, teriam conseguido converter os actuais W8 haters em W8 lovers. Teriam aprendido tivessem observado atentamente o Unity do Ubuntu.

      • JJ says:

        Eu passei do WinXP para o Win8… e em questão de minutos percebei o conceito do ecrã inicial e o básico do seu funcionamento.

        Após estes anos a utilizar, cheguei a conclusão que o menu inicial consegue ser mais desorganizado do que o ecrã inicial.

        O menu inicial só fica organizado nos primeiros meses do Windows ser instalado. Isto porque depois disso, com a instalação de vários programas, os campos que vão surgindo e a forma como vão ficando espalhados no menu, torna-se mais confuso.

        No caso do ecrã inicial, o menu fica sempre da mesma forma, o que para a utilização diária torna mais simples. É verdade que quando se vai para a vista de todos os programas, pode parecer mais confuso, mas visto estar organizado automaticamente por nome a localização fica facilitada. Apesar disso, utilizando bem o ecrã inicial, raramente se vai a vista de todos os programas.

    • Gonçalo says:

      Tenho-o desde a data de lancamento e apenas senti os efeitos da mudanca por umas semanas, como era de esperar, mas agora alem de nao sentir falta dele, acho que nem sequer faz falta, o Windows 8 como esta e muito mais pratico e rapido.

    • Rafael Ramos says:

      Nem mais..organizo o metro como quero…e basta clicar na tecla window para ir ao metro e começar a escrever o que procuro..simples!!!
      Menu iniciar porque ? Windows 7 tem, usem 🙂

  3. Tavares says:

    Eu estranhei um pouco a falta do menu iniciar a quando do lançamento do Windows8…não se perdem “hábitos” de anos de um dia para o outro.Hoje em dia já só me lembro “disso” quando leio algum artigo ou alguém fala no assunto.Estou mesmo convencido que só voltarei a utilizar o “iniciar” se ele regressar como opção única num próximo SO…se acontecer terei de reaprender a utilizar.Sem qualquer drama ou “confusão” na cabeça…

  4. Diogo Ribeiro says:

    Sinceramente acho que o problema não é o menu iniciar. O problema é a opção “Pesquisar” que funciona ridiculamente mal no w8.

    Nos SOs anteriores, esta opção aparecia no menu iniciar, aquilo encontrava tudo (pastas, programas, etc) e era muito mais rápido do que agora.

    • JJ says:

      Para pesquisar, não é preciso ir ao menu inicial, a barra lateral tem essa ferramenta.

      O facto de apresentar menos informação ou ser mais lento, talvez até seja verdade, não é uma ferramenta que utilize com frequência…

      • Diogo Ribeiro says:

        Sim, no W8 aparece na barra do lado direito. É muito mais demorado chegar lá e funciona de forma horrível :S

        Demora tanto chegar lá que eu já aprendi a usar o atalho xD (Windows + S)

  5. Só um gajo says:

    Eu acho que no Windows 8 não existe a necessidade de um menu iniciar. O que acontece aqui é que os users dos Windows 8 não o sabem usar.
    De todos os utilizadores do Mac OS X, com quem já debati as virtudes e defeitos do windows, não houve um que não referisse os “fantásticos” atalhos de teclado do Mac OS. Eu acho que em termos de atalhos de teclado o Windows é o melhor que por aí se encontra, basta é sabe-los e ter vontade de os aprender. Algo que nem é complicado uma vez que é só carregar na tecla do Windows e na letra correspondente. Tipo Windows+D mostra o desktop ou Windows+P mostra as opções de apresentação para monuitores externos, entre outros.

    Alguém falou na cena do pesquisar, que faz imensa falta porque aparecia logo no menu iniciar, mas esse alguém esqueceu-se de dizer que para pesquisar o que quer que seja no Windows 8 é apenas necessário carregar na tecla do Windows e escrever o termo a pesquisar. Se isto não é simples, então não sei o que é.

    • André says:

      Já ouviste falar de cantos activos?

      Pois…

      O OS X também tem esses atalhos, é preciso é configura-los a gosto

    • João Terra says:

      O WP é uma bosta digo-te já. O sistema metro foi copiada de uma aplicação de 1998, ele só teve o trabalho de fazer uns ajustes.
      Agora disseres que os user´s não o sabem usar!! está mas é caladinho.
      O windows 8.1 para fazer actualizações no windows update é uma vergonha, não o faz e fica a remoer e a gastar rede . bug

      O APP do mail da Microsoft é uma vergonha absoluta.
      O visual do windows é muito básico e grafismo ruim
      Muitas coisas são copia integral da google, como a google tem código aberto, talvez foi buscar o código e modificou umas linhas e agora quer incriminar a google pelas patentes?
      Acho que deves defender o senhor capitalismo!!
      O que a MS está a fazer é uma vergonha, por isso pirateio tudo à MS.
      E digo-te mais nem queria um PC surface, nem que fosse pintado de ouro

  6. João Reis says:

    Testei esta semana um ATIV 500T da Samsung.

    Para espanto meu, não tem upgrade para Windows 8.1, apenas 8. Existe forma de faze-lo bem sei mas directamente para quem comprou e não é informático, não existe forma.

    O sistema com w8 é super limitado, e mesmo usado com a dock-station como PC normal, fica ridicula sem o Menu Iniciar. Pois se queremos usar como Windows portatil já não é funcional.

  7. rmcrys says:

    Apesar de haver iluminados que mal se mudaram para o Windows 8 ficaram logo “a perceber tudo”, o interface Metro é tudo menos intuitivo e prático. Com o update 8.1 melhorou algo, mas é simplesmente muito mal desenhado: quase tudo implica carregar no ícone e depois ainda ir a outro sítio dizer o que se quer (renomear, redimensionar, etc); DENTRO do metro para saber a velocidade a que estou conectado a uma rede, para ligar ou desligar o Bluetooth ou mudar a luminosidade do ecrã tenho que ir a 3 submenus (no Android e iOS é só baixar a pestana e tenho acesso rápido a ligar e desligar); depois como estão dispostas as app, a App Store, etc etc etc etc é do mais fatela que existe.

    Eu uso no meu Acer W4 (tablet) o Metro de bom agrado sempre que for só para meter uma app, mas como UI total….cruzes credo! Nunca vi algo tão mal conseguido… E com exemplos de UI como Android, iOS, XBMC, OSX etc, quando se da com um Metro…ai que susto!

  8. Nunes says:

    O menu Iniciar é naquela… quem estava assim tão dependente sempre tinha o Classic Shell, se bem que este novo menu tem integração das aplicações. Agora correr apps em modo janela no ambiente de trabalho isso sim! Finalmente, se há coisa mais estapafúrdia no Windows 8 é forçar um ambiente multi-tarefas a ser ocupado na totalidade por uma janela só, sempre que se abre uma app, e muitas delas, por serem feitas para dispositivos móveis com ecrãs pequenos, só desperdiçam espaço e são ridículas num ecrã de desktop (basta olhar ao Skype para W8, a aplicação de correio idem, abrir aquilo é ficar a olhar para um fundo branco, basicamente).

  9. Luis Silva says:

    Pena só vir no windows 9 o menu iniciar, mas também só o vou adquirir se realmente for como dizem ser gratuito para quem já tem a ultima actualização do windows 8.1, pois sem isso nao vou gastar dinheiro em mais um SO pois o windows 8 ainda é um pouco recente

  10. João Terra says:

    Podem andar ás voltas com o 8.1. Eu instalei aquilo e o windows 8.1 alem dessas falhas todas, só é bugado todo o sistema.
    Eu estou no windows 7 e fico bem.
    Ao menos é estável e menos bug´s

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.