Software Livre na Festa do Avante
Como desde 2004 tem acontecido, também este ano existe um espaço na Festa do Avante reservado às TIC's - Tecnologias da Informação e Comunicação. Este espaço, aberto a todos os visitantes, é especialmente destinado a quem esteja interessado em aprender e tomar contacto com sistemas operativos (SO) de software livre, nomeadamente Linux, mas que ainda não tenha tido essa oportunidade. As razões podem ser várias: para instalar um SO que mal conhecemos não estamos dispostos para formatar a máquina que por acaso é a única da nossa casa, não temos tempo para isso, na empresa nem pensar, a nossa família não está para aturar aprender a usar mais um SO, etc. 🙂
Para quem não sabe, e uma vez que este blog é para todos, o software livre surgiu nos anos 80 como uma alternativa ao software proprietário ou protegido por direitos de autor. O utilizador tem o acesso completo ao código-fonte do programa, tendo toda a liberdade de os analisar, modificar, distribuir cópias e de poder partilhar todos os seus conteúdos, de tal forma que o utilizador final tem as mesmas liberdades que o autor inicial.
Situado no pavilhão central, o Espaço TIC's terá à disposição durante os três dias vários computadores com aplicações e sistemas operativos de software livre, contando sempre com a ajuda de voluntários para esclarecer, apoiar e ajudar os interessados. Para tal, decorrerão 3 workshops reservados à instalação, utilização e manutenção do Linux.
Será editada e distribuída a versão 4.0 do Komunix, a distribuição do Linux usada nos dias da Festa e que desde há quatro anos tem sido actualizada anualmente. O Komunix é desenvolvido pelo grupo de trabalho das TIC's da Festa do Avante e começou por ser baseado no Knoppix, passou pelo Kurumin e é agora baseado no Ubuntu. Além disso vai estar disponível o Alter CD 2.0, um CD com programas de software livre que correm em sistemas proprietários, uma vez que a maioria dos visitantes ainda os utiliza, seja por necessidades profissionais, de compatibilidade ou preferência pessoal. A dinamização do tema contará ainda com dois debates, promovidos pelo Espaço TIC's, que vão decorrer no auditório de debates do Pavilhão Central:
- Sábado, 15:00: sobre a situação dos trabalhadores das Tecnologias de Informação.
- Domingo, 15:00: sobre a Exploração Digital de Direitos, abordados tanto de uma perspectiva cultural (música, cinema, literatura) como de uma perspectiva científica (produção académica e investigação).
Como vêm, organização não falta! A questão é aproveitar a oportunidade, quem sabe se não é a partir daí que começam a usar o Linux! Quem já conhece, pode sempre aprender algo mais, e os que nunca experimentaram vão ter uma oportunidade única: quando o tema for Linux acabou aquela de fingir que a ligação caiu e não opinar 😉
E como a vida não é só computadores, a festa conta também com a bienal de artes, teatro, uma feira do livro e um espaço destinado à ciência, com a exposição "Ciência sobre rodas" onde os visitantes poderão fazer experiência de física e observações de astronomia.
Aos que forem, espero que gostem.
Autor: Miguel Jeri Homepage: Festa do Avante
Este artigo tem mais de um ano
Pelo menos não se vendem à microsoft como outros …
Bom, parece que já tenho uma boa razão para ir à Festa…
Espero que tenham versões LiveCD do tal que baseado no ubuntu e que não quero aqui prenunciar o nome … (porque é que não se ficaram pelo ubuntu, knoppix, kanotix, kurumin ou outro qq?)
Alguém sabe quanto é que este pais atira pelo cano ao vender-se ao Windows?
Boa iniciativa, sim senhor!
Deveriam haver mais iniciativas destas…
Grandes camaradas!!!
Com certeza que não se vendem à microsoft, são comunistas, e o software livre encaixa plenamente na filosofia do comum.
Avante camaradas!
Muitas vezes não é aquilo que “camaradas&camarados” fazem, mas tão só o que não deixam fazer em nome de principios que cada vez parecem ter menos adeptos. Iniciativa meritória esta.
O que era mesmo interessante era haver um link e uma página para ver os conteúdos desse Komunix e AlterCD. E já agora um servidor de onde se pudesse “baixar” (não gosto desta tradução de download, mas não conheço melhor) caso fossem interessantes…
Fogo! Gostava mesmo de ir ao Avante este ano so por causa das TIC’S :D.
Bom texto.
festa é festa!! espero q todos se divirtam e sintam o espirito comunista!!
Boa iniciativa!
Eu que não percebo nada, vou participar nestes workshops! Assim nao faço figura de parva quando o tema for Linux! =D
É o primeiro ano k vou ao Avante, e já vejo vantagens! 🙂
Parabens pelo post… ta bem redigido.. o senhor que o escreveu… sim senhor!! tem jeito! lololol
Até ao Avante!*
Estou com alguma curiosidade em experimentar esse tal de komunix! Eheh.
De qualquer maneira parabéns pela excelente iniciativa.
Já fui o ano passado e este ano vou regressar ao Avante, embora tenha ficado a acampar o ano passado, este ano aluguei casa com mais uns amigos/as e vamos “partir a loiça toda”.
Ver se levo o portátil e uma tablete daquela coisa e quando acordar vou ao pplware logo pela manha com um “high spirit” 😛
Meus amigos, quem poder que vá ao Avante, a melhor festa do povo que alguma vez fui, não sou comuna, talvez seja um bocadinho… mas é uma grande festa, principalmente para a juventude 😛
Se tiver tempo e disposição dou lá um saltinho á banca e trago umas copias para alojar e vocês poderem fazer o download.
CUMPS
Mais uma grande razão pra ir ao avante!
Optima iniciativa!bem, n sei nada sobre o linux agora tenho uma grande oportunidade de aprender, n irei perder 😉
O post ta muito acessivel e explicativo! Parabens!
Avante camarada!
Camaradas e camaradinhas venham a FESTA DO AVANTE. NÃO HA FESTA COMO ESTA.
excelente texto Camarada Miguel. abraços e até dia 7, 8 e 9 naquela linda e espectacular FESTA DO AVANTE.
PCP – SEMPRE
AVANTE CAMARADAS
HASTA
Se calhar um pouco offtopic, mas gostava que me esclarecessem, de todo o software que encontramos para Windows, há versões ou programas com as mesmas funções para Linux?
Já ando pra formatar o meu PC há uns tempos, mas não me apetece ter o trabalho de copiar tudo o que interessa e reinstalar tudo e etc, o Vista ta fora de questão, o XP é um bom sistema operativo, mas gostava de deixar as coisas pagas, e se alguém conhecer, gostava de saber se existem alternativas a programas como o Flash, Dreamweaver, conversores e editores de vídeo e de áudio, esse tipo de programas que pelo menos eu utilizo regularmente.
Obrigado
Sim sr…
O tema é aliciante, e acho muito útil a iniciativa.Bom trabalho pessoal.
Os meus parabéns pelo texto sr.Jeri.
Já fui algumas vezes à Festa mas nunca tinha pretado muita atenção ao espaço TIC’s, até porque sou bastante leiga nestas matérias… Vou aproveitar os workshops! Até porque além de democratizar o acesso às tecnologias, o uso de softweares livres me parece um excelente espaço de iniciativa e criatividade para deixar-mos a nossa “marca” e ajudarmos a criar algo de verdadeiramente util 🙂
Muito esclarecedor o texto, até porque de facto este site não é so para entendidos em PCs 😉
Lá estaremos…
mto bem…a festa du avante ta a progredir…pod ser k po ano va!
é um bom artigu 🙂
Sim senhor, acho que é desta que vou à festa do avante. Esta iniciativa parece-me de facto muito bem organizada, mas fica uma questão: quanto fica adquirir o CD do komunix? Ou a “distribuição” é gratuita?
Gostei da parte dos debates pois mostra que são abordadas muitas perspectivas do tema. Vamos lá ver se compensa 😉
Um abraço
De facto o Miguel tem jeitinho para a coisa. Vamos ter um médico escritor! 😉
Quanto à iniciativa das TICs, eu acho que é mesmo de aproveitar. Entre uns concertos, uma peça de teatro, umas provas de vinho ou comidas regionais, nada como aprender alguma coisa. A ver se participo em algum Workshop e também nos debates, sendo eu trabalhador das novas tecnologias o tema do debate de Sábado interessa-me muito.
Quanto à pergunta do Paulo, pelo que me lembro do ano passado o preço não deve ultrapassar 1€ (preço de custo do CD, da gravação, da impressão da capa e também para se evitar alguns abusos).
Aqueles que nunca foram à festa do Avante!, aproveitem este ano e vão ver que nao se vão arrepender minimamente, bem pelo contrário.
Parabéns pela iniciativa.
Eu no avante? nunca…
Iniciativa de louvar, nos tempos que correm onde cada vez mais temos que seguir o trilho previamente planeado para o sucesso comercial das mais variadas multi-nacionais.
Não digo que esteja errado seguir tal traçado, mas há quem já esteja saturado de percorrer tal percurso rumo ao consumismo fútil e desnecessário, como é o caso dos produtos Microsoft, que de versão em versão poucas iniciativas apresentam ao público, limitando-se ao processo de torná-lo mais limpo e bonitinho.
As alternativas até podem ser bastante boas, mas a verdade é que infelizmente nunca têm a devida visibilidade e popularidade reconhecida.
São realidades muito à margem dum utilizador comum de pc, e na minha modesta opinião também não fazem um esforço assinalável para mostrarem-se mais ao público em geral, usando meios muito fechados.
Tenho expectativas em relação a este espaço, espero que não desiluda, como também do sistema operativo em questão, mas quando se está conformado com uma ideia, ser ou objecto, muito dificilmente o ser humano muda.
Mas é sempre bom saber que existe alguém a nadar contra a corrente.
Viva o direito à diferença.
Encontramos no Avante ; )
Viva a Festa.
O recinto está um mimo com muito trabalho. Bem haja quem lá tem trabalhado.
Lá estarei com o vapor.
O meu obrigado á direcção da festa pelo convite.
As
o pa…nada me espanta vindo dos meus grandes camardas. Já tinha tido precepçao do problema q é o SO privado da microsoft, e q devido a ele todos nos andamos ilegais, pq ng está para pagar abusos monetários. Só nc mudei pra um SO livre por medo de nao m habituar, com medo de nao haver compatiblidade com os programas da microsoft. Acho q e momento de aprender…
Viva a Festa do Avante, a festa de tudo para todos
Paulo, como disse o Vasco, deve haver um preço simbólico, apenas para suportar custos. Aqui vai uma
imagem da primeira edição do CD : )
Cumps a todos e um obrigado pelos comentários positivos 😉
… E já agora, não se esqueçam de levar esta t-shirt. Ingrid Betancourt foi raptada pelas FARC há cinco anos.
Eu tenho o CD do UBUNTU para instalar, que foi retirado da NET por um amigo meu. Só estou á espera de oportunidade para o fazer.
AS
Confesso que gostava de ir à Atalaia ver a festa do Avante. Não sou comunista bem pelo contrario mas gostava de ir.
Então está convidado Sr. Pplware ; ) O avante pretende ser isso mesmo, uma festa para todos!
Concordo com a cobrança de um preço simbólico para dissuadir aquelas pessoas que apanham tudo o que é grátis para depois deitar fora à saída.
@Miguel Jeri
Pareces estar por dentro da organização(?) Que tal sugerir ao pessoal das TIC’s do Avante que disponibilize mais informação e um link para download? (Ou é exclusivo para quem vai à festa do Avante?)
Algumas razões para escolher Software Livre: Uma visão progressista
Segundo Richard Stallman, “Dar cópias de Windows ás crianças é como dar-lhes cigarros: são feitos para viciar…”
Para quem já experimentou um Linux, este Komunix não tem nada de novo. Mas para quem quer ter uma experiência de fim-de-semana, o Linux pode correr nos vossos PC com faz um jogo de PlayStation: Mete-se um dvdrom na drive e joga-se, assim que se acaba é só tirar o dvdrom e volta tudo ao normal (lá está o querido windows outra vez, sem perda de dados, sem perda da velhas aplicações conhecidas).
O Linux não é mais fácil que o Windows, não é melhor que o Windows.
É uma maneira diferente de estar na vida. Ser grátis é bom mas é mais do que isso, é um não ao Capitalismo.
Aqui vão os meus preferidos:
Kurumin (from Brasil)
http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/
Kanotix
http://kanotix.com/changelang-eng.html
PAIPIX (Produção NACIONAL – Faculdade de Ciência Univ Lisboa
http://aamorimsrv.fis.fc.ul.pt/tikiwiki/tiki-index.php?page=PaiPix
ps:
– para os mais corajosos que se vão aventurar: é possível ter Windows e Linux na mesma máquina, ou seja não é preciso abdicar totalmente do Windows.
– para os menos corajosos: fiquem-se pelas versões “LiveCD”, mete-se o cdrom e é Linux, tira-se o cdrom e deixa de ser Linux.
Pedro Lino
Farei a sugestão. O link para download é bem pensado, vou propôr e pode ser que fique activo provavelmente depois da festa, pois se ficar antes retira toda a novidade ao evento ^^
Também sou adepto do LiveCD como uma boa opção, e fácil, para experimentar linux, sendo a primeira para muitos. Mas estes workshops dão a oportunidade de experimentá-lo como sistema operativo nativo, ter o apoio de voluntários e partilhar conhecimentos com outros utilizadores, num ambiente de camaradagem e boa disposição já habitual nesta festa.
Depois de ter visitado a GRANDE festa que é o Avante e de ter inclusive
assistido ao workshop, penso que foi uma iniciativa fantástica!! E que mais pessoas a tivessem pois assim teríamos menus gasto mas mais animação 😛
Já tenho o Komunix e embora o ache bastante semelhante ao ubuntu, apoio a valer por ser uma iniciativa tuga 😛 .
Há, gostei bastante do post do Dias e tenho a dizer que realmente o kurumin e uma Distro. Bastante madura (um dos meus actuais SOs :P), mas também recomendo o Fedora Core com o qual trabalhei bastante tempo.
PS: PAIPIX – Não sabia dessa Distro. já apontei 😛
Já estava de olho o Komunix mas não consegui ir à festa. Por isso, vou ter de aguardar para ver se alguma alma o disponibiliza o iso para download aqui (torrent ou emule)… não interessa se é muito ou pouco parecido com o ubuntu, é mais uma manifestação da nossa própria identidade.
Aliás, uma das vantagens do ubuntu é estar disponível em várias variantes:
na versão X (ou seja, versão muito leve para pc antigos),
na versão KDE (para os familiarizados com o ambiente Windows)
na versão EDU (para escolas)
e ainda na versão original (para os familiarizados com os ambientes Mac).
Por muitas distros que experimente, volto sempre para os filhos (ou netos) do Debian… neste momento tenho o PCLinuxOS mas a caminho de voltar a mudar … talvez para um ubuntu (prefiro os KDE)…
Bom dia,
É a primeira vez que participo no PPLWARE.
Parabéns pela iniciativa.
Visto que aqui falam do CD. Se estiverem interessados em ficar com uma cópia usem o Torrent disponível nesta página: http://ricardoamaro.blogspot.com/
Para o ano, quem desejar ajudar na criação do CD faça o favor de dizer.
😉