Portugal: Vodafone assegura comunicações da rede Multibanco
A Vodafone vai assegurar, a partir de janeiro de 2016, a prestação de serviços de comunicações à SIBS, ligando, com as suas redes de última geração, mais de 7.000 Caixas MULTIBANCO em todo o País, num projeto de grande sofisticação tecnológica, que combina diferentes tecnologias de acesso, fixas e móveis.
Este projeto abrange as Caixas Multibanco que não estão instalados nas agências bancárias.
De elevada dimensão e criticidade, o projeto foi desenhado à medida das necessidades da Rede MULTIBANCO, a maior rede nacional na prestação de serviços financeiros, e assenta numa solução global, integrada e convergente, que inclui a gestão técnica e operacional das comunicações entre as Caixas Automáticos MULTIBANCO e os Centros de Processamento de Dados, assim como a renovação total do parque de equipamentos de comunicações.
O contrato, assinado pela Presidente da Comissão Executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, e pelo Presidente da Vodafone Portugal, Mário Vaz, contempla a renovação tecnológica de uma das principais redes de comunicações
Actualmente todas as Caixas Automáticas MULTIBANCO processam mensalmente mais de 80 milhões de operações.
Assente numa infraestrutura tecnológica altamente desenvolvida, onde se inclui a melhor rede de fibra da Europa, que chega hoje a mais de 2.2 milhões de casas e empresas, e a utilização de acessos via redes de comunicações móveis de última geração, o projeto inclui também soluções de redundância, com recurso a tecnologias alternativas, que garantem grandes larguras de banda e elevada disponibilidade, resiliência e acesso.
Portugal tem um dos sistemas de pagamento mais avançados e completos do mundo, com uma Rede de Caixas Automáticos com o maior número de equipamentos per capita e que permite realizar cerca de 60 operações diferentes. Com este novo parceiro conseguimos evoluir a tecnologia de comunicações de forma a poder melhorar ainda mais o nível de serviço que o MULTIBANCO já oferece, com um uptime de 99,7%.
Madalena Cascais Tomé Presidente da Comissão Executiva do Grupo SIBS
O projeto conta com uma equipa de engenharia exclusiva, responsável pelo desenho, composição e manutenção de toda a operação, estando integrado no centro de supervisão internacional da Vodafone - “Atlantic Network Operations Centre” - que monitoriza, 24 horas por dia / 7 dias por semana, durante todo o ano, as redes de Portugal, Espanha, Reino Unido e Irlanda.
Este artigo tem mais de um ano
Está explicada a quantidade de antenas 4G da Cisco que vejo em cima das ATMs.
Tinha que ser cisco 🙂
Por acaso não tinha de ser Cisco..
A Vodafone também tem bastante antenas da Ericsson.
Da Ericsson só tenho visto as BTS e antenas da Huawei e Ericsson a nível da rede móvel. No que respeita à comunicação M2M os equipamentos que tenho visto são Cisco.
Precisamente 🙂 Mas já agora alguém sabe, é suposto essas antenas serem definitivas?!? Não me parece ser muito fidedigno
Nos clientes empresariais NOS é assim que funciona, o backup nas agências da CGD são por 4G, outros clientes pode ser por 3G ou 4G. O grande problema em muitas das situações coloca-se com a cobertura de rede onde simplesmente nem sequer 3G existe para fornecer o serviço.
Caro Ricardo Saraiva,
Fala do que não sabe…
Em muitos casos só trabalham por 4G não sendo backup contudo irá ser mudado brevemente. Com backup só aqueles que tem instalado ADSL.
E sim antiga fornecedor de serviços era a PT . Penso eu que agora esta mais bem servida a sibs veremos com o passar do tempo.
As antenas 4G são os sistemas de backup em caso de falha de comunicações.
Nem sempre.
Ao tempo que isso já começou 😀
Já deve estar praticamente concluído. Onde trabalho, tem dois ATMs e já foi feita a migração há uns meses.
Alguém sabe qual era o antigo operador?
Portugal Telecom.
E era um dos negócios mais rentáveis deles!
Fixe, agora vamos ter caixas MB cheias de speed!
Era a PT.
PT
PT PRIME agora MEO Empresas
para mim não importância de quem seja o que eu quero e muito dinheiro meu que sai delas
A Vodafone aproveita para rentabilizar a rede 3G/4G e Fibra. Pode ser que no futuro permita aos ATM terem publicidade video… Quem sabe!
Sim, ia ser lindo infectar as máquinas multibanco com publicidade em vídeo. Espero que toda a publicidade colocada nos multibancos sejam desenvolvidos pela própria SIBS, porque se não estão a criar um ponto de vulnerabilidade.
Não é criado por essa entidade, mas sim vendido o espaço.
Sim, porque vais mesmo infectar as caixas multibanco com um vídeo… cada doutor…
Desde que não tenha de pagar o serviço tudo bem! Mas não é isso que eles querem.
caro Bernardo , já há publicidade de video a muito tempo. tudo depende quem o quer e claro o preço que levam para colocar. 🙂
Mais vale vendermos o Pais todo aos Estrangeiros… nada que seja de suporte importante ao Pais é Português. alias minto a agua ainda é entre “” Portuguesa! É bem caros CEOS e Governos Portugueses
Sim, porque a “Portugal” Telecom só tem feito bem aos Portugueses!
Porque? Os outros são melhores?
não estava a tirar partido de qualquer operadora, até que se reparares a PT agora é francesa.
A Vodafone pode ser uma multi-multinacional, mas grande parte do trabalho desenvolvido à volta do projeto sibs, desde a implementação até ao suporte, é garantido por empresas nacionais.
Correcto, mas no fim das contas o lucro final é Inglês.. euros para fora.. tudo bem que estamos a falar aqui de tecnologias mas o facto é que só vejo os nossos euros a irem para fora e entrar nem por isso… não tarda nada não somos um Pais mas sim uma bocado de terra explorado por empresas
peço desculpa pelo off-topic
Ricardo,
Essa visão é muito redutora. Há muito grupo envolvido e muita SGPS. Aliás, engenharia financeira é o forte destes grupos. O contrato da SIBS é com a Vodafone PT, com número contribuinte PT. Impostos, lucros e prejuízos em PT.
e será que poderemos ver Netflix nos MB?
Se alguém encontrar uma vulnerabilidade que permita contornar as eventuais protecções… é de supor que criem uma ligação exclusiva através de uma VPN que bloqueia tudo o que for fora da rede SIBS… mas nunca se sabe se existe alguma vulnerabilidade que permita saltar fora. Quero acreditar que não.
Espero que continuem a utilizar o DES para cifrar as comunicações eheheheh
Estou preocupado com a reserva 3G/ 4G… é que o sistema de autenticação da rede dessas tecnologias não é 100% segura nem lá perto… espero mesmo que usem VPN’s dedicadas e que sejam 100% seguras… a fiabilidade conta, mas obviamente que a segurança também… porque quem vai pagar eventuais erros são sempre os clientes dos bancos através do aumento de preços e/ou novos preçários com serviços gratuitos a passarem a pagos.
Pouco interessa a autenticação neste ponto.
A Vodafone vai usar em muitos ATM’s rede movel como 1º e unico meio de comunicação.
Até agora o governo não deixou.
As comunicações são encriptadas, no que respeita a nível de segurança está tudo pensado ao pormenor. Seja para acessos remotos ou locais.
se são encriptadas é porque existem vulnerabilidades….
se são encriptadas, é porque existem chances de serem ou terem sido vulneráveis, e hacks para desencriptação, também os há.
Estás preocupado com a segurança do sistema multibanco?
Têm só os melhores dos melhores a trabalhar lá. Não me parece que estejam abertos a vulnerabilidades tão óbvias(a PT também já oferecia, eu já vi antenas nos MB de alguns shoppings). As comunicações 3g/4g provavelmente são para backup e assegurar que não morrem.
As comunicações 3G/4G só são de facto usadas quando a ligação física já instalada falha. E digo também que a Vodafone é de longe mais proactiva que a (agora francesa) PT.
As pessoas até podem preocupar-se com a segurança do MB mas raramente colocam a mão a frente do teclado para esconder o código que estão a digitar.
No que respeita a redes a operar em ATM, o Multibanco é de facto a melhor, pelo menos em Portugal (sim, aqui no nosso país à outras redes sem ser MB)
Claro que não… vais ser tu, que vais ficar rico a roubar o MB!
Caixas Multibanco que não estão instalados nas agências bancárias.
Falso.
É verdade, baste abrires os olhos num qualquer shopping perto de ti.
O que quis dizer é que algumas agências bancárias também estiveram envolvidas.
E sei o que digo.
Já era tempo de haver outra empresa no mercado a fazer o mesmo tipo de serviço que a SIBS, onde é que anda a autoridade da concorrência?
Só mesmo em Portugal.
Se calhar não temos uma das melhores redes MB do mundo?
54% das pessoas continua a comprar telemoveisentre 3.5 e 4.9%
27% compra entre 5.0 e 6.9
Percebes o que isso quer dizer. Por cada 1 que compre um smartphone entre 5.0 e 6.9, existem 2 que compram a dimensões menores.
E provavelmente desses 27% a esmagadora maioria estará nos 5.0-5.1. Mas não tenho dados que comprovam. É apenas o meu feeling.
https://pplware.sapo.pt/gadgets/smartphones-phablets-ou-tablets-quais-os-mais-desejados/
Os estudos indicam que cada vez compram com um ecras maiores, não que estes sejam a maioria.
Porquê? A SIBS faz um excelente trabalho e deixa na vergonha muitos países bem maiores que o nosso Portugalzito.