PSP detém homem que usava carcaças de computadores para burlas
De acordo com PSP de Loures, um homem foi detido porque usava carcaças de computadores para burlas pessoas.
No mundo dos "esquemas" e "fraudes" há de tudo um pouco. As histórias são muita das vezes bizarras, e há ideias de fraude que até podem ser consideradas geniais. Conheça a burla que circulava e que tinha como "produto" carcaças de computadores.
PSP revelou que a investigação já durava desde 2020
A Polícia deteve, em Loures, um homem que vendia carcaças de computadores portáteis como se fossem aparelhos em bom estado. Segundo as informações da PSP, o indivíduo fazia da burla um modo de vida e atuava de norte a sul de Portugal.
A PSP revelou ainda que a investigação já durava desde 2020, tendo a detenção do homem sido concretizada no passado dia 21 de fevereiro. Segundo o JN, no início desse ano, foi formalizada queixa-crime na Esquadra da PSP de Loures, "onde o denunciante dava conta de que, quando se encontrava no parque de estacionamento próximo de um centro comercial, havia sido abordado por um homem, que, ostentando um cartão de uma empresa de venda de eletrodomésticos, lhe ofereceu uma proposta irrecusável relativa à compra de um computador portátil".
Só em casa a vítima verificou que havia comprado "um equipamento inútil, em virtude de estar desprovido de qualquer meio eletrónico no seu interior, tratando-se apenas de uma carcaça e pelo qual havia pago uma quantia avultada".
A PSP refere que, através de investigação e subsequentes diligências, "foi possível chegar à identificação do autor do crime relatado, bem como imputar ao mesmo a prática de pelo menos mais 16 burlas idênticas de norte a sul do território nacional".
Na residência do suspeito foram apreendidos vários documentos relacionados com a prática das burlas e cumprido um mandado de detenção. Ouvido no Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Norte - Núcleo de Loures, ficou obrigado a apresentações bissemanais.
Este artigo tem mais de um ano
Mas quem é que compra portateis num parque estacionamento a um random, essas pessoas merecem ser burladas
lol, ya, estava a pensar o mesmo xD
Merecem totalmente serem burlados. Mas quem no seu perfeito juizo faz uma compra dessas sem ir a uma loja?
quem compra este tipo de material … so tem o que merece
acham que estao a fazer um negocio espetacular e depois são so estupidos
Não tem a ver com o tipo de material. Até parece que és contra portáteis.
Tem a ver sim, com a forma como compram…
Não se sabe a história toda, mas comprar um portátil usado e nem sequer o vê ligar antes de pagar!
Se for isso houve muita ingenuidade por parte do comprador.
Mas também podia estar a usar o truque da caixa com sabonete (neste caso com uma carcaça), mais usado com telemóveis.
Apresenta o equipamento direitinho, poe-o dentro de uma caixa, o comprador paga, entregue a caixa mas com sabonete dentro …
O pessoal está a comentar que o pessoal merece ter sido enganado devido à forma como comprou mas a situação não é assim tão simples.
Esse sujeito abordava sobretudo pessoas mais velhas, sem grandes conhecimentos, em parques de estacionamento sem qualquer vigilância e que se sentiam muitas vezes coagidas e claro, outras, iam à ganância.
O negócio era feito muito rápido e para além disso o sujeito tinha um aspecto “confiável” e também era muito estatuto na conversa de burlão, tinha a capacidade de convencer as pessoas que elas eram suas conhecidas ou de algum familiar próximo e conseguia mesmo “sacar” detalhes às pessoas para desenvolver a conversa. Muitas das pessoas nem sequer iam apresentar queixa, por isso o nº de vítimas deve ter sido MUITO superior ao divulgado.
O ponto, não é esse, o ponto é a malta é burra ao ponto de cair num esquema destes nos dias que correm, ninguém dá nada a ninguém…
Ele não dava, vendia ao preço que as pessoas podiam gastar.
Pois, realmente…. Pessoas do nada que se dirigem a nós para vender cenas (especialmente em sítios isolados), é sempre de desconfiar.
Pois, realmente…. Pessoas do nada que se dirigem a nós para vender cenas (especialmente em sítios isolados), é sempre de desconfiar.
estava a contribir para o meio-ambiente reciclando.
🙂
Não sei se terá sido obra do mesmo vigarista mas, conheço uma pessoa a quem isso aconteceu em 2020 no parque de estacionamento no fórum Sintra. Também ele pessoa de alguma idade e endinheirada ou com aparência disso. 150 euros por um HP com teclas a sair e sem nada lá dentro… Não apresentou queixa.
Acho engraçado que as as pessoas achem bem alguém ser burlado só porque fez um negócio com alguém que se apresentou como empregado de uma loja de eletrodomésticos:
1º Pessoas idosas, as mesmas que caem na burla das notas que vão sair de circulação (também merecem essa burla?)
2º Pessoas sem conhecimento informático
3º Como já dito, acredito que seja mostrado um equipamento a funcionar e seja feita posteriormente a troca
Como se pode dizer que alguém pode merecer ser burlado???
Uma pessoa que pensa que é mais esperta que outra