Portugal: Saber andar de bicicleta vai passar a ser “obrigatório”
Muito se fala das gerações sedentárias, que passam muito tempo em frente aos computadores, consolas, TV, etc! A hora é de mudança e o Governo português tem uma estratégia! Aprender a andar de bicicleta será, nos próximos anos, obrigatório para as crianças a partir do ensino básico.
Além das crianças, haverá também programas para os adultos.
A estratégia do Governo vai ao encontro de uma ideia quase consensual: a de fazer das crianças força de mudança de comportamentos. Em declarações ao Jornal Publico, José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, recorda o que se passou com a reciclagem para explicar a mais recente aposta, agora no que a mobilidade diz respeito.
De acordo com a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa apresentada esta quinta-feira, "Todos os alunos terão a oportunidade de aprender a andar de bicicleta, num processo de formação faseado ao longo dos vários níveis de escolaridade”. No 1º ciclo as aulas serão em contexto protegido, nos 2º, 3º ciclos e secundário haverá uma passagem para o espaço público.
Para os adultos, haverá um “quadro de referência nacional para ensinar a pedalar”, com “desenvolvimento de competências para pedalar em condições de conforto e segurança, em contexto protegido (nível básico) e em meio rodoviário (nível avançado)”. E aqui será preciso, também, formar e certificar monitores.
José Mendes lamenta que "hoje existe muita falta de cidadania rodoviária”. Nesse sentido a aposta passa, por exemplo, por “ensinar regras” ou conceitos como “condução defensiva”. Tanto a ciclistas como a futuros condutores de automóveis.
No âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa foi ainda:
- Entregue o primeiro autocarro a gás e 60 autocarros de energias limpas que renovarão e ampliarão a frota dos Transportes Coletivos do Barreiro.
- O Primeiro-Ministro afirmou que vão ser adquiridos 709 novos autocarros elétricos e a gás para distribuir por diversos municípios, no valor global de 200 milhões de euros
- Anunciado Concurso para compra de 10 navios para a Transtejo
- O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, anunciou a criação de dez mil quilómetros de vias cicláveis até 2030
Este artigo tem mais de um ano
Acho bem, a medida perca por tardia.
Acho bem, a medida peca por tardia.
E para aqueles com eu que tenho paralisia dos membros inferiores, não tenho equilíbrio na bicicleta só consigo conduzir o meu carro automático como é que vai ser?
compras uma elétrica com 3 rodas, botao e dás gás. Se perguntasses como será com pessoas com limitacoes visuais ainda entendia.
Mateus pinto
isso vai dar ao mesmo, a coisa toda de andar de bicicleta é pedalar para fazer cardio… se ele vai usar um botão para “pedalar”, não lhe serve de nada a bicicleta, mais vale ir de carro que a nivel do cardio é o mesmo…
leu a noticia? lamento se sofre desse problema.. mas a noticia fala so sobre uma medida do governo para melhorar a educação e a cidadania das crianças
Vão “obrigar” a minha avó de 95 anos a aprender a andar de bicicleta?
Não me parece…
Bom dia Gonçalo, gostaria de executa-se um auto-exame silencioso à sua resposta.
Lendo calmamente o texto, e depois o seu comentário, não lhe parece que é uma resposta,…. tipo…. como direi….. humm…. “PARVA”?
Temos de mandar chamar estes para vir salvar a situação:
https://www.youtube.com/watch?v=mNIXnmsLXbs
Bom dia, Castigador. A sua resposta ao Gonçalo seria mais hilariante, se porventura respeitasse algumas regras básicas da língua que escreve, como por exemplo reconhecer e aplicar correctamente o sinal de pontuação das reticências, que não são 4 ou 5 pontos seguidos, são exactamente 3. A conjugação do verbo executar também deveria ser alvo de reflexão. “Executa-se” é diferente de “executasse” um pouco como “comamos” é diferente de “coma-mos”. É tudo muito giro, mas no caso, a conjugação do pretérito imperfeito do conjuntivo não tem hífen nenhum.
Posto isso, a resposta do Gonçalo é mais uma daquelas pérolas a ser alvo de printscreen e despejar em tudo o que é canto 🙂
Excelente iniciativa mas propunha ainda melhor. Quem tem passe de metro usar bicicleta gratuita ate 60mins como na Polonia, Austria, Alemanha etc, Cobrar portagem e aumentar o preco dos parques para quem traz carro para a cidade em 10x. Estacionamento em Lisboa e Porto a 15euros/hora
Isso não é solução, olha o meu exemplo, trabalho no centro do Porto, e levo o meo carro todos os dias e nao tenciono deixar de o fazer, simplesmente porque os transportes públicos para mim não são solução. Primeiro apesar de ter paragem a porta de casa, no porto a paragem mais perto do meu emprego fica a 50 minutos a andar basicamente a correr… Somando isto ao tempo que teria de esperar pelo transporte, perderia muito tempo da minha vida , tempo esse que posso facilmente usar para fazer coisas úteis para mim em casa, estar com a familia ou simplesmente descansar pois tambem é preciso…
E eu proponho que as bicicletas passem a pagar IUC, IA, IVA sobre o IA e um qualquer imposto sucedâneo do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos… é que alguém tem que pagar o “alcatrão” para os ciclistas, “trotinetistas” e afins se poderem passear a seu bel prazer. Já agora, proponho que o senhor tenha juízo e não meça tudo pela mesma bitola. Porventura, nem toda a gente terá a sua boa vida e desprendimento, para poder pedalar até ao emprego no dia-a-dia. Fique bem.
Desconhecimento completo e absoluto de como os impostos funcionam. É uma receita do tesouro, eles podem usar como bem entenderem!
Ya então um menor de idade tbm teria de começar a pagar impostos pela bicicleta.
Isso simplesmente não faz sentido.
Porra pá e eu E para aqueles com eu que tenho paralisia dos membros inferiores, não tenho equilíbrio na bicicleta só consigo conduzir o meu carro automático como é que vai ser?
Marco: nesses países que dizes a criminalidade é muito inferior à portuguesa e os terrenos muito mais planos. Em Portugal (norte) o terreno é muito acidentado e no Grande Porto e Lisboa a criminalidade é alta, metade das bicicletas desapareceríam nas primeiras semanas (ou a maioria das pecas). Há coisas que em portugal sao difíceis de implementar.
Bruno: Portugal é um país com a cultura de “preguica”, logo cada um tem que ter carro, ir sozinho para o trabalho/faculdade e andar de transportes públicos é “para pobre”. Nesta cultura os políticos (também portugueses) investem muito pouco nos transportes públicos e se nao fosse pela UE / turistas, transportes públicos (especialmente no norte e interior do país) seriam uma miragem…
Enquanto os portugueses nao exigirem transportes públicos massificados, “verdes”, novos, seguros e na maioria das cidades portugueses (inclui interior do país!!!), entao os políticos nao tem razao para investir nos transportes e sempre podem cobrar altos impostos com os carros
Eu ia contra argumentar ponto a ponto, mas depois de ler tamanha ignorância (ponto a ponto) eu simplesmente desisti… deixo somente uns pontos:
Terreno montanhoso/acidentado:
1) Bicicletas electricas;
2) Lausanne.
Ponto.
Criminalidade ligada ao furto de bicicletas: não há pior que Holanda, um dos países com maior número de bicicletas per capita e em que o uso de bicicleta é um dos principais meios de locumoção.
Quanto à questão da criminalidade… vives em que mundo? Já te deste ao trabalho de ver os relatórios da OCDE, da ONU, da Eurostat?! (ou simplesmente prestares atenção às notícias quando afirmam Portugal como um dos mais seguros países do mundo).
Da próxima vez pára para respirar antes de responder… pode ser que nessa breve pausa também comeces a pensar sobre o que escreves.
Obrigar a aprender a andar de bicicleta? Concordo, mas para isso devem criar essas infra-estruturas nas escolas e fornecer as bicicletas, pois as escolas não têm dinheiro para suportar esses custos.
Quem é que vai pagar as bicicletas para os alunos?
A comodidade no transporte vai passar a ser um privilégio da classe média alta e das classes acima. Viva o socialismo!
Estranho sou considerado classe media ou acima ou algo do gênero, e ando de bicicleta diariamente, inclusive para ir trabalhar.
É tudo uma questão de opção e sensibilização
Não percebi nada do seu comentário…
Dado o comentário anterior é perfeitamente normal
+1
Como o nome indica, anda de bicicleta porque o vinho nessa caveira o impede de andar de carro por ter soprado no balão e este estourou!…
Fundamentalismos…
Depende da distância entre local de trabalho e residência…
não é socialismo, se vivesses no socialismo não haveriam propriedades privadas, a tua liberdade seria condicionada pela idealogia do estado, entre outras coisas… isto talvez te lembre da china, coreia do norte, cuba, etc… são todos socialistas, embora muito do socialismo não seja praticado, como por exemplo no socialismo o lucro é dividido entre os trabalhadores por igual, mas obviamente que isso não acontece e torna-se um “Socialista acapitalizado”.
já o capitalismo é no que vives, os trabalhadores são pagos como força de trabalho, o trabalho é um direito, a economia é eficiente, à crescimento economico mas também há monopolios e desemprego. o que te lembra isto? todos os outros países além dos países socialistas e “socialistas acapitalizados”, como a koreia do norte. o maior exemplo de capitalismo são os USA.
O socialismo tem vários problemas, sendo que o principal deles é de que ao final das contas, o socialismo acaba por se tornar uma especie de capitalismo mas por um meio diferente e com objetivos diferentes, ou seja, não é capitalismo, é apenas algo muito parecido.
ah e outra coisa, no socialismo não existem classes, as classes deixam de existir e em vez de classes passam haver distinções politicas, não sei qual delas é a pior sinceramente….
classe média, alta, baixa e pobre são classes sociais que provêm do capitalismo.
Pode ser que se acabe com as filas de automóveis (mal estacionados) à porta das escolas para levar os meninos para casa… “no meu tempo” ia a pé… mesmo se estivesse a chover… porque o pai andava a trabalhar longe e só havia um carro…
Tretas!… Mais alguém que quer vender bicicletas. Deveria ser obrigatório, era aprender a nadar isso sim!.. Faziam desporto saudável aliada à segurança e haveria menos mortes por afogamento, do que trombas esmurradas… Condução defensiva, são com as escolas de condução mais capazes e rigorosas, assim como melhorias nas condições do piso das vias (perco mais tempo a olhar para os buracos de que olhar para a frente)…
+1
Natação é uma das melhores alternativas que existem na área da mobilidade. por isso é que o pessoal nos paises nórdicos vai tudo a nadar para o trabalho deve ser por causa da chuva.
Isto é apenas click bait para fazer propaganda a milhentos autocarros e barcos no fim da noticia!!! Triste aldrabice de quem vai ficar á espera não sei quantos anos mas o que vale é que as eleições são já ali ao virar da esquina…
Acho que não devia haver apenas formações para pedalar 🙂
O sr dr , mestre e tal de certeza que vai de metro ou anda de autocarro na Guarda … a formação deveria ser dada aos politicos que fizeram a vida de quem trabalha nestes ultimos 20 anos um inferno de crise em crise, por isso não tenho paciência para propaganda encapotada, existem muitos ecos noutros sitios.
Eu, se possível, ando sempre a pé.
E qual é o problema de andar de bicicleta ou a pé? Conheço muitos DR, mestres ou eng. Que se deslocam de bicicleta. E ganham uns bons milhares por mês.
Engraçado que o pessoal queixa-se que não andam de bicicleta por causa da crise, mas para andar de carro já não há crise
Pudera… Com a classe média a ser propositadamente destruída pela classe política, não irão as novas gerações alguma vez ter dinheiro para possuir um carro. E, por isso, toca a criar já o hábito de andar de bicicleta, para que não sintam os futuros pobres de amanhã a falta de um carro.
Não consigo compreender essa do andar de carro é para os ricos e.andar de bicicleta é coisa de pobre.
Ou vais dizer que eu sou pobre porque vou para o trabalho de bicicleta.
E nao esquecer dos pobres todos que vivem na Europa. Holanda por exemplo deve ser o país mais pobre da Europa
A sua incapacidade é notória, nem consegue perceber a diferença entra andar de bicicleta porque se quer ou porque não se tem alternativa ou ainda porque um toni da adega qualquer acha que os outros devem ser como ele.
Acho uma boa iniciativa
Proponho cotas de utilização semanais e coimas para os incrumpridores!
Já agora obrigatório deverá também ser obrigatório a integração de um GPS de fábrica para que a Autoridade Tributária possa fazer a devida colecta automaticamente!!
Assim é que é… ensinar de pequenos a “dar ao pedal” para ver se isto avança ainda melhor 😉
Que iniciativa mais estúpida. Querem obrigar a saber andar de bicicleta quando o que deviam fazer era criar novas e melhorar as estruturas precárias de forma a incentivar o uso de bicicleta (mas criar essas estruturas não dá dinheiro ao estado como cobrar algumas multas).
Seria tao mais fácil , se todos se respeitarem
Quem quer andar de carro andava de carro , quem quer andar de bicicleta andava , todos com os mesmos direitos e obrigações.
Imposições só mesmo de países terceiro mundiças
Este título é “falso”
cheira-m a situação tipo compelled speech
ao estado a que isto chegou… é preciso obrigar os putos a brincar a sério e a mexerem-se!
Aprender a andar de bicicleta leva a quedas forçosamente. A partir de certa idade resulta também em fracturas…