PplWare Mobile

Portugal: espalhar um vírus pode dar 10 anos de prisão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Anónimo says:

    Apoiado.

  2. arkan says:

    Aproveitando gostaria de dar uma dica o a-squared soft , melhorou e muito o software deles, espero que utilizem-no para ver ele funcionando melhorou e muito

    séra q sou o first ? 🙂

    kan

  3. Adão Pinto says:

    Aqueles putos de 10-15 anos, que andam sempre com uma pendrive da Casa-Escola e vice versa, serão condenados 10 anos? :O

  4. maurycio says:

    Segundo entendi, só quem produza um virus e o espalhe. Para além disso, penso que em portugal não se prendem menores 😉

  5. Jose says:

    Eles andam a planear, em “Portugal”, em entrar nos PCs das pessoas, sem mandato.

    Não posso confirmar esta informação, mas já me disseram, se é PCs domésticos, eu digo, ai de alguém que entre no meu PC.

    • point says:

      que é que fazes?? se for legal…

      • Guardião says:

        Com firewall isso é impossível, a não ser que a PJ comece a enviar trojans ao ppl..

        • point says:

          impossivel? pois pois… fia-te na virgem e não corras.

        • NT says:

          Broas

          Firewall impossível? Em que mundo vives? É bem mais difícil mas é possível!
          Se quiseres ser paranóico com a “segurança” para além de firewall, podes pôr honeypots, encriptas os discos do PC na sua totalidade, e todo o material “sensível” podes guardar dentro de uma pasta encriptada, que fica no disco encriptado…

          Assim fica quase impossível, ou melhor impraticável tirarem a informação de lá.

          • Diego Castro says:

            ficar quase impossivel, já é um trabalho muito dificil e não sei se vale a pena (depende do que tenhas pra esconder, e de quem). Mas se quem quiser entrar tiver o dinheiro e o tempo necessario para invadir, entra em qualquer lado.

        • Gonçalo says:

          Impossivel não é, mas não se justifica pagar a peso de ouro a alguem para fazer isso e depois andarem á procura de crimes menores. Só em caso suspeitas de grandes crimes isso faria sentido…

    • Tekku says:

      Isso foi um rumor espalhado aqui há coisa de poucos dias, também rapidamente foi desmentido por fontes oficiais nos sites de jornais como o JN se não estou em erro e tudo.

      Cumps

    • Nelito-PT says:

      Isso não faz muito sentido…
      Eles só entram em casa com mandato e para o terem é porque tem algum motivo.
      Não vao a tua casa ver se tens 1 S.O. legal ou “legal” digo eu…
      Para além do direito a privacidade e tal…

    • mythic says:

      ..sera que ja nao estao e tu nao sabes?????os pros fazem isso e nao deixam rasto e nunca chegas a saber…e lixado mas e verdade

  6. rui says:

    “vai a discussão hoje na Assembleia da República” AGORA??? ÁS 9H DA NOITE???

  7. Anri… recebão virus makers… =\

  8. Primax says:

    10 anos? alguma vez?

    Para pessoas que realizaram crimes mão armada, e perseguições maradas e isso, saem em liberdade e com muito azar em liberdade condicional…

    Um vírus vão 10 anos pra prisão…

    É pa meter medo apenas.

  9. bismarques says:

    Esta é uma das propostas contidas na lei do cibercrime que vai a discussão hoje, ou que foi a discussão hoje?

    No meu computador podem entrar à vontade!Agora nos meus discos externos…

    Abraço

    BisMarques

  10. Andre Silva says:

    10 anos a quem faz um virus, e se calhar um gajo mata outro à facada e vai pra prisao 5 anos e sai por bom comportamento. . . Enfim.

    • ArtD says:

      [modo de ironia]
      mas se deres uma facada a alguém não estás atirar lucro as grandes empresas. Agora se por acaso infectas alguma empresa ai sim estás a dar problemas a eles. logo é problema gravíssimo.

      Uma facada é só menos uma pessoa… o que é isso comparado com o universo…

      [/modo de ironia]

      • Jose says:

        O problema deles é esse, uma pessoa não há problema, agora quando é dinheiro vai tudo a correr.

        Não passa de gente que só se interessa mais por dinheiro, e menos pela humanidade, eu acho injusto 10 anos por um vírus e 5 anos por matar uma pessoa.

  11. kardos says:

    desculpem o offtopic mas:

    O google voice começou a distribuir convites, já recebi o meu.

  12. dc says:

    O engraçado aqui é que todos pensamos que estamos protegidos com firewall e anti-vírus e que as autoridades ficam longe dos nossos computadores.
    E mesmo que eles apareçam cá em casa eu formato isto ou pego fogo ao PC e fica irrecuperável.

    Mas não…

    Não se esqueçam que as nossas amigas ISP, os nossos amigos motores de busca, ou as nossas mais comuns redes de P2P, dispõe de registos, no qual consta não só o nosso IP, mas como muitas informações acerca do nosso PC, do que pesquisamos, do que acedemos, do que descarregamos, etc

    Todos esses detalhes, nós não o consegui-mos apagar, a não ser que alguém tenha cunha.
    Sendo assim, a prova dos 9 é difícil desaparecer, podemos baralhar as autoridades, agora começam uns a dizer que usam proxys, ou usam a rede do vizinho, ou se for preciso até apanham um avião para África e crackão a partir de lá o Facebook do Obama, e que assim ninguém vos apanha.
    Mas não… esta sociedade é um autentico BigBrother, e lá por vivemos num Pais, onde as autoridades são preguiçosas, a verdade é que nem todos os departamentos destas andam a dormir, e dependendo dos crimes, a investigação é levada á unha.

    Por isso, não digam que estão protegidos, porque não estão!
    Não sou da policia nem mais ou menos, mas já tive os meus problemas e tenho um pequeno historial que algumas “proezas” é melhor deixa-las para LanParty e concursos, porque cá foram são crime, e se realmente eles nos quiserem deitar a mão, eles deitam.
    A sorte é cá em Portugal os impostos não darem para apanhar sardinhas, mas apenas caçar o Peixe Graúdo, por isso anda muita gente á vontade, e eu também.
    Mas agora que a GNR BT não passa multas, quem nos diz a nós se invés de uma Brigada de Transito, não iremos ter uma Brigada de Internet, afinal tanto plano tecnológico… Paranóia?

    lol

  13. J0n says:

    Ma será que nós Potugas é um pais tão desenvolvido onde há pessoal com capacidades para tal ?
    Serei eu optimista para assim o afirmar.

    • dc says:

      Acredita que há.

      Alias, os Portugueses são uns Artistas do Crime quando querem.

      Se te interessares pelo assunto, investiga, vais ficar surpreendido com alguns casos nacionais de crime organizado, e o crime cibernético está a dar os primeiros passos, pois, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

      CUMPS

  14. Shogun says:

    Não apoio, acho demasiado, quando há assassinos que passado menos de 10 anos estao ca fora por “bom comportamento”.Ou mantem os assassinos la dentro ou entao é ridiculo.

  15. B80 says:

    Tinhe de ser muita gente presa em portugal. A maior parte dos pc’s das escolas. algumas universidades e algumas empresas estão “à pinha com virus”.

    Já agora e para verem a “justeza” das nossas leis, se roubarem uns milhoes num banco ou se matarem alguém são postos em liberdade e ainda podem escolher um sitio onde passar férias. 😛

  16. NT says:

    Acho que é mesmo para motivar o ppl a hackear tudo o que lhe aparece pela frente…
    Agora até temos muitos “alvos” bastante interessantes, para quem tem capacidade e um bom “patrão” entrar nas finanças e afins sem ter que subornar o ministro (PS,PDS, CDS, FDP etc… todos fazem o mesmo de maneira diferente) para “desviar” aqueles impostos, ou entrar na DGV para tirar a multazinha ou até mesmo aceder ao “Portal da Transparência” para aprovar o projecto…

    Bem e acho que os tribunais também estão doidos para se meterem “no plano tecnológico” ora que raio de mais conveniente pode ser para um processo daqueles marados (casa pia, apitos coloridos e afins), de que um erro informático (ultimamente tem acontecido com algumas contas do estado)…

    Enfim…

  17. stereobroo says:

    Hoje de manhã por acaso li no correio da manhã, do qual não sou fã …, que uma pessoa foi incriminada e prova feita da sua culpabilidade por abuso sexual numa criança.

    O tribunal deu-lhe 5 anos de cadeia mas a pessoa já está em casa pois não os vais passar na cadeia por decisão desse mesmo tribunal.

    Será que é mais inumano piratear a M$ em alguns érois …

    Não há, nem juizo nem justiça, nem em Portugal nem no mundo. Toca a piratear.

    🙂

  18. Project21 says:

    Coloquem uma boa firewall como o Comodo e esqueçam, nao entra nada.
    E para quem ainda nao se sente seguro que use um router. Ja agora tambem podem usar um software de encrytacao para o TrueCrypt.

  19. DarkJoker says:

    10 anos por fazer um virus??

    ya altamente usa-se um pc dum otario qualquer da botnet para espalhar isso e depois vai ele dentro xD

    BRUTAL…

    Opa a bofia devia ir é para a rua prender criminosos não é andar a tramar o tipico portugues que já mal tem dinheiro para rendas e despesas quanto mais pa filmes..

    Estupidez incrivel… cibercrime… não conseguem parar o crime normal então andam a ver se arranjam alguma coisa para fazer umas detenções..

    por favor…

  20. R o B says:

    Matar uma pessoa chega a 8 anos de cadeia e se for bem feito ainda se consegue menos.
    Matar 1000 pessoas dá direito a 25 anos.

    Se alguém me “entrar” no PC e me roubar um programa malicioso para o distribuir e me incriminar, eu apanho 10 anos isento de impostos e sem ter que ver o meu dinheiro a pagar meias de leite, torradas, tabaco e cervejas aos senhores do rendimento mínimo, no entanto quem entrou no meu PC leva 3 anos por distribuir o meu programa maliciosa que estava protegido por copyright. No fim das contas ainda ganho dinheiro com o copyright.

  21. NazgulTuga says:

    Chega o puto à cadeia… e um dos reclusos dentro da cela pergunta:
    “– porque foste catado?” (preso)
    “– espalhei um viruz.”
    “– o Vi.. quê?”

    10 anos?
    Fdx! esta gente deve estar furiosa por nao conseguir aceder ao hi5 com a password, ou detestam que lhes apareça a mensagem do anti-viruz.

    Acho completa estupidez!
    Agora vão condenar uma pessoa por causa de um viruz?
    Se ainda fosse por direitos de autor de alguma musica ou filme… :S

    Quem não se sabe precaver de vírus é que tem de se informar!
    Os vírus são uma mais valia para os informáticos que arranjam computadores!

  22. ajbadboy says:

    Depois nas prisões em vez de gajos estilo motard com tatuagens satânicas, skinheads e musculados vão passar a ser só nerds lol de óculos, magrinhos a andar pela prisão de boxers e t-shirts sem mangas e a fumar continuamente sem parar.
    E as contagens dos dias de pena escritos na parede? Será feita em binário…

  23. Marco Magalhães says:

    Uma pergunta: não é preciso provas de quem está entre o monitor e a cadeira? Imaginemos o caso: através do meu computador era enviado um vírus e, supostamente, eu era acusado de sabe-se lá o quê. Mas quem realmente seria acusado? O dono do computador? Eu? A minha família? O meu vizinho que teve no meu pc todos os dias durante o último mês? Ok que é possível saber que, do nosso IP, são feitos downloads ilegais e tudo mais, mas quem vão incriminar? Qualquer um pode usar o meu pc e eu posso usar um outro pc qualquer.

    Bem, isto tudo para não falar no que já foi dito. Enfim…

  24. Rex says:

    “pode dar um ANO de prisão.”
    Não será antes assim?
    Pelos vistos fui o único a “ler” o post 😛 lol

  25. Sendo esta lei aprovada vai ser mesmo fácil incriminar pessoas.
    Um gajo com pc infectado, enfia-se la o source do vírus no pc dele, distribui-se pelo pc dele e ele é que vai ser catado.
    Não sou contra a evolução da lei, muito menos a favor do crime, mas como técnico de segurança de servidores de diversas empresas sei como é fácil fazer muita coisa, sempre foi.
    Leigos no assunto a aprovar leis com penas pesadas sobre coisas que não entendem vai dar asneira vai ser só criançada na cadeia.

    E volto a dizer isto que já disse N vezes em forums de discussão e acho que também o disse aqui no pplware:
    Alguém se dá ao trabalho de puxar pela cabecinha e sabe o que são antenas WIFI ? Um tipo que tenha uma antena omnidireccional ou uma antena direccional aponta para onde quer, nem tem de andar a entrar à força bruta, onde moro ha dezenas para não dizer centenas de redes abertas num raio de 500 metros e estou num prédio alto, é só apontar e ligar, e depois ? e já agora, wifi dos outros com uma VPN ou proxy de alto anonimato?

    Assim como as leis vão evoluir, as mentes preversas vão evoluir e costumam estar sempre um passo a frente.
    assim se viu com as emissoes de satelite da europa toda que agora é só gajos a usaar cardsharing em foruns privados e vpn’s e ninguem os apanha.

    Só repito novamente: sou a favor das leis, mas que usem o bom senso antes de aprovar este tipo de coisas… 10 anos na cadeia por causa duma asneira informática? se nao houver prejuizos materiais então a lei fica mesmo estupida. o addware tambem é virus ?
    bem, vou esperar para ver a telenovela

    • dc says:

      Como tu disses-te, puxar pela cabeçinha não é difícil para algumas pessoas, mas se nós deste lado nos esforça-mos para contornar a segurança, do outro lado, há quem se esforce para construir barreiras indestrutiveis.

      O ponto é o seguinte, quando metes a pata na poça, já lá a puseste, o que está feito, está feito, resta agora saber se sabes esconder-te e se as autoridades se ralam ou não para te apanhar.
      Porque isso das VPN, Proxys, aceder á rede do vizinho, mudar MAC Adress, IP Spoofing, etc etc etc
      Tudo isso é muito giro, funciona mas… até certo ponto.
      É uma batalha de inteligência.
      Agora vejo muita gente a ralar-se com este assunto, quando são meros utilizadores que podem até cometer 1001 crimes todos os dias, mas… nenhum deles prejudica gravemente a rede, o pais, etc
      Estas leis visam capturar crime organizado com objectivos maliciosos, roubo, destruição, invasão, comercio, etc de dados.
      Se andam a sacar filmes ou a brincar com Trojans, epáh, façam-no por vossa conta e risco, desde que não brinquem nos sítios errados.
      Vou-vos dar o exemplo mais estúpido de todos, lol.
      Vocês são jovens rebeldes, e querem fazer carjacking.
      Vão pratica-lo numa localidade ou numa autoestrada?
      – Acho que sabem a resposta, até porque numa dela, arriscam-se a ser “abatidos”.

      Querem brincar os Hackers, epáh, façam essas brincadeiras dentro de redes privadas, querem ir mais longe, arriscam-se a ir parar á choldra.

      • NazgulTuga says:

        Eu estou a favor dos Hackers, pelo menos dos bons, e até mesmo maus.

        São eles que te arrajam os Cracks e os Keygen, ou o Windows que estás a utilizar (ou nao).

        “Hackers are people to”, é um documentário-filme sobre informáticos Hackers, vale apena ver!

        Cada informático escolhe o caminho que pertende.
        Mas uma coisa vocês nao se podem esquecer, os informáticos, programadores, que aprenderam e cresceram sósinhos neste mundo que poucos compreendem, como a programação e criação de software, são sem duvida as mentes mais dotadas que existem neste mundo.

        Nao digo que sao ou nao inteligentes, mas tem um capacidade de resolver problemas, estremamente criativa!

  26. Francisco says:

    deviam era dar um premio a quem o fizesse e espalhasse.

  27. luís says:

    um software interessante para manter a privacidade é o JanusVm, disponibilizado em http://www.janusvm.com

  28. UKN says:

    O Spam é que devia dar prisão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.