Recorde: Investigadores conseguem transmitir dados a 1,125 Tbps
Uma equipa de investigadores da University College London anunciou recentemente ter conseguido fazer uma transmissão de dados a uma velocidade super rápida de 1,125 Tbps.
De acordo com informação publicada, foram usados 15 canais diferentes para a transmissão de dados, com comprimentos de onda diferentes.
A que corresponde uma transmissão de dados a 1.125 Tbps?
De acordo com Dr Robert Maher, responsável pela investigação, uma transmissão de dados a 1,125 Tbps corresponde a quase 50 mil vezes mais que a velocidade de uma ligação de banda larga no Reino Unido que é normalmente a 24 Mbps. A taxa de transmissão de dados atingida permitiria descarregar todas as séries da Guerra dos Tronos em HD em apenas um segundo.
For comparison this is almost 50,000 times greater than the average speed of a UK broadband connection of 24 megabits per second (Mb/s), which is the current speed defining "superfast" broadband. To give an example, the data rate we have achieved would allow the entire HD Games of Thrones series to be downloaded within one second."
O estudo foi publicado na Scientific Reports onde é revelado que foram usadas técnicas de modulação e processamento de sinal para construir um sistema de comunicações ópticas com vários canais de transmissão e um único receptor.
Na prática cada canal usado foi modelado em separado mas todos juntos foram combinados num único sinal criando assim um “super-canal”.
Using high-bandwidth super-receivers enables us to receive an entire super-channel in one go. Super-channels are becoming increasingly important for core optical communications systems, which transfer bulk data flows between large cities, countries or even continents. However, using a single receiver varies the levels of performance of each optical sub-channel so we had to finely optimise both the modulation format and code rate for each optical channel individually to maximise the net information data rate. This ultimately resulted in us achieving the greatest information rate ever recorded using a single receiver
De acordo com o estudo, os investigadores referem que ligaram directamente o emissor ao receptor para assim conseguir o maior ritmo de transmissão de dados. O próximo passo é conseguir velocidades idênticas para transmissões de longa distância.
O artigo com o nome “Increasing the information rates of optical communications via coded modulation: a study of transceiver performance” pode ser descarregado aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Que abuso *.*
supersónica? se fosse à velocidade da luz é era!!! 🙂
supersónica? uma ligação de dados 3G/2G, ou mesmo os velhos modems 14kbps também são supersónicos 🙂
Lá vens tu dizer asneiras!
asneira? Vais me dizer que o som anda + depressa que um sinal rádio ou um sinal eléctrico num fio de cobre?
1 235 km/h
E isso prova o quê, que sabes a velocidade do som?
Velocidade dum sinal rádio na atmosfera 299 700 km/s, quase igual à velocidade da luz em vácuo
Velocidade dum sinal eléctrico num fio de cobre será no mínimo cerca de metade da velocidade da luz, dependendo do tipo de cabo usado.
E qual a fonte da tua afirmação?
supersónico é referente a algo cujo a velocidade instantânea seja superior à velocidade da propagação do som em climas normais (T=25ºC : P=1 Atm).
Sabendo que a velocidade da luz é constante c (1.08×10^9) em Km/h e a velocidade do som é variável em média no ar de 1235 Km/h podemos dizer que a ligação dialup é supersónica visto que os pulsos eletronicos terem uma velocidade bastante próxima de c…
int3 então está correcto. O que foi escrito de facto corresponde a supersónico! Afirmativo!
O que o JBM estava a dizer, face ao enquadramento do termo para dar o exemplo de um salto qualitativo, de facto é asneira. Só para chatear.
…Qualquer onde electromagnetica viaja a velocidade da luz (no vacuo). ondas radio/ 3g/4g..
Neste caso estamos o meio foi fibra otica= fotoes. Por isso E mesmo a velocidade da Luz. E e sempre foi.
O que se atingiu foi velocidade de transmissao de dados, se quiserem, largura de banda. O que E bastante diferente.
Acho que o uso da expressao “velocidade supersónica de 1.125 Tbps” e que nao foi la muito feliz.
Não disse o contrário… Apenas serviu para frisar que velocidade supersónica não diz nada.
Não vos estou a entender….mas não é velocidade supersónica porquê?
É velocidade Supersónica, mas todas as transmissões de dados são na prática velocidade supersónica. Como se usam ondas eletromagnéticas, e a velocidade destas é sempre superior à do som, seja qual for o meio em que se propaga. Desde que se propague, claro.
Se percebi bem, o termo só não trás mais informação à notícia, porque uma ligação com transferência de dados na ordem dos 1kHz, também será supersónica.
E o pessoal embirrou no “supersónico” 😀
Ora… Vou tentar.
Tens dois carros um que anda a 200 e outro que anda a 150.
Se for por distância percorrida é lógico que 200 é mais rápido. Agora se o que anda a 150 conseguir transportar 1125(unidades) e o 200 apenas conseguir transportar 10(unidades) o que anda a 150 é mais rápido no transporte.
A confusão toda está ao tentar comparar a largura de banda (digamos que é o que o carro consegue transportar) com a velocidade do sinal (digamos a velocidade do carro).
eh eh eh… Boa tentativa mas fiquei sem perceber nada 😀
Boa analogia.
Apenas referir que a velocidade de propagação depende do material. Na fibra óptica ronda os 66%.
“the data rate we have achieved would allow the entire HD Games of Thrones series to be downloaded within one second.”
Adoro estas comparações. Eles sabem para que é que as pessoas precisam de largura de banda 😀
É uma forma fácil de explicar as coisas a quem não percebe de muitos “bits por segundo”
Esclareçam-me p.f.: São 1125Tbps (mil Terabits) ou 1,125Tbps (um Terabits e uns trocos)!?
Devem ser 1,125Tbps ou seja 140,625 GBps
Nesse caso serão 140,625TBps e não GBps 😛
Uma transmissao de 1 bit por segundo tb E supersonica!
Se for por RF sim.
Se for por outro meio cujo a velocidade da propagação desse bit por segundo for inferior à velocidade média do som no ar então não é supersónico.
Alguém sabe se fizeram estes testes com fibra?
acho que foi com cabos de telefone. lol
Transcrevo apenas o 1º parágrafo:
“De acordo com Dr Robert Maher, responsável pela investigação, uma transmissão de dados a 1,125 Tbps corresponde a quase 50 mil vezes mais que a velocidade de uma ligação de banda larga no Reino Unido que é normalmente a 24 Mbps. A taxa de transmissão de dados atingida permitiria descarregar todas as séries da Guerra dos Tronos em HD em apenas um segundo.!”
Está tudo dito, comparativamente é muito rápido que os meus “pseudo” 100Mbs da fibra ótica.
quando eu tiver os 50 mil vezes mais lento que uma ligação de banda larga do Reino Unido em minha casa, já ficava contente 😀
E eu aqui com velocidade de 300kb/s -.-
na verdade a, https://pt.wikipedia.org/wiki/Mudan%C3%A7a_de_Fase,
“””faz””” com que a codificação do sinal passae para
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dobra_espacial_(Star_Trek)
“aparentemante”….
Até me admira aqui ainda nem perguntar porque é que só tem 12 megas no speedtest e pagam 100.
Já devem ter entendido da diferença xD