Portugal: EDP vai criar nova rede de carregamentos elétricos
Realiza-se por estes dias o Lisbon Mobi Summit que é um dos mais inovadores e relevantes eventos na área da mobilidade urbana. Esta quinta-feira, a EDP revelou neste evento que está a criar uma rede de carregamentos elétricos para frotas empresariais.
A EDP, através da administradora executiva Vera Pinto Pereira, anunciou esta quinta-feira que vai criar uma rede de postos de carregamento elétrico rápido para frotas empresariais. De acordo com as informações, esta nova rede irá usar tecnologia da Efacec e será uma rede privada, não estando associada à rede Mobi.e que está sob alçada do Ministério do Ambiente.
De referir que a rede MOBI.E é uma rede composta por postos de carregamento para veículos elétricos maioritariamente situados em espaços de acesso público. Estes postos permitem o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal ou carregamento rápido. Atualmente, existem mais de 400 postos de carregamento da rede MOBI.E.
Ainda relativamente à nova rede de carregamentos elétricos, para começar foi revelado que vai ser criado um piloto junto ao Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, onde serão instalados dois carregadores rápidos.
A administradora da EDP adiantou que "esta nova rede será complementar à infra-estrutura pública de carregadores” e o objetivo é ter 30 a 40 postos de abastecimento. Não existe ainda qualquer detalhe sobre a localização e instalação dos mesmos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Eu trabalho na EDP Produção e nas nossas instalações há ZERO postos de carregamento… e não há ideias a médio prazo de termos algum…
Em casa de ferreiro, espeto de pau…
Liga o carro ao alternador da central 🙂
isso seria para um carregamento ultra rápido, certo?…
Até deitava fumo
…para depois começar a cobrar… Inútil, é o que isto é. Não se pode investir muito. A moda irá passar.
É justo…
As bombas de combustível, seja de qual for a marca, também cobram pelo combustível que metemos nos nossos carros…
Não me lembro de alguma vez ter visto a Galp, BP, Cepsa, … oferecer combustível… nem pelo Natal…
O problema é que no caso de Portugal a energia vem apenas e só da EDP
Qualquer um pode produzir energia em Portugal, há vários anos e revender (ou não) à EDP. Só não pode revender a terceiros, tal como o vizinho do lado por exemplo.
Qualquer um pode produzir energia para auto-consumo há vários anos também. Basta instalar painéis solares, mini torres eólicas, etc e produzir para gastar em casa.
Só é cliente da EDP quem quer… a EDP já perdeu o monopólio há vários anos.
Isto para quem nao mora em prédios logicamente…
Há alguma razão para nao poder revender a terceiros? “Mexia” no monopólio?
TSSRK
Não é monopólio… a EDP já não detém o monopólio há vários anos
Não podes revender a terceiros porque só as empresas licenciadas / autorizadas pela ERSE é que o podem fazer
Para saberes quais são essas empresas, visita http://www.erse.pt/pt/electricidade/agentesdosector/comercializadores/Paginas/Clientesnaodomesticos.aspx
E energia vem apenas e só da REN*. A EDP comercializa tal como tantos outros
Os outros (empresas ou privados) produzem… a REN só transporta…. A REN não produz energia.
A REN é a única entidade de transporte de eletricidade em Portugal, no âmbito de um contrato de concessão estabelecido com o Estado Português.
https://www.ren.pt/pt-PT/o_que_fazemos/eletricidade/o_setor_eletrico/#5