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PSP informa no Facebook localização de radares

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. kongas says:

    Eu acho bem… E acho também que a BT deveria ainda mais fazer isso… Isto do ponto de vista de utilizador claro…

    Do ponto de vista ético e de querer realmente zelar pela segurança na estrada, acho mal. Mas também acho que meter radares a apanhar 130 ou mesmo 140 em alguns sítios, é mesmo caça à multa.

    Por exemplo, o exemplo que a PSP dá na Figueira da Foz, eu já lá deixei 250 mocas e o sítio é ridículo… Entre duas rotundas, com duas faixas para cada lado, tem sinal de 50 e eu passei a 73… Ali o difícil não é ir a 80 ou 90 ali o difícil é ir a 50…

    Palavras de alguém que lá trabalha, diz mesmo que o sítio em questão é mesmo para fazer render o radar. Isto eu acho mal…

    Enfim… Tinhamos assunto pra toda a noite…

    • nunov says:

      Sinceramente não consigo perceber porque certas pessoas ficam furiosas quando apanham uma multa de transito, e chamam todos os ‘nomes’ à policia, e que é caça à multa etc, pode ser caça à multa pôr o radar em estradas mal sinalizadas em termos de limites de velocidade, mas se a estrada está sinalizada e se apanhou uma multa por se ultrapassar esse limite, temos é que aceitar isso e não reclamar.
      Agora o que os competentes deveriam fazer e que não fazem, era uma reforma nos limites de velocidade pois por exemplo, não me cabe na cabeça que no IC33 que é uma estrada com poucas curvas e boa visibilidade tenha o mesmo limite de velocidade que a nacional 120 que é uma estrada cheia de curvas e estreita…

      • kongas says:

        Pronto, estamos a dizer o mesmo por palavras diferentes…

      • vagos says:

        lol….. kuando passares na N109 ou na N111 k sao estradas largas com boa visibilidade e mamares uma multa de excesso de velocidade (+50) já nao cantas assim de galo….. boas curvas

      • Calos says:

        Eu adorava ver a cara daqueles que são pressionados (colando-se a trás), pelos carros das autoridades à paisana e depois, toma lá uma multinha…
        E gostava de compreender, quando este carros, modificados para andarem mais, quando presseguem os civis depois de se colarem atrás e também eles ultrapassam os limites de velocidade, se não, estão também a colocar em perigo os outros utentes da mesma. Partindo de um principio que excesso de velocidade é perigoso porque se torna mais difícil o controlo do carro caso algo aconteça. É engraçado, não é?

        No meu ponto de vista os acidente não são só feito por base de velocidade e álcool, mas também, claro.

        O excesso de velocidade não se basea só sobre os limites de velocidade dos locais, mas também, se não consegue evitar o acidente mesmo dentro do limite de velocidade, também conta como excesso de velocidade. 27 anos de estrada diária ajuda muito a reflectir e incluindo-me no bolo, nós todos cometemos erros, dependendo das circunstancias.

    • m4x says:

      tens razão eu sou da Fig Foz e temos várias estradas aqui de 50 que são autoestradas autênticas, não têm edifícios colados a elas, não se vê peões a circular ao pé delas, piso perfeito, duas faixas para cada lado, separador central de betão.. e no entanto são de 50.. é ridiculo, até porque como disseste, em algumas o difícil é andar a 50, porquê até se deixar o carro ao relantim ele passa o limite O_o

  2. Rui "ALL" Sousa says:

    Como diz no artigo e deveria dizer no titulo “ALGUNS”

  3. Regis says:

    Até que enfim!
    Já não era sem tempo de perceberem que os limites de velocidade foram, principalmente, criados para prevenir os acidentes!
    Ao contrário das multas que têm um efeito apenas retroactivo e penalizador, tendo conhecimento da presença destes dispositivos vamos seguramente reduzir a velocidade e prevenir os acidentes.
    Mas não me espante o atraso da medida, pois há já uns anos a traz , o P. da República da altura, Dr. Jorge Sampaio, disse numa cerimónia pública das Forças de Segurança e na presença do então 1º ministro Guterres, que para reforçar a segurança dos cidadãos queria, imagine-se, VER mais policia à paisana nas ruas!
    Eram estes o exemplos que vinham de cima!!!!!

  4. Careca says:

    Não se fiem na Virgem, nem corram.

  5. kongas says:

    já agora, hoje, radar na A17 Sentido Norte-Sul parte da manhã a entre Monte Redondo e Monte Real… Serviço público a bombar, estamos a ajudar o site da PSP! 🙂

  6. Márcio says:

    Em primeiro, a PSP é uma instituição, logo não deveria fazer isto nas redes sociais, mas no site deles. As redes sociais são para criança. Perdoem-me a expressão.
    Em segundo lugar, o que deveriam fazer, fundamentalmente, era produzirem veículos que não excedessem o limite de velocidade imposta. Se nós em Portugal não podemos circular acima dos 120km/h, então porque se vendem carros em que a velocidade chega ao dobro?
    Naturalmente que isto de caça à multa, ou multas desnessarias, são obra de um negocio lucruoso para o estado e não só.

    • Gabriel says:

      Not quite… Se estiveres numa emergencia, tens formas de colocar o teu carro como “prioritário”, existe isso no livro de código. Sei que o correcto seria chamar uma ambulancia e etc mas às vezes, simplesmente nao dá e no proprio código existe uma secção que fala sobre isto. Ora se os carros nao ultrapassassem este limite, como poderíamos proceder nestes casos? Estaríamos a diminuir a probabilidade de sobrevivencia de alguem (por exemplo, como caso de emergencia). Nao só isso mas mesmo quando está a ocorrer um assalto e a polícia precisa de chegar o mais rápido possível a um lugar, tb precisa de poder circular o mais rapido possivel, ou preferes q te assaltem e talvez te matem?
      Nao é questao de deixar de vender carros que nao possam ultrapassar os 120km/h, cabe às pessoas ter o “bom senso” de conduzirem a uma velocidade adequada. Na Alemanha, por exemplo, tem auto estradas que não têm qualquer limite de velocidade e não vês assim tantos acidentes por causa da mesma. Logo, não depende apenas da velocidade do carro em que se está mas também dos outros utentes da via em que estás (e até da via contrária lol).

      Podes estar a 40km/h de mota que se te acerta um carro como deve de ser, podes sofrer graves consequencias (so mais um exemplo de que a velocidade nao é tudo). Até um carro numa velocidade baixa dessa maneira, poderia sofrer graves consequencias dependendo do tipo de acidente que se tem.

    • Gabriel says:

      Desculpa, esqueci-me de mais um detalhe para a tua resposta:

      Quanto ao facto de eles colocarem esta informação no Facebook; O Facebook até pode ser, na tua opiniao, para criança (a verdade é que é utilizado bastante por empresas e não só mas nao entrarei em detalhes aqui) mas como sabes ou deverias saber, mais de 1 bilião de pessoas têm um Facebook e Portugal com certeza tem uma boa quantidade de utilizadores frequentes desta rede social. Ao fazer isto, a PSP está a ajudar ainda mais os utentes que gostam de averiguar redes sociais, simplesmente porque ao colocarem esta informação no website deles, provavelmente menos de metade da população irá ter o “aviso” realmente sobre a situação. Enquanto que no Facebook, aparece no teu mural este aviso deles, o que facilita bastante a nossa vida. O correcto é colocarem tanto no site deles como no Facebook, e isto é se quiserem ajudar os utentes, senao, apenas colocam no site deles e como eu disse anteriormente, quase ninguem verá esta informação (eu pelo menos nunca que iria ao site deles só para andar a verificar se colocam alguma informação nova, no entanto tb tenho a informação pelo Facebook que utilizo com bastanta frequencia. Eu e milhares de outras pessoas).

  7. Vítor M. says:

    Isto traz água no bico, mas prevenir é melhor que “caça à multa”, em termos de cidadania!

    • 2xtreme says:

      Cheira a campanha de RP por todos os lados. Nos últimos tempos massificaram-se as partilhas via facebook dos locais onde os senhores se escondiam com os radares. Cada local mais ridiculo e baixo nível que o outro.

      Todos os radares fixos e móveis deviam ser públicos e estarem bem visíveis e não dissimulados como agora acontece. O objetivo tem de ser dissuadir os excessos e não apanhá-los para ganhar dinheiro com isso.

    • Márcio says:

      Então, o melhor é todos circularem e não ingerirem bebidas alcoólicas.
      Assim não são multados de certeza.
      Peço desculpa pela minha ignorância, mas acho um jogo de criança toda esta panóplia de jogo do rato e gato para ver quem se safa ou caça.
      Meus amigos, é de uma grande estupidez. Mas cada um opina como bem entende, claro.

  8. João Reis says:

    Já existe um grupo para a zona do Porto e arredores com mais de 125 mil pessoas a contribuir diariamente sem nada em troca:
    https://www.facebook.com/groups/stopinvicta/

    O objectivo acaba por ser, dissuadir as pessoas a pegarem no carro sabendo que existem zonas constantemente policiadas. Principalmente ao fim-de-semana cheio de alcool na cabeça, em vez de arriscar (como qualquer um em estado super-homem “eu consigo”), assim tem a certeza que vão ser multados, presos e sem carta durante x meses.

  9. irlm says:

    cuidado com os virus da PSP 🙂

  10. mário says:

    E já agora quem não tem facebook??

    Esta moda das modernices é uma treta!

    Sé é informação oficial deveria estar na pagina oficial!!

  11. Filipe YaBa Polido says:

    Ridículo mesmo são os 30Km/h em zonas residênciais (se for avante).
    Há zonas do género com estradas melhores que algumas auto-estradas, e de dia não se vê vivalma (porque estão a trabalhar?), quem vai andar a 30 nessas situações?!
    De qualquer forma, concordo que todos os radares deveriam ser sinalizados e publicados.
    Ora vejamos, se eu souber à partida que zona X tem radar, já vou ter mais cuidado de antemão, logo, previno acidentes.
    O caso de escolas é o mais óbvio.
    Digo eu na minha ignorância, não sei……

    • Filipe YaBa Polido says:

      Ah espera…
      /sarcastic-on
      assim o objectivo dos radares passava a ser prevenir acidentes ao invés de encher os bolsos a alguém… ooops… afinal a ideia é má não é !?!?!? /sarcastic-off

  12. NT says:

    Não entendo é o que é que isso trás mais segurança o pessoal que anda na estrada… Dizem que os limites de velocidade existem para “zelar” pela segurança rodoviária, nesse caso obriguem os fabricantes de automóveis a ligar, por exemplo, um GPS à centralina do carro e se não for “seguro” a andar mais de 40 o GPS terá a zona marcada e não deixa que o carro ande mais que isso, sendo assim mais seguro para os condutores “distraídos”…
    Depois o limite nas autoestradas é de 120… Ainda existem “carroças” que apesar de alguma dificuldade atingem essas velocidades o que as torna extremamente perigosas no outro extremo temos carros de topo (quase reservados a ministros mas enfim) a andarem a 130 ou 140 são bem mais seguros que outros a andar a 90.
    Portanto se não é “caça à multa” expliquem-me como se eu fosse muito burro qual é a segurança extra que temos em algumas estradas andar a 50 ou mesmo 40 e nas autoestradas o limite ser de 120.
    Já agora, na Alemanha existem estradas (autoban se não estou em erro) em que têm troços que não têm qualquer tipo de limite de velocidade e o mais curioso é que os “acidentes” são quase nulos nessas vias…

    Bem haja 🙂

  13. Phill Walker says:

    Se isto de colocar este tipo de informação no facebook, sem fazer o mesmo na sua pagina oficial pega ainda vamos ver a Assembleia da República a publicar o Diário da República no face.
    Já agora se forem mandados parar numa dessas operações stop no Porto e virem um agente de nome Francisco António Bagina, não é um problema de visão é o nome do novo comissario do Porto!

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