Portugal: Teste com veículos autónomos na CREL em 2018
As mudanças no setor automóvel não são de agora mas avizinham-se muitas alterações e tudo será diferente da realidade que conhecemos atualmente. Carros mais inteligentes, condução autónoma, estradas inteligentes... tudo fará parte de um ecossistema que garantirá maior segurança aos condutores e uma melhor qualidade de vida.
Se em algumas partes do mundo os testes em estrada com carros autónomos já se iniciaram, para Portugal os primeiros testes estão previstos já para o próximo ano.
Os primeiros testes em Portugal com veículos autónomos em estrada vão começar já em outubro do próximo ano numa parte da A9. Além de Madrid e Paris, Lisboa integra também o projeto AUTOCITS, que foi apresentado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e pela empresa tecnológica espanhola Indra.
Em declarações à agência Lusa, Cristiano Premebida, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Coimbra, revelou que os testes vão decorrer em locais já determinados numa faixa de sete quilómetros entre a Avenida Marginal e o cruzamento da A9/CREL com a A16.
Esperamos não ter muita interferência com outros condutores, está provado que mudam o comportamento quando percebem que estão na presença de um veículo completamente automatizado, ficam nervosos, por exemplo
Cristiano Premebida
A par dos testes na CREL, a equipa multinacional vai ensaiar veículos sem condutor a fazer serviço de vaivém entre o parque de estacionamento e vários edifícios do complexo do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, num percurso de cerca de 500 metros.
Ao longo dos percursos, serão instaladas estações de sensores e transmissão de dados de que depende o sistema de veículos sem condutor para funcionar em segurança, revela a agência Lusa.
Obstáculos na estrada, condições meteorológicas diferentes, veículos avariados, manutenção a decorrer, veículos em marcha lenta são cenários que serão testados e que tornam essencial a comunicação entre todos os componentes do sistema.
Para os testes previstos, virão veículos de França, de Espanha e participará também um veículo modificado pela Universidade de Aveiro. Os testes estarão abertos a empresas e marcas automóveis que queiram participar.
Ricardo Fonseca, da ANSR, considera que a circulação de veículos automatizados será uma realidade generalizada "dentro de vinte a trinta anos". Ricardo Fonseca afirma que a "principal urgência legislativa" para levar mais longe estes testes e chegar a essa realidade futura é criar "legislação para permitir testes sem condutor".
As convenções nas quais se baseiam praticamente todas as legislações rodoviárias são de 1949 e 1968 e, desde logo, estabelecem que só podem circular veículos com condutor.
Este artigo tem mais de um ano
Não sei qual a lógica disto… As estradas portuguesas são diferentes das espanholas? Se é uma empresa espanhola que vem cá fazer os testes é porque não há nenhuma empresa portuguesa interessada em realizar estudos nesta área. Na verdade a indústria automóvel em Portugal é quase inexistente. Reduzamo-nos à nossa insignificância.
São palavras duras, já sei que vem aí pessoal a criticar, porque nisso somos bons… O meu desgosto é mesmo ver tanto potencial desperdiçado no nosso país, sim porque há gente de muito valor nestas áreas, que depois têm que ir para fora enquanto que alguns “chico-espertos” se enchem de milhões a roubar…
Sabes qual é o peso da autoeuropa no PIB nacional?
A autoeuropa é a apple de portugal, monta as peças, não as faz, não cria nada, os modelos já foram criados lá fora, não fales da autoeuropa como a grande marca de fabrico de automóveis em portugal. Se fores a Espanha eles têm a Seat, marca reconhecida na Europa, que eu saiba não existe a marca “Autoeuropa” como um carro pois não? Era isso que eu queria dizer…
Sabes que ao longo dos tempos tivemos vários modelos e marcas automóveis Portuguesas, aliás algumas delas até deram cartas lá fora.
No entanto e como disseste lá em cima nenhuma vingou porque em Portugal nao se apoia quem queira fazer algo…basicamente faz parte da nossa mentalidade criticar e apontar o dedo para dizer que está mal.
Felizmente a mentalidade do que é Portugues nao presta vindo de Portugueses mudou um pouco com o passar dos anos, no entanto ainda continua presente e claro está, mesmo que uma empresa hoje decida criar um Tesla (Portugues) ninguém o vai comprar, porque afinal de contas…Audi e Wolkswagen é que é bom.
Mentalidades, vá lá alguém perceber o que se passa…
É indústria automóvel nacional. Conta para o PIB, e de que maneira, por isso, não a ignores. Agora, se quiseres falar de marca nacional, isso é outra coisa. Não queiras baralhar.
sim, são diferentes. as medidas são diferentes os ângulos permitidos para as curvas são diferentes, o material dos pavimentos também será (em alguns casos) diferente e os condutores comportam-se de modo diverso
Primeiro diz que devemos reduzir a nossa insignificância, depois já diz que é pena cerebros terem de ir para fora.
Numa coisa tem razão você faz parte daquele grupo que falou, só é bom a criticar.
A tecnologia em tempos evoluía a um ritmo fascinante. Hoje em dia parece que as empresas tecnologícas querem atrasar os avanços tecnologicos por introduzir só uma coisinha ou outra nova a cada geração do produto que lançam em vez de dar grandes passos. No seguemento automóvel gostava de ver uma grande evolução neste sentido semelhante à tesla, um carro futurista. Não se as outras marcas de carros têm medo de sair da sua area de conforto, mas enquanto não o fizerem este tipo de carros não vão ser uma realidade tão cedo, pelo menos para a maior parte da população mundial.
Então e quem é que vai pagar as portagens? É que não são nada baratas…
Não sei se a bosch não vai iniciar primeiro esses testes.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/brisa-da-via-verde-a-bosch-para-testar-carros-autonomos
Já está testado na A9, A5, A2 e segunda circular, venha de lá a legislação 😀
Se eles apanharem aqueles condutores que se atravessam á frente de uma pessoa para sair da AE, travam sem necessidade nenhuma, mudam de direcção sem piscas… quero ver como os carros vão reagir…
Isto vai dar porcaria.