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Portugal: IP3 vai ser uma “autoestrada inteligente” com Wi-Fi e 5G

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. McGomes says:

    Se já há lá poucos acidentes, a dar acesso à Net ainda vai ser pior! 😀

    • eu says:

      Pensei o mesmo quando li o título mas não creio que seja com esse objetivo que o título induz

      • Pedro Pinto says:

        espera-se que com as “Smart Roads” a sinistralidade diminua…

        • BGG says:

          Isso só com o 5G por causa da latência da rede…o tempo de resposta do 4G é um problema ainda para as Smart Roads e isso é um problema que as empresas do ramo estão a discutir.

          • Bruno says:

            Por isso é que para já as ligações aos veículos serão por 802.11p (wifi) e só a ligação às Apps a ser desenvolvidas serão por 4G

        • Costa says:

          E porquê? O que são “Smart roads”? Qual é a melhor “Smart road” do mundo e o que tem ela implementado de especial?
          Ser “Smart” diminui a sinistralidade como?

          • Bruno says:

            São estradas dotadas de comunicações standard da área automóvel que permitem a troca de informações tempo-real entre os carros e as infraestruturas.
            Os serviços tipicos a serem atualmente instalados em Portugal são os chamados serviços dia 1 – os mais simples, mas já standardizados, que estão maioritariamente relacionados com alarmistica (veículos parados na via, acidentes, alertas meteorologicos, etc). Estamos também a implementar serviços dia 1.5 – focados em soluções inteligentes de gestão de tráfego ou parques de estacionamento.
            A partir de 2020 estaremos a trabalhar em serviços dia 2 – mas aqui ainda a nuvem não assentou.

    • Miguel says:

      É bom para os imigrantes fazerem um Live ao entrar em Portugal 🙂

    • Victor Grossi says:

      Novos tempos se modernizando onde o homem e máquinas se interagem.

    • Fernando Teixeira says:

      Não se preocupe, com este primeiro-ministro USURPADOR DE FUNÇÕES, Pedro Marques na Economia, e o CR 7 das Finanças, PROMESSAS LEVA-AS O VENTO, é só palavreado politiqueiro, marketing eleitoral do PS, à cata da maioria absoluta pela ignorância dos papalvos, que vão novamente ser “comidos” como parvos. O governo USURPADOR da geringonça, a que há muito aderiu até o PR, não a construirá, senão lá vai o Deficit para o galheiro. O que viu, passados quase 3 anos de geringonça, em termos de investimento público ? Um enorme ZERO, se o zero pode ser medido, nem mesmo na simples manutenção do que já existia, e a degradação generalizada dos Serviços Públicos essenciais, como o SNS, a Educação e a Defesa, todos já sub-orçamentados e ainda a sofrerem cativações de 35%. As únicas coisas que aumentaram foram o nº de boys (ou bois ?) ineptos, e a concessão do horário de 35h00 para a FP com contrato de provimento – que nada iriam custar, segundo então foi afirmado, parece que estavam a mais ou eram uns imprestáveis madraços – enquanto os outros FP com iguais funções ou o Sector Privado, mantinham as 40 horas ! O IP 3 será convertido em Auto-Estrada lá para 2030, e desde que o PS não chefie o governo de então

      • Rui says:

        Para comprovar o bando de aldrabões que nos governa, basta relembrar o que disseram os ministros e o PM a garantir que a passagem das 40 para as 35 horas não ía provocar aumento de custos!!!!!! Das 2 uma, ou contavam que eramos todos burrinhos e não sabemos fazer contas ou eles acreditavam mesmo que não ía aumentar!!!! Não sei o que é pior!!!!!
        Vamos ver os buracos negros na saúde!!!! Esqueceram-se de que os Hospitais e Centros de Saúde não podem fechar mais cedo com a passagem a 35 horas, assim como a PSP, GNR……..
        E o aumento anedótico de professores quando os alunos diminuem todos os anos?
        Depois descobrem o que já tinham dito no passado…… NÃO HÁ DINHEIRO! Obvio, mas não nos façam de parvos!!!!!!
        Se esta obra se fizer, só vai caír para o déficite quando terminar…… e esta obra não acaba de certeza em 2019!!!!!!!!
        Outra anedota, mandaram o Hospital de São João do Porto fazer obras urgentes e transferiram mais de 20 milhões, mas ficaram cativados e não lhes podem tocar!!!!! Vão chamar nomes a outros!!!!!!

      • chik says:

        Usurpador lol

        Outro que não entende…

    • Bimbo da ip3 says:

      Seria bom que fizessem alguma coisa de jeito. Pelos vistos os milhões são só cosmética. As pontes ficam na mesma com carroças s lá passar. Basta ver que a ultima ponte construída tem uma faxa de rodagem em cada sentido,mesmo sendo para trânsito rodoviário animais pessoas e tratores.
      Mantém-se a negligência e a hipocrisia de resolver o problema

  2. Jorge says:

    WI-FI?? Agora é que o pessoal nem vai olhar para a estrada para colocar mais um post no facebook ou uma foto no Instagram. é sempre positivo ver que os governantes se preocupam tanto em demonstrar que o uso do telemóvel enquanto se conduz não é realmente um problema de maior… Renham mas é juízo e criem uma estrada com mais condições de segurança e deixem essas “modernices” de parte pois ninguém precisa de wi-fi nas estradas. Precisamos sim é de troços inteligentemente construídas

    • José Rocha says:

      Mas a polícia também vai poder verificar quem utiliza a internet enquanto conduz, não é verdade?! E será que também vai poder controlar os excessos de velocidade?!

      • Nunor says:

        Não. Se forem duas ou mais pessoas no carro como é que a polícia vai provar que era o condutor que ia a usar?! Por acaso este fim de semana fui ao liveleak e havia alguns vídeos de acidentes durante os lives, pode ser que se comece a ver alguns no ip3

    • zeca says:

      Então mas se houver acidentes por causa do condutor ir a olhar para a net no telemovel, a culpa é de quem meteu lá a net? ou será do condutor que não vai com atenção?

    • Jozé Antoine says:

      O wi-fi não é suposto ser para os condutores terem acesso… realmente. O wi-fi é para dar informação aos veículos de possíveis problemas/obstruções (e situações semelhantes) na estrada por forma a que avisem os condutores.
      Se pensassem um bocado antes de vir para aqui falar mal….

    • Carlos1 says:

      Hello , será que não perceberam o alcance do artigo ????? a iteração é com o veiculo e não com o smartphone , por isso se diz a dada altura com o evoluir das viaturas vai ser possivel interagir com a estrada e o veiculo .

      Cito :será também construída uma rede digital de comunicações que permitirá a troca de informações entre os carros e a própria estrada.

      E de facto há pessoas neste blog que gostam muito de pisar os outros e gozar com as situações, para quê todo este espectáculo com os emigrantes , é que nem percebo , se o objectivo é ridicularizar certos comportamentos , eu acho que quem fez estes comentários deploráveis, fez a festa , lançou os foguetes e apanhou as canas , enfim lamentável.

      • vargas says:

        Mais do que dizer mal é não ser realista. Quantos carros HOJE estão preparados para usufruir dessa tecnologia? Quantos vão estar em 3 anos? Quanto vai custar instalar e manter uma estrutura dessas? E por fim o mais importante,,,,quem vai pagar a conta?
        Apenas há certeza para quem vai pagar a conta,,,,tudo o resto é conversa para nerds.
        Quando essa “dada altura dos carros receberem informação em tempo real” chegar, já a tecnologia de hoje estará obsoleta, mas no entretanto vamos com certeza pagar bem caro por um capricho que muito poucos carros estão ou estarão preparados para usufruir.

        • Bruno says:

          Tem de se comecar por algum lado. À parte da IP3, está-se a equipar 1000 Km de estradas portuguesas com equipamentos 802.11p para estes mesmos fins.
          As estradas inteligentes são uma realidade e Portugal tem de se atualizar. Esta é só a base para as futuras evoluções que estão já a ser planeadas.

        • João Figueiredo says:

          Lá vai o indiano meter mais uns milhões ao bolso como fez com o SIRESP e os arcaicos KAMOV..

  3. vargas says:

    Não basta a quantidade de gente que anda á toa com os olhos no telefone, agora também já o pode fazer enquanto conduz. Parabéns pela fantástica medida, os pronto socorro agradecem.

    • Jozé Antoine says:

      O wi-fi não é suposto ser para os condutores terem acesso… realmente. O wi-fi é para dar informação aos veículos de possíveis problemas/obstruções (e situações semelhantes) na estrada por forma a que avisem os condutores.
      Se pensassem um bocado antes de vir para aqui falar mal….

      • vargas says:

        Ah sim, então vai servir aos 0,001% de carros que hoje (ou daqui a 3 anos) estejam preparados para “receber informação por wi-fi ou 5G em tempo real”, ou seja um custo brutal para servir,,,,quase ninguém. Ah espera,,,,se calhar vão ser alertas enviados para o,,,,,,telemóvel! Isto tresanda e muito, a mais uma PPP a criar para as MEOs ou Altices da vida facturarem á grande por um serviço de utilidade no mínimo duvidosa. Invistam sim em sinalização como deve ser, um piso e traçado com qualidade e vigilância nos pontos críticos, que com certeza servirá a 100% dos que lá circulam.
        Isto faz lembrar quando o 44 foi a uma aldeia remota de Trás-os-montes para “festejar a chegada da banda larga” e alguém lhe disse que agradecia mas o que necessitavam mesmo era do saneamento básico….

        • Bruno says:

          Errado. Nos próximos anos, muitos modelos vão passae a sair para o mercado com capacidades de comunicações, isto para simplificar.

          Estes serviços irão servir para as infraestruturas avisarem os carros (e os condutores) sobre várias situações na estrada à frente, e para os carros “falarem” uns com os outros de forma colaborativa.

  4. Rui Sousa says:

    O tempo vai reduzir 22 minutos, não passar para 22 minutos.

    • Antonio Ferreira says:

      Tal e qual

    • Jorge says:

      Tenho duvidas que reduza. O pessoal vai chegar mais rápido ao tampão 😉

      O IP3 é um eixo fundamental há muito ignorado. Agora, mais uma vez, faz-se obra de fachada.

      O dinheiro que se vai gastar de estupidez usava-se para alargar a ponte da Livraria do Mondego. Enfim………..

      • Frankie says:

        Sim, por o IP3 é só a Livraria do Mondego. E melhorar o IP3, na sua totalidade ( ou quase) é uma obra de fachada?

        A mim não me importa que reduza. Importa-me é que seja mais segura para quem vêm de Viseu, por ex. Não para quem só se preocupa com uma ponte!!!!

    • Fernando Teixeira says:

      Ou seja, a velocidade média permitida será de 204,54 Kms/hora !! Você fez mesmo a 4ª Classe no antigamente, ou é do facilitismo de agora, em que se passa de ano chumbando em 6 Cadeiras de um conjunto de 10 ? A Matemática, ou mesmo a simples Aritmética, deve ter tido uma nota abaixo de Zero. Brilhante !

  5. machado says:

    Ui… cheirinho a portagens último grito…

  6. powerverde says:

    A ponte na Livraria do Mondego mostra a falta de visão dos decisores portugueses. Gastou-se a guita a fazer uma ponte estreita, e agora que querem fazer 2 faixas para cada lado a única solução é manter o troço como está. Lá vou ter eu que continuar a ir por Penacova para fugir ao trânsito nos feriados, pontes e férias…

  7. Fernanda says:

    5G ????
    existe 5G em Portugal?

  8. André Martins says:

    75 km em 22 minutos? Para tal é necessário uma velocidade média superior a 200 km/h!! Vai ser difícil com aquilo que está escrito na última frase ” A velocidade de circulação permitida não poderá ultrapassar os 90 quilómetros/hora.”

  9. José lopes says:

    Deveriam era pintar a estrada como deve de ser e em certos sitios nem iluminação tem…de inverno é cá uma escuridão quando chove….

  10. LP says:

    Outra conta ainda…
    Se a velocidade máxima será 90Km/h (e não será em todo o troço) e a distância será 75Km como conseguirão fazer o mesmo percurso em 43 minutos?!

    Já agora, era o que faltava colocarem portagens numa estrada com limite de velocidade de 90Km/h…

    • Pedro Pinto says:

      Segundo a informação, apenas 12% do troço terá como limite 90. O restante será provavelmente a 120…não sei se no futuro este limite mudará (até porque será uma estrada super segura, como dizem)

      • Fernando Teixeira says:

        … “como dizem”. A Fé é que nos salva, não é ? Então não sabe que, apesar de ser uma má via, causadora de muitos acidentes mortais, em grande parte do seu percurso o limite de velocidade já é de 100 Km/hora ??? Que mal informado anda …

        • Pedro Pinto says:

          Não passo lá muitas vezes. Mas mesmo a 100 Km/h é perigoso.

          • Fernando Teixeira says:

            Meu caro Eng. Pedro Pinto, ilustre Administrador do Site, aquela via é perigosa a qualquer velocidade, especialmente com más condições atmosféricas. Veja lá que eu até sou favorável à existência de portagens, obviamente de valor bem mais pequeno, por exemplo para se acabar de construir a ramificação do IP 3 que é o IC 6 ATÉ À COVILHÃ, desde que a qualidade de construção e a largura das vias seja idêntica à que já existe no troço até à chamada Candosa, Tábua. Reconheço que, por motivos eleitoralistas se construíram muitas AE onde não eram necessárias e onde bastava um IC semelhante ao IC 6, muitíssimo mais barato. As AE desnecessárias foram uma das muitas causas da ruína financeira do País, mas se não há dinheiro, façam lá os IC para o interior, ainda que à custa de pequenas portagens. Eu estou mais que disposto a pagá-las.

  11. PORTUGA says:

    Mais um conjunto de comissões a embolsar por uns quantos.

  12. Jose says:

    Não percebo! Há noticias que dizem que os telemóveis vão deixar de ter rede nas autoestradas por razões de segurança e agora esta vai ter Wifi?! Expliquem-me como se eu fosse uma criança de 5 anos!!!

    • Eduardo says:

      Segundo o que entendi da apresentação feita hoje este sistema não tem nada a ver com ligação para Facebook’s ou coisas do gênero. Muitos dos carros mais modernos já contam com sistemas de WiFi. Com este sistema vai ser possível avisar qualquer pessoa de uma situação imprevista. Por exemplo: uma pessoa viaja ao km 30 e um acidente ocorre ao km 60. Será enviado de forma quase instantânea um aviso para a pessoa que está a viajar, de forma a evitar mais transito. Este é apenas um exemplo do que é possível fazer com este sistema.

    • Joao Ptt says:

      Aparentemente em lado nenhum da notícia é dito que o 5G e o Wi-Fi se destinam às pessoas, mas aparentemente destinam-se aos equipamentos de segurança que depois comunicam com os veículos no futuro utilizando tais tecnologias (5G e Wi-Fi).
      Tendo em conta que se sabe que tanto o Wi-Fi como o 5G não são seguros (estão sempre a dizer que sim, mas depois é estudos uns atrás dos outros a mostrar que não seja no protocolo ou nas implementações), a coisa não se perspectiva nada boa para o futuro.

  13. Duarte Almeida says:

    Então e o IC 12 quando é concluído?

  14. jra says:

    e bermas nas nacionais para peoes ja nao falo ciclovias…….. wifi mas que novidade…….5 g enaaaa…… e cafe …

  15. Ileuquerio Tuga says:

    Mais uma mentirinha do Costinha e dos parasitas politicos de todas as cores. Diz há boca cheia que não tem dinheiro e abre um concurso destes para um troço, com Wifi a 5G, tomara os 3G funcionarem naquela zona, quanto mais 4G e 5G deve ser só para eles. Se acham que se morre pouco naquele troço, coloquem a possibilidade de se aceder há net e passa toda a gente a conduzir, fora da lei. Não tem portagens, optimo passa ter multas por condução a ver o telemovel, gps, tablets e afins. Ao menos aprendam a mentir, cambada.

  16. Miguel José says:

    São estas as prioridades do país atrasado que é Portugal.

    • urtencio says:

      Pois é amigo! deve ser mais um Dr. Lisboeta das pataniscas.
      Experimente passar por aquela zona e já não digo diariamente e depois falamos.
      Quantos sustos vai precisar de apanhar, quantos amigos a ver falecer, quantos familiares terá de perder?!
      Não sei se já deu conta meu amigo mas a gente do interior também paga impostos.

  17. LA says:

    A ser verdade, ver para crer como São Tomé.

  18. Dr Alberto says:

    Caso não saibas o novo IP3 vai passar pelo IC12

  19. Pedro says:

    Dava jeito arranjar esta estrada, em muitos troços é uma das estradas das mais perigosas, mas não, vamos meter 5G e WiFi… Portugal e as suas prioridades…

  20. Alvaro Silva says:

    IP3 foi sempre um “cancer” de toda aquela zona de Portugal. O grande problema de toda aquela area do sope da serra da Estrela foi sempre a ligacao para Coimbra por causa da passagem sobre o rio Mondego. O optimo para toda aquela area seria uma ligacao por auto estrada entre a auto estrada da F.Foz para Vilar Formso e Coimbra. Mas o problema e sempre os custos para passar por Penacova….. boa sorte !

  21. Atlan says:

    nunca estão contentes…

  22. Miguel Silva says:

    Não estou a ver como é que o wi-fi vai funcionar num veículo em andamento pois normalmente o wi-fi tem uns 100metros de alcance e demora uns segundos a mudar de antena deve passar mais tempo a procura da antena que já passou que ter acesso a net

  23. João Figueiredo says:

    De promessas está o inferno cheio. Não me acredito em nada que é publicitado por este governo de oportunistas e aldrabões…

  24. Pedro says:

    Mais uma estrada a pagar para variar já temos poucas e mais uma enfim…já agora sabendo se que existem mais acidentes nas estradas nacionais que nas auto estradas porque não arranjarem as estradas nacionais que muitas delas são o terror para os Portugueses vamos gastar 130 milhões numa estrada que vai ter portagem quando as alternativas são claramente insufientes é lamentável eu não sou contra as portagem sou contra é não haver alternativas as auto estradas e as alternativas que existem estão em mau estado.por favor metam a mão na consciência.

  25. Marcelo Gouvinhas says:

    Estrada tao sufisticada? Nem quero imaginar as taxas disso …

  26. Filipe Jorge says:

    Inteligente era o governo usar o dinheiro nos Hospitais, nos transportes públicos, nas escolas, isso é que era ser inteligente.

  27. Carlos Almeida says:

    Ao utilizadores preparem-se para pagar bem caro está auto estrada. As outras quando começaram também eram gratuitas.

  28. Rui says:

    Como todas as notícias dadas por políticos, esta é mais uma que, não só é mentira, como inventa mais umas tretas para o povinho ficar contente.
    Não vai ser efetuada nenhuma remodelação coisa nenhuma!!! Vão ser feitas umas obras de cosmética, pintadas umas faixas aqui e ali, e basicamente vai ficar tudo igual!
    Só mesmo quem não conhece a realidade ou quem é muito tótó é que acredita nisto!
    Façam a reportagem sobre as “remodelações” no IP3 daqui a 10 anos e vejam o que mudou. Adianto já: POUCa COISA!!!!!

    • Fernando Teixeira says:

      Caro Sr. Rui, concordo consigo em absoluto, eu não diria uma verdade mais certeira. Mas há por aí muitos ceguinhos que embarcam na propaganda eleitoralistas das promessas, outros, convenientemente, fingem que acreditam. Quantas vezes é que isto já foi prometido por governantes do PS, com destaque para o ex-Secretário de Estado das Obras Públicas Paulo Campos, natural de Oliveira do Hospital e um dos homens-de-mão de Sócrates no governo ?

  29. Miguel Silva says:

    Só falta carregamento sem fios para os telemóveis que circulam por cima da estrada 😛

  30. Carlos says:

    Mas desde quando é que há autoestradas com apenas uma fila de transito por sentido?
    mais uma obra para encher uns bolsas a alguns lobistas.

  31. Filipe says:

    Nota-se que os senhores que ordenaram esta obra, nunca circularam por lá. Têm de lá passar para ver que com o trânsito que lá há, tem que ter, no mínimo, 2 faixas de cada lado. As resmas e resmas de camiões que lá circulam a quanto “a máquina der”, são dos que mais necessitam dessa opção para poderem circular sem necessitarem de “ensandwishar” os restantes carros contra as protecções laterais ou separador central.

  32. António2 says:

    Boa tarde,
    eu pergunto: qual é o plano de desenvolvimento das regiões abrangidas? É a favor do conforto de quem vive e usufrui delas? Ou dos intermediários retalhistas do trabalho dos outros?
    O IP3 serve de fuga às portagens, também. O estado tem de ganhar dinheiro com as portagens, aplique-se sem vergonha no próprio IP3.

  33. jaugusto says:

    Não percebo, com tanto investimento em carros voadores porque raio é que ainda andamos com esta cena de Ip’s e tal – k é isto anos 90 ou k?!
    (https://techcrunch.com/2018/03/07/audi-gets-in-on-the-flying-car-action-with-airbus-and-italdesign/
    https://www.theverge.com/2018/5/8/17331490/uber-flying-taxi-embraer-pipistrel-karem)

  34. EacHTimE says:

    A maior novidade acho que é mesmo ser uma auto estrada que não se paga. Isso é que é verdadeiramente inovador neste país

  35. Rui says:

    O IP3 estava precisar de obras urgentes, aquela estrada é um perigo! Grande parte da via não tem separador, só com 1 faixa em cada sentido e quando passa a 2, temos sempre receio de ultrapassar, porque já sabemos que a 2ª faixa acaba com um muro de betão!!!!!!! E tudo isto a conduzir em cima de albufeiras de barragens!!!!!!
    Antigamente era o IP5 a chamada estrada da morte, bastou meterem um separador e 2 faixas em cada sentido e acabaram as mortes misteriosamente!!!!! Agora só precisam de fazer o mesmo com o IP3 que é uma autêntica armadilha de obstáculos! Confesso que tenho um enorme receio de ultrapassar no IP3 com separadores de betão quase a tocar no carro!!!!!! Surreal!!!!
    Mas não acredito nos pantomineiros que nos governam, não dizem uma verdade. Até já descobriram que não há dinheiro!!!!!

  36. Eduardo P says:

    5G? O tanas…

  37. Americo S Marques says:

    Podiam ficar quietos, assim não íamos ter a certeza que alguns vão chupar mais na têta. Estão a fazer o memso que fizeram na requalificação da 125. Pilaretes em quase toda a extensão da via a isso chamam de requalificação.
    Vão gozar com outros, deixem o povo em paz, fechem a estrada.

  38. albino negro says:

    O IP3 vai ter perfil de autoestrada mas não terá portagens.

    o quanto me ri….

  39. Gustavo Arzich da Gama says:

    Mas so eu é que penso que por mais obras que se façam, a sinistralidade deve-se à enorme estupidez, manias, ignorancia, falta de conduçao defensiva e preventiva e noção de conduçao por parte dos condutores??
    Ha gente a morrer nas estradas, DENTRO das cidades porque ha fdp, n tem outro nome, fdp a nao parar em Stops, Faltas de prioridade, a antever manobras e tudo mais. Ainda ha semanas, no Porto, um gajo nao parou num STOP ENORME no edificio da PT na Rua Tenente Valadim ( procurem a noticia ) e limpou uma carrinha cheia de miudos…..que fariam se fossem os Pais a irem la ver isto!?????
    Eduquem os condutores primeiro! Civismo e Moral na estrada é o que precisam.

    • Rui says:

      As estradas potenciam os acidentes!
      Investigue quantas dezenas de pessoas morriam no IP5! Compare agora com a A25 mesmo ao lado ou a substituir o traçado do IP5, com a diferença de que tem separadores de vias em betão de ambos os lados e com 2 faixas por sentido. Praticamente desapareceram os mortos na famosa “estrada da morte”!
      Era evidente e ainda para mais o limite de velocidade até aumentou de 90 para 120Km/h (limite) e as mortes quase desapareceram!!!!!!
      Do mesmo modo que as estradas cheias de buracos potenciam acidentes, curvas mal calculadas, etc….. quando existe uma concentração grande de acidentes em algum local, o desleixo dos condutores não explica tudo!!!!!!!!

  40. Pedro Monteiro says:

    É muito bonito, qual vai ser o subsidio que vai acrescentar para pagar esta brincadeira?

  41. zeca says:

    nem autoestrada de jeito quanto mais wifi e 5g! se for pra fazerem como no antigo ip5, agora a25, mais vale tar quieto! o ip3 não tem remédio, é desfazer e fazer de novo!

  42. Antonio Mendes says:

    Entretanto a linha do sul nem rede móvel tem!!

  43. Antonio Lima says:

    Duas vias, maioritariamente num sentido e só uma minoritária oposta ?
    É mais do mesmo . Tratem de construir algo normal, porque para aberração, já basta o mortal troco presente, com as inevitáveis contestações futuras, derivado a tal anomalo traçado futuro.
    Duas vias SEMPRE para cada lado e mais nada.

  44. jorge says:

    75Kms em 22 minutos?
    150kms em 44 minutos…
    225kms em 66 minutos…

    Limite de 200Km/h na IP3? :p

  45. sousa says:

    Os problemas de algumas estradas está no sinais ,uns são mais apropriados a multa ,por culpa das cameras municipais , na IC8 existe cruzamentos onde estão limitados a 50km/h e depois temos outros no cimo de encostas a 90km/h com pouca visibilidade e linha de aceleração inexistentes um perigo para quem entra nelas

  46. Jorge Oliveira says:

    IP 3 – Requalificação ou Intervenção Preventiva em Pavimento?

    O governo designa o concurso de empreitada entre o NÓ DE PENACOVA (KM 59+000) / PONTE SOBRE O RIO DÃO (KM 75+160) de requalificação. A entidade adjudicante (Infraestruturas de Portugal, SA) chama-lhe Intervenção Preventiva em Pavimento.

    Em que ficamos?

    O nome pouco importa. O que interessa e façam alguma de jeito e não uma mera pavimentação, pois para mal já basta assim!

    (…)
    Anúncio de procedimento n.º 5059/2018

    Designação do contrato: IP3 – NÓ DE PENACOVA (KM 59+000) / PONTE SOBRE O RIO DÃO (KM 75+160). REABILITAÇÃO. (E-contrato 5010038087)

    Descrição sucinta do objeto do contrato: Intervenção Preventiva em Pavimento

    Valor do preço base do procedimento: 12.500.000.00 EUR.

    O povo português gosta de ser “enrrabado” e nao acorda. Ontem ficaram iludidos com o “5G” e outras porcarias que apenas dá jeito aos meios de comunicação social para terem audiências.
    Continuem a dormir…

    Para quem souber ler português, deixo aqui o link com o documento que foi assinado ontem (2 de Julho) a comprovar tudo o que digo. Quem quizer saber mais pode-me sempre contactar, sei muito mais que posso dizer pessoalmente.

    https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/115609073/details/maximized?at=c&serie=II&parte_filter=41&dreId=115616692

  47. José Santos says:

    Eu prefiro pagar uma boa estrada do que andar em estradas remendadas sem segurança!
    O governo devia transformar 100% do IP3 num autoestrada mesmo que pago mas 100% seguro… claro sem o comprimento das regras por parte dos condutores não existem estradas 100% seguras!
    Para isso, radares fixos e moveis e patrulhas polícias constantes, etc… podem ajudar em muito!
    E claro uma boa formação cívica dos condutores e cidadãos…. Infelizmente há muito boa gente que se diz bom condutor e nem o código conhece!

    • Rui says:

      É bem verdade. Para a esmagadora maioria das pessoas, pensam que os acidentes acontecem porque há aceleras……. não, acho que há muitos acidentes porque ou o condutor não está ainda verdadeiramente habilitado para medir a que velocidade por circular, mas sobretudo, porque com o tempo os condutores esquecem as regras de trânsito ou ganham maus vícios. Passo a explicar os vícios dos condutores com que me cruzo:
      – Vejam bem, principalmente no interior do país, quem faz pisca antes de parar ou mudar de direcção, na saída de uma rotunda ou de um cruzamento/entroncamento!?
      – Vejam também quem para num sinal de Stop (não é abrandar, é parar mesmo)!
      – Não sabem as prioridades da sinalética (sinais verticais e horizontais prevalecem sobre as regras de trânsito, sinais luminosos prevalecem sobre os sinais verticais e horizontais e agentes reguladores de trânsito prevalecem sobre os sinais luminosos, basta esta regra fundamental para perceber quase todo o código!!!)!
      – Não conhecem as regras de transito. É verdade que um condutor que se apresente pela direita (excepto nas rotundas), tem prioridade se…… não tiver um sinal de stop ou cedência de prioridade, caso contrário passa para última prioridade!
      – Vejam bem a quantidade de aselhas que não sabe quem tem prioridade na entrada e saída de uma rotunda!
      – Ou vejam ainda condutores a cortar faixas de rotundas ou da estrada a meterem-se na frente de carros que já circulavam nessa faixa! (aconteceu várias vezes nas rotundas de Viseu)!
      Como é que se resolve?
      Formação obrigatória a cada 5 anos, para reciclar conhecimentos!

  48. Eu says:

    É que tal transformar aquela porcaria do IP3 numa autoestrada? Mas os atrasados mentais que nos governam acham que o que faz falta em Penacova é wi-fi no IP3!? Mas que cambada de inúteis. Deviam ser obrigados a circular, sem motorista e sem batedores da GNR todos os dias no IP3 para verem o que é bom para a tosse?

    • Bruno says:

      O wi-fi não é para as pessoas…

      • Malic X says:

        ClRo. É para os carros inteligentes que não vexistwm.

        • Malic X says:

          Não existem

        • Bruno says:

          Sabe que esta tecnologia tem de começar a ser instalada pela infraestrutura. Os carros que a usam vão começar a ser comercializados já em 2019, e ainda este ano, 1000 KM de estrada estão a ser equipados com uma tecnologia semelhante o 5G, o ITS G5, num piloto a nível Europeu que promove a instalação desta tecnologia pela EU toda.

          • Malic X says:

            Faz lembrar a parvoíce das eólicas. Vamos sempre como early adopters de tecnologias muito boas e depois ficamos enterrados em dividas eternas às EDPs deste mundo. Quando a tecnologia fica madura a bom preço e útil, já não podemos fazer nada porque a tecnologia do piloto ficou obsoleta e é necessário comprar nova. Até lá os utilizadores do IP3 continuam a morrer como tordods, mas morrem satisfeitos com tecnologia 5G que será útil aos seus netos.

  49. uPedreiro says:

    .. e porque a maioria nao lê as respostas anteriores, + de 90% das questoes aqui grafadas, sao lixo.

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