Portugal: Preço da eletricidade baixou! Gás disparou…
Portugal foi um dos cinco países da União Europeia em que o preço da eletricidade para consumo doméstico diminuiu no primeiro semestre de 2023. De acordo com a Eurostat, em outros países da União Europeia o valor subiu.
Preço da eletricidade baixou 6% em Portugal...
O preço da eletricidade desceu 6% em Portugal, apenas suplantado pela Dinamarca (-15%) e pela Espanha (-41%), enquanto Malta e Luxemburgo tiveram reduções de 3% e 0,4%, respetivamente.
Nos outros 22 países da União Europeia, os preços da eletricidade para consumo doméstico continuaram a subir, embora de forma mais moderada do que no segundo semestre de 2022. Os Países Baixos lideram a tabela, com um crescimento de 953%, motivado por razões fiscais, seguindo-se a Lituânia (88%), a Roménia (77%) e a Letónia (74%).
Preço do Gás subiu 68%
Retrativamente aos preços do gás para consumo doméstico, Portugal encontra-se entre os países do meio da tabela, com um aumento de 68% no primeiro semestre de 2023.
A lista é liderada pela Letónia (139%), Roménia (134%), Áustria (103%), Países Baixos (99%) e Irlanda (+73). Apenas três países registaram um decréscimo dos preços do gás (Estónia, Croácia e Itália), mas com valores da ordem dos 0 ou -0,6%,
Os preços da energia dispararam no primeiro semestre de 2022, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, tendo sido estabilizados por medidas de apoio nos diversos países, que, entretanto têm vindo a ser reduzidas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: eurostat
Neste artigo: Eletricidade, gás, Portugal
baixou para Zero mais Zero
plamas clap clap
Então com esta chuva toda não baixa? Com a seca subiu….
Nestes dias de chuva, o mercado diário baixa obviamente.
Contratos a preços fixos obviamente não refletem tão no imediato estas variações.
Ainda vamos ver os jornaleiros a encher a boca no verão com a “seca severa”… Passamos em Espanha temos depósitos para armazenar água da chuva do tamanho de campos de futebol… Aqui temos campos de futebol cheios de burros…
“…os preços da eletricidade para consumo doméstico continuaram a subir … Os Países Baixos lideram a tabela, com um crescimento de 953%, motivado por razões fiscais”
Chiça…953%? É o IUC deles…
Nas costas dos outros vemos as nossas.
Verdade…. É um paraíso fiscal para os de fora… Quem lá está paga e não é pouco… Eu sei que tenho lá “BSN”:mas não tenho património nenhum…
Honestamente, nos pagamos imenso pela Eletricidade e gas sem duvida, no ano passado, a eletricidade custava quase 60 centimos por kWh, agora custa por volta de 37 centimos kWh, o que e uma queda de mais de 30%.
Mas para ja quem tem paneis solares tem o “Net metering”, que toda a energia que produzes e te devolvida a 1:1, eles vao acabar com isso apartir de 2025, mas compensava imenso.
Mas nao sei como fizeram as contas para os 953%…