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Portugal tem novo avião KC-390 que custa 59 milhões de euros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Bruno M. says:

    Que grande bicho!!! Imagino como deve de ser saltar num destes marmanjos!!!

    Saltei no H-C130 e foi fantástico!!
    Nestes aqui deve de ser uma experiência brutal!!

  2. Tiago says:

    Não tinha sido aprovada uma modernização a 5 dos C-130 ainda à pouco tempo?

    • Bruno M. says:

      http://www.aereo.jor.br/2016/06/02/portugal-autoriza-modernizacao-de-cinco-c-130-hercules/

      Os Hercules irão ser substituidos mas não vendidos… muito provavelmente serão utilizados noutras àreas militares e civis…

      Estes KC’s irão muito provelmente fazer missões… muitas missões no TO!

    • Marco Maia says:

      Sim, há uma modernização aprovada para os C-130 para os mesmos voarem até pelos 2025/30
      Até porque os KC-390 ainda não começaram a ser entregues. A FAP ainda está em testes com a Embraer para certificar que esta aeronave servem os interesses de Portugal.

      • jose says:

        No A400M tb participamos e depois nao compramos….

        • Marco says:

          n chegamos ao fim da participação, saltamos antes do tempo.

        • Rui says:

          E infelizmente há mais histórias dessas. Participamos no desenvolvimento do NH-90 e desistimos, pagamos 120 milhões de euros e não ficamos nem com 1!!!!!!!!
          Encomendamos 3 submarinos no tempo do Guterres, depois armamo-nos em esquisitos e cortamos a encomenda para 2, mas por incrível que pareça, pagamos mais pelos 2 submarinos que pelos 3 que inicialmente encomendamos………..
          Somos peritos em negociatas!!!!!!!

          Espero que agora que pagamos as dezenas de milhões de euros a desenvolver este avião, que compremos os 6 (1 deles já está pago).

          • Órion Beta says:

            É, da para perceber de onde vem essa péssima administração dos recursos público aqui no Brasil…Aqui jogar grana fora em elefantes brancos é o oque mais ocorre…

        • lmx says:

          Boas José,
          Sim mas o A400M, NÂO era uma boa opção para Portugal!!
          O unico comentario em relação a esse Avião…será mais do Género…porque é que participamos?Quem foram os culpados??

          O KC-390 serve mais os nossos interesses, colocasse acima dos c130, mas consideravelmente abaixo do A400M.
          O A400M serve os interesses de Países maiores com ambições despesistas, e de deslocação de tropas bastante maiores que Portugal!

          A termos optado por um Avião superior, poderiamos ter escolhido o magnifico Antonov AN-70 Russo/Ukraniano, que é melhor avião que o A400M, e obviamente que o KC-390, e muito mais barato!!Mas a ukrania nas proximas decadas deixou de ser opção…seria demasiado arriscado, e para perder dinheiro mais vale estar quieto!

          No entanto, e tendo em conta que os Países devem ajustar as relações ente si, pautandoas pelo respeito mutuo…

          Aquilo que o Brasil deixou fazer Com a Portugal Telecom/Vivo, deveria se reflectir na compra destas aviões..

          Queriamos 6??
          Compramos 3!Vão ver que da proxima…deixa de haver próxima!!
          Se tivessemos uns artistas de circo no governo, com qualidade, era isto que aconteceria!

          Em relação ao avião KC-390 em si, acho uma boa ideia…a Alemanha quer ter o monopolio da Europa e vender depois a preços exorbitantes asfixiando os outros Paises, e Portugal precisa mais do que nunca de independencia!

          • Luis Raposo says:

            Por magnífico, referes-te ao facto que dos 2 protótipos feitos, um caiu e o outro teve de fazer uma aterragem de emergência? O preço baixo tem um custo!

    • Rui says:

      Vão ser modernizados 5 (o 6º C-130 já não tem motores, está a ser canibalizado para os outros 5).

      Os 59 milhões gastos não é a comprar 6 aviões, é a desenvolver. Este avião que vai estar entre nós é um protótipo que ainda vai estar muitos meses em testes, até ser homologado para voar. E ainda vão demorar vários anos até Portugal começar a receber, e aí sim vai pagar o custo verdadeiro com descontos muito substanciais, até porque parte do avião é feito nas fábricas da Embraer em Portugal.

      Cada bicho destes vai custar uns 85 milhões de dólares!!!!

      • lmx says:

        Boas Rui,
        eu não sei, mas parece-me que as Fabricas da Emraer em Portugal…servem apenas de proxy, para venderem na europa 😀

        Se reparares so uma peça para o trem de aterragem é que foi feita cá 🙂
        Mas se souberes de mais, partilha, também gostava de saber, mas…

  3. Hugo says:

    compram estes para muitos meterem dinheiro ao bolso. há alternativas melhores e que ficam mais barato

    • Rui says:

      Diz lá uma alternativa melhor (mais carga?) e mais barata?

      • Bruno M. says:

        P.S.: Para uso militar…….

      • lmx says:

        OBoas Rui,
        O AN 70 era a solução idela, muito mais barato que o A400M, e secalhar ao mesmo preço ou ainda mais barato que este, e é um avião de outra dimensão,com tudo aquilo que este não tem!

        Mas …é fabricado na ukrania…como tal não me parece opção, dado o tumultuo que vai naquele pais!

        • Bruno M. says:

          Este veio concorrer directamente com o AN 70! O mítico Antonov meu caro!
          A Antonov lançou ou irá lançar um outro modelo, o AN 178!!

          http://newsavia.com/antonov-apresenta-an-178-para-concorrer-com-kc-390-da-embraer/

        • lmx says:

          Bruno,

          O AN70 é superior aos dois!
          A Antonov, pelos vistos vai é lançar um modelo mais fraco, a Jato, mas mantendo o dobro da carga do KC390.
          Por outras palavras, aproveitou o desenho e o dinheiro Russo, do AN70 para dar uns retoques exteriores ao AN70,e coloca-lo a Jato.

          Vai depender muito da autonomia/Consumo/Gastos com a manutenção, deste avião..
          A tecnologia Turbojet/Turbofan, é conhecida pelos gastos exagerados de combustivel e muita manutenção…
          E neste caso com um avião de 40 toneladas, estes gastos será certamente superiores aos do KC390, que é um avião mais pequeno,e de 20 toneladas de carga..

          este AN178 parece-me uma versão barata do AN70.

          Transporta sensivelmente a mesma carga, precisa de pistas enormes para levantar voo, é apenas ligeiramente mais rapido que o AN70,e em contrapartida gasta muito mais combustivel/Manutenção muito mais cara..tem uma autonomia que não chega nem a metade do AN70, não pode operar nas mesmas pistas que o AN70, que é um “todo terreno”.

          O KC390 contra o an178, é melhor opção!!
          Mas o AN 70 destroi os dois!

          • Bruno M. says:

            Quais são as tuas fontes?!
            Qualquer fonte que veja o AN178 veio para concorrer directamente com o novo kc390 da embraer e com os C130!

            Posta por favor as tuas fontes.
            Obrigado.

          • lmx says:

            Bruno,
            As minhas fontes?

            Eu ja conheço o AN70 ha uns tempos 🙂
            O que eu não conhecia era o AN178, que vi pelo link que postas-te principalmente. 🙂

            Eu não estou a dizer que o AN178 não veio para concorrer com o KC390, o que eu disse é que o AN70 é melhor que qualquer um dos 2(AN178 e KC390), e que o an178 é uma versão barata do AN70(secalhar para concorrer com o KC390.. ).

            Claro que o AN178 está a tentar concorrer, mas acho que continua num segmento acima do KC390, repara que é um avião para 40 toneladas de carga, enquanto o KC390 é para 20 toneladas…metade portanto..

            Tirando estes pormenores de carga e consumos etc, dado a diferença de tamanho dos aviões, talvez se possa dizer que veio concorrer com o KC390 e c130. 😉

            No entanto de não esquecer que o grande campião ai é o AN70.

    • Paulo says:

      Governo PSD-CDS, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do XX Governo (2011-2013).https://www.publico.pt/politica/noticia/brasil-condecora-portas-com-ordem-do-cruzeiro-do-sul-1727176

    • darth says:

      deduzo que aqui houve diplomacia econmomica

  4. Marco says:

    pena é estes n terem motores a hélice, os motores a hélice permitem aterrar em quase qualquer tipo de terreno enquanto que estes a turbina nem por isso. sendo aviões para fins militares de carga,…

    • Marco Maia says:

      Estes aviões dão para aterrar em todos os tipos de terreno. Tens o exemplo dos C-17, que sendo a turbo, aterrar em dirty runway.

    • lmx says:

      Marco,

      O teu comentario demonstra que estás por dentro do assunto, foste o primeiro a postar algo relacionado e que faz todo o sentido..
      MAs a mim parece-me que o motivo …prende-se com o facto de que desenvolver motores a helice eficientes e para grandes performances….Só os Russos Ukranianos, e agora o A400M…custa uma pipa de massa fazer motores a helice com performance identica a motores a jato 🙂

      Isso é alta tecnologia!!!!

      Mas tens razão um avião a Hélice é a melhor opção de longe, não só porque queres aterrar em todo o lado.
      Um avião a Helice tem de base, maior carga para transporte, menor pista que precisa para levantar.

      Logo tens 4 vantagens:
      1- Maior carga possivel de transportar
      2-Menores pistas que é necessario para levantar voo
      3- Menor combustivel gasto pelos motores
      4- Podes aterrar em qualquer tipo de pista/ambiente

      Por isso referi acima o AN 70, que apesar de ser a helice, tem velocidade de ponta perto dos 800 KM/h, com todos os beneficios acima..

  5. Além-mar says:

    Este avião foi concebido para operar em pistas não pavimentadas e inclusive na Antartida, estes foram requisitos da FAB !

    • lmx says:

      sim,
      mas não é a mesma coisa que aviões a helice!

      Mais , um avião a helice decente dá-te velocidade de ponta proxima de um avião a jato, e consegues levantar mais carga e levantar em pistas mais curtas e em condições muito mais adversas..

      Como vês não é a mesma coisa..

      Mas também percebo que o Brasil não tem know how para criar um avião a Helice com o tipo de performance de um a jato, nem o Brasil nem quase todo o resto do mundo…
      Se reparares o A400M é o primeiro avião fora da Russia/Ukrania que consegue ter grandes performances com motores a helice(O problema é que o a400M, cheio de bugs…custa uma grande fortuna)!!

      Custa uma pipa de massa e muito conhecimento produzir motores e helices para isso.

      Por isso a escolha dos motores a jato foi obvia!
      Portugal fica bem servido com os KC-390, apesar de não ser a helices..

      • Além-mar says:

        Bom, somente o tempo, o senhor de toda razão, é que dirá se a escolha por um jato foi acertada pela Embraer, mas pela experiencia que tenho, dificilmente a EMB faz apostas erradas. Apesar que o projeto foi encomendado e bancado pelo Estado brasileiro, então se não vender nenhuma unidade a EMB não terá prejuizo algum. Tem um curiosidade ainda: a FAB é co-autora do projeto, pois ela quem elaborou os requisitos e definiçoes, nem sei se foi escolha da Embraer mesmo a opçao pelo jato.
        Em tempo, em Campo Grande está sendo ensaiado o lançamento de paraquedistas.
        http://www.aereo.jor.br/2016/06/22/kc-390-realiza-primeiro-lancamento-de-paraquedistas/

        • lmx says:

          Boas,
          A escolha pela Emraer de um motor turbojet/turbofan, foi uma escolha acertada!!

          Pelos motivos que expliquei acima… a AirBus gastõu fortunas para ter um motor propfan, com performance proxima a nivel de velocipede de um turbojet/turbofan..

          Repara que só tens este tipo de performance na Russia/Ukrania e Actualmente na AirBus!!!

          Logo tendo em conta a falta de opções para o Brasil no lançamento de um motor propfan, a escolha claro que é acertada! 🙂

          O que estavamos acima a referir, é que “um propfan, é outra fruta”, em todos os sentidos 😉
          No entanto na falta de um, vai-se com motor a Jato, mesmo assim, em relação ao A400M o KC390 continua a ser mais competitivo, devido ao preço..

  6. Caio says:

    Vcs, portugueses, são engraçados.
    Tem muito mercado para esse avião.

  7. str says:

    Quem será que ficou com “luvas”?

  8. David says:

    Osgasse! os pássaros cada vez mais gordos e o povo cada vez mais faminto, espero que ao menos sirva para largar caixotes de mantimentos em zonas carenciadas de portugal mas com aquela camuflagem tipo “tubarão” com o objectivo de quem observa por baixo se confundir com o céu e quem observa de cima se confundir com a terra o mais certo é não vir com boas intenções, medo! isso e a quantidade de combustivel que chupa enquanto polui.

    • Marco says:

      és muito engraçade és, qd as nossas tropas precisarem de serem levadas para as missões da ONU (sim temos de participar) vamos envia-las na TAP. é uma pena que não se volte a utilizar os c-130 para os combate aos incêndios como já aconteceu.

      • teté says:

        estão ainda kits novos por abrir no montijo, porque o lobbie de alugar canadair à Espanha é mais rentável que instalar uma “#$%& que já está ali é só montar…

    • darth says:

      fiz click nesta noticia para ver quantos indignados da tanga haveria a comentar esta noticia. fiquei admirado, nem um, ate voce chegar. parabens, ganha um premio.

  9. delaorden says:

    A Embraer talvez seja a única empresa brasileira que merece credibilidade hoje em dia. Não se deixou contaminar
    pela roubalheira geral que hoje predomina nos 3 poderes daqui. Sobre esta “majestuosa” máquina só dizer que mais de 20 países já formalizaram compras, incluido aí até os USA. Então vou aceitar que dói menos. Abraços.

    • nmm says:

      A Embraer é uma empresa Brasileira? É que se vir a lista de acionistas, nao aparenta ser Brasileira 🙁

      • VME says:

        Fundo Previ (Fundos de previdencia brasileiro) e BNDSpar (Banco Nacional de Desenvolvimento) detém de quase 20% das ações da Embraer, porém o próprio governo brasileiro detém de 0,3% de açoes Golden Share que foram negociadas durante o processo de privatização. Apenas estes 0,3% de ações Golden Share permitem ao governo proteger a companhia de ofertas hostis e também dá o poder de decisões em assuntos estratégicos ao país (principalmente no âmbito militar, tecnológico e estratégico).
        Por fim, quem financia os projetos da embraer é o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) sendo assim, outra carta na manga do governo brasileiro.

  10. Além-mar says:

    EUA ?! da onde que eles encomendaram abobado ?

  11. Ugjhhjh says:

    Cambada de filhos da p##a o país na miséria e merd# dos polícia a gastar dinheiro em brinquedos… Enfim pior que a canalha qd sai um jogo no pará PlayStation ou novos pokémon lolol

    • lmx says:

      pois..

      Os KC 390 poderiam ser mais baratos…se repararmos o modelos AN70 ukraniano por exemplo, transporta o dobro, ou mais do dobro da carga a 6600 km de distancia.

      É um avião a Helices, com uma performance de um avião a Jato, o que além da carga permitelhe aterrar e levantar em quase qualquer pista, sendo que como é a Helice levanta em pistas bastante mais curtas..

      E…pois…é muito mais barato!Este avião consegue ganhar, só porque o A400M é demasiado caro, de resto perde em tudo para o AN 70 ukraniano, e por isso acho que deveriam rever o preço do aparelho.

      No entanto concordo que para aviões de baixa tonelagem ~20 toneladas de carga, está bastante bem, mas o preço nem sequer compete com o AN70 que transporta mais de 40 Toneladas, a distancias maiores…enfim…

      • Além-mar says:

        amigão, ninguem sabe ainda o preço do 390… é tudo especulação. A única pista que tenho é uma declaração da EMB que disse que o ” preço irá incomodar a concorrencia”

        • lmx says:

          Concordo!
          O KC390 situasse numa faixa, acima do c130 e bastante abaixo do A400M!

          Com uma vantagem em relação ao c130 ( mesmo as versões modernizadas do mesmo)!
          O KC390 é bastante mais rapido que o c130, é verdade que a limitação de não ser propfan é algo pesado, mas o c130 também não o é.
          O c130 é turbopro, com velocidades na casa dos 500 KM/H!!

          O c130 em comparação com turbojet/turbofan, vendo bem as distancias á qual o avião transporta carga…são a favor da tecnologia mais rapida( turbofan )!

          O c130 so sairia vencedor aqui, se fosse propfan, ai era já uma coisa diferente, mas não é!!

          Acho que foi uma boa aposta por parte do Brasil e parceiros!
          Quem sabe no futuro a Embraier e meia duzia de Paizes( Russia ?? ), não desenvolve , ou não adquire motores propfan, e reclama para ela o mercado do A400M?? 😉

  12. Jorge says:

    Que eu saiba, até agora só há uma manifestação de interesse de compra… Nada ainda definido se é de facto para avançar ou não… E se calhar feito para que a Embraer mantenha as fabricas em Portugal a funcionar pois empregam uma quantidade interessante de pessoas.

  13. Augusto Alves says:

    Os aviões deste tipo, que utilizam helice, convém relembrar que são turbo-helice. Tal como o C-130 e o Antonov AN-70.
    Relativamente aos motores, nos aparelhos a jato ou a hélice, são, normalmente, escolhidos pelo cliente dentro do leque disponível para os diversos tipos de avião. Se repararem, os fabricantes de aviões não produzem motores e os fabricantes de motores não constroem nem vendem aviões.
    Já agora, o Antonov não é um modelo tão recente como o KC e demonstrou vários problemas graves no seu desenvolvimento.

  14. Augusto Alves says:

    Os aviões deste tipo, que utilizam helice, convém relembrar que são turbo-helice. Tal como o C-130 e o Antonov AN-70.
    Relativamente aos motores, nos aparelhos a jato ou a hélice, são, normalmente, escolhidos pelo cliente dentro do leque disponível para os diversos tipos de avião. Se repararem, os fabricantes de aviões não produzem motores e os fabricantes de motores não constroem nem vendem aviões.
    Já agora, o Antonov não é um modelo tão recente como o KC e demonstrou vários problemas graves no seu desenvolvimento.

    • lmx says:

      O Antonov AN70 é um Avião demasiado bom para comparar com o KC390!!
      E não , não compare Turboprop, com tecnologia propfan!!

      O c130 é um avião turboprop, que na melhor das hipotses andará a volta dos 500KM/h
      O AN 70 é um avião propfan, que de velocidade de cruzeiro tem mais de 750KM/H

      É outra fruta!!
      Só a Russia/Ukrania e agora a Airbus no A400M é que teem tecnologia propfan!!

      Se reparar o AN70 transporta mais de 40 Toneladas(KC390 transporta 20) a 6600 km, o kc390 não chega aos 4000km, com 20 toneladas de carga.

      Onde é que a Embraier ia buscar motores propfan??Por isso, a escolha de turbojet/turbofan, por parte da Embraier, é uma escolha obvia!

      Tal como disse acima, a Ukrania vai demorar 20 anos ou mais a estabilizar…isto se não houver entretanto uma guerra que destrua o País por completo, logo deixou de ser opção!!
      Toda a gente tinha os olhos postos no AN70, e viraram-se ou para o KC390 ou A400M(os paises mais ricos), precisamente porque a Ukrania nesta faixa temporal, deixa de ser opção!!

      Ninguém quer comprar armamento a um País na qual não sabes o dia de amanha!!Os russos investiram 2 mil milhões de dollares no AN 70 e mesmo assim , desistiram do AN 70…não porque o Avião era mau, era muito bom, mas porque o País está mergulhado numa guerra interna que ninguém poe mão naquilo, nem mesmo os EUa que destablizaram o Pais…de não esquecer que os EUa também tinham o AN70 debaixo de olho…

      Por outro lado, como o KC390 é um avião ligeiro de transporte de carga, secalhar para aviões de baixa tonelagen não fará tanto sentido propfan, é verdade que se o avião tivesse, iria levantar em pistas curtas/adversas, até puder levar mais carga, mas nesta faixa de tonelagem(20 toneladas) , se calhar não compensa também.

      O KC390 é melhor opção que o c130!

  15. Balão de Gusmão says:

    Houve um responsável da Embraer a afirmar que o Kc-390 podia transportar 27tn. Será que se enganou, ou revelou, sem querer, uma surpresa? Foi uma novidade! Pelos menos para mim. O que se conhecia eram as 23tn! Será mesmo, que um avião de 4 motores a hélice tem menores custos de manutenção por comparação com um avião com 2 motores a jato? (C-130 vs Kc-390). Quanto a Portugal, é verdade, não se conhece oficialmente a vontade de comprar. Quanto à quantidade (6 unidades), é o costume: unhas rentes. Ou unhas de fome… . Concordo com a sua compra. Até eles voarem com as cores de Portugal, a história poderá não ter o desfecho que pessoas de boa fé preconizam. É que os palhaços do burgo conseguem ter uma piada do caraças.

    • Além-mar says:

      Saudações além-mar amigo, a capacidade de transporte de 26t é com a carga concentrada, e não distribuída. Dizem que dessa maneira a carga é colocada em algum ponto de equilibrio mais favorável no avião e isso acaba permitindo 3 toneladas a mais do que se a carga estiver distribuida.

    • lmx says:

      ” Será mesmo, que um avião de 4 motores a hélice tem menores custos de manutenção por comparação com um avião com 2 motores a jato? ”

      É uma regra de algibeira, sempre foi…
      Olha o AN70 vs AN178??
      Vesa diferença? para a mesma carga transportada, passa dos 6600km de autonomia para os 2500, pois perde quase 4000km de autonomia…

      Sim é mais caro, manter um turbojet/Turbofan, que um propfan..

      O C130 usa turboprop que é uma tecnologia bem inferior ao propfan!
      Na pratica todo o mundo usa ou turboprop ou turbojet/turbofan, so Russia/Ukrania e Agora a Airbus no A400M, é que deteem tecnologia que se possa considerar séria, propfan.

      Eu acho que está a comparar a cereja no topo do bolo, com tecnologia obsoleta como a do c130..

      • NC says:

        LMX com os novos T56 Series 3.5 nao sei se é assim tao obsuleta a tecnologia usada no C130…. e ja pode usar as Pás Hamilton Sundstrand NP 2000

  16. sdfas says:

    e comprarem c-5?

    • lmx says:

      O C5..
      é um horror a nivel de consumos, 4 turbofans a gastar toneladas de combustivel, e as manutenções??quem paga?

      O KC390 é um avião diferente, para um mercado de Países pobres, em que junta uma carga transportavel minima aceitavel, com um consumo relativamente moderado..são coisas diferentes..

      Ninguém na Europa quer houvir falar do C5, toda a gente foge disso, os EUa teem muitos acho eu, mas porque não teem opções melhores..
      Repara que eles equacionavam o AN70 Ukraniano, mas o País está um caos, ninguém, ou so os mais malucos irão arriscar no AN70 devido ao embroglio que lá vai..

      Sem a opção doAN70, fica uma lacuna ENORME que o kc390 não consegue preencher, mas como é um avião com um preço, e um conjunto de opções simpatico, torna-se atractivo para Países com pouco dinheiro, e mesmo para Países medianos!
      As opções agora são poucas, o AN70 está fora de jogada, era o grande campẽao, resta o KC390 e o A400M(que custa 2 fortunas) 🙂 a decisão não é complicada..

  17. jaquim says:

    Sucesso para o projeto, tanto mais que existe uma pequena participação nacional e algumas peças até são feitas por cá. É um pouco estranho esse investimento em Portugal, fazer peças e levar para montagem no Brasil. Certamente são estratégias comerciais, dizem as más línguas que são apenas para obterem certificação europeia, já que interessa alargar aos mercados europeus. Espero é que depois de alcançados esses objetivos não fechem as fábricas cá, até porque receberam milhões em subsídios para isso. Os nossos C130 são velhotes e estão a precisar de descanço, agora temos menos 1

  18. José Albuquerque says:

    Vejo aqui muitos portugueses colocando informações técnicas preciptadas sobre o Kc -390 ex o avião brasileiro leva uma carga de 28 toneladas , e nao 20 e sim ela pousa em pista rudimentares e pequenas ex 1km já é necessário para pousar … questão de avionica estar muita a frente do an 70 … sobre um comentário de um português que disse que n Embraer não é brasileira pq tem acionista de outros países ,me diz agora qual é a empresa bem sucedida no mercado internacional que n tem capital aberto … não existe … ainda mais para um empresa que trabalha no segmento Civil e militar … sobre o Kc 390 o investimento português foi 37 milhões de euros até agora enquanto o do Brasil foi na ordem dos 2 bilhões de euros muito dinheiro muito msm …bancado pelo Brasil e mais ngm então o preço e ser vendido à Portugale os demais vai ser justo …

  19. José Albuquerque says:

    Sobre valores o kc 390 vai ser mais barato que c-130J , o mais recente Hércules e com desempenho melhor e custo operacional também … única coisa que fica atrás e em distância cm Hercules bisonte ficando a frente percorrendo mais km

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