Prepare a carteira! A culpa é das tarifas de gás natural
No final de 2010 a Galp, a EDP e a Tagusgás iniciaram um processo contra a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) por causa das tarifas de gás natural. Passados mais de sete anos e com sete as ações em tribunal as compensações às empresas de distribuição de gás natural podem chegar a 167 milhões. A fatura pode vir a ser passada aos portugueses!
A notícia foi avançada hoje pelo jornal Público que revela que, desde 2010, todas as decisões tarifárias da ERSE têm sido impugnadas. Em causa estão as tarifas de gás natural cobradas que, segundo as empresas distribuidoras de gás, proporcionam receitas inferiores às que legalmente têm direito. Ao todo o valor de compensações destes anos todos poderá chegar aos 167 milhões de euros.
Considerando os sete pedidos de impugnação que já entraram no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL), o regulador estima que a correcção exigida pelas distribuidoras regionais de gás natural possa ter um impacto nos preços cobrados aos consumidores entre 136 e 167 milhões de euros (dependendo do cenário usado para a inflação). Por outro lado, se o tribunal der razão às empresas, impondo as alterações ao cálculo das tarifas que reclamam, as estimativas que a ERSE tem apresentado para o impacto total nos preços finais durante os 40 anos de duração das concessões atribuídas às empresas atinge 1150 milhões de euros.
A ERSE tem contestado e refere que a taxa de remuneração que anualmente incorpora nas tarifas é nominal, ou seja, inclui a inflação e, por essa via, a reavaliação de activos.
Este artigo tem mais de um ano
O melhor investimento, na minha opinião, é num termocumulador
Podes crer. De preferência solar. Mandei já desligar o gás.
Deixo aqui um repto ao pplware para fazer uma rubrica sobre os termocumuladores!
Aos portugueses?!
Nem toda a gente usa gás natural!
Espera e verás, aposto o meu emblema do Sporting…..
Assim como assim, nao me vale para nada, infelizmente.
Embora a ERSE actue de forma independente, pertence ao governo…. logo divida do governo quem paga é o tuga 🙂
Se calhar ja pagas algumas taxas que não usas e nem sabes 😀 por exemplo taxa audiovisual
Já a tenho preparada. 🙂
Mas é para receber parte dos dividendos.
Eu li o Jornal, e como numa anterior fase da minha vida estive MUITO por dentro do assunto, tenho uma opinião formada do mesmo: Criaram os monopólios, agora aguentem-se.
Perdão, é a livre iniciativa privada, a funcionar como é suposto.
A parte “boa” , é que quando tocar a pagar a factura, seremos TODOS, pois a solidariedade é bonita e para praticar. Que bom que é ser CEO, neste Pais de faz de conta.
Hip…Hip Hurra, para os Mexias, Zeinals e muitos mais, que levam o nome de Portugal ao mundo.
Bendita Globalização, que nao chega há energia, (electricidade, gás, combustíveis), por que será ?
Eu tb não usei alguns bancos resgatados mas tive de contribuir para o resgate!!!!
o problema nao é usar, é ter de pagar a incompetência dos que causaram a necessidade de resgate.
No que toca a este assunto:
Estou prestes a por gás natural\canalizado em minha casa, prometeram que ficava bem mais barato que o convencional de botija.
Continua ainda a Compensar a mudança hoje em dia? Será que vai aumentar o preço nos anos que se seguem?
Obrigado desde já
Não se fie muito isso,”Ricardo”.Aqui há um tempo,há mais de um ano,vieram uns tipos da EDP aqui à minha zona ver se o povo queria o gás canalizado e só aderiram muitos poucos.Na minha casa só dava para pôr em dois lados e noutros não dava.Tinhamos que chamar um trolha para fazer umas obras e mudar a encanação,porque a EDP só leva o gás ao cliente.Ajudas ?? Era bom,era !! O dinheirão que tinhamos que gastar.Na altura ficava um orçamento de 350 euros(70 contos na moeda antiga).Nem pensar !! O gás canalizado é o ideal para quem vive em apartamentos ou casas novas,agora em casa velhas não compensa em nada.Eu sei o que digo.
não digas isso. com o gás natural, a minha factura baixou perto dos 60%.
O senhor diz o que lhe apetece,”censo”.Eu somente disse o que se passou no meu caso.É natural que o gás natural seja mais barato na sua opinião,mas no meu caso tinha que gastar 350 euros e fazer umas obras,e,mesmo assim,não dava para pôr gás natural em todos os sítios.Sabe como é,são casas velhas,com encanação antiga.Se fosse uma casa nova era logo,assim…
Há umas semanas, as notícias davam conta de uma discrepância entre o valor do gás canalizado e o gás engarrafado (este mais caro)… Solução dos nossas empresas patrióticas: aumentar o valor do gás canalizado para “equilibrar” o mercado… Fazem-nos falta verdeiros: reguladores, políticos, CEOs, eleitores…
https://www.youtube.com/watch?v=uuAn1V02_60
“Vamos liberializar o mercado das energias…” “É o Melhor que podemos fazer pelos consumidores…” o Discurso devia de ter sido outro.
Vamos passar mais uma lei impugnada por lobistas…
Os consumidores vão passar a ser sodomizados por empresas privadas e o estado pouco ou nada pode fazer sobre pena de sanções por assim a lei foi feita…
Depois, e mais uma vez é o zétuga que paga a factura da exploração de infraestruturas que foram pagas com o seu dinheiro!
Isto já enjoa… os bancos ah e tal…os tugas pagam!
O gás natural ah e tal… os tugas pagam!
A electricidade ah e tal… os tugas pagam!
Quanto mais contratos de serviços maior a probabilidade de isto acontecer a um de nós… ainda bem que NUNCA tive gás…
Nunca teve gás ?? Então onde é que o “Sérgio” vive ?? Numa caverna ?? 😀 😀 😀
No fundo, isto é um problema global, onde o mundo empresarial esta convencido que todos os anos tem de ter mais lucros do que no ano anterior.
Olhando para este caso, o numero de portugueses não aumento de forma significativa. Logo o numero de clientes destas empresas é praticamente o mesmo a já um par de anos, logo não podem ter os lucros aumentarem todos os anos. Se o mercado não crescer, o lucro não tem muito mais por onde crescer…
Economistas e gestores, que nem pensam… o problema é que é isso que lhes ensinam nas faculdades, e depois dá nisto!
Se não aumentam os lucros não recebem os bónus chorudos.
Claro que sim quem mais pode pagar isto …….
Eles entretém-se nas discussões em tribunal e nós pagamos as brincadeiras deles….
Uns roubam outros discutem e nós pagamos, a história é sempre a mesma e mais do mesmo. Livraaaaaaaa e chegaaaaaaa, alguém pende no Zé povinho e nos desgraçados desempregados e nos baixos salários (até 1500,00 Eur) sim porque quem ganha menos que isso neste país não é rico, sobrevive……. outros não sei como sobrevivem ….. mas é assim o país a beira mar plantado em que vivemos ……………………
Enquanto nao forem pra rua protestar a serio nao vamos a lado nenhum. Somos um povo de brandos customes. Ate para protestar somos preguicosos. Caramba. Vamos pra rua deixemos de estar a ver consolas e telemoveis. Estao a fazer-nos pagar as crises que eles criam e ainda se riem nas nossas costas… porra queremos ser levados a serio temos de nos manifestar a serio