Prazo para entrega do IRS foi alargado
...devido a falta de capacidade global de resposta do Portal das Finanças
O prazo para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem as declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2013 através da Internet foi prolongado até 2 de Maio, avança o Ministério das Finanças.
A janela temporal para os contribuintes submeterem as declarações no Portal das Finanças terminava hoje, à meia-noite, mas o Governo decidiu dar mais dois dias para o efeito, depois de queixas dos Técnicos Oficiais de Contas e de um apelo do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.
O Ministério das Finanças refere, em comunicado, que “até às 15h00 desta quarta-feira, dia 30 de Abril, cerca de 2 milhões e 950 mil famílias já tinham entregue as suas declarações de rendimentos (Modelo 3).”
Nos últimos dois dias, sublinha o Governo, “mais de 250 mil famílias entregaram a respectiva declaração de IRS, o que atesta a capacidade global de resposta do Portal das Finanças, não obstante a afluência anormalmente elevada de contribuintes nos últimos dias.”
“Embora a esmagadora maioria dos contribuintes já tenha cumprido as suas obrigações declarativas, um universo inferior a 100 mil contribuintes, cerca de 3% do total de contribuintes abrangidos, ainda não procedeu à entrega da respectiva declaração de IRS”, adianta a tutela.
Para permitir que estes contribuintes “entreguem as suas declarações de IRS sem que seja posto em causa o pleno funcionamento do Portal dos Finanças”, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, prolongou o prazo de entrega das declarações até 2 de Maio, “sem quaisquer acréscimos ou penalidades.”
Ainda de acordo com o Ministério das Finanças, "o processamento de reembolsos de IRS em 2014 está a decorrer com toda a normalidade". Até esta quarta-feira "já foram processados reembolsos a mais de 207 mil famílias, o que representa um acréscimo de 36 mil famílias face a igual período de 2013." O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, tinha defendido hoje um alargamento do prazo para a entrega das declarações de IRS para trabalhadores dependentes e pensionistas, apontando falhas no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas enviou, na terça-feira, um ofício ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por causa da lentidão do Portal das Finanças na recta final para a entrega das declarações de IRS. Domingos Azevedo alertou, em declarações à Renascença, que a situação é recorrente e exigiu medidas por parte do Governo.
Via Renascença
Este artigo tem mais de um ano
este ano não faço IRS referente a 2013 :/
0 euros de rendimentos…
desempregado desde junho de 2012 :/
Todos os anos é a mesma coisa…
Será assim tão difícil entregar a declaração a tempo e horas???
Eu sei que o que vou dizer vai ser criticado mas o que este pessoal merecia era umas multas no pêlo e aprendiam de uma vez por todas.
PS: E não venham com a conversa das pessoas que não tem computador porque o que há por aí mais é junta de freguesia a prestar o serviço de forma gratuita. Informem-se!
O problema não são as pessoas….
Compete ao estado assegurar que o sistema funciona dentro do prazo oficialmente definido… é para isso que ele existe não é…?
o sistema…o sistema…
eu acho uma falta de capacidade enorme de quem nos governa…ainda nos obrigar a meter um irs…
so deve meter irs, quem tiver facturas pagas a dinheiro…quem não tiver não deveria ser obrigado a meter irs nenhum…
que pais de 3º mundo!!
O sistema de entrega electrónico funciona tão bem ou mesmo melhor que qualquer outro sistema, com certeza pode ter as mesma carências que o sistema de entrega manual quando milhares de pessoas tentam entrar na mesma repartição de finanças como se não houvesse amanhã quando existe um horário de funcionamento estipulado e já nem há senhas nem previsão para atendimento. Cabe ao estado assegurar, mas compete ao contribuinte se precaver destas situações esperadas de ultima hora.
Não tive qualquer problema a entregar a minha declaração por via electrónica no dia das mentiras, e se tivesse ainda me restaria muitos dias pela frente para resolver a situação.
+1
Isso e o site da Santa Casa (para jogar Euromilhões).
Deixam para a última e depois está a abarrotar.
meh…
Sou profissional dependente do site das finanças e não consigo trabalhar!!! o portal não deixa, mas eu quero trabalhar!!! depois, segundo o presidente dos trabalhadores dos impostos o sistema devia ser actualizado de 4 em 4 anos este já vai em 12!!! quem tem um irszinho pra fazer, faz como vc, a tempo e horas…. quem tem de trabalhar no sistema, não pode porque ele não anda, e agora como fazemos? precisava de uma dica… não me diga levanta-se às 4 da manha pq isso já eu faço…
O IRS já entreguei, mas estive agora a no portal das Finanças e reparei que o meu IMI está como “por regularizar” quando eu já o paguei ha mais de uma semana, tenho o comprovativo do MB.
Aconteceu a mais alguém?
A minha situação relativa ao IMI encontra-se também por regularizar.
Penso que esta noticia nao esta correcta. entrei agora no portal das finanças e la diz:
`Prorrogado o prazo para entrega da declaração de rendimentos de IRS (Modelo 3 – rendimentos do trabalho e/ou pensões), até ao dia 2 de maio de 2014.`
eu pertenço a categoria B (rendimentos empresariais e profissionais) e posso entregar durante o mÊs de MAIO
`Assim, informa-se que o prazo para a entrega da correspondente declaração de rendimentos acompanhada do respetivo anexo (Anexo B – Regime Simplificado/Ato Isolado; Anexo C – Regime Contabilidade), decorre durante o próximo mês de maio, devendo ser enviada através do Portal das Finanças, no endereço http://www.portaldasfinancas.gov.pt, na opção Entregar» Declarações» IRS, mediante inserção da sua senha de acesso.`
Sou um dos contribuintes que só pode fazer a entrega durante o mês de Maio e entrego sempre no início do período. Estou desde ontem a tentar e nada. O portal está disponível, mas reaje mal a quelquer das funcionalidades e quanto à entrega da decl irs nem pensar!! a mensagem do portal é: “serviço indisponível, tente mais tarde”. Custa a cer que um poral que sempre funcionou tão bem esteja neste deplorável estado. A situação é muito séria e já causou em Abril sérios prejuízos as pequenas empresas que prestam o serviço de entrega em outsourcing. São pequeníssimas estruturas que estão a ser gravemente maltratadas pela AT e que vêem, desta forma, a sua subsistencia ainda mais comprometida. Este assunto é demasiado sério para ser abordado com leviandade.
Vejam só o tipo de ajuda que tem. Deve ser de 1999.
http://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/ajuda/DGCI/FAQGeral.htm#lnk5