Portugal: Sinal de TDT quase sem falhas
Foi em 2009 que se começaram a dar os primeiros passos ao nível da TDT em Portugal. As emissões iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009 e desde essa altura que o serviço tem vindo a sofrer algumas melhorias significativas.
Em 2014 o serviço passou a ser monitorizado de forma contínua “24 horas por dia, sete dias por semana” e já recentemente foi aprovado a inclusão de 4 novos canais sendo que dois deles (RTP3 e RTP Memória) começaram a funcionar em Dezembro de 2016.
De acordo com um comunicado da Autoridade Reguladora em Portugal das Comunicações (ANACOM), o sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016.
O estudo foi feito com base na informação da rede de sondas que estão espalhadas pelo país. Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, a recepção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções.
Em termos globais agregados, durante o ano de 2016, Guarda, com o maior tempo de recepção de serviço, 99,96%, Faro, com 99,95%, e Viana do Castelo com 99,94%, são os distritos que apresentam níveis de disponibilidade do serviço mais elevados.
Aveiro com 97,06% de disponibilidade, Leiria com 98,56% e Porto com 99,22% foram os distritos com resultados mais baixos. Todos os outros distritos tiveram um desempenho acima da média nacional (99,37%).
Dos doze meses do ano de 2016, aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho, com disponibilidade de serviço de 99,77 %, foi o mês de janeiro, enquanto o mês com uma disponibilidade de serviço mais baixa, com 98,83 %, foi julho.
Em termos de estabilidade, ao longo de todo o ano, a hora em que a rede se apresentou mais estável, com menos variações, para a recepção do sinal da TDT, foi a das 12 horas (das 12:00 às 13:00), enquanto a pior hora, ainda que com estabilidade de serviço elevada, foi a da 1 hora (da 1:00 às 2:00).
Este artigo tem mais de um ano
Em Odeceixe, de 16 de Julho a 23 ou assim, a TDT não dava, falhava etc, impossível de ver.
Conforme os dias passavam, ia melhorando. Quando vim embora, estava quase excelente.
Lá o vizinho gastou 500€ a meter cabos pelas paredes porque a TDT não funcionava. Acabou por ir parar às mãos da MEO.
Recuso totalmente “Sinal de TDT quase sem falhas”.
É como o velhote que casou com a jovem de 18 anos, quase todos os dias fazia amor…
Era quase à segunda (feira), era quase à terça, era quase à quarta, … 🙂
Foi logo para a MEO que a maior interessada no fracasso da TDT.
lol
Pois acho que o homem só queria televisão, estava-se nas tintas se era MEO ou NOS ou Vodafone.
Ou seja por teres tido uma falha já significa que os numeros tem de reduzir para 100%? Desses 99% tu és apenas uma minoria, ou seja não contas!
Há com cada um! Se fosse assim coitados dos dados de análise e estatistica! Só porque uma pequena parte (fatia) tem problemas, não significa que os numeros não possam ser apresentados como positivos.
Continua a ser positivos, obviamente que sempre existirá problemas e falhas!
Estranho que as sondas sejam próprias do distribuidor do sinal. Os dados seriam fidedignos se apresentassem informação recolhida em 2 ou 3 mil habitações espalhadas pelo país. Vivo a 15km do Porto e não consigo sintonizar em condições. Ninguém se queixa nestas zonas porque tem tudo serviços de TV e Net. Que se quer queixar, no interior do país, não tem como…
não não meu caro!!! As sondas pertencem á ANACOM e são colocadas por eles. Essa analise no caso de negativa pode levar a multas do regulador ao operador!!!! Não misturar a mafia dos reguladores com a mafia dos operadores…. os reguladores tem interesse em comer umas multitas de vez em quando. Aos operadores fica mais barato pagar essas multas que investir na realidade… “Welcome to Portugal, land of dreams “
Mauro, por acaso tens televisão por TDT? Posso te dizer que mesmo numa zona sem obstruções até ao emissor e bom sinal na maior parte do tempo, é frequente haver quebras e degradação de sinal por causa de condições atmosféricas. Nalgumas alturas o problema pode durar algumas horas. Muita gente acaba por mudar para cabo por perder paciência com essas situações, mesmo que tenham sinal 97% do tempo.
E tal como Jpfaria menciona, os dados estão enviesados por serem recolhidos por sondas só nalguns locais. Não são uma representação da experiência de quem usa TDT.
TDT o projecto que deu muito de comer a poucos…
Fazendo contas rapidas… Se a TDT teve 97% de disponibilidade num ano, isso quer dizer que o servico teve em baixo cerca de 10 dias… Ora que agradavel que é nao ter televisao(que é paga na factura electrica todos os meses quer queiramos quer nao) durante um terco de um mes em 12 meses..
Fatura eletrónica já ouvi falar agora fatura eléctrica é melhor nem lhe tocar.
A taxa na factura “electrica” é para a RTP e não para a TDT.
A TDT é sustentada com os nossos impostos.
Confesso que já vi a TDT muito pior do que está, mas ainda tem muito que melhorar.
A rtp sic e tvi tambem tem alguns custos mensalment, a tdt nao é so sustentada por impostos.
Sim tambem. Esqueci essa parte.
Em vez de usarem as ditas sonda, convido os senhores responsáveis pelos estudos a sentarem-se comigo no sofá da minha casa, num domingo à tarde a ver o “Somos Portugal”. Depois podemos então falar de 100% de (falta) de disponibilidade.
Continua interrupção do sinal. A antena da minha casa adivinha melhor o tempo que o IPMA. Se na próxima semana houve vento ou chuva a minha antena já sabe hoje, e não dá nada. A Maria lá de casa nem consegue ver a novela como deve ser.
Vale-me o Raspberry Pi com Kodi a passar os canais nacionais por IPTV.
Abraço a todos,
Em muitos sítios sem mexer na orientação da antena não vai dar, o que não quer dizer que não haja cobertura, só que não está a ser devidamente captada.
Não que goste do Somos Portugal mas dependendo o que se beber em tua casa num domingo à tarde não me importo de ir ver o dito programa depois de rodar a antena 😀
Somos Portugal, ainda ves isso? Que triste essa emissões que passam na TVI, são horas e horas de fiasco só para entreter o publico mais velho diga-se “idosos” se pensassem de forma geral e não só para X ou Y população é que é raro jovens verem esses ditos programas, eu não os vejo! Só a musica que la passa enjoa.
na minha zona ta QUASE todos dias FALHA!!! lol
Morem na zona do castelo de S.Jorge em plena Lisboa e vão ver se tem ou não falhas, umas vezes de som outra de imagem e nem uma boa antena e o intensificador de sinal resolvem
Existe um emissor a 300m do castelo. Falta de sinal não é de certeza.
Como eu costumo dizer … “Aldrabice Maria Alice” 🙂
na casa dos meus avós tb costuma falhar com regularidade.
no entanto o sinal Espanhol é super estável !
Na casa dos teus avós existem quantas antenas exteriores para captar o sinal de televisão? É que cada antena é feita para captar um só emissor. Se calhar a (possível única) antena está virada para Espanha (e por conseguinte não está virada para o emissor de TDT português mais próximo). 😉
Eu gostava de saber como ficariam construindo os hipermercados continente, se quem os construísse fosse o grupo Auchan . Está aí a resposta do quase quase funciona
Não convém melhorar mais. A Meo e companhia agradecem….
Pelos comentários dá para perceber que há pessoas com problemas na recepção do sinal de TDT nas suas casas. A título informativo, existem emissores de TDT alternativos que foram instalados mais tarde para colmatar os problemas de recepção. Os problemas descritos nos comentários poderá estar no facto de poderem estar a usar os emissores iniciais. Podem sempre experimentar os alternativos para tentar colmatar o problema.
Aqui fica mais alguma informação: https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/televisores/noticias/tdt-8-emissores-tentam-minorar-problemas-de-rececao
Tudo mentira! A recepção na TV na casa dos meus pais, no campo (perto de S. Bartolomeu de Messines), está QUASE SEMPRE com aqueles artefactos que distorcem as imagens e as cores. De 30 em 30 segundos, lá aparecem. Coisas deste género: http://www.jornaldoalgarve.pt/wp-content/uploads/2013/02/TDT-FALHAS.jpg
Isso também pode ser problema no receptor ou instalação deficiente. Existem dois emissores em Silves, um em Albufeira, dois em Loulé e mais dois em Monchique. Algum sinal há-de chegar a S. Bartolomeu de Messines.
Na casa dos vizinhos acontece o mesmo, logo não pode ser da instalação… é problema mesmo da transmissão da TDT.
Que recetor está a ser usado (televisão compatível com TDT ou box TDT)?
É uma box TDT, ligada via SCART a um CRT já antigo, mas não te sei dizer qual é o modelo porque só vou lá muito raramente – 2/3 vezes por ano.
O meu pai é que usa a televisão com mais frequência (quando vai lá, 3 dias a cada 2 semanas) é uma 2.ª casa no campo, ele tem lá uma horta.
Está sempre a queixar-se e diz que na zona é tudo igual, têm todos este problema.
Setnom, se tiveres oportunidade experimenta com uma box TDT diferente. Muitas box TDT, principalmente as mais baratas, são um autentico lixo. Já resolvi problemas desses com a troca da box.
“tudo mentira” isso é um caso a parte, mais uma vez…. por tu teres problemas significa que é tudo mentira? Se reparares eles dizem “quase” e tu és essa minoria com problemas.
Problemas, falhas e erros sempre vão existir, quer tu queiras ou não! Ponham simplesmente isso na cabeça.
Realmente aqui está tudo em minoria, os únicos que não se queixam são os que não devem ter.
Não é um caso à parte porque os vizinhos também têm os mesmos problemas. E conseguimos discernir, aqui dos comentários que, igualmente, não é só daquela zona, parece difundido por todo o país.
Certo: problemas, falhas e erros sempre vão existir. Mas achas que de 30 em 30 segundos, aquilo acontecer, é normal? Achas que é uma transmissão de qualidade, quase perfeita? Não conseguimos ver televisão descansados quando lá estamos, está sempre a ficar marada.
Quase sem falhas não quer dizer que é só uma minoria de pessoas que tem problemas. O que é analisado é a disponibilidade de sinal ao longo do tempo nas sondas instaladas pela Anacom, por isso a análise simplista é que todas as pessoas que moram à volta duma das sondas com falhas, terá problemas X% do tempo.
…está quase está quase…
Há 10 anos que dizem está quase…e vão continuar a dizer o mesmo…
No Algarve existe uma grande deficiência de sinal, principalmente no inverno em dias de mau tempo e no verão nos dias de mais calor. Por isso, não sei onde foram buscar aquela percentagem.
ainda que funcionasse a perfeição de que serviria? nao tem canais, vivo a 1200 metros da fronteira e apanho 25 canais de espanha, uma vez mais os portugueses estao mais bem servidos por espanha que por portugal, combustivel gas medicamentos mercado telefonia movel tdt…
LLLLLLOOOOOOOLLLLLLLLL
A 30 Km do Porto…numa zona perfeitamente “normal”…não é nenhum fundo …antena mudada e mais que mudada…frequência alternativa tentada…e desde que o TDT chegou falhas constantes…constantes…
Eu não vejo quase TV nenhuma, mas sempre que visito a casa dos meus pais…são artefactos constantes…e dizem-me que é sempre assim…ainda hoje o comprovei ao ver o jornal da tarde da RTP…
Por isso…a esses srs do estudo: vão dar banho ao cão.
A que distância está o emissor mais próximo? Que recetor está a ser usado (televisão compatível com TDT ou box TDT)?
Na Maia tambem falha o sinal
TDT e aberração ortográfica são as trafulhices do século XXI. O sinal analógico nunca deveria ser desactivado enquanto todas as casas desde V.R. de S. António até Caminha tivessem problemas.
+1
O TDT não deveria ter sido TDT mas sim TDVS ou seja Televisão Digital Via Satélite… que ao menos era garantido que funcionaria e era impossível dizerem que tinham 99,97% de disponibilidade sem ser verdade porque qualquer palerma minimamente equipado poderia logo chamá-los de mentirosos se não fosse verdade… assim pode sempre aparecer comentadores para aí a dizer que o TDT é maravilhoso e que quem diz o contrário é mentiroso ou tem uma má instalação.
Por isso é como digo, o TDT deveria passar a ser TDVS e só terem essa opção. O estado gasta tanto dinheiro em porcaria, que poderia bem arranjar 3 ou 4 satélites só para esse fim (transmissão de imagem com redundância de satélites) e estava o problema resolvido e ainda se poderia a mete nojice de tantas antenas em cima dos telhados. Era só garantir que o sinal era enviado de tal forma que uma só antena parabólica pequena poderia captar o sinal e distribuir para o edifício inteiro independente de estar ligada uma televisão ou 2000 televisões.
E sim, poderiam colocar canais extra a pagar como esteve previsto para o TDT além de eventuais canais extra gratuitos que não se importassem de não facturar extra via subscrição.
Quanto à segurança… e se os satélites sofrerem avarias com alguma explosão solar e tal… bem, para isso existe então as redes de cabo e fibra que vão sendo colocadas pelo país, e é perfeitamente possível aceder pela Internet via 4G e por aí em diante seria apenas uma questão de garantir que os operadores não colocam limites de tráfego para tal (é só fazer uma lei, e eles tem mesmo de cumprir gostem ou não).
João 2348, a solução via satélite já existe. Se morares numa zona sem cobertura (ou cobertura parcial) de TDT tens direito a um kit de satélite para receber os canais da TDT. http://tdt.telecom.pt/como/Default.aspx?code=XzX6F8
Se formos a ver, desta forma a cobertura dos canais de TDT é de 100% no território nacional.
Ja repararam que a qualidade de imagem baixou consideravelmente deste que adicionaram os novos canais da RTP? Pelo menos em minha casa! Emissor Montejunto.
Esta gente não sabe o que diz. Habito no Porto, na freguesia de Paranhos e quando faz mau tempo, só se vê pixels. Já agora. Ó nimboos tem lá calma, até parece que à força quer provar que a TDT é magnifica!!
Olá Tinicom. Se reparares, eu apenas estou a tentar ajudar algumas pessoas com problemas de TDT que comentaram por aqui. Já agora, se precisares de ajuda também te posso tentar ajudar.
Convido quem quiser a vir a uma localidade no distrito da Guarda, cidade referida como das que tem melhor sinal, a verificar que as falhas a acontecer todos os dias e a quase todas as horas. E não é só numa casa uma vez que os meus vizinhos se queixam do mesmo.
Guarda?! Mas o país não é só Lisboa?
😉
tdt é demais…..
eu posso ter cem por cento de sinal….e passado umas horas zero….
e vivo perto lisboa”
no Alentejo tou ’10km do emissor….e também vai a zeros…..
ke raio de tdt esta…….