Portugal: Já há contadores inteligentes para o gás natural
O conceito de "contador inteligente" já não é certamente desconhecido dos portugueses. O Pplware já abordou este tipo de equipamentos, referindo as vantagens dos mesmos. No entanto, quando se fala em contadores inteligentes associa-se apenas ao registo de energia.
A Galp e a NOS estão já a testar contadores inteligentes... para o gás natural.
Já estão instalados 100 contadores inteligentes
De acordo com o comunicado da Galp, Lisboa é uma das primeiras cidades europeias a receber este tipo de equipamentos. Tal acontece no âmbito do projeto-piloto Smart Metering que está a ser desenvolvido pela Galp Gás Natural Distribuição e pela Lisboagás, em parceria com a NOS.
Neste projeto pioneiro em Portugal os testes decorrem em ambiente real com recurso à mais recente tecnologia de comunicações NarrowBand-IoT (NB-IoT) suportada em novos modelos de contadores e em plataformas de gestão disponibilizadas pela NOS. Estão já instalados 100 contadores inteligentes em Lisboa, Cascais e Sintra.
Os novos contadores inteligentes de gás estabelecem contacto remoto com a plataforma operacional que permite receber, em tempo real, os dados de consumo.
Este projeto piloto pretende validar os benefícios associados a esta tecnologia. Os consumidores poderão passar a receber as suas faturas com base em consumos reais. Desta forma evita-se o recurso a estimativas e assegura-se uma maior comodidade para o cliente.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Na minha casa tudo é elétrico , o futuro será mesmo cada casa ter um painel fotovoltaico , mais segurança , mais ecológico, economia sustentável , o futuro do mercado fotovoltaico, com a energia das baterias dos veículos elétricos .
Vendo o preço dos painéis e já que nenhum gera os 3000W que um fogão eléctrico gasta com 2 ou 3 bicos ligados, diria que o gás no fogão ainda é benvindo…
Em 2010 troquei a placa vitrocerâmica por indução, e em 2015 passei para gás. De cada vez que mudei a poupança foi bastante notória.
Principalmente nas refeições curtas é onde a poupança é maior já que o aquecimento inicial a gás é bem mais rápido…
o aquecimento com gas é mais rapido que numa placa de induçao?
Sim, é.
https://www.youtube.com/watch?v=xBmSjsGMolo
algumas pessoas experimentaram e obtiveram o metodo de induçao a aquecer mais rapido
Com fogões a gás mais fracos é possível…
Como em tudo, há melhor e pior.
No entanto para cozinhar o gás bate o eléctrico a léguas de distância.
Quando falo em cozinhar não me refiro a estrelar um ovo ou fritar um bife.
esquece do bico ligado do fogão a gás , e depois ouve-se a léguas distância , de lembrar da ruturas na via publica das redes a gás , mais a incomoda manutenção da mesma .
lamento mas isso ja não acontece nos bicos de hoje em dia….
Os fogões a gás “ de geito” se tiverem ligados sem combustão desligam.
O gás bate o elétrico a léguas de distância?
Explica isso melhor…
Claro, uma explosão de gás bate a léguas uma de electricidade.
O preço do KWh.
Basta comparar…
Porque será que nunca vi um restaurante cujo fogão funcione a electricidade?
E em relação ao risco de explosão, sejamos sérios.
Há muito mais incêndios provocados por curto-circuitos, do que por fugas de gás…. Mas de longe.
Qualquer cozinheiro prefere o gás, mas é pelo controlo, não tem nada a ver com custos.
Usar gás é melhor para o ambiente, e em relação aos custos tb fica mais barato usar gás. No entanto, limpar um fogão elétrico é bem mais fácil que os bicos do gás 😀
Nunca, jamais e em tempo algum, usar gás é melhor para o ambiente. Mas que ridiculo. A queima de gás origina CO2, e a electricidade se for proveniente de fontes renováveis não origina CO2 e, por isso é muito melhor para o ambiente.
Gás natural, sim é melhor para o ambiente. Gás propano ou butano, não é melhor para o ambiente.
Mas como a energia não é TODA proveniente de fontes renováveis, e como poluição não é só CO₂, não é ridículo usar um fogão a gás. e usar gás para aquecer uma panela de agua é diferente de usar gás para produzir energia elétrica. e o gás tem maior poder calorífico, o que significa que necessita de uma quantidade menor de combustível ou eletricidade para atingir o mesmo resultado em termos energéticos! e a energia do forno a gás não produz NOx. acredito que um dia a produção de energia possa ser totalmente amiga do ambiente, mas ainda não é, ainda falta muito.
Serei o unico que não confia em contadores programáveis em relação aos mecanicos?
Os contadores são verificados em fábrica e periodicamente por amostragem e ao fim de 20 anos devem de ser substituídos. Aqui eu confio.