Redes Wi-Fi podem provocar alergias? Podem sim!
Hipersensibilidade electromagnética, já ouviu falar?
Provavelmente sim, mas para quem não conhece, este distúrbio consiste num conjunto de sintomas alérgicos causados alegadamente por campos electromagnéticos. E um dos exemplos mais simples do que pode causar este conjunto de sintomas é simplesmente uma rede Wi-Fi.
É disso que lhe vamos falar neste artigo.
Mesmo sem a aprovação da comunidade médica e científica, Mariane Richard, uma francesa de 39 anos, conseguiu arrecadar uma pensão de invalidez por um período de 3 anos, num valor de 500 libras, aproximadamente 687 euros, depois de ter afirmado em pleno tribunal que seria alérgica a redes Wi-Fi.
Os tribunais franceses, ao longo destes anos, têm vindo a recusar pagar prestações de invalidez a pessoas que sofrem de sensibilidade electromagnética, mas a verdade é que, depois de Mariane ter alegado que sofre um extremo desconforto na presença de dispositivos móveis, televisores e até mesmo redes Wi-Fi, este magistrado, tomou uma decisão que pode vir a mudar o rumo destes acontecimentos, tendo mesmo Mariane afirmado que esta decisão foi uma grande conquista não só para ele mas também para muitos que sofrem deste mesmo distúrbio.
Quanto ao seu dia-a-dia, Mariane decidiu mudar-se e tem vivido há já algum tempo numa espécie de celeiro, onde não existe qualquer possibilidade de contacto ou exposição às já tradicionais redes Wi-Fi.
E mesmo, como já referimos anteriormente, sem ser reconhecido pela comunidade médica e científica, este distúrbio, segundo a Organização Mundial de Saúde, é caracterizado por uma variedade de sintomas não muito específicos. A maioria das pessoas que sofre de sensibilidade electromagnética padece de sintomas como vermelhidão, formigueiros, sensação de queimaduras, fadiga, cansaço, náuseas, entre muitos outros.
Em contrapartida, e segundo o Bob Park, professor na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América a radiação emitida pelas redes Wi-Fi não é suficiente para causar qualquer mudança no organismo que possa vir a causar doenças, afirmando mesmo que o maior problema é que a nossa sociedade, que muito por culpa da evolução tecnológica tem muito pouca educação.
Mas a verdade é que o caso de Mariane não é único, e podemos ter como exemplo a Suécia, que em 1995 reconheceu a hipersensibilidade electromagnética como um comprometimento funcional, a Espanha que concedeu uma reforma por invalidez à ex-funcionária pública do país Minerva Palomar em 2011 ou até mesmo o Canadá ou os Estados Unidos na América, que ao longo destes últimos anos têm vindo a criar centros de diagnóstico especializados.
Acha que a hipersensibilidade electromagnética existe? Ou existe apenas na cabeça de algumas pessoas?
Este artigo tem mais de um ano
Para complemento, queria só informar que houve um documentário que deu na Sic Noticias à uns meses tb acerca deste tópico (vale a pena vê-lo).
Numa nota semelhante, se alguem souber/encontrar algum estudo sobre o mesmo assunto mas para redes 5G (como na korea) agradecia mto se postasse aqui nos comentários
não eu resumo isso muito fast… o WI-FI faz mal.. seja animal seja vegetal
Correcção: 5G não existe aqui nem na Coreia. É uma norma por definir.
Reportagem Sic Noticias
https://www.youtube.com/watch?v=EeOR7Jgqx-M
Better Call Saul! xD
A melhor série de sempre.
O CGP Grey, se alguém conhecer, fez um video (youtube) sobre este fenómeno.
A quem interessar, o video chama-se: “This video will hurt”
É sobre “Nocebos”. O conceito é o mesmo que “placebos” mas em vez de ser beneficiário, é prejudicial.
E ele fala especificamente destes casos. E diz que foram feitos estudos que mostram que só quando a pessoa sabe e vê que existem equipamentos emitores de ondas electromagnéticas é que se vêem as reações das alergias. Ie, a crença que as ondas vão ser prejudiciais é que provoca essa reações. E não as ondas em si, que se foram colocadas e não comunicadas, não causam reações.
Recomendo vivamente.
Tudo mamando nas tetas do governo. Nada de novo.
Mudem-se as frequências para 5 Ghz ou mais.
Opá… então se é assim e como eu também sou alérgico aos políticos: sempre que vejo um mudo o canal de tv!!! Passem para cá uma «pensãozita» de 500 euros e fica tudo bem.
+1
Se o WiFi faz isso, que dizer da rede móvel GSM/3G/4G?
Isto custa-me a acreditar.
bull shit. Aposto que lhe meto um rádio dentro do celeiro ás escondidas todo o dia em tx até com 50 ou 100w e ela não se vai queixar. Era assim que se devia fazer a contraprova
100w a 2,4 Ghz todo o dia é capaz de fazer algum efeito. Um microondas funciona nessa frequência e usa entre 600 a 900w…
A Mariane na realidade queria ver o 50 Shades of Grey, mas o sinal wireless (do vizinho) era fraco e começou a stressar e a coçar-se toda, daí as manchas.
como montar um quarto sadio? Suponhamos que eu queira revestir meu quarto/casa com uma película de metal (tipo um alumínio, ou algo assim). Resolveria? Pelo menos para proteger da incidência externa?… por vezes desligo meu wi fi, mas não adianta…estou cercado com os dos vizinhos, e são muitos.
O mais simples seria criar uma gaiola de faraday…
Perguntar se os leitores acham que a hipersensibilidade magnética tem tanto sentido como perguntar se os leitores acham que as moléculas de água têm um átomo de oxigénio e dois de hidrogénio. Não sendo matéria de opinião, mas de facto, o que as pessoas *acham* sobre o assunto é irrelevante.
Do mesmo modo, doenças que podem ser analisadas objetivamente (excluindo por isso algumas doenças mentais sobre as quais se sabe pouco) não podem ser definidas enquanto tal por tribunais, mas sim por médicos e investigadores científicos.
Pessoal, vejam um filme já com alguns anos do Keanu Reeves, chamado “John Mnemonic”…
A questão com as ondas electromagnéticas tem que ver com o facto de poderem ser facilmente programadas e desta forma, alterarem o ADN humano e não só.
????
WTF?
Gostei desta noticia, e claro as alergias aos wifis existem mesmo, mas também existem na cabeça das pessoas do reconhecimento cientifico que ainda não passaram para a prática, logo é assunto ainda tabu . . . Existem e existe muito mais . . . e não é diretamente psicologico? é verdadeiro . . ..
Tenho que criticar a parte cientifica sobre o assunto, pois certo Cientista Quimico e não só Frances hoje reconhecido Mundialmente, na altura foi a julgamente a tribunal e o juiz decidio mandar decapitar porque a França (Tudo isto está na história sobre esse Cientista famoso . . .) não precisava das descobertas dele . . . quem decidio? era juiz, pessoa formada também e poderosa . . . hoje tal cientista? é disciplinas de ensinos de escola por todo o mundo . . . então quem foi o parolo na altura? o cientista investigador ou o juiz que o mandou decapitar? . . ..