“Privacidade Diferencial” da Apple vai ser opcional
Foi no passado dia 13 que a Apple apresentou as suas mais recentes novidades no que toca ao seu software e, entre várias novidades, uma das que teve destaque foi a chamada "Privacidade Diferencial".
Aquando do anúnico, a Apple disse que este novo método seria utilizado no iOS 10 para recolher informação do utilizador, com o intuito de melhorar a experiência e a qualidade das sugestões de escrita (QuickType), emojis, pesquisas do Spotlight, mapas e que também seria utilizado no MacOS Sierra.
Mas o que é mesmo a Privacidade Diferencial?
A privacidade diferencial é um estudo na área da estatística e análise de dados que tenta aprender o máximo possível sobre um grupo, enquanto aprende o mínimo possível sobre os indivíduos neste grupo. Com a privacidade diferencial, a Apple pode adquirir e guardar os dados dos utilizadores num formato que permite recolher informações sobre o que as pessoas fazem, dizem, gostam e querem. Porém, não pode retirar nenhum dado sobre uma pessoa específica que possa qualificar uma violação de privacidade. Isto é feito através de tabelas de dispersão (hashing), sub-amostragem (subsampling) e adição de ruídos (noise injection) permitindo, assim, uma aprendizagem colectiva (crowdsourced learning). Desta forma, depois de recolhida a informação do utilizador e retirando todo o ruído introduzido intencionalmente à volta, será possível recolher, com fiabilidade, a informação inicial, preservando a identidade da origem dessa informação.
Tendo havido bastante confusão em relação aos dados que seriam utilizados, e o que esta nova forma de recolher dados siginificaria para o utilizador final, a Recode decidiu escrever um artigo sobre este assunto, acabando por esclarecer algumas das dúvidas.
A opção de enviar os dados para a Apple vai ser opcional, permitindo ao utilizador decidir se quer ou não enviar informação para os servidores da empresa de Cupertino. Estes dados vão começar a ser recolhidos aquando do lançamento do iOS 10 (Setembro), e ficamos também a saber que as fotografias, que temos guardadas no iCloud, não vão ser utilizadas para melhorar as capacidades de reconhecimento facial da aplicação Fotografias.
Em relação aos dados que vão ser recolhidos, a Apple diz que inicialmente a "Privacidade Diferencial" apenas será utilizada em quatro casos específicos: Novas palavras que os utilizadores adicionem aos dicionários dos seus equipamentos, emojis utilizados (para melhorar as sugestões de substituição de palavras por emojis), "deep links" utilizados dentro das aplicações (desde que estejam classificados para utilização pública) e para a aplicação das Notas.
A Apple vai também continuar e melhorar as capacidades de sugestão de pesquisa e aplicações que foram introduzidas no iOS 9.
Nenhuma informação será partilhada fora da Apple.
Não será a primeira vez que a Apple coloca a privacidade dos seus clientes no topo das suas prioridades, tendo em conta que o Siri ficou um pouco para trás em relação à concorrência devido a decisões internas que colocavam em risco a privacidade dos seus clientes.
Não podemos deixar de estar conscientes da informação que partilhamos e da forma como esta é utilizada, mas é sempre um passo em frente quando se tenta salvaguardar a origem e a privacidade daqueles que decidem enviar os seus dados para as gigantes tecnológicas.
Este artigo tem mais de um ano
A “batalha” entre Android e iOS deixou de ser de design ou features. A prova disto é a Google IO e o Keynote da WWDC este ano. Apresentam as mesmas funções, mas a tecnologia por trás é completamente diferente. De um lado, o modelo tradicional de recolha de informação individual para monetarizar; do outro lado, uma recolha consciente da privacidade das pessoas.
Acho que não é assim tão diferente.
A principal questão é se esta opção vem ativa por default. Se sim, então não há diferença nenhuma, 🙂
leste o artigo?
A apple é a melhor empresa de sempre.
é isso que diz o artigo?
E tu o melhor fanboy Apple de sempre. Em nome da Apple obrigado!
Isto foi uma experiência, dois comentarios meus com opinião, sem ofensa não passam, este sem nada de relevante já passa.
Não vale a pena, ele não compreenderia.
A Apple é a empresa que todas as outras queriam ser um dia! E todos os CEO trocavam o seu lugar pelo de Tim Cook sem pensar duas vezes.
Claro que sim, ser CEO de uma empresa que dominou tudo e todos e agora está a afundar, pelo que é preciso fazer tudo para tentar inverter a situação, embora se saiba que é praticamente impossível é o sonho de qualquer um 😀
ainda com caspa?
Ainda sem ideias? Podes fazer companhia ao Tim, dois “vira o disco, toca o mesmo”.
é preciso mudar a frase para descrever o mesmo?
Quem está a afundar são a Google e a Microsoft.
A despedir empregados e a vender empresas como a General Dynamics, como a mandar embora o tony fadel da nest, etc.
A Apple dominou tudo, a Apple domina tudo, e a Apple vai continuar a dominar tudo, quer gostes, quer não.
Li e tu?
É que no artigo, não diz se vem por default ou não. Eventualmente, pela colocação das palavras na frase, posso dizer que não vem ligada por default, mas não é explicito.
se lesses o artigo com atenção perceberias que as grandes diferenças naquilo que é feito não se resumem a não vir predefinido como partilhado
Não é nada opcional. Enviar os dados para a Apple é que sempre foi, e continuará igual: totalmente opcional.
O título da re/code está mal, e o vosso também.
Como sabes se será algo que ainda não está disponível? Afirmas com uma certeza que não é possível saberes. Há “dados e dados”. Por exemplo, sabias que a Apple sabe quantas vezes clicas no botão Home? E tu destes ou deverias ter dado autorização para isso? Sabes onde podes desligar (se é que podes) essa informação para não chegar à Apple? Isto para não falar em muitas outras coisas que estão no declaimer da Apple 😉
isso pode ser desligado, faz parte da telemetria recolhida englobada em “Dados de diagnóstico e utilização”, na Privacidade
Sim, deste autorização para isso, quando ligaste o telemovel pela primeira vez, ou fizeste um update e autorizaste o “diagnóstico de utilização”.
Podes alterar isso em definições > privacidade
O pplware não tem um aparelho iOS para experimentar?
É mais que isso. Tens de ler para perceber. Por isso a Apple veio esclarecer. Não estamos a falar do que está para trás, mas sim do que daqui em diante a Apple irá implementar.
Não o Pplware não tem um aparelho com iOS, tem vários. 😉
não percebo o que queres dizer. Foi a própria a Apple a dar o esclarecimento que a recolha de informação com este método é opcional
nossa pplware. apagar meu comentário sem ofender ninguém…
Trollar pode ser uma forma de ofender ofender 😉 além de ser totalmente desnecessário e provocador 😉
Se assim é, ou se apagam todos os comentários do género, que não são poucos, ou não se apaga nenhum, dualidade de critérios é que vos fica muito mal.
>privacidade
>Apple
Aliás, privacidade em software closed-source ou em redes sociais é uma completa piada. xD
privacidade tem pouco a ver com ser ou não closed-source, tal apenas poderá afectar o nível de confiança de alguns sobre as garantias dadas.
lol, se tiveres acesso ao código fonte e teres conhecimento de desenvolvimento de aplicações consegues saber o quê, quando e como tens privacidade, já no closed source, ou fazes sniffing ou nunca irás saber e ficas na ignorância até alguém o fazer, resumindo, bem diferente não 😉
lol? acabaste de descrever o que disse no fim, confiança, apenas não alcançaste que essa condição não altera o efeito inerente do software sobre a privacidade. O software faz o mesmo quer dês o código fonte ou não!
Qual foi o critério para não publicarem o meu comentário de resposta, desta vez?
talvez seja da tua personalidade magnética
Tem lá calma com essa atração, que eu gosto de mulheres, vira a atração para o teu amigo Tim.
para além do teu gosto pela picardia também revelas ser algo convencido ou com gosto por certos pensamentos, o que talvez tolda a tua compreensão. magnetismo não se resume a uma força atractiva, será possível que não sabias?
Sim, porque fui eu que comecei com picardias. Calado és poeta.
o histórico dos teus comentários fala por si, os publicados e os não publicados
lá vens matar ainda mais o latim como se te tornasse um arauto da verdade
é preciso conhecer o teor havendo regras conhecidas? dada a frequência não deve ser certamente pelo teu amor ao próximo
“matar ainda mais o latim”
Apeteceu-te dizer isso por alguma razão em especial, ou só foi só porque sim?
Regras conhecidas? Lol! Conhecidas por quem, por ti?
tens assim tanta dificuldade em ler?
É preciso repetir o comentário anterior para obter respostas, ou nem assim?
tanta dificuldade em ler que tens
Já percebi, postas de pescada para o ar, mas quando se tenta espremer o conteudo, nada, ficas aos papéis. Para a próxima pensa duas vezes antes de mandares as postas.
será preciso fazer um desenho a apontar como se chega às regras? não és capaz de ler?
Vira o disco toca o mesmo.. Faz lá o desenho para me mostrar a regra que possa ter transgredido, vá!
pesquisa aqui na página por “regras de utilização”, mesmo no fundo da página. é assim tão difícil procurar e ler?
É isso que tu chamas de “fazer um desenho”?!
Arre que és lento..
Repito: ” mostrar a regra que possa ter transgredido”
lol, essa é boa, tens notórias dificuldades em compreender uma expressão e os outros é que são lentos, lol
Continuo à espera do “desenho”… se não és lento, não sei que és.
só estás à “espera” porque queres ou porque não tens dificuldade de compreensão.
Para além de lento tens problemas de compreensão. O teu desenho carissimo, onde está ele?
és assim tão incapaz de lá chegar?
Sou, faz o desenho prometido.
tanta dificuldade e perceber expressões que agora já inventas promessas
Vieste armado em galarispo criticar o que estava correcto (latim), e falar em regras conhecidas para justificar mais uma baboseira tua. Sabendo que as ditas regras são vagas nas quais não constam os verdadeiros motivos de moderação aqui, tentas vencer-me pelo cansaço, porque é mais que cansativo o “vira o disco, toca o mesmo”, que nada acrescenta.
Como ninguém me paga para aturar as tuas canseiras, termino assim a tua estratégia para fazer boa figura depois de te teres enterrado com o que dizes. Para a próxima pensa duas vezes no que dizes, que as tuas tretas e falácias de pouco te servem.
Sim, porque tens uma cloud privada, e andas a verificar linha a linha o software open source que tens lá…
Porque só há uma pessoa interessada e a vasculhar as linhas de código…
Sim, e tu compras os teus telemóveis e computadores, e compilas o código em casa, não é?
E tu sabes lá o que eles andam a fazer nos servidores deles!
Enfim…
Tu sabes lá o que fazem nos data centers!
Eles deixam-te entrar e ver o que se passa?
Se não queres, não uses iCloud, não és obrigado.
Se não quiseres usar os serviços da Apple se todo, compra um 3310.
E aí, tens as tuas comunicações todas em claro na operadora.
Completa piada és tu.
http://www.apple.com/privacy/
Tens aqui tudo o que a Apple te garante.
Se achares que te estão a enganar, processa-lhes, estão sempre a ser processados por utilizadores indignados, pode ser que tenhas sorte…
Sim, eles recolhem informação para melhorar serviços e para tornar viáveis serviços online (como o Siri). Mas…
> Eles não criam perfis individuais de ninguém
> Eles não vendem informação a entidades terceiras
> Os dados recolhidos são agregados
> Sempre que o serviço o permita, a informação é armazenada localmente ou transposta entre aparelhos em peer to peer
Bónus: de acordo com as novas novidades, a nova técnica de recolha de dados vai permitir reduzir substancialmente a capacidade de identificação de informação individual na informação agregada
Heil Apple!
Deus no céu e uma webpage na Terra…
Será que a VW também tinha uma webpage dessas?
A vender banha de cobra…. Eles Já fazem isto e muito mais à anos. Mas, claro, como é a Apple, é uma “feature”, quando é a Microsoft que diz publicamente que sempre o fez, cai o mundo….
Só mesmo quem anda a dormir é que acredita em “privacidade” online…..
Então se é banha de cobra, não compras.
Invejosos…
Se é banha de cobra, explica-me os milhões que a Apple gasta em I&D e em custos de produção em proteger os aparelhos dos indivíduos com coisas que ninguém mais na indústria utiliza. Enclaves de chip seguros, novos métodos de agregação de dados, encriptação de dados end-to-end nos serviços.
Ou vais dizer que é mentira, que isto não existe?
leste o artigo?
Se fosse banha da cobra, que até poderia ser, as empresas não seguiam diversas metodologias, não queriam acompanhar as suas tendências e não queriam enveredar por caminhos que a Apple talhou. Se o fazem, desde as mais populares às ilustres desconhecidas, eu diria que não será a tal banha da cobra. Eles têm algum pronto que faz sentido, que faz evoluir o seu ecossistema.
Podem não ter sempre as primeiras novidades, é normal, até porque se virmos o calendário de lançamentos, vemos que várias empresas ajustaram os seus lançamentos para inícios de ciclo para captar as evoluções de hardware antes da Apple, mas depois falta a prova de conceito.
Um exemplo claro está na utilização do Touch ID. Não sendo inventado pela Apple, foi, contudo, a Apple que trouxe para este segmento um dispositivo integrado de forma total entre o hardware, software e serviços, hoje podemos quer desbloquear o smartphone, quer fazer compras quer mesmo desbloquear remotamente outro dispositivo deixando o leitor biométrico do iPhone ler a nossa impressão digital. É a tal evolução do ecossistema.
Nestes casos da evolução do iOS 10 e sem saírmos do tema segurança, a Apple foi igualmente inovadora no seu ecossistema ao colocar de forma total os conteúdos dos dispositivos móveis encriptados. Isso é uma mais valia como já vimos e é outro assunto que vai levar a uma evolução do restante software da marca.
Não é banha da cobra é sim a evolução do seu ecossistema.