Contadores inteligentes vão acabar com as estimativas na conta da luz
Quanto paga afinal pelo consumo de energia em sua casa a cada mês? Esta é atualmente uma pergunta com uma resposta um pouco incerta, mas em breve tudo irá mudar. A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou recentemente o Regulamento dos Serviços de Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica que enquadra a prestação dos serviços no âmbito das redes inteligentes por operadores de rede e comercializadores.
As medidas entrarão gradualmente em vigor, mas a ERSE já definiu que a partir de 2021, os sistemas inteligentes devem passar a uma nova fase com os serviços completos das redes inteligentes.
O que é um contador inteligente (ou smart meter)?
Um contador inteligente (ou smart meter) é um contador que regista a eletricidade consumida em pequenos intervalos de tempo, tipicamente uma hora podendo chegar a 15 minutos. Se o contador inteligente estiver em telecontagem (ou telegestão) garante um conjunto de benefícios ao cliente, como o >envio automático de leituras ou a faturação do consumo de eletricidade sem estimativas.
Qual a vantagem de ter um contador inteligente?
As funcionalidades das redes inteligentes possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração da potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:
- Leituras automáticas:deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
- Faturas sem estimativas:com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
- Operações remotas:o contador inteligente permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
- Despiste de avarias mais eficaz:os contadores inteligentes permitem um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
- Maior controlo sobre os seus consumos:os contadores inteligentes registam informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderemos dar-lhe informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
Também o sistema elétrico, em geral, beneficiará com a otimização dos investimentos necessários nos pontos efetivamente críticos, a partir da informação disponível sobre a utilização da rede em cada momento.
A introdução das novas regras será gradual
Os operadores da rede de distribuição em BT terão um incentivo baseado na partilha de benefícios explícitos para os consumidores, gerados pelos serviços das redes inteligentes. Apenas os operadores de redes que proporcionem aos consumidores os serviços definidos terão o incentivo ainda a definir. A introdução das novas regras será gradual, havendo uma fase inicial de implementação, transitória, que se estende até 31 de dezembro de 2020.
A telecontagem é uma forma digital de contagem do consumo de energia assente em contadores inteligentes (smart meters) e numa infraestrutura tecnológica que permite uma comunicação automática entre os contadores e o operador de rede de distribuição. Com um contador em telecontagem, deixa de ter que dar leituras todos os meses, é faturado de acordo com o seu consumo real e pode alterar a sua potência ou tarifa sem necessidade de deslocação do técnico ao local de consumo.
Este artigo tem mais de um ano
Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:
Corte remoto do fornecimento
Não é essa a única desvantagem… o corte remoto… os contadores antigos tinham uma “folga de fornecimento extra de potencia contratada” em que por exemplo alguém que tivesse contratado 3,45kva e não sentia necessidade de subir a potencia contratada… agora com os novos contadores, 3,45kva são mesmo 3,45kva e não 3,45kva+0,5%… o mesmo acontecia com qualquer outra potencia contratada… que significa que muitas pessoas têm de subir de patamar de potencia contratada após mudarem para os novos contadores “inteligentes”
Se a margem era esses 0.5% isso nao representa quase nada em termos de equipamentos.
Fora que esses 0.5% podiam ser acima ou abaixo do correcto.
É um não assunto IMO, pois se tens consumo constante de 99% do serviço representa uma conta fantástica mesmo, e a diferença para o patamar acima não é significativo.
Se o normal é 50%, então é teres cuidado com o que ligas em simultâneo que seja grandes potencias.
Em Évora já existem há 5 anos, preparem-se para um aumento brutal da factura, pois aqui o lido é o lido não são aproximacoes
estes ditos inteligentes, fazem a diferença do consumido e o produzido, para quem tem paneis solares?
A energia dos paineis solares não passa pelo contador da distribuidora..
pois pois
Passa sim. E estes novos contadores contam o excedente. Toda a energia que passa para a casa ou da casa para a rede é contada. Pode ser ou não pago o excedente, mas isso é outra história.
Sim, fazem a diferença. O excesso de energia produzido (quando há) é injetado na rede, e passa pelo contador obrigatoriamente.
Quando há painéis solares (de produção de energia), nas horas em que há a produção, o fornecimento da rede baixa. Logo, o contador consegue medir o consumo da casa, e qual a origem desse mesmo consumo: rede elétrica de fornecimento ou painéis solares. E antes que comecem com palermices, falo por experiência: tenho painéis solares da EDP, os consumos vêm detalhados na fatura, posso consultar em tempo real pale aplicação re:dy, e tenho contador “inteligente”
e quando (se tiveres) excesso de energia produzido, a edp paga-te por esse excesso?
Não, no caso dos painéis solares da EDP, não há pagamento (ou abatimento) pela energia produzida. Creio que para esses casos, tem que haver um registo qualquer, e que estará até sujeito a impostos (não tenho a certeza, creio ter ouvido isso algures).
No entanto, o não ser pago pela energia que os meus painéis injetam na rede, para mim não é um assunto. O que mais me importa é o pagar menos ao fim do mês. E, se por arrasto, até posso produzir alguma energia limpa que será usado por outros, melhor.
Já tenho há cerca de 2-3 a contagem real na fatura. Trocaram o contador há mais ou menos 6 meses. Bastante prático.
Não me parece que venha a ser verdade pois, de acordo com o que me informaram, o período de leitura que a EDP Comercial faz difere dos períodos de faturação das diferentes empresas distribuidoras no mercado. Assim sendo, à boa maneira desorganizada portuguesa, continuará a haver estimativas.
A EDP Comercial enviava alguem para a leitura a cada X meses, muitas vezes 3 ou 6 meses.
Agora é 1x por mes, logo mesmo que o dia nao seja o mesmo, a diferença nunca vai ser significativa.
Aí é que te enganas. Primeiro, só existe uma empresa distribuidora, a EDP. Quem faz a leitura é a EDP distribuição não a comercial. A EDP distribuição por sua vez comunica à empresa comercializadora, essas sim existem várias.
Os contadores já existem em Évora há 5 anos, mas mesmo assim recebo as vezes facturas com estimativas
Devia ser a tudo. Este mês levei uma ripada na conta do gás, que não faziam contagem desde outubro e recebi a surpresa de 680 Euros…
Já ninguem usa gas..
Como não?
Tudo electrico, gás é coisa da decada passada.
E quanto sai ter tudo elétrico?
Sai muito mais barato ser tudo elétrico lol.
Tens a certeza disso?
Experimenta ter Aquecimento central a gaz ou ter 5 ou 6 aquecedores ligados todo o dia e logo vez o que é mais barato.
Pura mentira, um esquentadr a gás gasta metade do que se for um acumulador a funcionar com energia eléctrica. Nós fogões só compensa ter o forno eléctrico pois se for tudo a funcionar a electricidade fogão+acumulador+ar condicionados e estantes electrodomésticos a casa tem ter uma instalação trifásica no mínimo com 25 amperes por fase, façam as contas ao aluguer da electricidade e os gastos de todos os aparelhos e terão uma bela conta para pagar todos os meses.
O ideal é ter gás para o fogão e esquentador e uma Lareira na sala (se gostarem de lareiras nas salas) o resto é tudo a funcionar a electricidade inclusive o forno da cozinha pois os fornos electricos têm muitas mais funcionalidades do que um fogão a gás.
Isto é só gente a comentar que não percebe nada de eletricidade.
@Toni da Adega
5 ou 6 aquecedores??? Mas vives no polo norte ou numa mansão?
No máximo tenho um na divisão em que estou seja a gás ou elétrico.
O aquecimento central gasta uma porrada de gás .. os aquecedores elétricos hoje em dia são mais poupados, experimenta na tua mansão ligar 6 aquecedores com boa classificação energética que vais ver que gasta menos que o gás. Se tiveres painéis solares ainda mais poupas.
Se viveres num apartamento sim acredito que um aquecedor na sala seja suficiente, mas nem todos vivem num apartamento no meio da cidade.
Não e necessário ver uma mansão. Se morares numa vivenda ou moradia um pouco afastado da costa acredita que precisas de um bom aquecimento no inverno.
Não faz sentido nenhum andar com um aquecedor atrás a minha casa de inverno mesmo com temperaturas negativas está a uma temperatura constante de 22c.
Mas se eletricidade é mais eficiente então tens que ir para os países mais frios dizer como devem fazer porque eles insistem em utilizar gas e caldeiras para aquecimento.
E painéis solares à noite (quando está mais frio) costumam ser pouco eficientes
Amigo não ligues a comentários como ” gás é coisa da década passada.”, caso contrario es mais uma ovelhinha atras do rebanho.
O gás ainda se usa e muito. Além disso eu costumo dizer ” não fiquem limitados, tenham sempre alguma alternativa. Assim sendo, se a electricidade te falhar, sempre tens o gás no fogão enquanto outros chucham no dedo a espera.
A unica coisa que aconselho vivamente é ter um termoaculador em vez do esquentador. Assim tens uma poupança enorme.
Ora nem mais, se for tudo elétrico e se for numa aldeia então, passas a vida sem aquecimento, sem poderes fazer comida, etc.
Pois não. Exceto os que não querem passar tudo para elétrico, e que não querem comprar fogões e esquentadores novos. Aliás, quem não tem hipóteses de comprar tudo novo.
Tu és rico. Os outros não.
Muda de casa para um casa nova, já vem tudo incluído, até os paineis solares.
Mudar de casa e quem já tem casa? Ou se comprar usada? Há com cada comentário por aqui.
É mais do mesmo de carros elétricos. Querem impor tudo a todos a força toda.
Quando se consome ninguém usa porque a diferença é pouca.
Aí é que te enganas!
Comprei a casa com electrodomésticos incluídos. Tem cilindro eléctrico e fogão eléctrico de vitrocerâmica.
Gosto muito do cilindro e odeio o fogão. Qualquer dia zango-me, vendo o fogão e ponho a gás.
Também apanhei no ano passado uma ripada dessas e serviu-me de lição. Agora, todos os meses, dou a contagem via telefone e página da operadora de gás (pelo sim pelo não). Até agora, não tive mais surpresas.
Ou seja fazer o trabalho deles de graça. No final quem ganha são eles. Porque nós pagamos tudo igual a diferença é se pagamos todos os meses ou de uma vez só.
Tens toda a razão, mas à falta de alternativas, é a única opção que tens. E mesmo assim é preciso ter cuidado.
Ao pagar por estimativa, se pagares pouco durante uns meses, há sempre a opção de guardar o dinheiro de lado para quando chegar o acerto, mas mesmo assim podes não te livrar de uma surpresa, pois a não ser que controles bem os teus consumos e faças as continhas todas, pode-te sair mais do que estavas à espera.
Essa de “fazer o trabalho deles de graça” é a desculpa preferida dos preguiçosos que lhes custa bastante fazer uma chamada de 30seg a dar a leitura.
É que sabendo que há contadores sem leituras reais, e sabendo que por vezes fazem estimativas conforme os teus consumos, é de todo o teu interesse dar-lhes as leituras corretas. Tu ganhas com isso porque pagas o real, não tens chatices de andar a ligar para la a dizer que estás a pagar a mais, nao tens de estar preocupado em receber dinheiro de volta, etc.
O trabalho é maior que esse, tens de ir tirar a contagem, ligar, esperar que atendam, comunicar.
Comunicar online é mais simples, mas mesmo assim não vale o esforço.
E qual é o problema? Se é por estimativa, cabe a cada um saber mais ou menos quanto gasta por mês. Se houve um mês ou outro em que se gastou mais, pessoal tem que ter consciência disso e não ficar surpreendido mais tarde.
E que tal usares a APP? São 30 segundos…ou não tens um smartphone?
Artigo 10.º, no ponto 1, refere que “o direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de 6 meses após a sua prestação”. Por outras palavras, o cliente não tem de pagar serviços públicos essenciais que lhe foram fornecidos há mais de 6 meses.
E qual é a probabilidade disso acontecer?
as vezes acontece 🙂
Ui, já não via uma conta dessas desde 1945.
Nesse ano deve ter sido a última conta do gás do Hitler. O gajo gastava gás que se fartava.
Supresa porque? Se pagavas menos do que devias, nada fora de normal. Não gastasses dinheiro…
Não sei se é aplicável ao seu caso mas a lei (n.º 23/96, de 26 de julho) diz que “se, por qualquer motivo, incluindo o erro do prestador do serviço, tiver sido paga uma importância inferior à que corresponde ao consumo efetuado, o direito do prestador ao recebimento da diferença caduca dentro de 6 meses após aquele pagamento”.
Basicamente a dívida prescreve certo? Porque no caso dele, a empresa desistiu e só se lembrou agora.
O Artigo 10.º, no ponto 1, refere que “o direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de 6 meses após a sua prestação”. Por outras palavras, o cliente não tem de pagar serviços públicos essenciais que lhe foram fornecidos há mais de 6 meses.
Infelizmente a lei não impede as empresas de apresentarem valores prescritos a pagamento (faturas com mais de 6 meses), nem as obriga a avisar dessa situação. Cabe ao consumidor reclamar. Como? Opondo-se ao pagamento dessas quantias e solicitando a sua anulação, invocando a prescrição prevista na lei.
Por outro lado, se for efetuado o pagamento dos montantes prescritos já não será possível pedir a sua restituição.
Basicamente é como tudo em Portugal, mais fácil pagar e estar calado.
Pagar? Se já passaram 6 meses não tens de pagar, se queres que não te chateiem, basta enviares carta com o DL a solicitar para te removerem a divida, ou então não pagas e és assediado, mas judicialmente não podem fazer nada, nem mesmo cobrança coerciva.
Então estiveste meses sem ver uma fatura do gás, e nem estranhaste? É mesmo à boa maneira portuguesa. Infelizmente cada vez há mais pessoas como tu por cá. Mas isso é o que as operadoras querem.
Tudo o que tem mais de 6 meses não se paga!
Já me livrei de um “acerto” de 500€ em que paguei apenas 125€ já que a lei diz que não temos que pagar consumos com mais de 6 meses. Basta reclamar por telefone para a entidade cobradora e exigir a eliminação de consumos com mais de 6 meses.
É pena que a EDP tenha, com todo o respeito, subvertido, ao que julgo saber e pelo que leio, a finalidade destas contadores, ou seja, permitir comunicação bi-direccional que permita leituras imediatas e alteração de potência contratada. Ao invés, apressou se a instalar os contadores sem implementar essas soluções. Ou seja, continua a fazer consumos por estimativa e a impedir as alterações de potência: Mas melhor, ainda: Os novos contadores são mais sensíveis à potência contratada e já obrigaram muita gente a contratar mais potência, sob pena de o quadro estar sempre a disparar… Outro aspecto extremamente negativo é a dificuldade que certas pessoas, especialmente idosos, têm para ler e comunicar leituras destes contadores. Experimentem – já o fiz – e o processo é, no mínimo, kafkiano! Finalmente, há ainda a desconfiança sobre a fiabilidade de leitura destes contadores, existindo relatos que apontam para alegados erros de leitura, a favor do contador, claro… A consultar, entre outros: https://insight.kellogg.northwestern.edu/article/why-power-companies-love-smart-meters
Sim é verdade, a leitura da contagem nesses novos leitores é tudo menos simples.
Deveria ser mais simples e não sermos obrigados a rever os números uma série de vezes para perceber a que corresponde cada um…
“poderemos dar-lhe informação pormenorizada sobre o seu perfil”
O Pplware agora vai-se dedicar ao aconselhamento energético?
O que seria brutal era podermos aceder às operações remotas e fazer alterações na hora.
Por exemplo, quando vou de férias não preciso de ter a potencia em 10,35 nem a tarifa com bi-horário então poderia via App ou página Web alterar a potência para 3,45 e a tarifa para normal.
É tudo muito bonito, mas primeiro não pedem autorização aos clientes para trocar o contador, sendo que nós pagamos aluguer do mesmo, temos o direito de decidir se queremos trocar ou não.
Segundo, estamos a fazer com que se extingam postos de trabalhos, ao serem substituídos por esta automatização.
Terceiro, para a malandragem é fantástico assaltar casas, quando sabem que ninguém está na mesma.
Desliguem o vosso quadro eléctrico, e passado uns segundos o contador fica com duas luzes vermelhas bem fortes acesas. para informar toda a gente que a habitação não está a consumir energia…
Primeiro – pagas aluguer, não és dono, o contador presta um serviço, podem decidir mudá-lo unilateralmente apenas tendo o numero de serie do novo contador constar na fatura.
Segundo – queres parar a evolução natural por se extinguirem postos de trabalho? já vens atrasado 3 séculos..
Terceiro – alguém desliga o quadro eletrico para ir de férias? então e o frigorifico, a videovigilancia, o roomba, a domotica, os alarmes, e até mesmo o bebedouro e comedouro dos animais.
nemtudosaorosas para quem pára no tempo.
vives num mundo à parte tu!
não, nao vive. Vive no mundo actual, o nemtudosaorosas é que é de outro mundo… ou de outro século.
Há quantas décadas se deixou de pagar o aluguer dos contadores???
O contador é única e exclusivamente da entidade prestadora do serviço…
A comunicação não é feita por RF, é pela rede elétrica, muito mais difícil de interceptar e saber quem consome o que.
A não ser que estejas a falar de malta que tem acesso do lado da EDP, porque se for o caso, entao vais ter de dizer o mesmo do pessoal de Internet…
Facilita mas ainda não está bem.
No que me concerne. no gás ainda não há leitura remota. Tem de se enviar.
Relativamente à luz, a leitura remota não coincide com o periodo para processamento. Tem de se “pedir” à nossa operadora se pode pedir à EDP distribuição. o “favor” de fazerem a leitura remota no nosso periodo de processamento, senão não vale de nada.
Grande noticia desde janeiro 2018 que tenho esse serviço brutal 100 por cento satisfeito ,obrigado edp
Lá chegará o tempo em que a EDP passará também a fornecer Internet
penso que foi em 2006 que se falou nisso, não chegou em ir para a frente.
A infraestrutura não esta boa para isso, seria pior que ADSL.
certo, o abiper já vens uns 15 a 20 anos atrasados 🙂
Ouvi comentários de que a conta da electricidade muitas vezes sobe depois de substituirem o contador. Alguém teve essa experiência?
sim porque a comunicação precisa de energia, e essa energia é paga pelo consumidor!
lol, é o mesmo que dizer que o consumo do ecran do aparelho também é pago por nos…
Fazes assim, mete umas pinças amperimétricas atrás do contador, e vez a diferença entre a pinça e o que o contador acusa, fazes a conta, e se por acaso for igual, vai la queixaste dos 2 centimos por mes que eles te roubam com o serviço…
há há há há! Eu só me queixava se fosse 1.0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000,00€
que sistema de pontuação tão estranha…
É possível, visto estes serem mais precisos.
Se o contador antigo estivesse a contar mal e contasse abaixo do real, a conta aumenta.
Por outro lado, também podes pagar menos, pois o antigo podia estar a contar a mais.
Mas estamos a falar de margens inferiores a 5% provavelmente, logo a diferença nunca vai ser notada, 5% é uma variação normal numa habitação digo eu.
comunica as leituras todos os meses como manda na fatura no meu caso fiquei a pagar menos
O meu contador já manda sozinho as leituras, estimativas acabaram por aqui.
Gostaria de saber a opinião da CNPD sobre estas leituras horárias de consumos.
Consegue-se inferir bastantes hábitos de consumo com uma leitura tão frequente.
Ai, ai o profiling…
Mas o objectivo é mesmo esse, ou tavas a espera de quê?
Que alguém privacy aware entenda o artigo 35 que está na na constituição da república portuguesa desde 76 sobre tratamento de dados informáticos ou pelo menos que se lembrem que existe o GDPR. Talvez aí entendam que não podem forçar ninguém a usar esse sistema.
Pois Pois a mim já me puseram o contador inteligente o técnico disse-me que o mesmo vai comunicar a leitura automaticamente mas quando uma luz indicadora que esta em vermelho passar a verde e informou-me ainda que para o contador passar a comunicar as leituras é necessário instalar uma peça em falta nos postos de distribuição por isso eu comunico a leitura todos os meses ao dia 8 como indica na fatura e assim evito as estimativas
certo, as caixas que recolhem as leituras dos contadores nos postos de transformação e subestações são por vezes instaladas depois dos contadores, mas é uma questão de tempo até todo o sistema ficar montado e configurado para recolher os dados e serem posteriormente enviados à empresa comercializadora.
Esses contadores inteligentes vão ser obrigatórios para toda a gente? Na casa anterior já tinha agora tenho um digital normal e para evitar surpresas tb envio as leituras de agua, gás e eletricidade pelas apps e pago sempre todos os meses os consumos reais.
Era bom saber se estes contadores são capazes de detectar quem rouba electricidade. E aposto que não….
Claro que não, quem rouba mete a ligação ANTES do contador.
Agora a piada: dentro de cada PT existe um contador, se tu consomes 10, o teu vizinho 10 e no PT indica que foram consumidos 50, um de vocês roubou 40. É só uma questão de tempo até serem apanhados. Se não foram ainda, é porque o consumo acaba por ser irrelevante e não justifica a investigação.
queria dizer 30 em vez de 40, note-se. fonte: trabalhei como técnico de BT/MT
Bem, é com cada um, com cada comentário…ninguém acerta uma… 😀 😀
O grande problema do uso do gás são o cumprimento das normas de segurança e ser obrigatório fazer uma inspeção e certificação de 5 em 5 anos para as casas com mais de 20 anos .
Há carradas de casas em que as cozinhas não conseguem passar os testes da certificação para a instalação de um esquentador a gás e do fogão nesses casos não há alternativa têm de usa todos os electrodomésticos a funcionar a electricidade.
De facto este novos contadores de electricidade são muito inteligentes, com este novos contadores a minha conta de electricidade subiu no mínimo 5 a 10% tenho dois contadores um na casa e outro na garagem e é na garagem que topei que a subida da conta de electricidade o mesmo se queixou a minha vizinha que também um contador na garagem similar ao meu e com o mesmo tipo de consumos ao do meu contador.
o teu antigo provavelmente contava mal…
ou se estas na duvida se é esse que conta mesmo a mais, mete um contador simples entre o diferencial e os disjuntores e compara os valores.
Já para não falar que servem para despistar acertos a quem paga valor fixo. À medida do fornecedor para não devolver nada ao consumidor.
Tenho, mas tenho que continuar a dar a leitura senão vem em estimativa