Portugal vai ter fibra ótica em todo o lado! Concurso lançado…
Foi lançado esta terça-feira (12 de dezembro) o concurso público internacional para a instalação de fibra ótica em todo o país, em especial nas chamadas "zonas brancas" - territórios onde não existe cobertura de rede ou esta não revela a qualidade adequada.
Projeto da Fibra ótica custará 425 milhões de euros...
Este projeto da Fibra Ótica vai abranger mais de 400 mil casas, em diversas regiões do interior, resultando na cobertura da totalidade do território continental até 2026/2027. Em causa está um investimento global de 425 milhões de euros - cerca de 150 milhões de euros dos Programas Regionais do "Portugal 2030", sendo o restante proveniente de fundos nacionais.
António Costa sublinhou a dificuldade dos requisitos exigidos pela Comissão Europeia neste projeto da fibra ótica - nomeadamente a necessidade de referenciação da rede de fibra ótica casa a casa - , antes de destacar que Portugal foi o primeiro país da União Europeia a "conseguir realizar este trabalho", pela mão do regulador do setor, a ANACOM.
Por seu lado, João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, referiu que com este projeto "haverá uma correção muito significativa das assimetrias regionais": "Passaremos a ter um país à mesma velocidade, um país mais justo".
António Costa referiu ainda que este é um projeto da fibra ótica vem concorrer para o mesmo objetivo de outros programas e investimentos, como as novas ligações transfronteiriças para criar "maior densidade entre a raia portuguesa e a raia espanhola"; a aposta e valorização dos estabelecimentos de ensino superior nestas regiões; a criação de condições para reduzir os custos de contexto; a discriminação positiva em termos fiscais, nomeadamente no IRC; e também o processo de descentralização. "Tivemos uma estratégia coerente e integrada de desenvolvimento do interior. Produz frutos em dois anos? Não, não produz frutos em dois anos. Mas cria as condições para que as próximas décadas sejam de inversão daquilo que foram as seis décadas anteriores, dos anos 60 até ao tempo corrente. É esse trabalho que temos pela frente. E este investimento que agora é feito, para dotar de banda larga todas estas regiões, com a mesma qualidade que têm as regiões do litoral, não resolve o problema, mas prepara a terra para a semeadura".
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, já tinha já sublinhado a centralidade dos territórios do interior: "Os nossos territórios do interior têm futuro. Nós não somos o fim do país, somos o coração da Península Ibérica".
Este artigo tem mais de um ano
Começo a pensar que as eleições deveriam ser de 2 em 2 anos…
Tem custos elevados, mas a nível de promessas não tem igual. O que é impossível torna-se possível.
Mas depois não se fiscaliza…
“Passaremos a ter um país à mesma velocidade, um país mais justo”. Assim sim. Fosse este sempre o pensamento.
Lançaram o wi-fi em todo pais mas não saiu do papel mesmo após ter sido publicado em DR. Com isto vai ser o mesmo. Espero que não seja a MEO a ganhar o concurso.
é sempre o mais barato ou com melhor lobby
…e com pouca ou nenhuma fiscalização do implementado.
Receio que vai ficar tudo na mesma.
Sim pois, estou mesmo a ver isso, olha que em certos locais do pais duvido muiiiiito…..
Eles têm o mapa das zonas brancas onde irão instalar… basta explorar…
Precisamos de eleições de ano a ano para se fazer alguma coisa neste país.
A TDT em certas zonas do interior alentejano pouco dá, e querem meter fibra? Enfim… Bem se vê que essa gentinha não sai das cidades cidades…
com fibra não precisam tdt
Sim, eu sei, mas se a cobertura de TDT tem bastantes falhas, a implementação da fibra será pior. Ou não?
depende do contrato relativo ao concurso, pode ser melhor, a pagantes
Precisam.
A TDT não precisa de subscrição e isso é muito importante para as pessoas do interior e que infelizmente tem menos recursos para suportar uma “renda mensal” de TV por cabo ou fibra.
2% da população
9% das famílias usam exclusivamente a TDT
Eu moro no litoral numa aldeia e ainda nem ADSL quanto mais fibra.
uma aldeia perdida na beira?
Sera mesmo verdade? Eu so acredito so vendo, porque as operadoras que tinham adsl da meo e eles andaram a por a fibra eles disseram que nao colocavam porque nao tinham clientes e quando apareceu o 4g da nos esse pessoal que estava no adsl d meo mudou tudo para a nos 4g e passado uns anos ate o 4g ficou como se fosse adsl enfim velocidades inferiores a 3 mbits de down e agora dizem vem o anuncio que vao por fibra em todo o lado duvido
Há concurso… agora é esperar… Mas como se pode ver pelo mapa disponibilizado pela ANACOM, ainda nem todas as regiões vão ter fibra instalada.
A maioria do povo português tem muita negatividade…. Quando se tenta fazer algo de bom pelo país, neste caso, impulsionar o interior centro, a primeira coisa que vem à cabeça é: *Impossível…. dúvido… é só gastar dinheiro…*.
Calma e espera para ver….
Nem vale a pena comentar…
Lá diz o ditado “Ninguém dá nada a ninguém!”
Se, com o que temos atualmente, vamos pagar ainda mais no próximo ano, imagino os valores daí para diante…
Além disso “galinha gorda… por pouco dinheiro?”
A ver vamos…
quem vai ser a dona da fibra? quem vai manter? qualquer operadora vai poder utilizar a fibra? vao obrigar a ser preços iguais as cidades?
se tudo o acima nao for realidade isto é mais uma medida que nao server mais do que dinheiro pras empresas que vao instalar e lucro facil a custa dos contribuintes que pouco o nada vao usofruir.
É um investimento público (UE+Estado) de 400 milhões. Não são os operadores que investem.
Para cada zona do concurso o vencedor tem de contratar com pelo menos dois operadores (presume-se que MEO,NOS, Vodafone ou DIGI)
No meu concelho instalaram fibra dizem eles , a minha aldeia a cerca de 3km do município não teve direito
Com estas promessas não me acredito nada que vá ter na mesma