Quantcast
PplWare Mobile

Quais as novidades do iOS5?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Julio Almeida says:

    Essa central de notificações faz-me lembrar algo…

  2. Almada says:

    o título está errado é o Iphone 4S

  3. Jorge Costa says:

    Alamada AHAH.

    iOs e Iphone não é a mesma coisa. LOL

  4. zico says:

    Pra falar a verdade, acho com melhor aspecto este SO que o W8. Só por curiosidade, o smartphone e o tablet nunca se mexem, a pessoa a segurá-los devia “tremer” ou mexer um pouco as mãos.

  5. Felipe Rei says:

    A estreia do dia 12 é mundial, ou apenas nos EUA?

    • Tiago Dias says:

      Os lançamentos de Software são, normalmente, a nível mundial.

      Poderá estar disponível em alguns locais mais cedo, noutros mais tarde, mas deverá ser dia 12 para todo o mundo.

    • Gaius Baltar says:

      @Felipe Rei,
      O iOS 5 e o iCloud estreiam mundialmente dia 12. As vendas do novo iPhone é que começam dia 14 de Outubro nos EUA e em mais 26 países (Portugal não está incluído).
      Creio que as mudanças mais significativas para o meu uso são a Central de Notificações, que já existe há muito tempo no Android; os Lembretes, pois nunca consegui um gestor de tarefas que realmente fosse sincronizados com outros dispositivos e o PC; e a possibilidade de não utilizar o PC para alguma tarefas. De resto não há nada que não pudesse ser feito com algumas aplicações como o Viber, Snapseed, Diigo ou Intagram

  6. Hugo Alves says:

    O iMessage e uma “novidade” do catano. Isto ja existe nos Blackberry a algum tempo. Notificacoes existem no Android. Lembretes ja eram bem organizados no meu velhinho Windows Mobile. Tanta publicidade so porque e Apple… fogo…

  7. TiagoAlves says:

    Boas!
    Tenho lido bastantes referências ao facto de a actualização para o iOS5 ser gratuita para iPhones 3GS e 4.
    Ora a minha dúvida é a seguinte, será que se manterá gratuita para quem tem um iPod Touch 3G como eu?

    Cumprimentos

    PS: Excelente artigo

  8. Freitas says:

    Acho piada quando no vídeo aparece a nova Notification Bar e logo a seguir ele diz que é um OS que já estava anos-luz à frente dos outros ahah

    Mas que promete, promete.

    • Cesar Couto says:

      Lembro-me de ver esta novidade na apresentação e o publico aplaudiu como nunca tivesse visto tal coisa, e depois de pensar conclui que não devia estar surpreendido porque a maior parte dos apple addicts nunca devem ter visto um android 🙂

  9. Valdemari says:

    O siri é um roubo… A app siri já existia na appstore e corria em qualquer iphone/ipod etc. Agora a apple comprou a empresa, removeu a app da appstore, e vai disponibilizar só no iphone 4S… Aposto que assim que a imagem do ios5 para o 4S estiver disponivel, alguem vai arranjar uma forma de por isso a funcionar em qualquer ios device… https://www.youtube.com/watch?v=MpjpVAB06O4

    • JoniD says:

      E pelo que lí algures foi que eles justificaram o facto de não disponibilizarem o Siri por falta de capacidade de processamento do iPhone 4 e 3GS… bah…

  10. BrunoG. says:

    Alguma ideia sobre a que preço ficará o iphone 4 off contract?

  11. aver says:

    Há uma coiisa que eu esperava no “Lembretes” mas que parece que não vai ter – o lembrete associado à localização, obviamente sem gastar muita bateria. Do tipo “quando estiver em (…) lembrar-me de (…).”

    As app que já experimentei todas gastam muita bateria e não são muito certas.

  12. K says:

    Estou curioso para ver o quanto realmente melhorou (mexendo nele directamente).

    Fiquei ligeiramente desapontado com… bem, um bocadinho de tudo na apresentação da apple.

    Estou especialmente curioso com as notificações. O iOS era caotico quando havia muita coisa ao mesmo tempo a acontecer: emails, mensagens, facebook updates, etc. Não havia um fio condutor a dizer o que havia de novo e para onde ir a seguir. Por isso foram buscar a ideia onde isso sempre existiu a funcionar bem, ao android. Por isso, estou especialmente curioso, no quanto é realmente melhor que as do android.

    o imessage parece-me ser uma bela ideia. Infelizmente, acho-o um bocado desnecessário. Já existem mil e um instant chat clients por aí, ainda por cima para várias plataformas, o que os torna uma mais valia (skype, por exemplo). O facto de ser restrito a povo apple, é exactamente o que o deita abaixo. O grosso da maioria das pessoas que eu conheço não tem um iphone. Ainda por cima há tanto tarifário a ter mensagens de borla, que é preferivel mandar uma sms ou um email que usar isto, penso eu.

    Os lembretes… isto já não existia? Só usei um iphone durante 1 mes e pouco, por isso não cheguei a precisar de uma função destas. Se ainda não existia, ainda bem que o implementaram mas pensei que todo o telemovel tivesse uma coisa deste genero…

    A camara. Sempre achei a camara do iphone de alta qualidade, as fotos saem altamente e se eles a melhoraram ainda melhor (embora na review da engadget tivessem dito que as fotos tiradas por eles não eram nem de perto iguais as mostradas na apresentação). Mesmo assim deve ser uma excelente camara. No entanto, por no lockscreen um atalho e fazer de um botão do volume um disparador fisico por mais fixe e pratico que seja é algo que realmente já existe na concorrência à bastante…

    Acho que o safari foi realmente das poucas coisas que tem algo de verdadeiramente novo com a função reader. Como utilizador intensivo de browser no telemovel, acho que isto é uma coisa que eu iria gostar muito.

    É de louvar os 5Gb na cloud por utilizador. Espaço mais que suficiente e gratuito, aqui a apple está de parabens. Quem quiser mais, pode sempre comprar e até nem é caro, ainda para mais se se considerar que é um produto apple.
    A sincronização entre aparelhos apple faz sentido e, se funcionar bem, está bem conseguida.
    De salientar que, já existem também alternativas cloud como o dropbox que fazem praticamente o mesmo quando bem configurados. Ainda assim ter esta função de origem é, obviamente, bastante melhor.

    O reconhecimento de voz parece-me ser o outro ponto forte, principalmente porque parece funcionar via contexto e não com comandos directos e obvios (isso já existia no android à muito).
    No entanto sofre de 2 problemas. 1, ninguem usa porque é um bocado ridiculo estar no meio de pessoas a berrar pro telemovel. 2, a lingua portuguesa (DE PORTUGAL) costuma ficar encostada para canto neste tipo de tecnologia. No android já existe ao tempo (embora com comandos mais directos e nada em contexto), mas o melhor que se consegue é brasileiro. Já testei e falar PT-PT para o telemovel faz com que ele não reconheca a maioria dos casos. Falar PT-BR e já se torna aceitavel. Infelizmente estar a berrar brasileiro para o meu telemovel e depois continuar uma conversa em PT-PT com um amigo ainda mais ridiculo é. Gostava de vir a ser agradavelmente contrariado, aqui.

    No entanto a função “PC Free” é a mais ridícula delas todas. Então eles fazem feature de uma coisa que era uma limitação imposta por eles para começar?

    Para finalizar, fiquei ligeiramente desapontado. Certo, o iOS foi melhorado. Mas por outro lado, poucas coisas sao realmente novas no mercado – fiquei um bocado desiludido. Ainda pior sabendo que o aspecto do telefone é rigorosamente o mesmo. Está bonito, mas já é bonito à bastante tempo. Estava à espera de algo com um design à altura de toda a fama que a apple tem neste campo.

    • Paulo Gerardo says:

      Uma review com cabeça tronco e membros. Quando não há fanatismo desmitifica-se o OS da Apple e percebe-se que é apenas isso, mais um OS, com pontos positivos e negativos. Não aquele OS mágico, que quem o possuir terá o melhor OS do mun do. É apenas mais um OS de topo, quem o comprar vai ganhar umas coisas e perder umas coisas. Eu como utilizador intensivo dos serviços Google, ficariam muito mal servido com este iOS5. Outros há que ficariam muito mal servidsos com o Android.

    • Carlos says:

      Outra razão porque ninguém usa o reconhecimento de voz é que os computadores não distinguem quem fala.

      Aqui há uns anos, uma piada que se fazia com os Macs (que vinham com comandos de voz ativos de origem) era chegar ao pé de um e berrar “SHUTDOWN! YES!” e puf!, o computador desligava-se.

      Agora imagina uma sala com umas 20 ou 30 pessoas aos berros com os computadores e com os telemóveis! 🙂

  13. Carlos Sousa says:

    Pessoalmente gostava de ver um safari mais compatível com sites no iPad. É terrível o scroll não funcionar em alguns sites (gmail). O truque de usar dois dedos é pouco pratico.

  14. Milton says:

    Parece que não vai ser possível enviar e receber fotos por bluetooth para outros dispositivos. Para não falar nos 30s de música que podemos colocar para toque em .m4r, enfim para mim é completamente inútil este update.

    Este comentário não é certo nem errado, é simplesmente a minha opinião……

    • Carlos says:

      Isso dos 30 segundos tem a ver com os direitos de autor, aparentemente.

      Pelo que li noutros sítios, tocar uma música como toque de telemóvel pode ser considerado difusão porque mais do que uma pessoa a pode ouvir, que é interdito pelas leis de direitos de autor se não se tiver uma licença para isso. Se se limitar a música a 30 segundos já pode (aliás é por isso que na Amazon dá para ouvir também 30 segundos das músicas da loja)

  15. a says:

    Curioso, já alguem reparou que as fotos do iPhone no anuncio das novidades do iOS5, apresentadas á já algum tempo são de um iPhone 4s ? Reparem no aro, as antenas!

  16. Rui "ALL" Sousa says:

    Então e a selecção de multiplos contactos para o envio/reenvio de emails, bem como a definição de prioridades nas redes wireless, vamos ter que esperar mais 4 anos para ter essas funções inexistentes no iOS ou no JB, que já existem no Android faz tempo?

    Parece que sim…

  17. djx says:

    O Steve Jobs faleceu!
    R.I.P.

  18. Manuel Costa says:

    Meus amigos. Experimentem o Windows Phone MANGO. Não digo que seja melhor ou pior (na minha opinião, se é que me é permitaida neste site, é bem melhor) mas é concerteza diferente de tudo o resto que existe actualmente.

    iMessage: temos o Live Messenger e o Chat do Facebook integrado !!!
    iCloud com 5 GB grátis: temos o SkyDrive com 25GB gratuitos!
    Notificações: é possível ver as notificações por contacto (históricos de chamadas, sms, email, notificações do Facebook, Twitter e LinkedIn)!
    E muito mais…

    A sério, experimentem o Windows Phone MANGO com a mente “limpa” (sem ideias de apenas “deitar abaixo”).

    • Tswax says:

      Concordo plenamente ctg.. Tenho um android (sapo a5), um iphone 3gs e um lg optimus 7.. Todos sao bons nas suas funçoes especificas, mas o wp7.5 aka mango, é o mais completo, um design fantastico (na minha opiniao claro), uma rapidez e fluidez fantasticas e optima estabilidade.. Está um pouco posto de parte por causa dos antigos windows mobile, mas muito sinceramente, a microsoft conseguiu conceber um SO fantastico.. Tendo a sorte de funcionar com os 3 SO diariamente, e nao ter nada contra nem google, apple ou microsoft, posso muito facilmente aconselhar o mango..

  19. Rui says:

    As notificações dará para colocar no lockscreen?? isso é que era. Alguem sabe se dará?? Obrigado

  20. Um internauta says:

    Tenho uma dúvida, isso de editar fotografias é só para o iPhone?
    É que eu tenho um iPod Touch de terceira geração, mas na app fotografias não me apareçe nenhuma opção para editar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.