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Portugal: Atenção às burlas que estão a chegar por SMS


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

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  1. nop90 says:

    Isto só existe porque os operadores continuam a permitir a recepção de SMS enviadas por sites tipo bulksms onde o utilizador escolhe o nome com que irá aparecer. Alguns operadores de SMS em massa já impedem o uso de certos nomes, mas não chega, os operadores nacionais é que têm de bloquear, o resto é treta.

    • falcaobranco says:

      Podes até ter razão…mas tambem temos que ter os olhos abertos… andar com palas já não se usa… temos que ter cuidado com as coisas de hoje em dia… é emails, telefonemas, sms…tudo…a tecnologia obriga a isso…estarmos atentos!

      • nop90 says:

        Correcto, mas pelo que vejo já se ensina qualquer coisinha nas escolas sobre estas coisas. O meu miúdo já sabe que não pode usar a mesma pass em todo lado e que não deve publicar tudo da vida dele nas redes sociais, ainda há esperança 🙂

    • Bruno Almeida says:

      Confirmo. O problema vai ainda mais além disso…

  2. RAtM says:

    O bom senso certamente faria com que este golpes não resultassem. Mas como acreditamos cegamente que, se dermos um chouriço, vamos receber um porco inteiro… Ninguém dá nada a ninguém. Open your eyes!!!

  3. Ricardo Pereira says:

    A semana passada recebi dos “CTT”, “Worten” e “Continente”, mensagens extamente iguais, como o JE e o site dos CTT citam: num português pouco correto

  4. Joao Ptt says:

    É só gente reles a tentar burlar os outros.
    Os bancos também facilitam ao utilizarem meios inseguros como o SMS para segundo-factor de autenticação, e ainda por cima nem dão alternativas, menos ainda alternativas de jeito e seguras (ex.: Threema, e-mail cifrado com chave S/MIME ou GnuPG).

  5. Woot! says:

    Devem ser brasileiros a tentar falar portugues europeu “Caro cliente, tentamos entrar em contacto contigo. Voce[…]” whaat??

    Mas há alguém que caia nisto?

  6. Mac says:

    A semana passada recebi uns SMS identicos:
    Primeiro da Worten, “Caro cliente, tentamos entrar em contacto contigo. Voce ficou em 3 lugar” e “…ainda estamos aguardando sua confirm… sorteio”
    Depois da POST4U, “…pacote CTT esta a caminho…”
    E, por último da DIANA, “Voce esta em nossa lista…”
    Muito espertos estes gangues.

    Off topic: ALGUÉM SABE porque razão os bancos limitaram o pagamento de serviços inferiores a 10,00€(dá quase sempre erro, excepto para 2 ou 3 entidades).
    Será para obrigar a fazer por transferência bancaria e assim sacarem entre 0.26€ e 1.89€ por transferência?

    Abraços

  7. censo says:

    Tanta gente informada, tanta gente que tudo sabe, tanto engenheiro, tanto doutor…e há que vá nestas cantigas. Santa ignorância.

    • nop90 says:

      Ignorância é achar que todos se interessam pela mesma área. Sou de IT e faço o meu trabalho, de um doutor espero que faça bem o dele, não o vou criticar porque não sabe distinguir um mail de phishing de um e-mail normal da mesma forma que ele não me pode chamar de burro porque não sei a diferença entre um sindesmótomo e um alveolótomo. Portanto, se há aqui ignorância, é nesse tipo de comentários a rebaixar o próximo. Projecção? dor de cotovelo?

  8. Antonio says:

    Eu ja recebi uma destas dos CTT, mas nem liguei para isso

  9. Kratos says:

    Ahh eu sabia também recebi essa porra. Ah enfim. Enfim.

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