PplWare Mobile

Quer o seu Facebook a abrir o feed de noticias mais rapidamente?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno Rosa says:

    Eu testei e tenho ipv6. Agora como mudo as definições para ficar a funcionar com esse protocolo em vez do ipv4? E funcionará tudo na mesma (mas mais rápido)?

  2. debian says:

    Nuno Rosa
    Se já tens IPv6 não é preciso mudar nada.
    Basta ter um sistema operativo compativel: Windows Vista ou mais recente, Linux ou MacOS recente.

  3. Marco afonso says:

    Agora estou confuso… Ha umas semanas atrás uma das vossas dicas pra aumentar a velocidade da internet era desligar o ipv6 e agora dizem pra ligar?

  4. Makvrski says:

    nao tinham dito que os meos ao desativar o ipv6 ficavam com a net mais rapida? xD

    https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/ligacao-a-internet-via-meo-fibra-lenta-desligue-o-ipv6/

  5. YaBa says:

    Offtopic:
    Facebook “aproveita” o facto dos endereços IPV6 serem hexadecimais para fazer uma piadinha:
    http://blogs.cisco.com/socialmedia/fun-with-ipv6
    🙂

  6. Bimbão says:

    O facebook é mesmo uma rede social muito grande. A maior do mundo.

  7. Nuno Galhardo says:

    Como assim?!! ipv6 não torna mais lento … como refere em baixo…

    https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/ligacao-a-internet-via-meo-fibra-lenta-desligue-o-ipv6/

  8. Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56k says:

    Epah, não baralhem mais as pessoas. O facto de, ao utilizar IPv6, ao invés de IPv4 e o Facebook ficar mais rapido tem a ver, não com a velocidade da ligação que cada um tem em casa, nem tão pouco com a velocidade dos servidores do Facebook [é sempre a mesma – congestionado]. Na minha opinião [sublinho: na minha opinião], tem a ver, sim, com problemas de routing. O Facebook deve ser, neste momento um dos domínios com mais acessos por segundo na grande rede, Internet. Assim sendo, ao utilizar IPv6, e tendo em conta que o routing é/será diferente e tem uma utilização [calculo] de cerca de 5% a 15% em relação aos utilizadores de IPv4. Alem disso, a trama do IPv6 utiliza endereçamento hierárquico, pelo que dispensa alguma carga de processamento no routing.
    Ao contrario daquela noticia, para desligar o IPv6, que, supostamente provoca lentidão no Facebook!? Esqueçam tudo isso… O problema é mesmo os registos de entrada/saída, o congestionamento provocado por milhões de acessos ao segundo e, para agravar, o novo sistema de carregamento de videos… que diga-se de passagem, fez com que cada vez mais o Feed de toda a gente se pareça com a pagina de entrada do Youtube. 😀

    • Pedro Pinto says:

      Lá está, foi o que foi referido. Não é nem nunca será um problema do IPv6…mas sim da forma como o mesmo está implementado do lado do operador.

      • Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56k says:

        O operador pode ter alguma culpa no cartório, mas não o podemos culpabilizar, seja ele [operador] qual for. Após alguns testes ao domínio Facebook e a alguns blocos de IP’s utilizados pelo domínio para o utilizador comum chego à conclusão que, desde que solicitas a entrada no Facebook, ate chegares até ele e obteres resposta, chegas a demorar até cerca de 200ms. [De referir que estou a falar em IPv4] ‘Até ao Facebook’ dás entre 9 a 13 saltos de routing, sendo que 2 a 4 são dentro do operador. Dentro do operador gastas, no max 50ms, sendo que os restante, cerca de 150ms são gastos pela mundo fora. Tendo em conta isto, acho que não se pode culpar os operadores, senão daqui a uns tempos estou a ver por ai nos sites de reclamações montes de pessoal a escrever queixas a dizer que o operador X não presta porque tem a Internet lenta [porque só usa a Net para ir ao Facebook] e ninguém resolve nada! :p

      • NoOne says:

        Mais uma vez não mandem bitaites pois só descredibilizam a vossa capacidade técnica de comentar alguns tópicos. Por exemplo o Dev[B]iam[n]SerDaAlturaDos56 apresenta alguns argumentos que poderão influenciar na melhoria dos tempos de resposta.( embora não esteja totalmente de acordo).
        As infraestruturas de serviços (Facebook, Youtube, ) são suficientemente complexas possuindo inumeras variaveis ( em termos leigos … localização, percurso, protocolos,dimensionamento sendo que este ultimo dificilmente será dificil aferir ).
        Por exemplo uma captura de trafego para o facebook.com em quem tem acessos dual-stack ( IPv4+IPv6) vai indicar que parte dos conteudos é fornecido maioritariamente em v6 ( thanks Happy Eyeballs ) de origens diversas e distribuidas ( facebook, akamai ( curiosamente implementado no operador ).
        Ao nivel da analise da hierarquica de routing referida ( creio que se referiam a prefixos e respetivo ASN) um bom ponto de analise poderá ser https://stat.ripe.net/

        • Pedro Pinto says:

          Este é um comentário do “gosto” “não gosto”.
          Qual a explicação técnica que queres? Se quando se faz um simples ping em v6 e há mais latência que em v4…que explicação queres mais? A culpa é do v6?

  9. José says:

    para abrir no browser um endereço ipv6, faz-se assim [ipv6]. e se tiver que ser na porta 1200 ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.