PplWare Mobile

Primeiro bootkit para Android descoberto!


Autor: Pedro Simões


  1. Nelson says:

    “As suas fontes de infecção estão bem identificadas. Ou vêm directamente do fabricante já com o Android.Oldboot presente e pronto a ser infectado ou este é colocado no telefone através da utilização de uma ROM infectada e com os componentes necessários presentes.”

    Oi? Telemóvel android com brinde grátis?

  2. ElectroescadaS says:

    Quase que me atrevia a fazer um comentário estúpido mas Android não é Linux? E se assim for a teoria que nada acontece em Linux vai por água abaixo?

    • Rascas says:

      Não. Isto não funcionaria num Linux “normal” porque faz uso de uma apk (dalvik virtual machine) sistema exclusivo do android.

      PS: Tb só podes apanhar isto se tiveres feito root ao teu telemovel e instalares uma custom ROM infectada.

    • David S. says:

      Android usa o Kernel Linux não confundir com GNU/Linux… Sobre a noticia se só se é afectado quando se tem acesso físico logo é um virus tronja o que quiserem chamar bem inútil de se auto instalar sem que o user saiba.

      Abraços.

    • Ricardo says:

      Também ha vírus para linux mas a probabilidade de seres afetado com um é muito mas mesmo muito reduzida. Lamento informar mas a teoria continua de pé 😀

    • Jose says:

      Essa teoria nunca foi verdadeira, tendo em conta que o Linux é o sistema operativo menos seguro do mercado.

      Linux < Mac < Windows

      O Windows tem mais virus devido ao mercado, mas não faz dele menos seguro.

      O Mac é meio fechado, mas não é tão seguro como o Windows, a Apple demora demasiado tempo a tapar buracos.

      O Linux, qualquer utilizador pode fazer o que quiser nele sem conta de administrador.

      • navyseal says:

        “O Linux, qualquer utilizador pode fazer o que quiser nele sem conta de administrador.”

        Não é de todo verdade ou nunca usaste o sistema.

      • Anónimo says:

        “O Linux, qualquer utilizador pode fazer o que quiser nele sem conta de administrador.” — Isto é o que acontece quando quem fala não só não sabe o que diz como se recusa a educar sobre o assunto.

        Vê lá se essa “falha” não será do ambrósio que configurou o sistema para se comportar como o Windows.

      • Ricardo says:

        Essa ordem esta ao contrario!

      • Nelson says:

        @navyseal & @Ricardo

        É melhor nem ligar… este gajo…

      • David S. says:

        Jose em vez de comentares coisas que não sabes quer tal pesquisa mais sobre o assunto GNU/Linux em fontes fiáveis e depois faz um comentário. Linux é um Kernel se não sabes o que é isso pesquisa, não tem sistema 100% seguro no mundo mas GNU/Linux ainda é os mais seguros.

        Abraços.

  3. Miguel says:

    só com acesso fisico a um equipamento com root..

    ainda por cima, o número de utilizadores que fazem root deve ser extremamente reduzido. a maioria dos alertas de vulnerabilidades parecem-se mais com exercícios académicos como este

  4. camt says:

    Os defensosres da ideia que o Android é seguro devem estar a roer as unhas de raiva.

    🙂

  5. F.G. Silva says:

    Para que a grande quantidade de afectados sejam chineses já se está a ver que tem um interesse estratégico de estado.
    Não tenho duvidas que existe disto para todas as plataformas e que pode ter uma única proveniência… Perguntem ao Snowden.

    Ps:
    Atenção que anda por aí á solta esse “menino prodígio” que dá pelo nome de Nelson, está sempre presente nestas trocas de ideias para passar o tempo a chutar para canto.

  6. José says:

    Assim se vai perdendo a confiança nestas novas e tão app… teciveis brincadeiras técnológicas, propósito principal, piratear, segundo arranjar forma muito fácil de aumentar o consumo de softwares e dispositivos, gosto tanto dos antigos equipamentos.

  7. Carlos Silva says:

    Para mim, o mais preocupante, é que se a “moda pega” noutros fabricantes e com a proliferação de tables e smartphone made by China o caso pode ser bastante mais grave.

  8. Diogo R. says:

    como é?

    “…mas a forma de transmissão é ainda dependente de acesso físico ao equipamento. [..] estima-se que esteja já a afectar mais de 350 mil equipamentos no mundo.”

  9. Vinicius Augusto says:

    Convenhamos…podemos comparar essa situação com a mesma de um computador. Você tem o Windows que vem no seu computador, tem também aquele com modificações NÃO FEITAS PELA MICROSOFT, será que você está seguro? O artigo deixa bem explicado que a forma de infecção é instalando uma ROM. Para né…querer falar que Android é isso e aquilo por causa disso é besteira, olha a dificuldade pra ser infectado. E além do mais, em minha opinião, sair pegando ROM, apk, cracks aí pela internet sem ser de empresas conhecidas é quase pedir pra ser infectado por alguma coisa.

  10. VanSneiwder says:

    Como se sabe se tamos infectados com este bootkit?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.