PplWare Mobile

Portugal: PJ ganha Unidade de Combate ao Cibercrime

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    As empresas discográficas agradecem!!

  2. jafostes says:

    será mais uma empresa do estado a custar milhoes apenas para combater o Cibercrime grave (ataques a empresas e isso)
    por triste que pareça nao vao dar atenção a pequenas coisas que custam bastante a certezas pessoas como empresas discograficas, cinema…etc…

  3. Ze says:

    A PJ já tinha um departamento interno que tratava desses assuntos, embora o orçamento fosse gerido centralmente daí a não permitir uma equipa grande e altamente qualificada assim como ferramentas essenciais para este tipo de práticas.
    Tendo em conta os excelentes profissionais que temos na área da cibersegurança é com bons olhos que vejo esta unidade ganhar vida e nos manter mais seguros. Só não gosto do nome, mas é apenas um detalhe.

  4. Spirit says:

    Mais uns tachos para alguns que não faziam nada

    • Rantanplan says:

      Plenamente de acordo, e se fôr para continuar com a tendência a PJ irá continuar a prestar um mau serviço ao País. Faz tanta investigação criminal e ninguém é incriminado, basta lembrar os submarinos, o antigo PM, o Duarte Lima, o Carlos Cruz… tudo inocentes. Que andará a nossa policia a fazer, hein???? Será que podem errar tanto nas suas investigações?

      Agora a sério, para que serve mesmo este departamento?

    • Mylittlelife says:

      Nunca ninguém faz nada, aliás só quem parte pedra e mete massa é que sim.

      Pela tua (e a de muitos) teoria a polícia, engenheiros, médicos, juízes, políticos, etc estão todos no café a tomar uma “loirinha” fresca e a comer tremoços.

      Aliás em Portugal pelos vistos todos os trabalhos qualificados não tem interesse, ouço todos os dias que são demasiado bem pagos e não fazem nada. Agora futebolistas, técnico que passa o cabo da TV e Internet, o pedreiro, a cabeleireira, o zé do café, etc esses sim trabalham como uns desgraçados e ganham uma ninharia.

      Um dia que vás ao hospital e não haja médicos, chama a enfermeira e o Cristiano Ronaldo para operarem. Ou então vai ao tribunal sem advogado porque alguém te fez uma falcatrua e pede à secretária que te defenda…

      É cada um …

  5. Jose Pedro says:

    Fachada. É só fachada para o público. Perguntem a quem lá trabalha, quantos anos têm os seus computadores. Há quantos anos não recebem material novo? E com novo quer dizer moderno e compatível com a função. Perguntem as limitações da internet com que trabalham. Isso sim mostrava o País pequenino que somos, com chefias e directores “pequeninos”, mas a querer dar uma imagem de que temos tudo.

    • Mylittlelife says:

      Tu e todos os que conheces pagam os impostos devidos? Conheces alguém que esteja reformado por invalidez sem o estar? Conheces alguém que trabalha “por debaixo da mesa” ou que esteja em vendas sem factura?

      Nessas perguntas tens adivinhas respostas porque é que os polícias tem armas e pc velhos, porque é que cirurgias demoram tanto, porque é que os bombeiros tem que pedir aviões à Rússia, etc.

  6. André T says:

    Infelizmente não deve ter capacidade monetária para pagar a especialistas da área, de um modo geral, os “bons”, os “melhores” profissionais, estão no privado e não vão sair de lá.
    Embora o trabalho da PJ seja exemplar e destacável no meio de toda a função pública, deve também sofrer de alguns problemas crónicos da função pública.

  7. Lumia 630DS says:

    Olhó streaming…canudo…foge, qeles andem aí…..desliga a box, tira a ficha, corta o sinal, vem ai o Paulo Julio….apre velocidade…

  8. David says:

    ….ainda “se lembraram” a tempo……. estamos ainda muito atrasados a esse respeito. Mesmo o próprio CNCS é uma coisinha muito recente e com muito por fazer ainda.
    Para os menos informados, invistam 20 ou 30 minutos a informarem-se, sobre o que se está a falar e o que está em causa.
    http://www.jn.pt/nacional/interior/ciberespaco-passa-a-ser-zona-de-guerra-5227895.html
    só assim de repente….”só naquela”…..

  9. neapo says:

    “Para a criação desta unidade, foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Comissão Nacional de Protecção de Dados e a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal.” Tudo gente super informada sobre segurança informática e cibercrime… nem uma única faculdade foi tida em conta… jobs for the boys, nomes sonantes para as quintas.

  10. k says:

    Óptimo. Aqui a uns anos fui a PJ porque me roubaram o portátil (valor cerca de 1700€) e eu descobri onde ele estava (sistemas remotos, fotos da camara, etc). Levaram-me ao polícia que “mais percebia de computadores”. Era um gajo que o melhor que sabia fazer era pesquisas no google. Montes de promessas mas nunca me recuperaram o pc. Mas 1 semana depois vieram-me ao meu local de trabalho perguntar se eu também não conseguia encontrar um outro portátil que foi roubado pouco depois do meu, o melhor que me trouxeram foi uma etiqueta com o modelo dele. Dass, que tamancos…

    Por curiosidade andei com este caso em tribunal 5 anos, muitas tardes perdidas no tribunal à espera de audiências que nunca aconteceram, só mesmo a última. Os gajos que roubaram foram encontrados e julgados. No ultimo julgamento, aquilo era uma festa. 5 gajos vestido de preto de um lado, 4 do outro (não sei o que faziam lá) mas estavam a trocar piadas, a rir e a brincar com os telemóveis. Atrás de mim os 3 gajos que me roubaram. A juíza se virou para mim e disse que como o portátil me tinha sido dado pela empresa (um empresa de informática ao qual eu lhe ia comprar o portátil), porque é que eu estava ali porque a empresa podia bem dar-me outro e mandou-me embora.
    Merda de justiça em portugal. 5 anos, fiquei a ver navios e ainda são insultado pela juíza e os acompanhantes à volta dela. Perdi completamente a fé na polícia e no sistema judicial depois disto.

  11. return null says:

    Acho ótimo pois o ciber crime está a aumentar exponencialmente em todo mundo. Já temos o CNCS, já temos o UNC3T, qual será o próximo abrir? Será que existe pessoal competente o suficiente para trabalhar na área?
    Que contratem hackers em vez de engenheiros e mr robots. A ameaça está em crescimento.

  12. 00001010 says:

    É para darem uso aos milhares que gastaram em software obsoleto…

  13. Julio de Matos says:

    A Pijotinha tem mais uma desculpa para andar a deter jovens que partilham noticias dos anonymous ou que usam algo que posse ser referencia dos mesmos. mas uma coisa é certa. a opressão que o estadinho facho dos tachos e das barrigas fartas aplica sobre a juventude só lhes vai dar mais vontade de resistir e combater esta fachada politica global. Para não falar que os senhores agentes, pobres coitados que sobrevivem de ordenados baixos, LOL, ainda se apropiam de muito objecto pessoal que possam encontrar nas suas divertidas rusgas domiciliarias. E mais comediante é fazerem rusgas a casas onde habitam idosos que não sabem sequer o que é um computador.
    A Primavera está a chegar e essa ninguém a irá para!

    Expect us!

  14. rogerio says:

    aí eu pergunto: e o crime promovido por gestores, como é que fica?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.